Arthur Schopenhauer \o/

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk
sera q eu devo ler o zaratustra antes do anticristo?


Não li Anticristo. Então não consigo avaliar.

e realmente as traduçoes de livros de filosofia sao foda mesmo, mas eh pq eh dificil mesmo de traduzir, eh mto abstrato e pa, uma traduçao errada pode fazer mta coisa perder sentido... se seu soubesse alemao seria outra coisa hehe

É verdade.

Thani
Veterano
# out/06
· votar


stratopeido

Huahauhauhau, O Profeta!
Essa obra de Sartre que eu citei é fantástica, mas é muito hermértica. Não consegui terminar de ler.
A metafísica que ele usa para descrever as concepções do ser e do não-ser são incríveis.

Party Boy
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk
sera q eu devo ler o zaratustra antes do anticristo?

Acho que seria bom...

Na intro do Anticristo ele cita o Zaratustra (o personagem):

"Este livro pertence aos homens mais raros. Talvez nenhum deles sequer esteja vivo. É possível que se encontrem entre aqueles que compreendem o meu “Zaratustra”: como eu poderia misturar−me aqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos."

Pra mim parece que a compreensão do Anticristo depende da compreensão do Zaratustra...

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


Party Boy

oo grato, foi por isso memso q eu pergutnei, comecei a ler e ja parei nesse paragrafo mesmo, agora ja baixei o zaratrusta e to começando a ler, e ja passei pro meu ipod pra ler na aula hehehe

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


oo grato, foi por isso memso q eu pergutnei, comecei a ler e ja parei nesse paragrafo mesmo,

hehehe

Party Boy
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk
Opa, tamo ai...

=)

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


stratopeido

Então seria Sartre que pegou aquilo do Shopenhauer, e não o contrário...

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

sera q eu devo ler o zaratustra antes do anticristo?

Desculpas por me meter, mas o Anti-cristo é uma merda. =)

Depois que Nietzche enlouqueceu parou de filosofar e começou a profanar. Leia, Zaratustra, Além do Bem e do Mal, Gaia Ciência, Ecce-Homo...

pedrunk
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

valeu tambem pelas recomendaçoes hehe... eh eu ja tiha lido isso sobre o nietzsche brisar mto no anti cristo e outros livros, falar umas coisas mto irracionais e pa, mas isso foi outra q coisa q me xamou a atenção, ja q as vezes eu chego a pensar q realmente algumas coisas na vida sao meio irracionais heheh ou muito dificil de se explicar de um modo racional.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


pedrunk

Tem gente que gosto do Anti-cristo, eu não gostei.

Party Boy
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Anticristo é uma crítica, forte e com fundamento...

O melhor pra mim é o Genealogia da Moral...

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Party Boy

Anticristo é uma crítica, forte e com fundamento...

O melhor pra mim é o Genealogia da Moral...


Não li ainda, mas gosto do jeito que Nietzsche trata a moral.

Party Boy
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Não li ainda, mas gosto do jeito que Nietzsche trata a moral.

Sim, esse é o ponto forte dele, sem dúvida...

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

Então seria Sartre que pegou aquilo do Shopenhauer, e não o contrário...

sim.. schopenhauer é contemporanio de hegel, chegou a conhecer goethe ate, sartre é contemporâneo, esses dias cheguei ate a ver uma entrevista com ele na tv

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


stratopeido

Shopenhauer é o cara, Nietzsche e Sartre o copiaram. hahaha

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Desse cara não sei nada, agora o Kafka é uma bicha incestuosa perturbada.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl

Me rachei de rir hoje, lendo o que Shopenhuaer acha das mulheres, apenas ele não, era a mentalidade em geral da época. De tão machista, chega a parecer piada nos dias de hoje.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Lendo hoje, percebi que o trato que Shopenhauer dá à arte é semelhante ao que sempre dei, de extrema relevância, principalmente à música. Shopenhauer assim como eu, tem a opinião que a música é a mais profunda de todas as artes.

Shopenhauer quanto à música: "A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."

Outro trecho: "Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."

