Cada pessoa ou coisa é diferente

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

flea fan
O que você considera um ambiente adequado?

Sinceramente: não sei. E duvido muito que alguém saiba. =)

Como você mesmo mencionou, ambiente "tidos" como adequados (com boa saúde emocional e financeira, por exemplo), acabam gerando monstros. A mídia está cheia de exemplos.

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Flying CCCP

naum cara, tu naum respondeu objetivamente ainda, pelo menos eu ainda naum compreendi objetivamente

Marco Alan Rotta

Por que cada um tem o seu conceito, certo? Isto gera a distorção que você fala? Se não gera, o que gera?

errado, bem e mal são conceitos "definidos" e adotados por mts pessoas, msm q elas naum concordem com eles

ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
bem e mal são conceitos "definidos" e adotados por mts pessoas

Não compreendi. Poderia dar um exemplo?
Quer dizer que eu não tenho escolha de definir o que é bem ou mal?
Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

cara, bullying eh o ATO de "sacanear" alguém, e lendo relatos de pessoas q sofreram isso eu pude ver q naum saum pessoas mimadas... q sofreram e sofrem de verdade

flea fan
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

Como você mesmo mencionou, ambiente "tidos" como adequados (com boa saúde emocional e financeira, por exemplo), acabam gerando monstros. A mídia está cheia de exemplos.

Exato, por isso mesmo eu penso que existam, como em quase tudo, casos particulares nessa discussão sobre "ter tendência natural a ser bom/mal".

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

Não compreendi. Poderia dar um exemplo?

ok.

Você acha certo matar uma pessoa?

a sociedade diz q isso eh errado

E se essa pessoa q você vai matar estuprou a sua filha, por exemplo?

a lei diz q isso eh errado

o bom senso de alguns (minoria) diz q isso eh certo

a maioria continua dizendo q eh errado

ROTTA
Veterano
# mai/06 · Editado por: ROTTA
· votar

flea fan
Exato, por isso mesmo eu penso que existam, como em quase tudo, casos particulares nessa discussão sobre "ter tendência natural a ser bom/mal".

O que eu acho que existe é pouca compreensão sobre a formação do ser humano. Pode ser que muita coisa do que consideramos certo hoje, daqui a algum tempo se prove prejudicial.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
a sociedade diz q isso eh errado

Sim. Isto chamam-se leis.

E se essa pessoa q você vai matar estuprou a sua filha, por exemplo?
a lei diz q isso eh errado
o bom senso de alguns (minoria) diz q isso eh certo

Não é bom senso. É instinto, algo que nos faz agir como animais. É o mesmo princípio que nos faz tirar a mão de uma chapa quente. O pensamento racional (aquele onde as leis "existem") deixa de agir neste caso.

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

É instinto, algo que nos faz agir como animais.

e no caso de uma vingança planejada?
em q houve a necessidade de ser racional?

flea fan
Veterano
# mai/06
· votar

O pensamento racional (aquele onde as leis "existem") deixa de agir neste caso.

Aí o rumo muda: entra em questão achar uma maneira de avaliar quão boa é uma lei.

ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY

Eu chamo de maldade. Você chama do quê? =)
Abraços.

ROTTA
Veterano
· votar

flea fan
entra em questão achar uma maneira de avaliar quão boa é uma lei.

Pois é. Em muitos países a lei pune um estuprador desta maneira: matando. Teoricamente, as leis deveriam ser a expressão da vontade e dos valores e costumes de um povo, mas não vou usar o Brasil como exemplo.

Abraços.

flea fan
Veterano
# mai/06
· votar

Creio que são etapas diferentes. Primeiro o instinto leva à vingança, depois o pensamento racional leva à "melhor" maneira de executá-la.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

Eu chamo de maldade. Você chama do quê? =)

eu naum acho q seja maldade se vingar de alguem q estuprou a minha filha

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

viu, como conceitos de bom e mau podem se confundir?

Flying CCCP
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
naum cara, tu naum respondeu objetivamente ainda, pelo menos eu ainda naum compreendi objetivamente

Então eu que te pergunto agora: Você acha que o que você faz é errado???

