Síndrome de Estocolmo

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# ago/06


Menina seqüestrada em 98 reaparece com 18 anos

Menina apareceu com 18 anosÚltimas de Mundo»

A Áustria se comoveu com a descoberta de uma jovem com 18 anos de idade, seqüestrada em circunstâncias misteriosas há mais de oito anos e que havia sido fechada em um porão por seu suposto seqüestrador - que morreu na noite passada, esmagado por um trem.
Segundo um porta-voz da polícia, a jovem padece de forte "síndrome de Estocolmo", ou seja, ela se identifica com os interesses do seu seqüestrador. Nas suas primeiras declarações, a jovem revelou que nem sempre esteve presa. Nos últimos anos, o seqüestrador permitiu de vez em quando que ela fosse com ele ao supermercado. Mas impedia sua fuga com ameaças físicas.

Além disso, a imprensa informa que o homem cuidou da educação da jovem. Em seu "cativeiro", havia uma pequena estante com livros, além de rádio e televisão.

A polícia local informou que espera os resultados definitivos dos testes de DNA, mas vários parentes da jovem confirmaram a sua identidade. Eles garantem que é Natascha Kampusch, que em março de 1998, aos 10 anos de idade, estava a caminho da escola quando desapareceu sem deixar vestígios.

Segundo o relato de uma companheira de escola e testemunha do seqüestro, um desconhecido pôs a menina dentro de uma caminhonete e fugiu.

Um porta-voz da Polícia disse esta noite à agência de notícias APA que o suposto seqüestrador, um eletricista de 44 anos, se jogou na frente de um trem ao norte de Viena, às 21h (16h de Brasília) e morreu esmagado.

O caso da pequena Natascha era até hoje um dos maiores mistérios do país, que tem índices de criminalidade muito baixos.

Mais de oito anos após seu desaparecimento, a jovem conseguiu fugir esta manhã de seu cativeiro e apareceu no jardim de uma casa na localidade de Strasshof, ao norte de Viena.

Em seu primeiro contato com as autoridades, a jovem só disse: "sou Natascha Kampusch".

A menina, cujo desaparecimento foi muito comentado na imprensa austríaca ao longo dos últimos oito anos, disse às autoridades que havia permanecido fechada num porão.

A polícia revistou a casa e encontrou um "cativeiro" de três metros por quatro debaixo de uma garagem. O acesso era através de uma abertura de 50 x 50 centímetros, protegida por um sofisticado sistema eletrônico.

O pai da jovem, Ludwig Koch, disse à imprensa austríaca que estava "aliviado" após anos de incerteza. A família da menina prometeu uma declaração pública nos próximos dias.

Durante anos a polícia austríaca tentou encontrar a jovem, inspecionando mais de 700 caminhonetes em todo o país em busca de pistas. Mergulhadores procuraram o corpo em lagos próximos a Viena, detetives investigaram sua trilha e até helicópteros com câmeras especiais foram utilizados.

Como o desaparecimento de Natascha aconteceu dois anos depois de explodir o escândalo Dutroux, na Bélgica, temia-se que a jovem tivesse sido vítima de uma quadrilha internacional de pedófilos.

Em junho de 2003, a polícia recebeu novas informações sobre o caso e ordenou escavações na margem de um lago de Viena, mas sem encontrar nada.



agora vc já tem assunto para conversar com sua namoradinha nessa noite de domingo ;)

Síndrome de Estocolmo

A síndrome de Estocolmo é um estado psicológico no qual as vítimas de um seqüestro, ou pessoas detidas contra sua vontade – prisioneiros – desenvolvem um relacionamento com seu(s) captor(es). Essa solidariedade pode algumas vezes se tornar uma verdadeira cumplicidade, com os presos chegando a ajudar os captores a alcançar seus objetivos ou fugir da polícia.

A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou conquistar a simpatia do seqüestrador.

A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Norrmalmstorg, Estocolmo que durou de 23 de agosto a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado. Eles mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram. O termo foi cunhado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo.

Outros casos famosos incluem pessoas seqüestradas e reféns tais como Patty Hearst. Depois de ter sido refém de uma organização militar politicamente engajada (o Exército de Libertação Simbionesa), Patty Hearst juntou-se ao grupo vários meses depois de ter sido libertada. A síndrome é relacionada a captura da noiva e tópicos semelhantes na antropologia cultural.

As vítimas começam por identificar-se com os sequestradores, no princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça porque o refém pode correr o risco de ser magoado nesses mesmos atos. É importante notar que estes sintomas, são consequência de um stress emocional extremo, por vezes até físico. O comportamento é considerado como uma estratégia de sobrevivência por parte de vítimas de abusos pessoais, tais como abusos no âmbito familiar (esposas, filhos, etc.) e também em cenários de guerra e nos sobreviventes dos campos de concentração nazista.

