Compreensão é ruim?

    Autor Mensagem
    Fodius
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Fodius


    Por exemplo, alguém possui tão ampla compreensão q compreende de certa forma profunda até mesmo a confusão.

    Esse alguém por vezes pensa: "Eu preciso de muita meditação pra me manter altamente "cool", com a cabeça no lugar onde gosto e me sinto bem. Imagina então como é a cabeça de quem não para muito para meditar?"

    Daí, alguém imagina uma confusão terrível, abominável, horripilante a ponto de fazer o alguém sentir-se muito mal, alguém imagina algo deplorável mesmo, algo asqueroso.

    Outro exemplo seria alguém tentar compreender a tristeza de outro alguém e se entristecer grandemente tb.

    Compreensão é ruim? Devemos limitar propositadamente nossa compreensão? Até nisso entra moderação?

    O q acham?

    hauah

    snowwhite
    Veterano
    # set/06
    · votar


    " Compreensão só é ruim para quem tem medo de pecar"

    Fodius
    Veterano
    # set/06
    · votar


    snowwhite
    " Compreensão só é ruim para quem tem medo de pecar"

    Eu diria q compreensão pode ser ruim pra quem tem medo de pecar sim, colocando esse 'pecar' como 'sentir q algo q faz deve trazer culpa'.

    Por exemplo, muitas pessoas não querem compreender as coisas de Deus pra não sentir culpa por sua vida pecaminosa, não querem essa compreensão. Então tentam fugir de Deus eternamente, são diligentes nisso, infelizmente.

    Mas há muitos outros exemplos, poderíamos perguntar: até q ponto seria bom compreender a tristeza dos outros? E etc...

    snowwhite
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Fodius
    Por exemplo, muitas pessoas não querem compreender as coisas de Deus pra não sentir culpa por sua vida pecaminosa, não querem essa compreensão. Então tentam fugir de Deus eternamente, são diligentes nisso, infelizmente.

    hehe

    Não é questão de compreender por isso ou aquilo. Esse não é o motivo.
    A noção de pecado é inerente à mentalidade da crença em Deus e na necessidade de se apegar a ele para espiar nossos desejos mais genuínos e humanos.

    O pior é fazer esse pacto com Deus e continuar "pecando".

    snowwhite
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Fodius
    Mas há muitos outros exemplos, poderíamos perguntar: até q ponto seria bom compreender a tristeza dos outros? E etc...

    A compreensão a respeito dos sentimentos do outro a ponto de nos colocarmos no lugar dele...chama-se "empatia".

    Isso é uma capacidade desenvolvida por seres humanos normais em torno dos 3 ou 4 anos de idade...quando acaba o egocentrismo.

    É bom? É. Mas tem limites. Excessos de trocas emocionais tão profundas, podem trazer instabilidade emocional a nós mesmos.

    Profissionais da área de psicologia ou psiquiatria, que lidam com emoções de seus clientes, não se envolvem a esse ponto. Porque é prejudicial ao tratamento.

    Fodius
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Fodius
    · votar


    snowwhite
    Não é questão de compreender por isso ou aquilo. Esse não é o motivo.
    A noção de pecado é inerente à mentalidade da crença em Deus e na necessidade de se apegar a ele para espiar nossos desejos mais genuínos e humanos.

    O pior é fazer esse pacto com Deus e continuar "pecando".



    Eu vejo mais amplamente, faço questão de me aprofundar. Mas ficaria comprido falar e nem vale esticar.

    Só vou falar dessa parte do 'fazer o pacto e continuar pecando', o humano nunca deixa de ter pecados na Terra, embora possa deixar alguns costumes pecaminosos, a evolução espiritual é uma grande caminhada.
    "Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai q está nos Céus."

    Pior mesmo é nem tentar melhorar, nem começar, desistir.

    Evoluir é um desejo genuíno, humanos não são animais irracionais pra serem tão escravizados por instinto, podem raciocinar e "teimar", é a pequena "liberdade". Quanto mais "teimoso" (nesse bom sentido) mais humano. ;D

    Fodius
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Fodius
    · votar


    snowwhite
    A compreensão a respeito dos sentimentos do outro a ponto de nos colocarmos no lugar dele...chama-se "empatia".

    Isso é uma capacidade desenvolvida por seres humanos normais em torno dos 3 ou 4 anos de idade...quando acaba o egocentrismo.

    É bom? É. Mas tem limites. Excessos de trocas emocionais tão profundas, podem trazer instabilidade emocional a nós mesmos.

    Profissionais da área de psicologia ou psiquiatria, que lidam com emoções de seus clientes, não se envolvem a esse ponto. Porque é prejudicial ao tratamento.


    Sei. Eu penso q em praticamente tudo deve haver moderação tb.

    Infelizmente humanos ainda são patéticos diante dos altos níveis q podemos mentalizar, sorte q a vida na Terra não dura para sempre. Mas enquanto durar sigamos adiante. Minha opinião.

    snowwhite
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Afinal...devemos sofrer com a dor dos outros?


    Nesse episódio do acidente aéreo brasileiro...155 pessoas mortas é pouco?

    Podemos mensurar esse tipo de coisa?

    A vida e a dor do outro...conhecido ou não...importa?

    Digmatus Ferreira
    Veterano
    # out/06
    · votar


    snowwhite
    Afinal...devemos sofrer com a dor dos outros?


    Nesse episódio do acidente aéreo brasileiro...155 pessoas mortas é pouco?

    Podemos mensurar esse tipo de coisa?

    A vida e a dor do outro...conhecido ou não...importa?


    Eu não fico triste, me lamentando e nem afobado.
    Mas é claro que aquilo foi uma tragedia.

    Fodius
    Veterano
    # out/06
    · votar


    snowwhite
    Afinal...devemos sofrer com a dor dos outros?


    Nesse episódio do acidente aéreo brasileiro...155 pessoas mortas é pouco?

    Podemos mensurar esse tipo de coisa?

    A vida e a dor do outro...conhecido ou não...importa?


    Realmente, um bom exemplo. Se nos aprofundarmos para tentar compreender a dor, vai ser sofrido, talvez seja melhor deixar na teoria um tanto superficial, não sei...

    snowwhite
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Fodius
    Realmente, um bom exemplo. Se nos aprofundarmos para tentar compreender a dor, vai ser sofrido, talvez seja melhor deixar na teoria um tanto superficial, não sei...

    Achei interessante upar teu tópico hoje.
    Alguns não sentiram a tragédia da mesma forma que outros.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    "quem acha compreensão ruim tem medo do conhecimento" - Luckas, 05/10, 11:11:50

    Peik
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Outro exemplo seria alguém tentar compreender a tristeza de outro alguém e se entristecer grandemente tb.

    Compreensão é ruim? Devemos limitar propositadamente nossa compreensão? Até nisso entra moderação?

    O q acham?


    Nao acho q seja ruim....mas acho q temos q compreender situaçoes compreeensivas... tem situaçoes q pr mais q vc tente compreender, vc nao compreende nunca...Tomem nao acredito em moderaçao..ou vc compreende ou vc nao compreende.. isso é uma questao sua .. nao existe compreensao de mais...e nem de menos...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compreensão é ruim?