Novo Bate papo do OT - Não sei pq fecharam o outro

Autor Mensagem
eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral
Non... to fazendo tanta coisa ao mesmo tempo aqui.. =S
Mas eu imprimi e vou ler quando sair do pc :D

^^

Christina Amaral
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha
Flying CCCP
Oi =)

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral
Hey Chris! Tudo, benzão? =D

Christina Amaral
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha
Opa... susse...

e contigo?

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral

A nerdisa-mor presente \o/ !!!

Paraná, muito frio aí???

staind
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral
tudo sim, tiniha!!
e Ae???

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral
e contigo?
Tudo legal!
..........\o/..........

Christina Amaral
Veterano
# ago/06
· votar


Flying CCCP
A nerdisa-mor presente \o/ !!!
Weeeeeeee :D


Paraná, muito frio aí???
Agora num tá tanto... heheh

Christina Amaral
Veterano
# ago/06
· votar


staind
Tranquilo... =)

Mery-_- fã do A-ha
\o/

staind
Veterano
# ago/06 · Editado por: staind
· votar


Christina Amaral
e o coral???

=)

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral
Agora num tá tanto... heheh

E como está então, hein hein???

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee

n eh n man, catchup realça o sabor do chocolate...

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Dav
n eh n man, catchup realça o sabor do chocolate...
cara, qualquer dia criarei coragem e experimentarei iss. /o/

staind
Veterano
# ago/06
· votar


Dav
e tu???

quem es???

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

garbage, run, baby, run heeheh

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


staind
e tu???

quem es???


hãaannnnn???

stratopeido
Veterano
# ago/06 · Editado por: stratopeido
· votar


O MITO DA CAVERNA



Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas a frente, não podendo girar a cabaça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
A luz que ali entra provém de uma imensa a alta fogueira externa. Entre ele e os prisioneiros – no exterior, portanto – há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas.
Por causa da luz da fogueira e da posição ocupada por ela os prisioneiros enxergam na parede no fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.
Como jamais viram outra coisa, os prisioneiros imaginavam que as sombras vistas são as próprias coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da caverna. Também não podem saber que enxergam porque há a fogueira e a luz no exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é a que reina na caverna.
Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se à entrada da caverna e, deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.
Num primeiro momento ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade é a luz do sol e ele ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade, veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho, enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda a sua vida, não vira senão sombra de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.
Libertado e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria à caverna, ficaria desnorteado pela escuridão, contaria aos outros o que viu e tentaria libertá-los.

Que lhe aconteceria nesse retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. Mas, quem sabe alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair da caverna rumo à realidade.
O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A Filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense)? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro.

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee
cara, qualquer dia criarei coragem e experimentarei iss. /o/

experimente sim... eh roxxx

staind
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
flooder

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
Vigi... Tô sem tempo de ler agora, migo! Quem sabe outro dia... -_-

Christina Amaral
Veterano
# ago/06
· votar


staind
Opa... tá muuuito bom... \o/

Flying CCCP
Tá friozin...

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# ago/06
· votar


Tchau galerinha...
Vou-me já!

Bjos para todos =* !!!

Flying CCCP -_- !!!
staind @_@ ??? =*
Christina Amaral ^^ !!!
Dav =D !!!
eeevee =* !!!
snowwhite ó_ò !!! =*
stratopeido =) !!!

Boa noite e se cuidem!

Mery

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Dav
\o/

Flying CCCP
Veterano
# ago/06
· votar


Christina Amaral

Parcialmente excelente então...

Mery-_- fã do A-ha

Boa noite ;) ...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


staind

mito da caverna de platão, deverias ler ;)

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha
Boa noite e se cuidem!

Mery



Tiau, querida!!! Cuide-se tb!!!

=***

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha

flwz

staind
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
sem animo...

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Mery-_- fã do A-ha
Boa noite, menina. ^^
=**

Dav
Veterano
# ago/06
· votar


Beleza adormecida em sodomia

Morte, faça-me sumir misteriosamente
Minha alma angustiada se estica
Sobre rédeas estendidas e trançadas
No entanto, insaciável eu permaneço
Como uma estrela orgulhosa que não caiu
Que te desafia de longe
Para acalmar meu coração retumbante
Ou então rasgue seus nós em pedaços
Assim eu nunca poderei cantar

De céus adornados de jóias sobre minhas cordas
E amor, uma coisa libertina
Pode mergulhar em asas negras queimadas
Para pairar entre os espinhos
Em escarlate, tal qual veludo gasto
Ao redor da lua nebulosa
Que mingua em solidão...

Eu estou só
Sedento pela escuridão
Que espreita sob pedras de mármore
Que magia negra
Irás separar-te de teus sonhos
E que estratégia perversa do mundo
Irá seguir seu caminho contigo do sono?

"desperte minha doença
E com uma dança nua cadenciada eu ensinarei
A ti sabedoria das trevas
Da terra e do mar vermelho

Samael portador da luz (1)
Coalesça comigo..."

