Guerra contra a Bolivia!!!!!!

Autor Mensagem
teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


O problema é a irresponsabilidade nos trataram como cachorros vira-latas não vejo problema algum em renegociar o preço do gás, so que todo país civilizado tem que ter sempre "cartas na manga" pra lidar em situações como essa, afinal a oferta nesse mercado é grande principalmente em paises do Oriente Medio que oferecem gás em estado liquido em abundacia pra qualquer mercado interessado, so que medidas populistas como esta são anti-democraticas, e so enfraquecem os laços que estavam por se firmar, se a economia da Bolivia estava mal agora vai afundar de vez, qual empresa vai investir num país sem garantia de retorno!!!!

Ao inves de nos unirmos em uma causa comum estamos nos dividindo cada vez mais!!!!

Quem ganha de verdade com isso?

Lokko_
Veterano
# mai/06 · Editado por: Lokko_
· votar


ueaheauheaueh dominação brasileira em cima desses indios cocaineiros safados já
e depois a gente vai pra cima daqueles argentinos e venezuelanos tbm

gu
Veterano
# mai/06
· votar


faz assim, manda a petrobras n refinar mais petroleo pra eles, todas refinarias sao da petrobras la, vai faltar tudo q eh dervado pra eles ;o

Índio_DT
Veterano
# mai/06
· votar


eh isso mesmo!
guerra aos indios!

McBonalds
Veterano
# mai/06
· votar


Quem quiser que o Brasil invada a Bolívia depois não vai poder falar mal do que o Bush fez no Iraque...

Eu acho que a culpa também é do Brasil, que ficou muito dependente do gás natural (e muito rápido).
O problema é que para o Brasil importar gás natural de outro país teria de gastar alguns bilhões na construção de uma nova tubulação(sem contar mais 6 anos q levaria pra construir).

stratopeido
Veterano
# mai/06
· votar


gás natural tem no nosso pais e é jogado fora aos montes no brasil diariamente

Quem quiser que o Brasil invada a Bolívia depois não vai poder falar mal do que o Bush fez no Iraque...

aonde q eu me alisto? uncle lula wants YOU!

Claudio Natureza
Veterano
# mai/06
· votar


o negócio é peidar, e ai o gás brasileiro tá garantido.

Rato
Veterano
# mai/06
· votar


eu tô na reserva \o

gu
Veterano
# mai/06
· votar


ouviram falar dos tremores registrados no parana, pessoas disseram q viram algo como uma bola de fogo caindo, na verdade era o lulla testando uma bomba pra usar contra a bolivia ;p

Claudio Natureza
Veterano
# mai/06
· votar


acabei de contribuir para o abastecimento de gás.

Lokko_
Veterano
# mai/06
· votar


uncle lula wants YOU!
aueheauheueahueaheau
que tecnica mais tio sam de alistar soldados

TIO_TEDDY
Veterano
# mai/06
· votar


o cara fez a mesma coisa que Getúlio Vargas fez para o desenvolvimento do país

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Claudio Natureza
hehehehehehehehe

Eu aderi também. Vamos convidar o stratopeido (acho que ele topa).

TASIVA
Veterano
# mai/06
· votar


Vamos convidar o stratopeido (acho que ele topa).
imagina se juntar ele no amplificador...

GOATRIDER
Veterano
# mai/06
· votar


osso

Carlos Henrique 2
Veterano
# mai/06
· votar


Claudio Natureza
acabei de contribuir para o abastecimento de gás.

