Como vai nosso país?

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# jun/06 · Editado por: ROTTA


Recebi o texto anexo por e-mail. Compartilho com quem possa se interessar. Apesar de minhas posições políticas serem do conhecimento de alguns, o objetivo do texto não é tomar partido de ninguém.

Nestes tempos de eleições, o Brasil é pintado de rosa pela situação e de preto pela oposição. Isso é próprio de qualquer campanha eleitoral. No meio do tiroteio, o povo fica perdido, recebendo informações manipuladas, todas aparentando verdades. Nesse ambiente, há pouco espaço para análises objetivas.

Por isso, antes que comece o massacre das mensagens no rádio e na televisão, alinho alguns dados objetivos que, no meu entender, registram os principais problemas do Brasil de hoje.

1 - No período de 1996 a 2005, a economia mundial cresceu 3,8% ao ano; o Brasil cresceu 2,2%.

2 - Nesse ritmo, o mundo dobrará a renda per capita em 30 anos; o Brasil levará cem anos.

3 - Entre 1995 e 2004, os países emergentes investiram cerca de 30% do PIB em atividades produtivas; o Brasil investiu 19%.

4 - O investimento público, que estava em 4% do PIB em 1970 (já irrisório!), caiu para 0,5% em 2005.

5 - Nesse período, a carga tributária quase dobrou, chegando perto de 40% do PIB.

6 - Para crescer 3,5% ao ano, os investimentos em energia elétrica, petróleo, gás, telecomunicações e transporte teriam de ser de, no mínimo, US$ 27 bilhões por ano, enquanto, na realidade, não passam de US$ 14 bilhões.

7 - Dentre os 127 países estudados pelo "Program for International Student Assessement" (Pisa), o desempenho dos alunos brasileiros está em último lugar em matemática e penúltimo em ciências.

8 - Em pleno século 21, temos 16 milhões de analfabetos e, entre os que sabem ler, mais de 50% não entendem o que lêem.

Vários desses dados fazem parte de um artigo publicado na "Revista Indústria Brasileira" em abril de 2006, cujo título já diz tudo: "Sem crescer, não há saída" (matéria em PDF).

O mínimo que se espera é que os candidatos ataquem essas questões de frente, dizendo claramente o que farão para inverter o quadro atual. Isso faz parte da educação dos cidadãos e da construção da democracia.

Há tempos, Roger Douglas, ex-ministro da Fazenda da Nova Zelândia, contou-me que, no seu país, toda vez que um candidato diz na televisão o que vai fazer sem dizer o "como", o seu adversário, no dia seguinte, ocupa o seu espaço na mesma televisão, para desmascarar as promessas vazias.

Desde que esse sistema foi implantado, narrou Douglas, a demagogia diminuiu bastante e o povo votou mais consciente. Os problemas estão aí. Cabe aos candidatos dizer "como" resolvê-los. Não seria uma boa idéia para praticar no Brasil?

Eu acho que sim.
Abraços.

MILK
Veterano
# jun/06
· votar


Muito Bem. obrigado
o pais vai muito bem

Guto EADG
Veterano
# jun/06
· votar


um dado interessante é que ano passado gastou-se mais dinheiro pra promover akele referendo sobre o desarmamento [o qual todos sabiam a resposta, obvia] do que foi investido em segurança publica.

ROTTA
Veterano
# jun/06
· votar


Guto EADG
um dado interessante é que ano passado gastou-se mais dinheiro pra promover akele referendo sobre o desarmamento [o qual todos sabiam a resposta, obvia] do que foi investido em segurança publica.

Isto sem falar nos orçamentos de marketing, que devem estar nas alturas (ainda mais este ano).

Abraços.

Mera
Veterano
# jun/06
· votar


O país vai mto bem, é penta campeão da copa do mundo e isso que importa...
=P

MILK
Veterano
# jun/06
· votar


deu vontade de falar de novo:
Muito Bem. obrigado
o país vai muito bem


Sir Cam
Veterano
# jun/06
· votar


akele referendo sobre o desarmamento
Lembrete: Este referendo era da época do governo FHC e 2005 era o prazo máximo para votá-lo.

MILK
Veterano
# jun/06 · Editado por: MILK
· votar


só mas uma coisa LULA é BI
e o país vai muito bem. obrigado por perguntar a mim

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


É. Em País de CEGOS, quem tem um olho é Rei.

O problema é que tentam furar o olho da gente o tempo inteiro.

