Autor |
Mensagem |
The Blue Special Guitar Veterano |
# mai/06
Pessoal,
Hoje fiquei perante uma situação interessante. Nas aulas de reforço que dou numa escola pública estadual, um aluno do terceiro ano me trouxe um exercício assim:
A professora passou a teoria, daí fez um exemplo:
6!/3! = 120
Bom, ela resolveu da seguinte maneira:
6.5.4.3/3 (cortando 3 com 3) à daí 6.5.4 = 120
Bom, mas até agora, eu só estudei o binômio de Newton, que é
n!/p!(n-p)!
Se fosse resolver por essa fórmula, seria:
6!/3!3!, sendo
6.5.4.3/3(corta um três)
Dae fica
6.5.4/3.2 = 120/6 = 20
Qual das duas formas será que ela queria?
Daí tem os outros exercícios, que resolvi, na hora, para ele da mesma forma que a professora dele resolveu o primeiro.
Ficou assim:
a) 4!/6! -> 4/6.5.4 (corta 4 com 4) = 1/30
b) 5!8!/4!7! = (decompondo os valores para simplificar) 5.4/4 (corta os 4s) e 8.7/7 (corta os 7s)
Daí 5.8 = 40
c) n!/(n-1)! n.(n-1)/(n-1) = n
d) (n+4)!/(n+2)! = (n+4).(n+3).(n+2)/(n+2) = (n+4).(n+3) = n²+3n+4n+12 = n²+7n+12=0
Aí joga isso na fórmula da equação do segundo grau e resolve.
e) (n+2)!/(n+3)! = (n+2)/(n+3).(n+2) = 1/(n+3)
f) (n-5)!/(n-7)! = (n-5)/(n-7).(n-6).(n-5) = 1/(n-7).(n-6) = 1/(n²-13n+42) -> Aí joga n²-13n+42 na fórmula da equação do segundo grau.
g) (n-5)!/(n-3)! -> (n-5)/(n-3).(n-4).(n-5) -> 1/(n-3).(n-4) -> 1/(n²-7n+12)
Aê resolve na fórmula da equação do 2º grau...
h) (n+3)!/(n+1)! = (n+3).(n+2).(n+1)/(n+1) = (n+3).(n+2) = n²+5n+6
Mesma coisa na equação do segundo grau...
Será que a resolução está correta?
Agora, outra:
As equações do segundo grau vão dar dois resultados (x1 e x2). Daí tem que parar por aí, na resolução da equação do segundo grau, ou precisa ainda substituir o n nas frações do exercício?
Ps.: eu acho que precisa...
Valeu...
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
só sei que a primeira resposta é 120 com certeza, e ela está certa
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
na primeira não tem nada a ver vc usar binômio de newton
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
a) 4!/6! -> 4/6.5.4 (corta 4 com 4) = 1/30
b) 5!8!/4!7! = (decompondo os valores para simplificar) 5.4/4 (corta os 4s) e 8.7/7 (corta os 7s)
Daí 5.8 = 40
essas estão certas tb! com cerveja
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06
· votar
6!/3! = 120
eh isso aí.. mesmo isso trata-se de um número, expresso por 6 fatorial dividido por 3!... desenvolvendo 6.5.4.3!/3! = 6.5.4 = 120 (observe q foi cancelado o sinal de fatorial)
Bom, mas até agora, eu só estudei o binômio de Newton, que é
n!/p!(n-p)!
amigo isso é a formula de COMBINAÇÃO. (q eh tb o numero binomail) O que tu fez foi combinar 6 elementos 3 a 3. isso nao tem nada a ver com o q a professora do carinha ali mandou ele estudar.
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
6!/3!3!
daonde isso??????
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06
· votar
d) (n+4)!/(n+2)! = (n+4).(n+3).(n+2)/(n+2) = (n+4).(n+3) = n²+3n+4n+12 = n²+7n+12=0
Aí joga isso na fórmula da equação do segundo grau e resolve.
ela disse q era pra resolver a equacao
(n+4)!/(n+2)! = 0
ou mandou simplesmente simplicar a expressao?
