Nada que sei é que tudo sei

Autor Mensagem
Fodius
Veterano
# set/06
· votar


Aqui Sócrates falou legal; falando sobre Deus:

"Ele está em toda a parte e estende seus cuidados a todas as partes do universo" (Xenofonte, Ditos memoráveis I,8).

Pergunta Sócrates a Aristodemo:

"Não lhe parece que aquele que fez os homens desde o início lhes deu órgãos, a fim de que lhe sejam úteis: os olhos para ver os objetos visíveis; as orelhas para ouvir os sons?

Para que nos serviriam os odores se não tivéssemos narinas?

Que idéia teríamos do que é doce, do que é amargo, do que satisfaz agradavelmente ao paladar, se a língua não tivesse ali para decidir?

Não é acaso uma maravilha da providência, que nossos olhos, órgãos delicados, estejam munidos de pálpebras, que se abrem como portas quando deles precisamos, e se fecham durante o sono?

Que estas pálpebras estejam munidas de cílios, que, à maneira de crivos, os defendem contra o furor dos ventos?

Que os sobrecílios se colocam à maneira de telhado por sobre os olhos para impedir que o suor a escorrer de fronte e o estorve?

Que os ouvidos recebem todos os sons, sem se encher jamais?

Que os dentes dianteiros de todos os animais sejam cortantes e os molares próprios para triturar os alimentos recebidos dos incisivos?

Que direi da boca, que, destinada a receber o que excita o apetite do animal, é colocada junto dos lhos e das narinas?

E como as dejeções excitam a aversão, não têm elas afastados os seus canais, de maneira a se encontrar distantes dos órgãos mais delicados?

Duvidais ainda que estas obras feitas com tanta ordem, sejam produzidas ao asar,(?) ou por uma inteligência? – Percebo bem (concorda Aristodemo) que, as considerações sob este ponto de vista, são reconhecidamente obra dum sábio artista, animado por um terno amor por suas criaturas" (Xenofonte, Ditos memoráveis I,37).

213. Sócrates por fim declara a Deus venerável, e portanto merecedor do reconhecimento de todos os homens.

Boa. Essa parte selecionada é boa.

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Fodius


pagando penitência, irmão?

Fodius
Veterano
# set/06
· votar


snowwhite
pagando penitência, irmão?

Penitência não é bíblico.

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Que direi da boca, que, destinada a receber o que excita o apetite do animal, é colocada junto dos lhos e das narinas?

E como as dejeções excitam a aversão, não têm elas afastados os seus canais, de maneira a se encontrar distantes dos órgãos mais delicados?


Coisa mais fetichista isso...muito excitante.


hehehhehehe

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Fodius
Penitência não é bíblico.

Mas a Opus Dei ensina. Devia se aprofundar.

Fodius
Veterano
# set/06
· votar


snowwhite
Mas a Opus Dei ensina. Devia se aprofundar.

Não te acordas, ó mulher? Me encaixo no protestantismo.

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Fodius
Não te acordas, ó mulher? Me encaixo no protestantismo.

=OOO


Como pude esquecer tal evidência???? A penitência voluntária me pareceu um estado de espírito constante em vossos posts.

Mas isso é com vc.

Haushaushuahsuahsuha

:P

Fodius
Veterano
# set/06
· votar


snowwhite
Como pude esquecer tal evidência???? A penitência voluntária me pareceu um estado de espírito constante em vossos posts.

Mas isso é com vc.

Haushaushuahsuahsuha

:P


Ne nem huahu Me gusta hablar de la bíblia. ;p

Vick Vaporub
Veterano
# set/06
· votar


Fodius
Sobre Deus já é um extra meu. Só um ser supra-racional, transcedental, supremo pode ter certeza suprema.

Aulas de filosofia ruleiam, mas inteligência, saber "manipular" as idéias, compreender, ruleia mais ainda pq faz parte da verdadeira filosofia.


Por isso mesmo. Deixe de manipular as coisas à favor dos seus dogmas.
Você coloca água onde há seca, e depois o errado sou eu. Cara na boa, para de bancar o pastorzinho... A seca é seca e você não tem o "dom" do milagre pra trazer água à ela.

Aulas de filosofia continuam a rulear, e idéias feitas que pertecem ao passado histórico da humanindade, não devem ser manipuladas... Manipular o que Sócrates disse é heresia. Queimarás no inferno por isto. *pssssss*

Essa vai para você:
Não chegou Sócrates a cogitar da idéia de um Deus Criador; o seu Deus era apenas um Demiurgo, um organizador providente do mundo (vd 152).

Abraço.

Fodius
Veterano
# set/06 · Editado por: Fodius
· votar


Vick Vaporub
Por isso mesmo. Deixe de manipular as coisas à favor dos seus dogmas.
Você coloca água onde há seca, e depois o errado sou eu. Cara na boa, para de bancar o pastorzinho... A seca é seca e você não tem o "dom" do milagre pra trazer água à ela.

Aulas de filosofia continuam a rulear, e idéias feitas que pertecem ao passado histórico da humanindade, não devem ser manipuladas... Manipular o que Sócrates disse é heresia. Queimarás no inferno por isto. *pssssss*


Cara, vc não entende nada. Fragmentos de informação cara. Muita gente capta verdades no "ar" mas ao tentar desenrolar o pensamento se perde. Esses fragmentos q captam antes de se perderem, podem ser desenrolados corretamente ou de uma forma melhor, não há nada de errado em selecionar trechos, fragmentos de idéias e concordar com eles. Não me venha com argumentos emocionais e vazios.

Sobre essa estória de eu querer ser pastorzinho, não me venha com besteira nonsense. Eu falo do q faz parte da minha vida, nesse caso. Se for pra me falar "água" assim prefiro q nem se dirija a mim.

Mas nem adianta esticar o assunto, c ta muito verde ainda.

Aulas de filosofia continuam a rulear, e idéias feitas que pertecem ao passado histórico da humanindade, não devem ser manipuladas... Manipular o que Sócrates disse é heresia. Queimarás no inferno por isto. *pssssss*

Essa vai para você:
Não chegou Sócrates a cogitar da idéia de um Deus Criador; o seu Deus era apenas um Demiurgo, um organizador providente do mundo (vd 152).

Abraço.


Quer ensinar a missa ao vigário? Sócrates não quis se aprofundar no assunto. E pra mim Sócrates não é isso tudo não, a gente cita pq muita gente fala sobre ele e outros, então o assunto surge. Vc precisa melhorar sua compreensão, abrir mais os olhos da mente.

Vick Vaporub
Veterano
# set/06
· votar


Fodius

Ok, me aprofundarei.

Fodius
Veterano
# set/06
· votar


Vick Vaporub
Ok, me aprofundarei.
Blz, susu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nada que sei é que tudo sei