Rato
Veterano
# ago/06
· votar


1 post para eu não ficar triste :'(


boa semana ae ;)

Pati Cobain
Veterano
# ago/06
· votar


Mta coisa =\

Li o comecinho e for surpreendente oO

HELENna
Veterano
# ago/06
· votar


ele deve ter se matado por q ela deve ter deixado ele louco... na verdade a vilã passou a ser ela e nao ele... ela deve ter manipulado ele...sei lá...

Índio_DT
Veterano
# ago/06 · Editado por: Índio_DT
· votar


4 posts pq o mano rato eh gente boua!
mas eu nao vou ler tudo isso ae agora nao..

Pati Cobain
Veterano
# ago/06
· votar


Rato

Boa semana \o/

Sir Cam
Veterano
# ago/06
· votar


Eu já tinha ouvido falar disso no Metal Gear.
[modo nerd off]

The Splinters
Veterano
# ago/06
· votar


http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2501501-2502000/2501814/ 2501814_1.xml

Estava lendo há pouco... hehe!

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


HELENna


Ela escapou do cativeiro, ele sabendo disso, se jogou na frente de um trem

HELENna
Veterano
# ago/06
· votar


SANDRO PIETRO
essa a historia q ela conta... quem me garante q ela ta falando a verdade...(nossa! minha mente é mesmo diabolica...)

staind
Veterano
# ago/06
· votar


nossa! minha mente é mesmo diabolica...)
Diaba

Twinsen
Veterano
# ago/06
· votar


Nos últimos anos, o seqüestrador permitiu de vez em quando que ela fosse com ele ao supermercado.

Além disso, a imprensa informa que o homem cuidou da educação da jovem. Em seu "cativeiro", havia uma pequena estante com livros, além de rádio e televisão.

Cara bonzinho esse ...

HELENna
Veterano
# ago/06
· votar


staind
tb nao precisa ser tao direto... assim c me ofende!

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


ainda bem q ela sobreviveu

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06 · Editado por: SANDRO PIETRO
· votar


essa a historia q ela conta... quem me garante q ela ta falando a verdade...(nossa! minha mente é mesmo diabolica...)

essa é a história que eu li no jornal, se ela está mentindo, eu quero que ela se exploda

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


eu quero que ela se esploda.

=O

_DoX_
Veterano
# ago/06
· votar


Estocolmo, já ouvi falar dessa palavra não de agora...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


q estranho.. tava lendo sobre isso ha pouco tempo.. é bem interessante, mas acho q esse tipo d mecanismo acontece n so em sequestros, mas no cotidiano ate.. no brasil temos um caso disso no sequestro do silvio santos e a filha dele q saiu falando bem dos sequestradores

Sir Cam
Veterano
# ago/06
· votar


_DoX_
Capital da Suécia, man.

Manticore
Veterano
# ago/06 · Editado por: Manticore
· votar


putz, oito anos de confinamento, a guria deve ter ficado bem fora da casinha

Party Boy
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
no brasil temos um caso disso no sequestro do silvio santos e a filha dele q saiu falando bem dos sequestradores

Muito bem lembrado...

izack darck
Veterano
# ago/06
· votar


Olha...eu vi o caso no jornal, ela só poderia ter uma relção louca de afteo com o sequestrador pois ela ficou fechada no porão sem contato com o mundo externo durante 10 anos.
A única pessoa que ela via era ele...é uma situação delicada...

A filha do Silvio Santos é uma abestalhada.

staind
Veterano
# ago/06 · Editado por: staind
· votar


izack darck
grande iazck!!!
queria te conhecer, man!
me falar muito bem de ti

izack darck
Veterano
# ago/06
· votar


staind

Hi, Sr!

staind
Veterano
# ago/06
· votar


izack darck
rapaz....tu tem mo fama aqui, hein?
uns salames ai chamado jeder, alexandre, edd-vedder...so veneram sua pessoa

izack darck
Veterano
# ago/06
· votar


staind

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eles me adoram...

Diz, o que eles falam? Huhauahuahuahuahuahuahauhauhaua

staind
Veterano
# ago/06
· votar


izack darck
hauahau tens msn?
sao coisas que ate deus duvida

izack darck
Veterano
# ago/06
· votar


staind

woodstock_rif@hotmail.com

staind
Veterano
# ago/06
· votar


izack darck
pode editar...hehe

staind
Veterano
# ago/06
· votar


izack darck
nao vou poder entrar no msn agora amanha te add...ta bom pra voce?


mas e ae? por que se ausentou do forum?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Síndrome de Estocolmo