O Mito do Superman

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# ago/06


Desde a Ilíada e a Odisséia, a humanidade tem os seus heróis. É claro que os antigos gregos sabiam que 90% daquelas histórias que Homero assentou por escrito eram impossíveis de terem acontecido. Mas, o poder do mito ficava. Duvido que alguém realmente acreditasse que Aquiles e Ulisses podiam fazer tanta coisa.
O tempo passou e esses antigos heróis sobreviveram no ideal da cavalaria. Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda estão aí para provar.
Depois de Dom Quixote, ninguém mais levou os heróis realmente à sério. É claro que humanos comuns que realizaram grandes façanhas acabaram granjeando para si o título de herói.
Ainda assim, gosto de acreditar que Cervantes enterrou o heroísmo e todo o seu ideal no túmulo de Dom Quixote.
A humanidade tinha um futuro muito promissor no fim do século XIX. Mas os eventos relacionados à Primeira Guerra Mundial mudaram tudo. Foi ali que começou a grande encrenca que colocou a civilização ocidental na sinuca.
A total desmoralização da cristandade (i.e. os países que têm tradição no cristianismo), a escalada da filosofia secular, o marxismo, o darwinismo e outros "ismos" abalaram de uma vez por todas os alicerces do Ocidente. A partir daí a Cultura Ocidental(com "C" maiúsculo) judaico-cristã e greco-romana passou a ser desprezada pelos intelectuais que aderiram as novas formas de pensamento. A partir daí ninguém tinha mais certeza de nada. Nascem os agnósticos modernos.
Nesse ambiente nasceram também os ícones pop e com eles a cultura (com "c" minúsculo) pop. A Cultura, que até então era um diferencial na formação do indivíduo foi aos poucos sendo substituída por aquela outra cultura. Um sujeito que admirasse Ulisses era um reacionário. Quem admirasse o Superman era moderno.
É claro que o público alvo de HQs e Desenhos animados é o infanto-juvenil. Contudo, um dia os pirralhos crescem. E o que acontece? Da mesma forma que um guri que se divertia com as aventuras de Aquiles, Ulisses, Rei Arthur, Tom Sawyer etc continuava curtindo seus heróis ao chegar a idade adúltera - quero dizer, adulta - o sujeito que curtia o Superman continuava curtindo-o ao crescer.
O Superman é apenas um exemplo. Poderíamos colocar qualquer outro ícone pop no lugar: Snoopy, Homem-Aranha, Hello Kitty, Pernalonga, National Kid, Capitão Asa, Xuxa, Poliana, Hercule Poirot, A feiticeira Samanta, Ultra-man, as Meninas Superpoderosas (são as herdeiras diretas do Superman, por sinal) etc.
Chegamos então ao ponto de ter um intelectual da envergadura de Umberto Eco ("O nome da Rosa") escrever um ensaio inteiro sobre o mito do Superman.
Eu raramente leio HQs hoje em dia. Mas ainda tenho curiosidade. Li muito gibi na infância e na idade adulta. Dificilmente eu resisto à uma tirinha do Calvin. Acho reacionário demais dizer que HQs são coisa de criança. Talvez fossem nos anos 40 e 50. As crianças de hoje não lêem nem isso. Uma boa HQ tipo: "Os 300 de Esparta", "Bone", "O Cavaleiro das Trevas" ou "V de Vingança" são muito interessantes e abordam questões relevantes. Dificilmente uma criança encarara esses gibis hoje.


bom dia ;)

Rato
Veterano
# ago/06
· votar


1 post para eu não ficar triste :'(

Jason Voorhees
Veterano
# ago/06
· votar


1 post pra não falar depois q eu não ajudo em nada.!!!

Cabeça De Balde
Veterano
# ago/06
· votar


Nunca fui muito de ler gibi na minha infância.

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


O Lance legal do superman é justamente a visão que ele tem dos humanos, visto que Clark Kent é o seu disfarçe, o que vai na contra mão de qualquer herói ja inventado.

Ele nos vê como tolos, fracos e incapazes, mas esperançosos e de certa forma, com uma enorme capacidade (não exercida) de fazer o bem.

O legal das historias de heróis, não é a utilização de super poderes, e sim abordagem que se faz necessária, no que diz respeito a como eles tem de viver uma vida dupla, como heróis, e como pessoas comuns...

