Kardec se inspirou em Platão?

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Achei um artigo da Wikipedia que pode explicar melhor do que as minhas palavras toscas.


Vou olhar e tuas palavras nunca são toscas.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Por hora deixo este papo com vocês. Estou saindo pra buscar a minha filhota. Logo estou de volta pra encher o saco de vocês. Boa evolução!

8P



=) Quero fotos dela!!!

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


snowwhite
Existe espírito plenamente desenvolvido encarnado no mundo?

Existe uma grande variedade de espíritos encarnados neste planeta.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


snowwhite

:*

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Existe uma grande variedade de espíritos encarnados neste planeta.


Quero saber quando termina a evolução.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/06
· votar


Do the evolution baby.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Fritz_mkvl
Do the evolution baby.


Yeah!

Kirk_Hammett
Veterano
# nov/06
· votar


Dr Stein
bacana essa teoria da evolução, mas...


...e depois q o espírito chega a perfeição?! o que acontece?


Ele vira uma Tumeni Notes

Kirk_Hammett
Veterano
# nov/06
· votar


ou uma Trilogy Suite

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/06
· votar


Bom, vou sair, até segunda se eu não for fazer pesquisa de campo no além nesse meio tempo.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Fritz_mkvl
Bom, vou sair, até segunda se eu não for fazer pesquisa de campo no além nesse meio tempo.


Feriadão? beleza ein?


Até!

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


snowwhite

Tentarei resumir o que acredito...

Quando Moisés escreveu no livro da Gênese sobre o fruto proibido, ele estava simplificando uma história muito detalhada e que a massa ainda não era capaz de compreender plenamente. Então ele procurou passar a essência dos acontecimentos usando uma simbologia que podia ser facilmente assimilada. Ele diz que fomos feitos "simples e ignorantes", ou seja, não havia a consciência do erro. Por ingenuidade o homem não sabia que errava, e por isso não era posto a prova. O fruto proibido da história de Adão e Eva era o "fruto do conhecimento, do saber", onde a consciência aflorava na mente destes homens simples e ignorantes. Quando se tem consciência, admite-se os erros e paralelamente organiza as idéias que dão certo. Mesmo que não se assuma os erros não significa por exemplo que não se tenha consciência deste. A partir deste ponto o homem é posto a prova, e daí em em diante é que segue toda estas "expiações e provas", que enfrentamos no decorrer da vida, ou melhor, das vidas.

Esta foi uma era, a era de peixes, e a maioria dos espiritualistas acreditam que entrando na era de aquário deixaremos de viver num mundo de "expiação e provas" e viver num mundo de "regeneração". Já entramos na era de aquário e estamos vivendo neste exato momento um período de transição, logo muito agitado como vemos hoje.

Essas próximas gerações serão responsáveis pela reforma do planeta, em todos os quadrantes, pela cooperação mútua. Seremos mais felizes do que somos hoje, pois não haverá mais a necessidade de sermos postos a prova.

Quero saber quando termina a evolução.

Jogue fora esta ansiedade porque ela é em vão. Eu particularmente acredito que não existe fim. Temos muito por fazer, e quanto menos laços negativos criarmos em nossas vidas, menor será a carga a ser levada nas costas, nesta e em futuras encarnações.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Quando Moisés escreveu no livro da Gênese sobre o fruto proibido, ele estava simplificando uma história muito detalhada e que a massa ainda não era capaz de compreender plenamente

Só um pouco...que massa? O que havia de diferente entre Moisés e o povo? Questão de intelectualidade? Por quê?

Isso sempre me parece premissa para começar a complicar uma mensagem...em vez de simplificar para as massas e todo mundo entender, fazem justamente o contrário: usa-se simbologia.

Aqui já está , para mim, um ponto obscuro.E sem a mínima lógica.



Ele diz que fomos feitos "simples e ignorantes", ou seja, não havia a consciência do erro. Por ingenuidade o homem não sabia que errava, e por isso não era posto a prova. O fruto proibido da história de Adão e Eva era o "fruto do conhecimento, do saber", onde a consciência aflorava na mente destes homens simples e ignorantes.


Qual o sentido de deus inventar uma criatura simples e ignorante ( com relação a quê?) , inventar uma noção de erro ( o que é um erro? Que erros eram esses e quem determinava se eram erros?), e por que isso devia mudar ?

