Autor |
Mensagem |
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
pedrunk
sera q eu devo ler o zaratustra antes do anticristo?
Não li Anticristo. Então não consigo avaliar.
e realmente as traduçoes de livros de filosofia sao foda mesmo, mas eh pq eh dificil mesmo de traduzir, eh mto abstrato e pa, uma traduçao errada pode fazer mta coisa perder sentido... se seu soubesse alemao seria outra coisa hehe
É verdade.
|
Thani Veterano |
# out/06
· votar
stratopeido
Huahauhauhau, O Profeta!
Essa obra de Sartre que eu citei é fantástica, mas é muito hermértica. Não consegui terminar de ler.
A metafísica que ele usa para descrever as concepções do ser e do não-ser são incríveis.
|
Party Boy Veterano |
# out/06
· votar
pedrunk
Acho que seria bom...
Na intro do Anticristo ele cita o Zaratustra (o personagem):
"Este livro pertence aos homens mais raros. Talvez nenhum deles sequer esteja vivo. É possível que se encontrem entre aqueles que compreendem o meu “Zaratustra”: como eu poderia misturar−me aqueles aos quais se presta ouvidos atualmente? – Somente os dias vindouros me pertencem. Alguns homens nascem póstumos."
Pra mim parece que a compreensão do Anticristo depende da compreensão do Zaratustra...
|
pedrunk Veterano |
# out/06
· votar
Party Boy
oo grato, foi por isso memso q eu pergutnei, comecei a ler e ja parei nesse paragrafo mesmo, agora ja baixei o zaratrusta e to começando a ler, e ja passei pro meu ipod pra ler na aula hehehe
|
stratopeido Veterano |
# out/06
· votar
oo grato, foi por isso memso q eu pergutnei, comecei a ler e ja parei nesse paragrafo mesmo,
hehehe
|
Party Boy Veterano |
# out/06
· votar
pedrunk
Opa, tamo ai...
=)
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
stratopeido
Então seria Sartre que pegou aquilo do Shopenhauer, e não o contrário...
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
pedrunk
Desculpas por me meter, mas o Anti-cristo é uma merda. =)
Depois que Nietzche enlouqueceu parou de filosofar e começou a profanar. Leia, Zaratustra, Além do Bem e do Mal, Gaia Ciência, Ecce-Homo...
|
pedrunk Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
valeu tambem pelas recomendaçoes hehe... eh eu ja tiha lido isso sobre o nietzsche brisar mto no anti cristo e outros livros, falar umas coisas mto irracionais e pa, mas isso foi outra q coisa q me xamou a atenção, ja q as vezes eu chego a pensar q realmente algumas coisas na vida sao meio irracionais heheh ou muito dificil de se explicar de um modo racional.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
pedrunk
Tem gente que gosto do Anti-cristo, eu não gostei.
|
Party Boy Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Anticristo é uma crítica, forte e com fundamento...
O melhor pra mim é o Genealogia da Moral...
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
Party Boy
Anticristo é uma crítica, forte e com fundamento...
O melhor pra mim é o Genealogia da Moral...
Não li ainda, mas gosto do jeito que Nietzsche trata a moral.
|
Party Boy Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Não li ainda, mas gosto do jeito que Nietzsche trata a moral.
Sim, esse é o ponto forte dele, sem dúvida...
|
stratopeido Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Então seria Sartre que pegou aquilo do Shopenhauer, e não o contrário...
sim.. schopenhauer é contemporanio de hegel, chegou a conhecer goethe ate, sartre é contemporâneo, esses dias cheguei ate a ver uma entrevista com ele na tv
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
stratopeido
Shopenhauer é o cara, Nietzsche e Sartre o copiaram. hahaha
|
Fritz_mkvl Veterano |
# out/06
· votar
Desse cara não sei nada, agora o Kafka é uma bicha incestuosa perturbada.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
Fritz_mkvl
Me rachei de rir hoje, lendo o que Shopenhuaer acha das mulheres, apenas ele não, era a mentalidade em geral da época. De tão machista, chega a parecer piada nos dias de hoje.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
Lendo hoje, percebi que o trato que Shopenhauer dá à arte é semelhante ao que sempre dei, de extrema relevância, principalmente à música. Shopenhauer assim como eu, tem a opinião que a música é a mais profunda de todas as artes.
Shopenhauer quanto à música: "A música não exprime nunca o fenômeno, mas unicamente a essência íntima de todo o fenômeno, numa palavra a própria vontade. Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."
Outro trecho: "Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar."
