Direitos autorais: Gravadoras fecham sites de cifras e tablaturas

    Autor Mensagem
    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06


    A indústria está se juntando contra um novo e surpreendente oponente: os músicos.

    Nos últimos meses, grupos que representam gravadoras vêm usando a ameaça de processos de direitos autorais para fecharem sites que fornecem tablaturas de guitarra, onde usuários trocam dicas sobre como tocar músicas como "Knockin' on Heaven's Door," "Highway to Hell", entre outras.

    A batalha agora envolve sites gratuitos como Olga.net, GuitarTabs.com e MyGuitarTabs.com, e até mesmo fóruns de discussão do serviço Google Groups, como alt.guitar.tab e rec.music.makers.guitar.tablature, onde músicos amadores trocam tablaturas para músicas que aprenderam ou copiaram de livros especializados.

    Do outro lado, estão editoras musicais como Sony/ATV, que possui os direitos das músicas de John Mayer, e EMI, que edita a música de Christina Aguilera.

    "As pessoas podem baixar de graça na internet, e isso é prejudicial aos compositores", disse Lauren Keiser, presidente da Associação de Editores Musicais e CEO da Carl Fischer, uma editora de Nova York.

    Até agora, a Associação de Editores Musicais e a Associação Nacional de Editores Musicais fecharam diversos sites, ou os pressionaram para removerem todas suas tablaturas, porém os usuários migraram rapidamente para outros sites. De acordo com o comScore Media Matrix, um serviço de estatísticas da internet, o Ultimate-Guitar.com teve 1.4 milhões de usuários em julho, o dobro do mesmo período no ano passado.

    Os editores, que dividem os royalties com os compositores cada vez que os consumidores compram partituras ou livros de tablaturas, afirmam que as tablaturas publicadas, mesmo com erros, são protegidas por leis de direitos autorais pois as postagens representam "trabalhos derivados" relacionados às composições originais, usando jargões da indústria.

    Os sites de tablaturas contestam, dizendo que são meros canais para a discussão online de técnicas de guitarra, e que seus serviços contribuem para a indústria.

    Keiser, da Associação de Editores Musicais, afirma que antes desses sites aparecerem, no começo dos anos 90, as tablaturas impressas mais populares vendiam cerca de 25 mil cópias ao ano. Agora, as mais populares vendem, no máximo, 5 mil cópias.

    Já Mike Happoldt, ex-membro da banda Sublime e cuja música é comercializada em livros de tablaturas, disse que simpatizava com tais sites.

    "Acho que tudo isso é ganância da parte dos editores", disse Happolt, guitarrista no hit do Sublime "What I Got".

    "Acredito, que por um lado, posso estar perdendo dinheiro por causa desses sites, mas como músico encaro como um serviço", disse Happoldt, dono da gravadora independente Skunk Records. "E, sinceramente, aqueles livros não vendem muito mesmo".

    maggie
    Veterana
    # ago/06
    · votar


    "As pessoas podem baixar de graça na internet, e isso é prejudicial aos compositores"

    Os editores, que dividem os royalties com os compositores cada vez que os consumidores compram partituras ou livros de tablaturas, afirmam que as tablaturas publicadas, mesmo com erros, são protegidas por leis de direitos autorais pois as postagens representam "trabalhos derivados" relacionados às composições originais, usando jargões da indústria.

    Acho besteira, divulgar tablaturas é uma forma de divulgar a banda e a música.

    GuitarHouse
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Keiser, da Associação de Editores Musicais, afirma que antes desses sites aparecerem, no começo dos anos 90, as tablaturas impressas mais populares vendiam cerca de 25 mil cópias ao ano. Agora, as mais populares vendem, no máximo, 5 mil cópias.

    argumento imbecil.

    Se fossem os livros scaneados, ok.

    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cifraclub q se cuide...

    GuitarHouse
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    PaulenRicke
    direito de fora eh diferente..
    nao se aplicam as coisas facilemnte por ai nao

    asda
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cifraclub q se cuide...
    aehauheua


    GuitarHouse
    Vai vender os backups?

    hhehe

    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: PaulenRicke
    · votar


    asda

    oi ;*

    by Paulin90

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Poisé, o Mxtabs foi pro pau a algumas semanas atrás =/

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Esses caras de indústria fonográfica são muito burros.