é preciso canaliza-lo

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


As razões de Morales
Há um evidente exagero em julgar a política externa brasileira pelo episódio Evo Morales. A política externa brasileira não elegeu Morales e, provavelmente, facilitará nos próximos contatos com ele. Só daqui a 40 dias -quando terminarem as eleições para a nova Constituinte, razão maior para os últimos atos de Morales- se saberá com clareza o que ele quer e se a política externa brasileira em relação à Bolívia renderá frutos positivos ou não.
Antes de pretender lançar os "marines" brasileiros para sufocar a ação de Morales, seria conveniente entender direito o que ocorre na Bolívia. O país tem enormes riquezas minerais e uma pobreza africana. As riquezas naturais sempre foram vistas como o caminho para sua redenção social e econômica, e sua nacionalização foi claramente explicitada no programa de campanha de Morales.
Morales venceu as eleições com 54% dos votos e com o discurso claro de fundar um novo Estado -e, diferentemente do Brasil, no caso da Bolívia, o termo "refundar" tem lógica. Assim como em muitos países latino-americanos, não adianta ganhar eleição presidencial sem ter maioria no Parlamento. O nó de Morales consistia em, após ganhar a Presidência, conquistar a governabilidade.
E, aí, tem que se haver com os três pilares que dão sustentação ao seu governo. O primeiro é o chamado "circulo palaciano", formado por um grupo de intelectuais responsáveis pela administração do governo. São três nomes fortes: Juan Ramón Quintana, ministro da Presidência, Alfredo Rada, vice-ministro de Coordenação com Movimentos Sociais, e Héctor Arce, vice-ministro de Coordenação Governamental.
O segundo pilar são as populações indígenas, de onde vêm a força e as lealdades maiores a Morales. No ministério, esse setor é representado por David Choquehuanca. O terceiro pilar são as centrais sindicais, cujo homem de confiança de Morales é o líder camponês Román Loayza.
Morales enfrenta desafios em sua base de apoio. Há um grupo que propõe a insurreição para conquistar o poder; e outro adepto do constitucionalismo. As atitudes recentes de Morales têm muito mais a ver com a Constituinte do que com a revolução.
No plano da estratégia continental, o desenvolvimento econômico e social do continente e a estabilização política dependem mais do que nunca da integração econômica e física. E esse processo passa pelo desenvolvimento equilibrado entre todos os países. Não se trata de questão ideológica. É uma inevitabilidade, independentemente dos governos de plantão. É essa integração que criará zonas de desenvolvimento e permitirá montar metas continentais, da mesma maneira que na União Européia.
O decreto de expropriação prevê uma auditoria para garantir que o ganho das empresas permita um retorno do capital. A França já se dispôs a negociar com Morales. Por isso mesmo, seria bom esperar os próximos lances do jogo, antes de se propor a analisar o resultado da uma partida que mal começou.
Pode ser que se confirmem um Morales troglodita e uma diplomacia brasileira ingênua. Pode ser que não.

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


minha opinião:

Bolívia é um país com uma população muito pobre, com grandes riquesas naturais...dessas riquezas, somente 18% ficam no país, é uma relação de sucção, onde só um lado sai ganhando(nós, no caso), só que isso jamais se sustentaria para sempre...por mais que se critique o Evo Morales, ele está defendendo a sua população(a maioria, pelo menos) e não um capaxo que defende a minoria que fica com os 18%.

se pararmos para pensar, o governo boliviano depende de nós para explorar o gás, e nós dependemos do gás dele, logo é provável que se chegue a um novo acordo, onde os 2 lados consigam sair ganhando...

Rafael Ferraço
Veterano
# mai/06
· votar


o negócio é peidar, e ai o gás brasileiro tá garantido.
hehehee

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


up

giuuuulia
Veterano
# mai/06
· votar


aFFF
hehehehe oia nois de novo...

bem, eu acho que Evo Morales nao ta defendendo a populaçao e sim levando-a à ruina com uma atitude demagoga dessas...
foi uma baita hostilidade desnecessária, agora a Petrobras cancelou os futuros investimentos na Bolívia e quem sai perdendo é a populaçao boliviana.... a imagem do pais pras empresas estrangeiras como fica?
a Petrobras é o maior investidor no setor de gás na Bolivia, em segundo lugar vem a Repsol (Espanha)...
a Bolivia nao tem condiçoes técnicas e muuuuuuito menos condiçoes financeiras pra explorar o gás de seu subsolo.... entao, pela logica mais logicamente logicizada do mundo pelamordedeus, Evo Morales tinha eh que aproveitar as riquezas naturais em solo boliviano e ATRAIR investimentos e nao afasta-los...
mas infelizmente demagogia eh o que nao falta na América Latina =P basta observarmos o pré-jurássico fóssil ambulante Fidel Castro, o simpatico e sempre educado Hugo Chavez etc....

