Como se já não bastasse

    Autor Mensagem
    NoAlarms
    Veterano
    # ago/06


    ...Fidel pode ser brasileiro.

    Pesquisadores afirmam que o ditador cubano teria nascido em Tracuateua, no Pará. Políticos locais já querem mudar o nome da cidade para Fidelândia

    ORIGEM Fidel Castro seria natural de uma vila que pertencia a Bragança, hoje emancipada.
    Ángel Castro, um espanhol bem-apessoado, chegou a Tracuateua, no Pará, no início da década de 20. Naquela pequena vila da região amazônica, onde trabalhou como barqueiro, ele conheceu Delphina Smith, uma descendente de alemães, com quem se casou e teve um filho chamado Fidel. A família se mudou para Iquitos, na região amazônica do Peru, e sua trajetória se perdeu no tempo. Décadas depois, aquele mesmo menino, transformado em um homem corpulento e barbudo, liderou um grupo de guerrilheiros em Sierra Maestra, derrubou o ditador Fulgencio Batista e implantou uma revolução socialista em Cuba.

    Essa inusitada versão é levada a sério por um grupo de pesquisadores paraenses. A história corre de boca em boca na região há décadas. Dagoberto Smith, irmão de Delphina, ainda vive na zona rural de Tracuateua. Diz ter 100 anos e está lúcido, embora com a memória embaralhada. Jura que guarda em casa cartas enviadas pela irmã e algumas poucas fotos em preto e branco do sobrinho famoso. Durante muito tempo, com medo de repressão do governo militar brasileiro, ele se recusou a mostrar esse material e a conversar sobre o assunto. Homem matuto e desconfiado, vai aos poucos perdendo o receio. Dagoberto conversou na semana passada com um repórter do jornal La Vanguardia, de Barcelona, na Espanha. Também gravou um depoimento para um documentário dirigido pelos historiadores Dantas e Jesse Feitosa, pai e filho. Outro historiador, Edilson Silva de Oliveira, está reconstituindo a história da família Castro paraense. Meses atrás ele deu uma entrevista sobre o tema à rádio Pérola, de Bragança. Depois disso, mais de três dezenas de ouvintes entraram em contato com a emissora para dar outros detalhes de velhos casos contados por seus pais e avós.

    A história oficial do ditador cubano é contada pela pesquisadora carioca Claudia Furiati, autora de sua única biografia autorizada. Ela passou quatro anos em Havana e teve acesso a inúmeros documentos, entre eles duas certidões de Fidel. A primeira aponta o nascimento dele no dia 13 de agosto de 1927 e foi lavrada na província de Cueto, em Cuba. A segunda, com uma data posterior, foi acertada com o juiz da comarca para que o aplicado estudante passasse uma série na frente dos colegas de classe. De acordo com essa versão, Ángel Castro era um jovem soldado espanhol quando foi enviado a Cuba para lutar na Guerra da Independência, no fim do século XIX. Depois retornou à terra natal, mas por pouco tempo. Logo voltou à ilha. O ex-soldado trabalhou como operário da construção civil, comprou terras e enriqueceu. Casou-se pela segunda vez com Lina Ruz González, uma camponesa que trabalhava para ele. Fidel foi o terceiro dos seis filhos do casal e recebeu esse nome em homenagem a um amigo e sócio de Ángel.

    "A história me pareceu interessante, mas fantasiosa demais. Não bate com os documentos pesquisados ''

    CLAUDIA FURIATI, biógrafa oficial de Fidel


    Logo depois do lançamento do livro, Claudia foi procurada por Sandro Castro, um paraense que se dizia sobrinho de Fidel. "A história me pareceu interessante, mas muito fantasiosa", conta. "Não bate com os documentos que pesquisei. Pode se tratar de uma coincidência de nomes, de um parente ou mesmo de uma parte obscura da trajetória de Ángel Castro. Não existem registros de passagens dele pelo Brasil, mas isso pode ter acontecido."

    A suposta família paraense do ditador cubano é numerosa. Delphina, a mãe de Fidel na versão amazônica, tinha um irmão, Pedro Smith, já falecido. Sua esposa, Isaura Smith, conhecida na região como Lili, ainda vive. Esses "parentes" contam passagens tão épicas quanto inverossímeis, com datas e percursos imprecisos. No Peru, Ángel e Delphina teriam se separado. O aventureiro espanhol teria vagado por alguns anos pela América Latina. Quando soube que o filho estava internado em um colégio religioso, teria voltado ao Peru, para raptá-lo e levá-lo a Cuba.

    Uma vez no poder, Fidel teria despachado Ernesto Che Guevara ao Pará para apagar os vestígios de sua origem brasileira - sabe-se lá por quê. Ele teria sido responsável pelo incêndio que destruiu centenas de documentos no cartório de Santa Maria da Foz do Tauari, no município de Gurupá, nos anos 60. Che esteve realmente no Brasil nessa época, mas para receber a ordem do Cruzeiro do Sul das mãos do presidente Jânio Quadros. Não há registros de passagens pelo Pará. Lício Viana, um caminhoneiro de Tracuateua, no entanto, jura que chegou a dar carona a Che.

    A versão é contada por "parentes", como um "tio" de 100 anos

    Os pesquisadores querem comparar amostras de DNA da família Smith com as do líder cubano. Procurada por ÉPOCA, a Embaixada de Cuba no Brasil não quis se pronunciar sobre o assunto. Sem tanta preocupação com a veracidade dos fatos, políticos paraenses planejam erguer estátuas de Fidel e apresentar em breve um projeto de lei para mudar o nome de Tracuateua para "Fidelândia". "Seria uma homenagem à origem brasileira de Fidel e um impulso ao turismo local", diz o deputado João de Deus - coincidentemente, do Partido Socialista Brasileiro.

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    grande coisa/;

    stratopeido
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    conversa

    HELENna
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    se eu for ler isso tudo agora eu durmo...

    stratopeido
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: stratopeido
    · votar


    fidel é um bandidao barbudo, só isso.. como tem gente burra q defende ele

    NoAlarms
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    fidel é um bandidao barbudo, só isso.. como tem gente burra q defende ele

    Tem gente pra acreditar em tudo. Veja o Lula a beira de ser eleito novamente..

    Lord Shaper
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Fidelândia

    huahuauhuaauauhuauhauhuhahuauhahuauhauhauhauhuhauhauhhua
    uhauhaauauhuhauhauhahuhauhuahuauhhuaauhauhhuaa

    to me mijando aqui

    Lord Shaper
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    como existe gente sem noção

    snowwhite
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O Lula, o Hugo Chaves e o Morales são irmãos de Fidel, todos Filhos da mesma mãe....

    Guto EADG
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    desgraça pouca é bobagem...

    SANDRO PIETRO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    NoAlarms

    Blz cara? Tudo bem com vc? Sabe! Eu não tive saco pra ler o que vc escreveu, mas tem alguma coisa de Batom, Esmalte, Cabelos longos e negros?

    snowwhite
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    PUTZ...pegou no pé agora.

    Lord Shaper
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    SANDRO PIETRO

    huauhahhauhuauhahahua

    SANDRO PIETRO
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    huauhahhauhuauhahahua

    Só a snowwhite não gostou da brincadeira.

    Enfim...

    snowwhite
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    SANDRO PIETRO
    Só a snowwhite não gostou da brincadeira.

    Enfim...


    heheheheh...bobagem...

    128556
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    el el el

    fidel é brasilero

    staind
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    hauahauahauahauahaua

    Quito
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Fidelandia hauiaehiauehaoehaehsaea

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se já não bastasse