Mas como quem não enxerga não avalia, um cego leva o outro para a COVA.

Rato
Veterano
# jun/06
· votar


desculpe ... estamos mais preocupados com as "bolhas" no pé do fenômeno do q com qualquer outra coisa ...

viva a pátria de chuteiras

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Mais uma frasezinha retirada de uma música nacional aí:

Fé cega, faca amolada.

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Paisinho atrasado se achando é o fim do mundo.

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


7 - Dentre os 127 países estudados pelo "Program for International Student Assessement" (Pisa), o desempenho dos alunos brasileiros está em último lugar em matemática e penúltimo em ciências.

Não acredito nisso. Preciso de fontes confiaveis.

enigmabox
Veterano
# jun/06
· votar


Muito mal obrigado.......
É só começar a copa que todos esquecem dos problemas.....Tomara que o Brasil leve uma chocolatada e volte cedinho pra casa, como aconteceu na copa da espanha.....

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


enigmabox
copa da espanha
Essa foi em que ano?

enigmabox
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
1982

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


enigmabox
Pode crer. Tavam com um timaço... o mesmo em 86...

enigmabox
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Timaço mas desorganizado. Cheio de estrelinhas...como hoje!

Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


enigmabox
Timaço mas desorganizado. Cheio de estrelinhas...como hoje!
não tinha pensado nisso... muito bem referido! Esse ano não ganham.

enigmabox
Veterano
# jun/06
· votar


Gabriel Anjos
Lembro da raiva que passei assitindo aquela copa!

Guto EADG
Veterano
# jun/06 · Editado por: Guto EADG
· votar


tenho quase certeza q esse ano o brasil nao leva.... hehehe

enigmabox
Veterano
# jun/06 · Editado por: enigmabox
· votar


Engraçado...quando o primeiro brasileiro foi para o espaço, falaram de altos gastos, desperdicio de dinheiro publico, mas quanto será que estão gastando lá na copa, ou quanto será que o Lula vai pagar pro time do Brasil ganhar...hehe será que é só dinheiro de patrocinador?
Quem convoca o time é o patrocinador e não o Parreira!
:)

Sir Cam
Veterano
# jun/06
· votar


7 - Dentre os 127 países estudados pelo "Program for International Student Assessement" (Pisa), o desempenho dos alunos brasileiros está em último lugar em matemática e penúltimo em ciências.

Se isso for verdade não estou entre eles \o/

MILK
Veterano
# jun/06
· votar


relembrando
Muito Bem. obrigado
o pais vai muito bem


ROTTA
Veterano
# jun/06
· votar


MILK

Andei vendo seu nick na central de reclamação.
Abraços.

izack darck
Veterano
# jun/06
· votar


Se pra saber como anda o pais eu tiver que ler isso tudo, nunca saberei.

brunohardrocker
Veterano
# jun/06
· votar


É!

a gente não sabe nem metade dq acontece com nosso país...


se for fazer um relatório de todos os problemas, acho que iria faltar papel nas fábricas!

e se fosse feito, poderia dá-lo a quem possui o coração mais forte que encontrasse, para lê-lo, que iria ter um ataque logo nos primeiros 10%!

maggie
Veterana
# jun/06
· votar


2 - Nesse ritmo, o mundo dobrará a renda per capita em 30 anos; o Brasil levará cem anos.
Esse tipo de informação é totalmente parcial. O mundo não vai continuar crescendo assim por 30 anos, a China não tem fôlego pra isso.

3 - Entre 1995 e 2004, os países emergentes investiram cerca de 30% do PIB em atividades produtivas; o Brasil investiu 19%.
O PIB desses países é infinitamente menor que o nosso, em números absolutos investimos mais.

6 - Para crescer 3,5% ao ano, os investimentos em energia elétrica, petróleo, gás, telecomunicações e transporte teriam de ser de, no mínimo, US$ 27 bilhões por ano, enquanto, na realidade, não passam de US$ 14 bilhões.
Se não me engano investiremos algo em torno de 20 bi ano que vem, segundo a LDO.
Ainda assim é pouco. =(

A CNI puxa a sardinha pro lado deles. Não discordo totalmente, mas esses números aí de cima estão meio distorcidos...

Mesmo assim, ainda estamos crescendo pouco, os juros são muito altos e o povo só se ferra.

maggie
Veterana
# jun/06
· votar


ehehe

maggie
Veterana
# jun/06
· votar


Mais um

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como vai nosso país?