Mudança no processo seletivo da UFBA, e outras Universidades do país.

Autor Mensagem
Carla Andréa
Veterano
# nov/06

Pelo menos 12 universidades federais darão início em março de 2007 à tramitação oficial de projetos que prevêem a extinção do vestibular como critério de acesso ao ensino superior e à reestruturação curricular através da implantação de bacharelados interdisciplinares (BI). O anúncio foi feito ontem (28) pelo reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, em entrevista coletiva para informar sobre o estágio atual do projeto Universidade Nova. Para discutir o tema, dirigentes e representantes de todas as 57 instituições federais de ensino superior estarão reunidos em Salvador na sexta-feira (01) e no sábado (02).

Caracterizado pela extinção do vestibular e pela implantação de bacharelados interdisciplinares em grandes áreas do conhecimento, o projeto Universidade Nova começa a tramitar oficialmente em março nas instituições interessadas em adotá-lo. A implantação dos BI vai permitir aos alunos, segundo Naomar, uma formação geral na cultura universitária antes de optar por um curso profissionalizante, como ocorre hoje. Além disso, garantirá à sociedade brasileira a formação de profissionais com uma maior formação humanística, em contraposição ao viés tecnicista que hoje caracteriza boa parte da formação profissional superior.

Fonte

Sou contra a esse novo método. Vi em uma reportagem ontem que o ENEM seria adotado como critério seletivo. Não acho justo e nem eficiente.
Bom, se fosse para queimar as mãos eu já estaria com o corpo em chamas, nunca imaginei que a UFBA, umas das mais tradicionais em métodos de avaliação, pudesse se dispor a um processo como este, completamente desnivelado.
=/

Ah, as incrições para o PROUNI começam hoje e estendem-se até o dia 16/12.
;)

Rock Charles
Veterano
# nov/06
· votar

vale para quem concluiu o ensino médio antes de aprovarem o critério?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/06
· votar

Sou contra a esse novo método. Vi em uma reportagem ontem que o ENEM seria adotado como critério seletivo. Não acho justo e nem eficiente. (2)

E digo mais, eles estão aumentando a banalização do diploma universitário...... infelizmente é mais fácil fazer isso do que prover aos alunos do ensino médio de baixa renda chances (cursinhos pré-vestibulares decentes) de entrar numa faculdade :/

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

Rock Charles
vale para quem concluiu o ensino médio antes de aprovarem o critério?

É só fazer o amaldiçoado ENEM.

ZakkWyldeEMG
E digo mais, eles estão aumentando a banalização do diploma universitário
[2, 3, 4 e 5]

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar

bacharelados interdisciplinares (BI).

Mas afinal o que é isso? Mas tem pelo menos análise de currículo do candidato?

Sou contra a esse novo método. Vi em uma reportagem ontem que o ENEM seria adotado como critério seletivo. Não acho justo e nem eficiente.

O ENEM é um lixo.

Rock Charles
Veterano
# nov/06
· votar

O ENEM é um lixo.

(2)

Carla Andréa
Veterano
# nov/06 · Editado por: Carla Andréa
· votar

snowwhite
Mas afinal o que é isso? Mas tem pelo menos análise de currículo do candidato?

Qto ao bacharelado eu vi na reportagem que diminuiria o tempo de curso.
Mas no curso de graduação, o acadêmico sofreria avaliações que poderiam durar de 1 a 3 anos.

Eu acredito! ¬¬

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar

Carla Andréa
Qto ao bacharelado eu vi na reportagem que diminuiria o tempo de curso.
Mas no curso de graduação, o acadêmico sofreria avaliações que poderiam duram de 1 a 3 anos.

Eles não tem mais nada que fazer não?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/06
· votar

Não acho justo e nem eficiente.

É justo pra muitos pelo fato de ser ineficiente ..... mas educação não se faz assim :/

Rato
Veterano
# nov/06
· votar

sou totalmente de acordo com este tipo de avaliação ;)

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

ainda bem que a minha é estadual!!!\o\

mas a USP também tá pensando em adotar o enem como primeira fase do vest..num futuro distante...

quando a prova do enem estiver num nivel fuvest...

isso quer dizer..quando a CESGRANRIO deixar de fazer essa prova porca..e deixar profissionais (Fuvest, Vunesp..) fazerem essa avaliação!!!

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

snowwhite
Eles não tem mais nada que fazer não?

Acho que não.
Todas as propostas lançadas só servem para sucatear o ensino.

ZakkWyldeEMG
É justo pra muitos pelo fato de ser ineficiente ..... mas educação não se faz assim :/

Nada justifica, zakk.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar

Carla Andréa
Acho que não.