O crepúsculo
Através dos portões de cidades pagãs
Criou sombras para brincar
Como serpentes trançadas
À luz de velas
Os ritos de thanateros (2)
Seduziu a morte e despertou o caos...

A obsessão fascina, exaltação cega
Em espasmos de orgasmo ceifado, eros morre
E saturno estupra a fé da diva perdida de amor
Em um altar de cipreste, despida para o sacrifício
Virtude concebe um demônio
A caixa de pandora (3), desengonçada, liberta a noite
Lilith alada nascida pela vontade do éden (4)
Abanando as plumas da prostituição
Como pérolas diante dos suínos do deserto

Os céus, eles escurecem
E os oceanos se separam

Se precipita adiante o furioso kraken (5)
Vênus renascida como tu és
Festejando em meu banquete
De saturnália (6)
Eu chamo a ti que tens enfrentado
As marés da solitária diana (7)

"para ti endymion (8)
Eu abandono as mortalhas
Desta tumba arremessada as estrelas"

Fique-conosco, venha
Desvelar a chama antiga
Jogar aos gatos nossos inimigos
A tensão menstrual de desejo
Olhos orientais do diabo
Uma praga erótica cruel
A shekhina está em exílio (9)
E os israelitas submetidos à vergonha

Meia-noite
Jerusalém
Uma fantasia tenebrosa
Revela aos homens
Suas paredes celestiais desmoronam
Quando caminha o xul (10)
Nascido para a prostituta escarlate na babilônia

Os séculos de espera quase se perderam
Contemple a beleza sombria
Que se movimenta para conquistar infinitamente

Agora adore tudo

(1) samael = um nome hebraico para satã. samael aparece no livro de enoch e é um personagem proeminente no zohar e em outras literaturas cabalísticas.

(2) thanateros = junção dos nomes de thanatos (personificação da morte na mitologia grega) e eros (deus do amor).

(3) pandora = na mitologia grega, pandora foi a primeira mulher que existiu na terra, criada por hefesto, a mando de zeus. os deuses concederam a ela muitos talentos; afrodite deu sua beleza, apolo sua música, hermes a persuasão, e assim sucessivamente. deste modo seu nome "pandora" significa "dotada de todos os talentos". quando prometeu roubou o fogo escondido no olimpo para entregá-lo aos homens, zeus se vingou enviando-lhe a bela pandora, portadora de uma caixa que não podia ser aberta em circunstância alguma. incutida por sua curiosidade natural, pandora abriu a caixa e todos os males ali contidos escaparam e se espalharam pela terra. ela acudiu em fechar a tampa, mas tudo que havia na caixa tinha escapado, exceção de uma única coisa que estava no fundo da caixa, e esta era a esperança.

(4) lilith = segundo a lenda, lilith foi a primeira mulher criada por deus, porém ela não aceitou ser submissa a adão, sendo assim expulsa do paraíso. só então deus criou eva. lilith foi a primeira feminista. obviamente, essa lenda acabou ficando de fora do antigo testamento, pois contrariava os preceitos moralistas da igreja. lilith acabou sendo considerada uma deusa demoníaca, assim como muitas das crenças pagãs da chamada antiga religião. a origem dessa lenda é muito mais antiga, ela era a deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da não-submissão da mulher. antes de ser incorporada às lendas judaicas, outros povos cultuavam lilith. ela representa a lua negra.

(5) kraken = no folclore marítimo norueguês, o kraken era um gigantesco monstro marinho que atacava navios e se alimentava dos marinheiros. é descrito como metade polvo, metade caranguejo, embora haja outras referências a ele como sendo uma lula gigante.

(6) saturnalias = na roma antiga, as festas em homenagens a saturno, deus da agricultura.

(7) diana = na mitologia romana, deusa da lua e da caça. equivalente latina da virginal deusa grega ártemis, diana era a guardiã das correntes e das fontes e protetora dos animais selvagens.

(8) endymion = era um belo jovem pastor da ásia menor, o amante mortal de selene, a deusa da lua. toda noite ela o beijava para dormir. selene implorou a zeus para que o concedesse vida eterna, assim ela poderia abraçá-lo para sempre. zeus consentiu, colocando endymion em sono eterno e toda noite selene o visitava no monte latmus, próximo a millete, na ásia menor. os antigos gregos acreditavam que seu túmulo estivesse situado neste monte.

(9) shekhina = é um termo que aparece no talmude (escrituras sagradas do judaísmo ortodoxo) e descreve "a manifestação da presença de deus sobre a terra". embora o judaísmo seja uma religião monoteísta fortemente ligada a um deus patriarcal, yahweh ou jeová, em sua concepção o nome shekhina aparece associado a uma deusa. enquanto a bíblia não menciona o nome shekhina, ainda assim ela é extremamente ligada a velhas tradições, e estritamente relacionada às deusas antigas.

(10) xul = vocábulo associado ao nome de vários deuses sumérios, como por exemplo: utug xul (deus do sol), ala xul, gidim xul, galla xul, dingir xul.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Bate papo do OT - Não sei pq fecharam o outro