Eu como apreciador de música e aspirante a músico, achei fantásticas as palavras de Shopenhauer.
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Portanto não exprime uma alegria especial ou definida, certas tristezas, certa dor, o medo, os transportes, o prazer, a serenidade do espírito; exprime-lhes a essência abstrata e a geral, fora de qualquer motivo ou circunstância. E todavia nessa quinta essência abstrata, sabemos compreendê-la perfeitamente."
Sinceramente acho que essa expressão da música é sentida pelas pessoas sensorialmente.
Eu, pessoalmente, já fiz todo tipo de viagem através da música.
Há momentos que lembra claramente situações passadas e coisas que nunca aconteceram.
Há músicas que remetem à sentimentos apenas, abstratos, até indefinidos ou confusamente misturados.
E há aquelas que parecem sempre terem pertencido a um mundo de essência tão compreensível, que costumo dizer a meus amigos que parecem sempre ter existido. Alguém apenas captou e colocou à nossa disposição.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06 · Editado por: Senhor Marine
· votar
snowwhite
A música nos dá sentimentos dos mais variados e tão mais profundos, se comparados às demais formas de arte, que eu sempre a considerei um patamar acime das outras artes, por mais que um quadro ou um poema nos faça refletir e sentir, veremos que é muito pouco se compararmos com a música.
O cinema, que transmite também muita emoção, nada seria sem a música, ela é responsável por grande parte da nossa emoção durante o filme, na época do cinema mudo, havia um pianista na sala de cinema encarregado de dar uma trilha ao filme de tão indispensável que é a música para direcionar as emoções humanas.
Pretendo, um dia, fazer uma experiência, assitir a um filme com música, e depois se possível, mandar a um estúdio e pedir para tirá-la, o resultado provável será a diminuição dos sentimentos diante da tela.
Assim como a pintura, que usa cores vivas e cores escuras para exprimir dois opostos de sentimento, a música se utiliza desse artifício, o bemol e o sustendido, o primeiro transmite dor, melancolia, ao passo que o segundo transmite alegria.
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Costumo mesclar as artes para obter o êxtase que elas são capazes de propiciar.
Por exemplo, faço experiências pintando quadros sem música, com um tipo ou outro.
Penso em alguma poesia enquanto pinto e isso me remete a um estado de espírito diverso do da música + pintura.
Ouço uma música de olhos fechados imaginando uma cena de um filme que tinha outra música originalmente.
Também já fiz coisas mais exdrúxulas. Mas não conto aqui.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
snowwhite
A arte é fascinante.
Fiquei surpreso ao ver o trato que Shopenhauer dá à arte, visto que é um "pessimista". Esse encanto pela arte, por sinal deve ser comum em pessoas céticas, Nieztsche demonstra apreço pela arte também.
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Fiquei surpreso ao ver o trato que Shopenhauer dá à arte, visto que é um "pessimista".
Não há nada de estranho nisso. O "pessimismo" inclui notas de emocionalidade que contrapõe a realidade , como se vista por outro prisma.
Esse encanto pela arte, por sinal deve ser comum em pessoas céticas, Nieztsche demonstra apreço pela arte também.
Porque a arte transcende o emocional, que muitos chamam de racional, mas não é. Uma coisa provém da outra.
A arte é vida e é morte.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
snowwhite
Que seria de nós se não houvesse a arte? Nesse ponto sou grato às religiões, sem elas a arte talvez não tivesse surgido.
"A arte existe para que a vida não nos destrua"(Friedrich Nieztsche)
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Que seria de nós se não houvesse a arte? Nesse ponto sou grato às religiões, sem elas a arte talvez não tivesse surgido
Benditos cânticos gregorianos.
Não são uma experiência religiosa fantástica?
Eu adoro.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
snowwhite
Claro! Os allegros usados pela Igreja são fantásticos.
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Claro! Os allegros usados pela Igreja são fantásticos.
Havia um lindo cravo naquela apresentação da Orquestra Filarmônica do HSBC que fui assistir. Uma pena que o som era praticamente inaudível.
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
snowwhite
Pena mesmo. =/
Estou ouvindo a 5ª sinfonia do Beethoven agora. Esse assunto me deu vontade de ouvir uma grande obra.
|
snowwhite Veterano |
# out/06
· votar
Senhor Marine
Estou ouvindo a 5ª sinfonia do Beethoven agora. Esse assunto me deu vontade de ouvir uma grande obra.
*inveja*
|
Senhor Marine Veterano |
# out/06
· votar
snowwhite
*inveja*
=/
Não tem ela?
|