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06 · Editado por: Guto EADG
· votar
As equações do segundo grau vão dar dois resultados (x1 e x2). Daí tem que parar por aí, na resolução da equação do segundo grau, ou precisa ainda substituir o n nas frações do exercício?
uma resposta pode servir e a outra nao. p q? em primeiro lugar nao existe fatorial de numero negativo. entao vc nao pode dizer q a solucao é um n q torna a expressao 'n menos alguma coisa' negativa. em segundo lugar como nakele caso ali
resolvendo a equacao n+4)!/(n+2)! = 0
) (n+4)!/(n+2)! = (n+4).(n+3).(n+2)/(n+2) = (n+4).(n+3) = n²+3n+4n+12 = n²+7n+12=0
uma resposta pode servir e a outra nao. p q? em primeiro lugar nao existe fatorial de numero negativo. entao vc nao pode dizer q a solucao é um n q torna a expressao 'n menos alguma coisa' negativa. em segundo lugar como nakele caso ali
resolvendo a equacao n+4)!/(n+2)! = 0
) (n+4)!/(n+2)! = (n+4).(n+3).(n+2)/(n+2) = (n+4).(n+3) = n²+3n+4n+12 = n²+7n+12=0
as raizes da equacao sao n = -3 e n = -4. agora observa. ele quer saber q 'n' eu preciso encaixar ali pra q akela divisao de fatoriais de ZERO. Ora, uma divisao de dois numeros soh vai dar zero, se o numerador for zero. NAO EXISTE UM NUMEOR N! TAL QUE N! = 0, LEMBRANDO 0! = 1
Portanto nao existe solucao pra essa equacao, e qqer outra q envolva uma divisao de expresoes fatoriais igualadas a zero. se vc quiser por exemplo encontrar (n+4)!/(n+2)! = a um numero x qqer, daí pode existir solucao, soh vc vai ter q cuidar q a solucao seja um n maior ou igual -2, pra q nao caia numa expressao fatorial de um numeor negativo,q nao existe.
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
ah esqueçam essas merdas, vão lamber uns rabinhos femininos
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
ZakkWyldeEMG
ah esqueçam essas merdas, vão lamber uns rabinhos femininos
isso aí! mas eu prefiro uma xerequinha
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
M.Knopfler
mano, tá com a língua lá, percorre o trajeto inteiro né :D
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
ZakkWyldeEMG
é verdade, mas o rabinho tem que tá limpo.
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
M.Knopfler
com certeza, mas vai dizer, é só a kanda ter aquela bundinha, os dois naquele tesão, é capaz de rolar até ralléngua no barro da moça mesmo :P
|
killerman666 Veterano |
# mai/06
· votar
Se tenho 15 Burros e tiro 7 carneiros, sobram 8 coelhos
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
killerman666
Se tenho 15 Burros e tiro 7 carneiros, sobram 8 coelhos
sobram uns 20, eles se multiplicam muito rápido
|
Alessandra Veterano |
# mai/06
· votar
Eu sabia essa com maçãs...
|
killerman666 Veterano |
# mai/06
· votar
Alessandra
Nhoin
|
killerman666 Veterano |
# mai/06
· votar
M.Knopfler
hehehheehheh.. verdade
|
Alessandra Veterano |
# mai/06
· votar
killerman666
(bag)
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
(bag)
o que significa??
|
M.Knopfler Veterano |
# mai/06
· votar
bolsa
|
ZakkWyldeEMG Veterano |
# mai/06
· votar
tá, mas contextualize com o tema em questão
|
cao fofo Veterano |
# mai/06
· votar
6!/3! = 120
isso é fatorial, mas cortando o 3 com o 3 eu nunca tinha visto, mas o resultado deu certo, nao sei se foi coincidencia ou nao, depois vou fazer mais pra ver o q da
|
# mai/06
· votar
Mas puta que pariu...
Como pode numa escola pública a professora estar adiantada em relação à matéria da federal em q eu estudo?
hauahaau
Deve ter fumado uns beckers.
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06
· votar
The Blue Special Guitar
adiantada? primeiro se aprende a operar numeros fatoriais, depos se aprende analise combinatoria e binomio de newton....
ahh.. de nada.
|
# mai/06
· votar
analise combinatoria e binomio de newton....
Esses dois são minhas matérias atuais.
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06
· votar
The Blue Special Guitar
mas p q vc queria aplicar a formula do binomio de newton pra dividir dois numeros fatoriais?
|
# mai/06
· votar
Guto EADG
mas p q vc queria aplicar a formula do binomio de newton pra dividir dois numeros fatoriais?
Sei lá, cara...
Nunca me passaram essas divisões de fatorias que não estivessem no contexto do binômio de newton.
|
cao fofo Veterano |
# mai/06
· votar
matematica é assim, é so pra fuder mesmo, tudo tem q simplificar, integral e derivada e cheio de picuinha desse tipo, parece q o professor ta inventando materia na hora
|
Guto EADG Veterano |
# mai/06
· votar
cao fofo
aham.
|