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


pra mim, a melhor hq de todos os tempos foi watchmen, achei aquilo genial. /o/

maggie
Veterana
# ago/06
· votar


Superman Returns (EUA, 2006), do Bryan Singer, é uma alegoria religiosa. Para não deixar dúvidas, o filme começa com uma representação da Pietà (com Martha Kent abraçando no colo seu filho que retornou depois de longa ausência) e termina com o Super-Homem (interpretado por Brandon Routh) em pose de crucificação (no espaço, caindo depois de um sacrifício para salvar os humanos - ou pelo menos os humanos dos EUA, porque afinal o super-herói ficou famoso por defender a verdade, a justiça, e o american way of life).

Se a iconografia cristã não for suficiente para o espectador perceber realmente de que trata o filme, Lex Luthor (bem interpretado por Kevin Spacey, de American Beauty e The Usual Suspects) vem em nosso auxílio e não somente compara a sua missão (roubar tecnologia alienígena da fortaleza do Superman) à de Prometeu (o personagem mítico que roubou o fogo dos deuses) mas chega a ser ainda mais direto: "Deuses são seres egoístas que voam por aí com capinhas vermelhas e não dividem seu poder com a humanidade."

Superman Returns aproveita a ausência do personagem e seu retorno para questionar a necessidade por um ser superior zelando pela nossa segurança e nos salvando de perigos terríveis. Nas entrelinhas, claro, a pergunta é se precisamos de deuses ou se poderíamos viver sem eles. Quando Lois Lane (interpretada por Kate Bosworth, de Blue Crush) escreve um editorial chamado "Por que o mundo não precisa do Super-Homem", parece defender a idéia que somos auto-suficientes e, ainda que com alguns percalços, capazes de uma existência plena mesmo sem deuses que nos guiem ou protejam. Na verdade, porém, Lois estava somente irritada porque seu super-herói preferido foi embora sem se despedir: "Como você foi capaz de nos deixar dessa forma? Eu segui com a minha vida. As outras pessoas também. Foi por isso que escrevi aquilo. O mundo não precisa de um salvador. Eu também não preciso." Mas basta um vôo noturno de mãos dadas com o Superman para ela mudar de tom, e no fim já está preparada para escrever uma retratação chamada "Por que o mundo precisa do Super-Homem".

O questionamento (precisamos de deuses?) é interessante e importante, mas a comparação do dilema do filme com o mesmo dilema fora das telas não funciona. Porque os personagens de Superman Returns já viram o seu super-herói, testemunharam seus feitos em pessoa ou através dos noticiários, são até mesmo seus vizinhos, mas os espectadores, mesmo os que acreditam na necessidade absoluta de um salvador, nunca viram qualquer evidência indisputável da existência de tal entidade. E a possibilidade de existir um ser todo-poderoso assim no mundo real é quase tão grande quanto acordarmos amanhã e descobrirmos que o Super-Homem não é um personagem de ficção e que está voando nos céus da nossa cidade.


Burburinho!!

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar


O questionamento (precisamos de deuses?) é interessante e importante, mas a comparação do dilema do filme com o mesmo dilema fora das telas não funciona. Porque os personagens de Superman Returns já viram o seu super-herói, testemunharam seus feitos em pessoa ou através dos noticiários, são até mesmo seus vizinhos, mas os espectadores, mesmo os que acreditam na necessidade absoluta de um salvador, nunca viram qualquer evidência indisputável da existência de tal entidade. E a possibilidade de existir um ser todo-poderoso assim no mundo real é quase tão grande quanto acordarmos amanhã e descobrirmos que o Super-Homem não é um personagem de ficção e que está voando nos céus da nossa cidade.


Discordo desta parte.

maggie
Veterana
# ago/06
· votar


Ed_Vedder
essa é a parte "sou ateu" do escritor falando mais alto

Ed_Vedder
Veterano
# ago/06
· votar


maggie


hehehe

isso ai

:*

Ed_Vedder
Veterano
# out/06
· votar


Descobri a explicação "cientifica" de como o superman faz a barba \o/

LFL
Veterano
# out/06
· votar


senão me engano, algo parecido já passou por aqui

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


Ed_Vedder
Descobri a explicação "cientifica" de como o superman faz a barba \o/

Me disseram q ele fazia com a visão de calor. Explique então \o/

teuabreu
Veterano
# out/06
· votar


Eta filme ruim é esse ultimo, ruim não pessivel, horroroso, macabro, bizarro!!

Esses 200 milhões seriam melhor investidos em minha conta bancaria!!!

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


Eta filme ruim é esse ultimo, ruim não pessivel, horroroso, macabro, bizarro!!

Esses 200 milhões seriam melhor investidos em minha conta bancaria!!!


