Advogados picaretas incomodam parentes das vítimas do vôo 1907

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


O problema não é apenas este.

De que adianta ter um anel de doutor e um coração de pedra.

Tem muito cara que estuda direito e acha que as aulas de filosofia é mera perfumaria.

Mas quem se importa?

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Então não é só Direito mesmo, todos os cursos que não precisam de um laboratório caro estão na mira. Como eu disse, temos a OAB pra funilar, mas e os outros cursos?

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Claro, temos a OAB pra mostrar. Mas e os outros cursos que não têm algo semelhante?

São um problema igual. Mas nem todos cursos se reproduzem assim. Tem muito estudante que faz direito e depois vai dar aula nessas escolas e assim a coisa se mantém.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Mas e os outros cursos que não têm algo semelhante?

Complementando acima, percebo que administração (o curso com maior número de matrícula no Brasil, hoje) e a pedagogia, além do direito, sofrem com a proliferação descontrolada. De forma menos radical, as licenciaturas também são afetadas, mas neste caso a EaD atua mais fortemente.

Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

São um problema igual. Mas nem todos cursos se reproduzem assim. Tem muito estudante que faz direito e depois vai dar aula nessas escolas e assim a coisa se mantém.

O que ocorrem em 90% dos cursos, ao menos no Direito são "funilados".

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Realmente não parece ser só no Direito... ainda bem que temos a OAB.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
O que ocorrem em 90% dos cursos, ao menos no Direito são "funilados".


Não é essa a porcentagem. Muitos profissionais dão aula TAMBÉM.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Realmente não parece ser só no Direito... ainda bem que temos a OAB.

Claro, claro... a OAB só escancara isto. E joga um peso muito maior nas faculdades que formam estes "montes" de alunos.
Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Não é essa a porcentagem. Muitos profissionais dão aula TAMBÉM.

Não entendo é o que faz as pessoas pensarem que só ocorre no Direito. Pensam isso porque a OAB tem uma repercução enorme. Mas e os outros cursos? Estão crescendo caladinhos.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Exatamente.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Não entendo é o que faz as pessoas pensarem que só ocorre no Direito. Pensam isso porque a OAB tem uma repercução enorme. Mas e os outros cursos? Estão crescendo caladinhos.


Não disse que é só o Direito.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Não disse que é só o Direito.

Eu sei, mas a maioria das pessoas pensam que é.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Eu sei, mas a maioria das pessoas pensam que é.

Porque é um curso fácil de montar e que ainda tem um certo status...mas já teve bem mais.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Porque é um curso fácil de montar

Assim como 90% de todos os outros, como disse o Marco Alan Rotta, só precisa de giz.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Assim como 90% de todos os outros, como disse o Marco Alan Rotta, só precisa de giz.

heheheh


Não. Tem cursos caríssimos...precisam de material humano bem pago e infraestrutura caríssima....equipamento de ponta e importado.

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Senhor Marine
Assim como 90% de todos os outros, como disse o Marco Alan Rotta, só precisa de giz.

Não disse que eram 90%. Na realidade é bem menos. Praticamente todos os cursos da área de saúde, engenharias, exatas e agrárias precisam de infra-estrutura específica e, portanto, mais cara. Então a proliferação destas áreas é menor. As áreas de humanas e sociais, no entanto, proliferam.

Abraços.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Não disse que era 90%. Na realidade é bem menos. Praticamente todos os cursos da área de saúde, engenharias, exatas e agrárias precisam de infra-estrutura específica e, portanto, mais cara. Então a proliferação destas áreas é menos. A área de humanas e sociais, no entanto, proliferam.



A área de humanas sempre foi assim.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Não. Tem cursos caríssimos...precisam de material humano bem pago e infraestrutura caríssima....equipamento de ponta e importado.

Eu sei, mas nem me preocupo com isso, ao contrário de vários cursos, temos a OAB que afunila os advogados e os concursos públicos mais difíceis que existem.

Não creio que essas faculdades mal preparadas possam interferir muito no sistema jurídico do Brasil. Mas em certos cursos, pode interferir na estrutura da área sim. Direito não.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine


Entendi.
Também tem outra coisa...os melhores estudantes se salientam...os outros são os outros...

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Não creio que essas faculdades mal preparadas possam interferir muito no sistema jurídico do Brasil.

Pois eu acho que influencia, sim, independente da prova da ordem, que afunila. Só para citar dados da área de direito: de 165 em 1991, passou-se a pouco mais de 500, em 2001, e 704 em 2003. Hoje, com certeza, são mais. E veja que se está comparando pouco mais de 10 anos. A situação é tão séria que a OAB uniu-se ao MEC para estudar a abertura de novos cursos, o que gerou um documento de onde extrai os dados acima.

Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Tem um documento sobre outros cursos também. Ainda bem que o Direito está correndo atrás, outras áreas nem se mobilizam.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Completando os dados acima, hoje são 959 cursos de direito (fonte).
Abraços.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Tem um documento sobre outros cursos também. Ainda bem que o Direito está correndo atrás, outras áreas nem se mobilizam.

Mobilizam-se, sim. Os conselhos da área de saúde atuam fortemente nesta questão, aliás, há mais tempo que a OAB, apesar do problema nesta área estar só começando.

Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Só os da saúde? Mas o problema não era nas humanas e sociais?

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Senhor Marine
Só os da saúde? Mas o problema não era nas humanas e sociais?

Citei a saúde porque sei que há ações. Nos demais, não sei se existem. Os comentários que faço são fundamentados na experiência que tenho na universidade onde atuo (com mais de 40 anos de existência e 39 cursos de graduação), e de conversas com os diversos amigos que fazem ou fizeram o curso de direito.

Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Me parece que não é só o Direito que é o vilão que corrompe a sociedade.

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Senhor Marine
Me parece que não é só o Direito que é o vilão que corrompe a sociedade.

E de onde você tirou a idéia de que é disto que estou falando? Estou falando da educação em geral, e citando o direito como expoente da mercantilização do ensino superior, algo novo no Brasil.

Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Eu sei, mas a idéia de que o Direito (e tão somente o Direito) anda mal é geral. Não falo de você, e sim de modo geral.

ROTTA
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Eu sei, mas a idéia de que o Direito (e tão somente o Direito) anda mal é geral. Não falo de você, e sim de modo geral.

E anda mesmo. Ainda que a prova da ordem filtre, há uma gargalo muito grande no mercado (palavras de alguns amigos meus).
Abraços.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Marco Alan Rotta

Eu sei, mas só quero dizer que isso não ocorre apenas no Direito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Advogados picaretas incomodam parentes das vítimas do vôo 1907