e depois vem os latino-americanos dizer que a pobreza daqui eh 200% culpa dos paises do primeiro mundo exploradores selvagens, sangue-sugas safados e comedores das nossas criancinhas... ah claro.....
a Ford por exemplo eh a Satã dos volantes, emprega mais de 10.000 pessoas na America Latina, eh um porco diabo! a GM entao, nossa, eh a versao ocidental de Arimã, e cruzado com Hades ainda, que destrói lares e familias empregando nao-sei-quantos-mil soh aqui no Brasil e pagando altos impostos ao governo....

investimento estrangeiro eh mesmo uma droga! vamo expulsar os chantagistas investidores, nacionalizar e estatizar tudo, e um vivaaa ao mercantilismo na america latina, enquanto os EUA se preparam pra habitar Marte heheheheh...

Lokko_
Veterano
# mai/06
· votar


xenofobia agora vai ao pico contra o bando de indio desses paises ae do lado..

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


giuuuulia

bem, eu acho que Evo Morales nao ta defendendo a populaçao e sim levando-a à ruina com uma atitude demagoga dessas...
foi uma baita hostilidade desnecessária, agora a Petrobras cancelou os futuros investimentos na Bolívia e quem sai perdendo é a populaçao boliviana.... a imagem do pais pras empresas estrangeiras como fica?
a Petrobras é o maior investidor no setor de gás na Bolivia, em segundo lugar vem a Repsol (Espanha)...
a Bolivia nao tem condiçoes técnicas e muuuuuuito menos condiçoes financeiras pra explorar o gás de seu subsolo.... entao, pela logica mais logicamente logicizada do mundo pelamordedeus, Evo Morales tinha eh que aproveitar as riquezas naturais em solo boliviano e ATRAIR investimentos e nao afasta-los...
mas infelizmente demagogia eh o que nao falta na América Latina =P basta observarmos o pré-jurássico fóssil ambulante Fidel Castro, o simpatico e sempre educado Hugo Chavez etc....

e depois vem os latino-americanos dizer que a pobreza daqui eh 200% culpa dos paises do primeiro mundo exploradores selvagens, sangue-sugas safados e comedores das nossas criancinhas... ah claro.....
a Ford por exemplo eh a Satã dos volantes, emprega mais de 10.000 pessoas na America Latina, eh um porco diabo! a GM entao, nossa, eh a versao ocidental de Arimã, e cruzado com Hades ainda, que destrói lares e familias empregando nao-sei-quantos-mil soh aqui no Brasil e pagando altos impostos ao governo....

investimento estrangeiro eh mesmo uma droga! vamo expulsar os chantagistas investidores, nacionalizar e estatizar tudo, e um vivaaa ao mercantilismo na america latina, enquanto os EUA se preparam pra habitar Marte heheheheh...


a petrobrás tem 180 dias para aceitar as novas normas, ou sair...nesse meio tempo, reuniões serão feitas para discutir o assunto e chegar a um consenso...como eu disse antes, o Brasil precisa do gás, e a Bolívia precisa de alguém que o explore e alguém para quem vender, ou seja, é provável que cheguem a um consenso...concordo que a medida foi violenta(creio que um dos motivos foi para chamar mais atenção, e com isso conseguir governabilidade, o texto que eu postei explica isso), mas algum dia ela teria que ser feita, essa relação de sucção ia acabar algum dia, de todo o dinheiro, apenas 18% ficar na Bolivia é inaceitável...essa relação comercial que temos agora, só traz lucros para o Brasil...partindo de um ponto de vista imediatista, isto é ótimo...mas a longo prazo, se continuar desse jeito, a Bolivia vai continuar sendo esse mesmo país, com uma economia fraca, uma população paupérrima, etc... agora, se estabelecermos relações que produzam o desenvolvimento dos 2 países, poderemos contar com um forte aliado econômico depois de alguns anos...se quisermos integrar os países sul-americanos, num bloco forte e consolidado, esse é o único caminho, e para que o Brasil consiga liderar, é necessário saber fazer concessões =)

teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


aFFF

So que agora os investimentos na baia de Santos vão aumentar, imagina daqui a dois anos nós dando um chute na bunda da Bolivia, ja que teremos nossa produção!!!

O que eles fizeram leva a Petrobras a querer distancia e fará de tudo para se livrar da dependencia da Bolivia o mais rapido possivel.