Eu como apreciador de música e aspirante a músico, achei fantásticas as palavras de Shopenhauer.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."

Sinceramente acho que essa expressão da música é sentida pelas pessoas sensorialmente.

Eu, pessoalmente, já fiz todo tipo de viagem através da música.

Há momentos que lembra claramente situações passadas e coisas que nunca aconteceram.
Há músicas que remetem à sentimentos apenas, abstratos, até indefinidos ou confusamente misturados.

E há aquelas que parecem sempre terem pertencido a um mundo de essência tão compreensível, que costumo dizer a meus amigos que parecem sempre ter existido. Alguém apenas captou e colocou à nossa disposição.

Senhor Marine
Veterano
# out/06 · Editado por: Senhor Marine
· votar


snowwhite

A música nos dá sentimentos dos mais variados e tão mais profundos, se comparados às demais formas de arte, que eu sempre a considerei um patamar acime das outras artes, por mais que um quadro ou um poema nos faça refletir e sentir, veremos que é muito pouco se compararmos com a música.

O cinema, que transmite também muita emoção, nada seria sem a música, ela é responsável por grande parte da nossa emoção durante o filme, na época do cinema mudo, havia um pianista na sala de cinema encarregado de dar uma trilha ao filme de tão indispensável que é a música para direcionar as emoções humanas.

Pretendo, um dia, fazer uma experiência, assitir a um filme com música, e depois se possível, mandar a um estúdio e pedir para tirá-la, o resultado provável será a diminuição dos sentimentos diante da tela.

Assim como a pintura, que usa cores vivas e cores escuras para exprimir dois opostos de sentimento, a música se utiliza desse artifício, o bemol e o sustendido, o primeiro transmite dor, melancolia, ao passo que o segundo transmite alegria.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine

Costumo mesclar as artes para obter o êxtase que elas são capazes de propiciar.

Por exemplo, faço experiências pintando quadros sem música, com um tipo ou outro.

Penso em alguma poesia enquanto pinto e isso me remete a um estado de espírito diverso do da música + pintura.

Ouço uma música de olhos fechados imaginando uma cena de um filme que tinha outra música originalmente.

Também já fiz coisas mais exdrúxulas. Mas não conto aqui.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

A arte é fascinante.

Fiquei surpreso ao ver o trato que Shopenhauer dá à arte, visto que é um "pessimista". Esse encanto pela arte, por sinal deve ser comum em pessoas céticas, Nieztsche demonstra apreço pela arte também.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine


Fiquei surpreso ao ver o trato que Shopenhauer dá à arte, visto que é um "pessimista".


Não há nada de estranho nisso. O "pessimismo" inclui notas de emocionalidade que contrapõe a realidade , como se vista por outro prisma.

Esse encanto pela arte, por sinal deve ser comum em pessoas céticas, Nieztsche demonstra apreço pela arte também.

Porque a arte transcende o emocional, que muitos chamam de racional, mas não é. Uma coisa provém da outra.

A arte é vida e é morte.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Que seria de nós se não houvesse a arte? Nesse ponto sou grato às religiões, sem elas a arte talvez não tivesse surgido.

"A arte existe para que a vida não nos destrua"(Friedrich Nieztsche)

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Que seria de nós se não houvesse a arte? Nesse ponto sou grato às religiões, sem elas a arte talvez não tivesse surgido


Benditos cânticos gregorianos.

Não são uma experiência religiosa fantástica?


Eu adoro.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Claro! Os allegros usados pela Igreja são fantásticos.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Claro! Os allegros usados pela Igreja são fantásticos.


Havia um lindo cravo naquela apresentação da Orquestra Filarmônica do HSBC que fui assistir. Uma pena que o som era praticamente inaudível.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Pena mesmo. =/

Estou ouvindo a 5ª sinfonia do Beethoven agora. Esse assunto me deu vontade de ouvir uma grande obra.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Estou ouvindo a 5ª sinfonia do Beethoven agora. Esse assunto me deu vontade de ouvir uma grande obra.


*inveja*

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

*inveja*

=/

Não tem ela?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Arthur Schopenhauer \o/