Ok. Próximo

Peik
Veterano
# out/06
· votar


E os cavaleiros do zodiacos? =/

Peik
Veterano
# out/06
· votar


Mas basta um vôo noturno de mãos dadas com o Superman para ela mudar de tom,

Hummm tenho certeza q se ele voasse comigo ele ficaria vermelho..heheh

Ed_Vedder
Veterano
# out/06
· votar


Incubus

ele utiliza a visão de calor, mas não usa um espelho, pois o material não resistiria. ele utiliza uma parte da fuselagem da nave kriptoniana, para refletir a visão de calor no seu rosto.

Será que ele faz o mesmo procedimento para cortar o cabelo?


Obs: Li isto na edição especial "Superman - O homem de aço" de Jhon Byrne.

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


Ed_Vedder
ele utiliza a visão de calor, mas não usa um espelho, pois o material não resistiria. ele utiliza uma parte da fuselagem da nave kriptoniana, para refletir a visão de calor no seu rosto.

Será que ele faz o mesmo procedimento para cortar o cabelo?


Acho q deve fazer isto tb com o cabelo. Mas deve ser foda...O_o

Aliás, nos gibis a Lois Lane descobriu que o Clark era o Superman quandoela tentou cortar o cabelo dele (Dalila) e a tesoura se quebrou..heehhe

stratopeido
Veterano
# out/06
· votar


A humanidade tinha um futuro muito promissor no fim do século XIX. Mas os eventos relacionados à Primeira Guerra Mundial mudaram tudo. Foi ali que começou a grande encrenca que colocou a civilização ocidental na sinuca.
A total desmoralização da cristandade (i.e. os países que têm tradição no cristianismo), a escalada da filosofia secular, o marxismo, o darwinismo e outros "ismos" abalaram de uma vez por todas os alicerces do Ocidente. A partir daí a Cultura Ocidental(com "C" maiúsculo) judaico-cristã e greco-romana passou a ser desprezada pelos intelectuais que aderiram as novas formas de pensamento. A partir daí ninguém tinha mais certeza de nada. Nascem os agnósticos modernos.


a partir dai que surgiu o marxismo cultural e a escola de frankfurt e gramsci.. não que a cultura e filosofia ocidental estivesse realmente decadente, mas que foi desprezada por esses "intelectuais", por motivos ideologicos, é por isso que hoje qualquer imbecil fala da sociedade "judaico cristã" como se fosse algo ruim... é por isso que a filosofia e artes contemporaneas são essa "beleza"

Ed_Vedder
Veterano
# out/06
· votar


Incubus

isso ai... se tiver a oportunidade.... baixe no e-mule essa reedição do byrne, são 6 capitulos... ele meio que reescreve a origem do super, com explicações bem mais contundentes.

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


Ed_Vedder
isso ai... se tiver a oportunidade.... baixe no e-mule essa reedição do byrne, são 6 capitulos... ele meio que reescreve a origem do super, com explicações bem mais contundentes.

Qualquer hora vou dar uma olhada no Mercado Livre e ver se eu acho mais algo interessante.
A maioria dos sebos q aunciam gibis lá são daqui de SP, então acaba compensando...

Ed_Vedder
Veterano
# out/06
· votar


Incubus

massa hein! realmente nada melhor do que ter em mãos... ler em pdf é mó brecha =)

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


Ed_Vedder
massa hein! realmente nada melhor do que ter em mãos... ler em pdf é mó brecha =)

Não dá pra levar o micro pro banheiro man!..hahahhaa
/o/

maggie
Veterana
# out/06
· votar



ele utiliza a visão de calor, mas não usa um espelho, pois o material não resistiria. ele utiliza uma parte da fuselagem da nave kriptoniana, para refletir a visão de calor no seu rosto.

credo, tá meio inverossímil
=(

Incubus
Veterano
# out/06
· votar


maggie
credo, tá meio inverossímil
=(

pq? (maggie não me responderá como sempre)

Sparkle
Veterano
# out/06
· votar


Qualquer dúvida sobre HQs falem comigo :)

maggie
Veterana
# out/06
· votar


Incubus
pq? (maggie não me responderá como sempre)
hehe

achei meio fora da casinha, se com espelhos não funcionaria como ele faz pra cortar o cabelo atrás da cabeça?

Sparkle
Veterano
# out/06
· votar


Pra quem não sabe, Metrópolis existe de verdade :D

Peik
Veterano
# out/06
· votar


Pra quem não sabe, Metrópolis existe de verdade :D

é nos EUA? rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Mito do Superman