Será que a Bolivia ta preparada para andar com as proprias pernas e não depender do investimento da Petrobras?Logico que não!

Eles dependem muito mais de nos que nos deles, vivem aqui no Brasil mais Bolivianos que na propria Bolivia, agora eles vem com essa?

Evo Morales seu cuzão, get in the ring mothefucker, sucking my fucking dick soon of a bitch, you are a junkhead asshole!!!!!!!!!!!

snowwhite
Veterano
# mai/06
· votar


Chamem a FUNAI>

jOe_RaMoNe
Veterano
# mai/06
· votar


Evo quis ser Chavez, Chavez quis ser Fidel, Fidel seguiu Che,

alguêm compra um terno pro Evo.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


imagina daqui a dois anos nós dando um chute na bunda da Bolivia, ja que teremos nossa produção!!!

Como se política internacional fosse como numa partida de futebol. O Brasil precisa dos seus vizinhos, e precisa deles em boas condições, sem nenhum tipo de servilhismo econômico.

O Brasil não perdeu com a nacionalização do gás boliviano, e é de direito deles isso. Eu prefiro a Bolívia nos vendendo gás natural do que cocaína.

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


Como se política internacional fosse como numa partida de futebol. O Brasil precisa dos seus vizinhos, e precisa deles em boas condições, sem nenhum tipo de servilhismo econômico.

O Brasil não perdeu com a nacionalização do gás boliviano, e é de direito deles isso. Eu prefiro a Bolívia nos vendendo gás natural do que cocaína.


isso...sem falar que essa "vazio econômico", tem que ser ocupado de um jeito...seja com contrabando, tráfico ou imigração em massa(como no caso dos mexicanos nos EUA), a gente ia acabar sendo afetado por ser o país mais rico daqui...

giuuuulia
Veterano
# mai/06
· votar


Evo quis ser Chavez, Chavez quis ser Fidel, Fidel seguiu Che,
HEUHEH perfeito!! só trocaria os "quis" por "quer" =P Chavez ta esperando Fidel morrer pra ser o novo redentor latino americano

aFFF
pow pra integrar os paises sulamericanos, demagogia nao eh o caminho nao..... to vendo que tamos cada vez mais longe dessa integraçao

tem outra coisa que ninguem falou, que eh o apoio de Chavez ao Evo Morales... com esse apoio ele ofereceu ajuda técnica da PDVSA, ja que a Bolivia nao tem condições de cuidar sozinha das refinarias... será que Chavez vai dar essa ajuda de graça? heheh ele ta doidinho pra tirar proveito dessa situaçao e eu sinto pena do povo boliviano...

tudo bem que é direito deles (apesar de que eu nao acho que seja beneficio nenhum) nacionalizar, eles fazem o que querem com a economia deles, se quiserem espantar investidores, que espantem...
o problema eh como tudo foi feito, Evo mandou o EXERCITO ocupar as refinarias, isso eh uma questao diplomática séria, e Lula fala que ser carinhoso eh melhor do que ser duro...

certo que eles sao o país mais pobre da América do Sul, mas atitudes extremas demandam respostas extremas... a Petrobras ta respondendo à altura, mas Lula pra variar tenta esconder a grandeza do problema (como fez com o mensalão), e agora ele e a Petrobras, que eh estatal, nao se entendem ahhahah...


sinceramente eu nao vejo como essa atitude boliviana pode ser positiva... que empresa vai querer investir em um pais onde o presidente manda o Exército invadir da noite pro dia?
eles tao fazendo bestera...

Cingapura eh o melhor exemplo de como um país que há 20 anos era pobre, muito pobre, pode chegar a ser a potência regional que eh hoje abrindo portas pro investimento estrangeiro.... eles tiveram sorte de ter um presidente que nao eh demagogo e soube administrar o país como se fosse uma empresa particular... tai o resultado...