    Se o cara não acha o pirata na net, provavelmente via deixar pra lá e não vai tirar nada do bolso pra comprar um livro.

    Pelo menos eu sou sim.

    Se quero uma tab e ñ acho, procuro outra música ;P

    Marisco
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Os caras não tem mais o que inventar...

    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    The Blue Special Guitar

    pod cre mano... esse povo tah fikanu ateh cego de tanta ganancia =/

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Grandes merdas

    gsprs
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: gsprs
    · votar


    Eu tiro tudo de ouvido mesmo.. \o\

    =P

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tropa de filho da #@$%¨&*.

    Digmatus Ferreira
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    gsprs
    Eu tiro tudo de ouvido mesmo.. \o\
    Daqui a pouco eles te proibem de ouvir música, alegando que seu ouvido pirateia as canções e dão prejuizo aos detentores dos direitos autorais..

    ronaldosamurai
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    eu que ainda num sei tirar de ouvido vou me ferar se fecharem os sites,é uma puta sacanagem isso ai =/

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    já que ninguém pediu, vou pedir:

    CADÊ A FONTE?????

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/06
    · votar


    pra isso existem sites russos, eslavos... etc

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    CADÊ A FONTE?????

    ZEPPELINM
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    CADÊ A FONTE?????

    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    brunohardrocker
    ServeTheServants
    brunohardrocker
    ZEPPELINM


    ae cambada

    http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2495001-2495500/249507 7/2495077_1.xml

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    Keiser, da Associação de Editores Musicais, afirma que antes desses sites aparecerem, no começo dos anos 90, as tablaturas impressas mais populares vendiam cerca de 25 mil cópias ao ano. Agora, as mais populares vendem, no máximo, 5 mil cópias

    Bem feito!

    É isso que dá ganhar dinheiro e não investir em tecnologia.

    O foda é pagar por uma cifra autorizada, e errada, com erros grosseiros.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/06
    · votar


    LeandroPanucci
    O mais óbvio seria distribuir os songbooks deles em PDF, por um preço mais acessivel, que tenho certeza que venderia mais... tem muita coisa que eu baixo em songbook

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ServeTheServants
    concordo

    PaulenRicke
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: PaulenRicke
    · votar


    ServeTheServants




    concordo (2)

    anonymous4
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ah, fazer o que...
    Os cara só querem saber da grana mesmo.

    jvic
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    É estranho, não consigo enxergar onde esses caras pretendem chegar. Fechar sites de cifras? Faz-me rir. Como já foi dito, vai só propagar os sites na Rússia, etc. Fecharam o dylanchords.com. E agora vc acessa ele em http://dylanchords.info/

    Tá sendo muito difícil de eles entenderem que a Web é um caminho sem volta e que eles nunca vão conseguir colocar na Web as amarras que eles gostariam. É hora de se adaptar aos novos tempos.

    Num assunto paralelo, é hora tb de revermos o poder que as gravadoras têm sobre as obras de seus artistas, mas isso acho q é mais complicado ainda e fica pra depois.

    Como disso, é estranho, porq não acho que eles são burros - ou pelo menos têm dinheiro suficiente pra contratar gente inteligente e sintonizada com os novos tempos. Não sei onde querem chegar.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/06
    · votar


    ServeTheServants

    Será que quem mandou as cifras também serão processados?

    Eu não duvido nada, este país é um circo, onde o palhaço muitas vezes somos nós.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O foda é pagar por uma cifra autorizada, e errada, com erros grosseiros.

    o foda é conseguir alguma cifra ou partitura mesmo que grosseira

    não se acha nada oficial pra se comprar em lojas de música são sempre os mesmos livros, metodos.... se precisa de partitura de alguma coisa nova que esta tocando não encontra pra comprar e as antigas só algumas

    lembro quando eu tocava teclado e ainda não tinha um ouvido legal e "não existia internet" tinha partitura que levava quase um ano pra aparecer depois que a música estourava

    stratopeido
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nem li, mas sei q n vai dar certo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Direitos autorais: Gravadoras fecham sites de cifras e tablaturas