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

flea fan

depois o pensamento racional leva à "melhor" maneira de executá-la.

e com o pensamento racional a pessoa vai pensar se eh realmente necessário agir de tal maneira, logo o instinto eh anulado

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Flying CCCP

Então eu que te pergunto agora: Você acha que o que você faz é errado???

Muitas das vezes

ROTTA
Veterano
· votar

TIO_TEDDY

Se foi premeditado e planejado, penso que sim, conforme eu disse. Se não, o que é então?

Você é sempre evasivo nos comentários, e não defende um ponto de vista. Qual é o ponto que você pretende defender?

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

E o que é então?

se eu não acho q seja maldade eh pq eu acho q seja o contrário de maldade.

acho justo

Flying CCCP
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
Muitas das vezes

Antes de fazer???

E depois que faz, se acha que é errado, continua fazendo???

ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
acho justo

Então é simples, conforme eu comentava com o flea fan logo acima. Você não concorda com as leis vigentes, e acha que a "punição" justa seria a morte. Matar o sujeito então, no seu conceito, seria bom.

Abraços.

flea fan
Veterano
# mai/06
· votar

Se foi premeditado e planejado, penso que sim, conforme eu disse.

Vou aproveitar para tentar me explicar de novo: o instinto leva a pessoa a vingar-se, sem que isso seja necessariamente um ato instantâneo. Tendo em mente a necessidade da vingança, a pessoa pode ou não formular uma maneira de executá-la

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Flying CCCP

Antes de fazer???

claro

ou você sempre age pensando em fazer o melhor para todos e nunca tenta se beneficiar?

E depois que faz, se acha que é errado, continua fazendo???

depois eu penso melhor e vejo se vale a pena continuar agindo de tal forma

ROTTA
Veterano
# mai/06
· votar

Bem amigos. Vou dormir.

TIO_TEDDY

Parabéns pelo tópico. Ainda que seu ponto de vista tenha ficado claro para mim só agora, é sempre bom provocarmos discussões que nos façam pensar.

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Matar o sujeito então, no seu conceito, seria bom.

seria bom se isso acontecesse com alguém muito próximo a mim, se não eu aceitaria as punições cabíveis

é por isso q eu to dizendo q o conceito de certo e errado eh algo extremamente relativo, depende muito da pessoa q vai julgar

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

ok, boa noite

Flying CCCP
Veterano
# mai/06
· votar

TIO_TEDDY
claro

ou você sempre age pensando em fazer o melhor para todos e nunca tenta se beneficiar?

Eu ajo de acordo com os meus critérios, sejam eles quais forem. Para mim é o certo. Você acha que bandido pensa que roubar é errado???

depois eu penso melhor e vejo se vale a pena continuar agindo de tal forma

Você faz antes, sabendo que é errado ( nas suas palavras "claro" ), e vai querer pensar se é certo depois??? Parece aquela história sobre a polícia: Bate e depois pergunta...

flea fan
Veterano
# mai/06
· votar

Marco Alan Rotta

Então é simples, conforme eu comentava com o flea fan logo acima. Você não concorda com as leis vigentes, e acha que a "punição" justa seria a morte. Matar o sujeito então, no seu conceito, seria bom.

Isso abre margem a outro questionamento: o julgamento de uma atitude configura uma situação de terceiro excluso, ou seja, só admite dois estados que são opostos entre si: ou é boa ou é má? Acho que o que o TIO_TEDDY chamou de atitude justa poderia também ser interpretada como atitude necessária, pelo que eu entendi do comentário dele. Faria então sentido existir essa denominação?

ROTTA
Veterano
· votar

TIO_TEDDY
é por isso q eu to dizendo q o conceito de certo e errado eh algo extremamente relativo, depende muito da pessoa q vai julgar

Para fechar: eu falei exatamente isto (que bom/mau são relativos), e você discordou de mim dizendo que eram definidos.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Cada pessoa ou coisa é diferente