Se sucatearem mais vamos ter uma geração de lulas falando errado e tendo orgulho ainda.

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

Carla Andréa
Acho que não.
(2)

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

snowwhite
Se sucatearem mais vamos ter uma geração de lulas falando errado e tendo orgulho ainda.

Flá, eu vejo isso no dia-a-dia! Pessoas sem preparo fazem vestibular e passam. É aquela historinha: pagou, passou, sabe? Mas com as universidades públicas isso seria um mito a ser quebrado, pois para passar sempre foi preciso saber, ter que fazer a prova e mostrar conhecimento!

Eu fico P. da vida.

Rato
Veterano
# nov/06 · Editado por: Rato
· votar

post duplo me ferra

Rato
Veterano
# nov/06
· votar

É aquela historinha: pagou, passou, sabe?

e é aquela história, pagou, passou, pegou DP e desistiu

dê uma olhada nas estatísticas de proporção de desistência ;)

entrar na faculdade é fácil; o foda é sair com o diploma

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar

Carla Andréa
Flá, eu vejo isso no dia-a-dia! Pessoas sem preparo fazem vestibular e passam. É aquela historinha: pagou, passou, sabe? Mas com as universidades públicas isso seria um mito a ser quebrado, pois para passar sempre foi preciso saber, ter que fazer a prova e mostrar conhecimento!

Eu fico P. da vida.

Lamentável.

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

Rato
e é aquela história, pagou, passou, pegou DP e desistiu

dê uma olhada nas estatísticas de proporção de desistência ;)

o problema..é que se a maioria for burra...o professor vai relaxar na aula..e baixar o nivel...isso é fato..

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar

Vi em uma reportagem ontem que o ENEM seria adotado como critério seletivo.

Será o fim da UFBA. Vade Retro prova rídicula.

O ENEM é uma piada.

snowwhite

Nosso ensino superior ainda é bom, inclusive conhecido internacionalmente. Mas é claro que depende da faculdade de que se está falando.

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

Rato

Com certeza, isso eu concordo contigo. Mas isso não quer dizer que a entrada na universidade tem que ser facilitada de todos os jeitos. Eram quotas, agora é critério máximo pelo ENEM. Avacalhação não, né?!

Rato
Veterano
# nov/06
· votar

Gui
problema..é que se a maioria for burra...o professor vai relaxar na aula..e baixar o nivel...isso é fato..

a graus;
isso acontece em escolas de lata.

me recordo q no meu primeiro ano de faculdade tinha na sala uns 60 alunos. Do 3º para 4º ano tinha 5 =/

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

Fritz_mkvl
O ENEM é uma piada.

Tösca.

Rato
Veterano
# nov/06 · Editado por: Rato
· votar

Carla Andréa
Com certeza, isso eu concordo contigo. Mas isso não quer dizer que a entrada na universidade tem que ser facilitada de todos os jeitos. Eram quotas, agora é critério máximo pelo ENEM. Avacalhação não, né?!

=/

fiz uma porção de provas para entrar em porções de faculdades diferentes. Ach oq a prova do ENEM; dependendo da nota de corte é mais difícil do que elas =/

mas sei lá. Isso acaba virando prática. Prova do Enem é só fazer na manha e entender bem a pergunta já q são longas pra caráleo

acho q só não prestei ITA hehe

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/06
· votar

fiz uma porção de provas para entrar em porções de faculdades diferentes. Ach oq a prova do ENEM; dependendo da nota de corte é infinitamente mais difícil do que elas =/

Você está tirando sarro né man?

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

Rato
a graus;
isso acontece em escolas de lata.

me recordo q no meu primeiro ano de faculdade tinha na sala uns 60 alunos. Do 3º para 4º ano tinha 5 =/

a sua é pública?? faz que curso?

Carla Andréa
Veterano
# nov/06
· votar

Gäto
Ach oq a prova do ENEM; dependendo da nota de corte é mais difícil do que elas =/

mas sei lá. Isso acaba virando prática.

Man, não vejo assim não... Conheço n's pessoas que se ferravam direto no 2º grau, e se dão bem no lixo do ENEM. Prática? Que nada! Se fosse por prática se dariam bem no histórico escolar completo, e não em uma prova tosca, apenas.

O ENEM é desleal, ineficiente e insuficiente.

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

Fritz_mkvl
o mano Rato é fanfarrão...provavel que seja..

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/06
· votar

Pelo que entendi dessa proposta da UFBA vão transformar a faculdade no 4º Colegial, que bosta.

Gui
Veterano
# nov/06
· votar

Fritz_mkvl
entendi a mesma coisa...

o negocio é que querem transformar facul pública de nome numa unip não paga..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Mudança no processo seletivo da UFBA, e outras Universidades do país.