A metafísica do amor - Schopenhauer

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jun/12


O filósofo alemão Arthur Schopenhauer procurou falar de um tema muito pouco abordado pela Filosofia “O AMOR”. Ele tentou definir o amor como a manifestação de um desejo inconsciente de perpetuar a espécie. Pois conscientemente ninguém suportaria carregar o fardo pesado da “vontade de vida” (nome que Schopenhauer atribuiu ao desejo instintivo de perpetuar a espécie). Ninguém quer admitir que todas aquelas juras de amor não passam de um artifício natural para garantir a sobrevivência da espécie, isso nos reduz a simples marionetes ou a criaturas programadas para reproduzir. Schopenhauer defende que este desejo não é exclusivo dos seres humanos, e que está presente em todos os seres vivos.

Para Schopenhauer o amor romântico é uma invenção cristã. A vontade de vida vai trabalhar da seguinte maneira, ela aproxima duas pessoas de maneira que uma vai encontrar na outra aquela característica que não possui. Por exemplo, pessoas altas dificilmente irão ter interesse por uma pessoa da mesma estatura, os louros gostam das morenas, cada homem desejará ardentemente e preferirá as criaturas mais belas, porque nestas está impresso o tipo mais puro da espécie.

Portanto, a busca zelosa e apaixonada pela beleza, não se refere ao gosto pessoal de quem procede, mas ao fim verdadeiro, o novo ser, que tem que conservar o tipo da espécie da maneira mais pura possível. Os homens são inclinados a inconstância no amor e a mulher a constância.

O amor do homem diminui sensivelmente depois de satisfeito, isso não significa que não irá ter interesse por outras mulheres, se trata apenas de um artifício natural para que o homem procure outras parceiras. Isso explica o sentimento de decepção que muitos experimentam depois que o gozo é obtido. O que está em jogo é a permanência da espécie no planeta. É dessa maneira que a natureza seleciona as características dos indivíduos que vão nascer. Tendo assim total controle do processo. Schopenhauer teve vários relacionamentos amorosos, mas nunca casou, falava que quando pessoas casam irão fazer tudo para se odiarem.


Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1771756-amor-segundo-schopenhaue r/#ixzz1yMZkmQ5T

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Tomaz.
Veterano
# jun/12
· votar


Eu pensei que esse negócio depois de gozar só dava comigo. Minha namorada é a única guria que isso não aconteceu...

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Tomaz.
Minha namorada é a única guria que isso não aconteceu...


Que coincidência mano. Comigo também. Sua mina foi a única que isso não aconteceu <o>

Tomaz.
Veterano
# jun/12
· votar


Eric Clapton
Sim, nada aconteceu.

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


Mas e quem se apaixona por alguem estéril?

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12
· votar


Eu concordo.

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


como psicólogo, Schopenhauer era um bom pessimista

Eric Clapton
Veterano
# jun/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


guizimm
Mas e quem se apaixona por alguem estéril?

É só mudar para o modo "MONO"

hihihi

/tdumpsh

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Eu acho Schopenhauer um saco. Um monte de bobagens.

wild.man
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Eu acho Schopenhauer um saco. Um monte de bobagens.



Já temos algo em comum.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Que nada, ele criou um livro pra trollar o Hegel, só por isto já merece meu respeito.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


wild.man
Já temos algo em comum.

Então não sou mais digna de pena.

Cavaleiro
Que nada, ele criou um livro pra trollar o Hegel, só por isto já merece meu respeito.

Os dois são um saco.

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro

se o quesito é trollagem, Marx >

miséria da filosofia mitica

Eric Clapton
Veterano
# jun/12
· votar


Então não sou mais digna de pena.

Só quando escuta Chris Squire e não curte;

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro

além do mais, todo mundo trollou o hegel.

Feuerbach fez primeiro, Schoscho chegou atrasado, trollar o hegel já era last week.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


The Laughing Madcap

Marx é só trollagem

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12
· votar


Nossa, então minhas aulas são pura trollagem, pq só citam Schopenhauer, Engel, e Marx. Só citam não, mas a grande maioria citam eles.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


Mary Lennox
Schopenhauer, Engel, e Marx

Malditas faculdades :(

Por sorte eu não fui doutrinado (pelo menos não em relação a eles) e só li por conta própria mesmo.

Na verdade eu fui doutrinado em Friedman, o que foi altamente true.

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


Mary Lennox

é filhona, Miséria da Filosofia, Das Wesen des Christentums, Crítica ao Programa de Gotha, as cartas do Engels ao Kautsky



só trollagem de cartola e cachimbo. e com conteúdo.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12
· votar


Cavaleiro
The Laughing Madcap

É, quem sabe um dia eu não leio mais sobre e aguço meu censo crítico em relação a isso.

Quem sabe um dia...

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Cavaleiro

então as pessoas não devem ler Marx nem Engels?

Cavaleiro
Veterano
# jun/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


The Laughing Madcap

Devem, por conta própria, ou no máximo serem aconselhados a fazê-lo.

Mas o que acontece nas universidades, principalmente públicas e fora de centros tecnológicos é uma absoluta doutrinação em relação a Marx/Engels

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Cavaleiro

meh, acho digno. Embora creio que o foco deveria ser em novas ideias dentro da esquerda, sejam elas pós-pós-marxistas ou algo novo.

mesmo porque isso gera debate.



é meio deprimente formar jovens de 20 anos para ser escravos do capital (exagero proposital). isso por outro lado, não gera um debate de vanguarda, no máximo reformista. e porra jovem tem que mudar o mundo po <o> ou pelo menos tentar e querer.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


The Laughing Madcap

Eu discordo absolutamente, mas não quero ficar entrando em papo esquerda x direita, mais-valia e etc.

O principal é estar consciente de suas decisões.

EDIT: Depois da sua editada eu concordo com a ideia, estimular o debate é interessante. Só que na própria direita há muita discordância até mesmo em seguidores de Friedman e de Mises/Hayak. Sempre tem as correntes estadistas x libertárias tanto na direita quanto na esquerda.

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Cavaleiro

no final, essa galerë extrema-esquerda das públicas acabam quase todos (bem) empregados.

e fazem uns doutorados de che guevara enrustido.

considero importante ter um forte debate na formação, criticando a situação atual, criticando a esquerda, a direita e até a mãe do papa.

e o ensino de 'esquerda' é bem mais favorável que o de 'direita', uma vez que um é revolucionário e o outro reacionário.


PS: usei tantos termos subversivos que já me sinto Dr.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


The Laughing Madcap

considero importante ter um forte debate na formação, criticando a situação atual, criticando a esquerda, a direita e até a mãe do papa.

Eu também, e adoro isto. Mas o pessoal em geral parece não curtir. Geração Y é meio apática, como eu falei em outro tópico.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


quem diria, foi o Schopp quem criou o blablabla da sociobiologia. Que decepção, eu adoro "A arte de escrever"

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


tambourine man
eu adoro "A arte de escrever"

Deve ser o único livro já escrito na Terra em que concordamos.

tambourine man
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro

Concordaremos mais quando vc se curar do seu analfabetismo historiográfico

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


tambourine man

Deveras inútil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A metafísica do amor - Schopenhauer