Por que inventar que eles deviam ser postos à prova? Qual o objetivo disso? Se divertir com um bichinho defeituoso para ele sofrer e ser culpado depois?

O saber e o conhecimento viriam ao natural, com a evolução ( se é que esse deus fez uma criatura que ele queria que evoluísse...).

Por que o fruto proibido ( saber e conhecimento , segundo consta ) era proibido e não desejado?




Quando se tem consciência, admite-se os erros e paralelamente organiza as idéias que dão certo. Mesmo que não se assuma os erros não significa por exemplo que não se tenha consciência deste. A partir deste ponto o homem é posto a prova, e daí em em diante é que segue toda estas "expiações e provas", que enfrentamos no decorrer da vida, ou melhor, das vidas.


Não vejo sentido algum nisso. Já expliquei acima.

Esta foi uma era, a era de peixes, e a maioria dos espiritualistas acreditam que entrando na era de aquário deixaremos de viver num mundo de "expiação e provas" e viver num mundo de "regeneração". Já entramos na era de aquário e estamos vivendo neste exato momento um período de transição, logo muito agitado como vemos hoje.


Quando entramos?
Essa "agitação" sempre existiu...não vejo nada de diferente com relação à outras fases da história que também foram muito agitadas.


Essas próximas gerações serão responsáveis pela reforma do planeta, em todos os quadrantes, pela cooperação mútua. Seremos mais felizes do que somos hoje, pois não haverá mais a necessidade de sermos postos a prova.


Psicodélico isso. Me criei nesse barato aí também.


Jogue fora esta ansiedade porque ela é em vão. Eu particularmente acredito que não existe fim. Temos muito por fazer, e quanto menos laços negativos criarmos em nossas vidas, menor será a carga a ser levada nas costas, nesta e em futuras encarnações.


A nossa "carga" é justamente essa "ansiedade" que tu falou que eu devia jogar fora ( e que eu não tenho ) , que faz as pessoas tentarem encontrar teorias para explicar duas coisas:

- Mas o que é isso que eu sinto que sou?
- Por que tenho certeza que vou acabar e não quero?

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


snowwhite

O que havia de diferente entre Moisés e o povo? Questão de intelectualidade? Por quê?

Aqui você fez uma pergunta muito importante.

Pra tentar resumir, assim como muitos outros grandes homens, Moisés não tem origem neste planeta e veio exilado de um outro planeta que passava por uma fase de transição, como a que estamos passando agora. Estes foram exilados por não aceitarem as boas novas, por não se alinharem com a correnteza da evolução iniciada neste outro orbe. Desta forma, além de passar a viver num planeta ainda primitivo, de acordo com seu desenvolvimento moral, nos serviu como aceleradores no processo evolutivo.

Quanto a toda esta agitação nunca existiu. É óbvio que a história nos relata muitos períodos conturbados, mas nunca como agora, na era da comunicação não.

O saber e o conhecimento viriam ao natural, com a evolução

Pois é, e é exatamente isso o que foi chamado de "o fruto proibido". Isto é simbólico e não é pra ser levado ao pé da letra.

Qual o sentido de deus inventar uma criatura simples e ignorante ( com relação a quê?) , inventar uma noção de erro ( o que é um erro? Que erros eram esses e quem determinava se eram erros?), e por que isso devia mudar ?

O sentido de Deus inventar eu não posso lhe dizer, nem tenho uma idéia pra isso. Quanto ao erro não é uma questão de determinar o que é ou não. É adquirindo a consciência que se sabe se é um erro ou não. Por exemplo, eu não preciso lhe dizer que matar é errado pra você saber disso. Ou numa situação inusitada você recorre à sua consciência pra saber se aquilo está certo ou errado. Nós somos o juíz de nós mesmos.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci

Desculpa , cara. Isso tudo é apenas fé mesmo.

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


snowwhite

Não precisa me pedir desculpas, você está certa.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Não precisa me pedir desculpas, você está certa.


=) Você tem fé e é doce. Diferente de outras pessoas. Parabéns.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
E você é um anjo!



Obrigada pelo anjo. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Kardec se inspirou em Platão?