aFFF
Veterano
# mai/06
· votar


giuuuulia

pow pra integrar os paises sulamericanos, demagogia nao eh o caminho nao..... to vendo que tamos cada vez mais longe dessa integraçao

não é demagogia...é só não ter uma visão imediata ;)

tem outra coisa que ninguem falou, que eh o apoio de Chavez ao Evo Morales... com esse apoio ele ofereceu ajuda técnica da PDVSA, ja que a Bolivia nao tem condições de cuidar sozinha das refinarias... será que Chavez vai dar essa ajuda de graça? heheh ele ta doidinho pra tirar proveito dessa situaçao e eu sinto pena do povo boliviano...

não sinto não...aposto que com Chavez ficaria bem mais do que 18%, como atualmente tem ficado...mas eu ainda acredito que os 2 países vão conseguir algum acordo proveitoso para os 2...

tudo bem que é direito deles (apesar de que eu nao acho que seja beneficio nenhum) nacionalizar, eles fazem o que querem com a economia deles, se quiserem espantar investidores, que espantem...
o problema eh como tudo foi feito, Evo mandou o EXERCITO ocupar as refinarias, isso eh uma questao diplomática séria, e Lula fala que ser carinhoso eh melhor do que ser duro...


achei agressivo de mais também, mas creio que é para dar uma imagem populista(além de popular), já que ele precisa de governabilidade-> Assim como em muitos países latino-americanos, não adianta ganhar eleição presidencial sem ter maioria no Parlamento. O nó de Morales consistia em, após ganhar a Presidência, conquistar a governabilidade.
E, aí, tem que se haver com os três pilares que dão sustentação ao seu governo. O primeiro é o chamado "circulo palaciano", formado por um grupo de intelectuais responsáveis pela administração do governo. São três nomes fortes: Juan Ramón Quintana, ministro da Presidência, Alfredo Rada, vice-ministro de Coordenação com Movimentos Sociais, e Héctor Arce, vice-ministro de Coordenação Governamental.
O segundo pilar são as populações indígenas, de onde vêm a força e as lealdades maiores a Morales. No ministério, esse setor é representado por David Choquehuanca. O terceiro pilar são as centrais sindicais, cujo homem de confiança de Morales é o líder camponês Román Loayza.
Morales enfrenta desafios em sua base de apoio. Há um grupo que propõe a insurreição para conquistar o poder; e outro adepto do constitucionalismo. As atitudes recentes de Morales têm muito mais a ver com a Constituinte do que com a revolução.

certo que eles sao o país mais pobre da América do Sul, mas atitudes extremas demandam respostas extremas... a Petrobras ta respondendo à altura, mas Lula pra variar tenta esconder a grandeza do problema (como fez com o mensalão), e agora ele e a Petrobras, que eh estatal, nao se entendem ahhahah...


nesse ponto concordo com o Lula...não adianta ter um chilique e mandar o exército invadir, nem sai choramingando para organizações internacionais, a primeira coisa a se fazer, é buscar um acordo diplomático entre os 2 países...

sinceramente eu nao vejo como essa atitude boliviana pode ser positiva... que empresa vai querer investir em um pais onde o presidente manda o Exército invadir da noite pro dia?
eles tao fazendo bestera...


concordo que a atitude foi agressiva demais, mas a relação de sucção estava inaceitável, e mais cedo ou mais tarde iria acabar...quanto a investimento externo, os recursos minerais da Bolivia continuarão sendo um negócio muito lucrativo, além do que, se tudo se resolver bem, mostrará que o governo também é disposto a negociações...não vejo tanto dano assim, não...somente, se eles percistirem na idéia, requisitarem ajuda da Venezuela para as refinarias,etc e tal, mas não acredito muito nessa possibilidade não....

Cingapura eh o melhor exemplo de como um país que há 20 anos era pobre, muito pobre, pode chegar a ser a potência regional que eh hoje abrindo portas pro investimento estrangeiro.... eles tiveram sorte de ter um presidente que nao eh demagogo e soube administrar o país como se fosse uma empresa particular... tai o resultado...


vejo duas possibilidades para a Bolívia...se ela se acertar com o Brasil, melhorando o retorno para os bolivianos, mostrará seriedade e preocupação com o povo boliviano, e que é disposto a negociar com seriedade...se ela se acertar com a venezuela, bem, provavelmente é mais um esquerdista porra louca, mas acho difícil(a não ser que a diplomacia brasileira seja muito idiota, e o Morales muito intransigente)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guerra contra a Bolivia!!!!!!