Feijãozinho no algodão. Custo: R$ 10 milhões.

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# abr/06 · Editado por: ROTTA


Acredito que muita gente aqui conhece, já fez ou já viu o célebre experimento primária de cultivar um pequeno grão de feijão em um algodão umedecido, para ver a plantinha nascer e crescer. Não sei se ainda hoje, mas o experimento certamente fez parte do currículo de muitas escolas primárias (a minha inclusive).

Qual foi a minha surpresa ao acabar de ler uma matéria da Folha Online sobre o "nosso" astronauta, onde se lê:

Após embarcar na ISS, Pontes elogiou o local de trabalho e iniciou os dois primeiros experimentos, conforme previsto. Os experimentos de germinação de sementes de feijão, da Secretaria de Educação de São José dos Campos, e o de germinação de sementes em microgravidade foram levados da Soyuz para a ISS às 9h de Brasília, disse o ministério.

Posso estar equivocado no meu julgamento (espero estar!), mas será que o sujeito está colocando feijãozinho para germinar no espaço?! Não pode... não pode...

Outro dos experimentos, intitulado "cromatografia da clorofila", também da Secretaria de Educação de São José dos Campos, não deixa dúvidas. Trata-se de algo básico, que é feito nos primeiros semestres de qualquer faculdade de química (e ciências correlatas), e que não possui nada de revolucionário. Trata-se de um experimento dominado há mais de 100 anos, e que não consigo entender como foi dado como relevante nesta "missão".

Abraços.

seila
Veterano
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta
já fez ou já viu o célebre experimento primária de cultivar um pequeno grão de feijão em um algodão umedecido

se por no danoninho funciona tb =)

seila
Veterano
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta
Os experimentos de germinação de sementes de feijão,

pra q levar isso pro espaço, se tem simuladores aki naTerra?

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


seila
se por no danoninho funciona tb =)

Será que ele levou Danoninho também? Se esqueceu, os resultados certamente serão irrelevantes para a ciência nacional.

Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta

as pesquisas são soh um pretexto pra ida dele... na verdade o q importa eh q o Brasil mandou alguem pro espaço!

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/06
· votar


auuahauhauahu. "vcs ajudam nós a fazer uma casa no espaço e a gene leva vcs lá pra lantar feijão". auhuahauhauhau. isso é ridículo

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


TIO_TEDDY
na verdade o q importa eh q o Brasil mandou alguem pro espaço!

Sim... com tecnologia própria. Enfim, fez sozinho.
O Brasil "comprou a passagem", e abriu um concurso na aeronáutica para ver quem iria. O Marcos Pontes, pelos seus méritos (que são muitos, não nego), conseguiu.
Abraços.

TIO_TEDDY
Veterano
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta

Não foi com tecnologia própria pq o brasil naum tem dinheiro pra investir nisso, mas tem capacidade

seila
Veterano
# abr/06
· votar


O Fome Zero foi pro espaço tb...


muito bem lembrado pelo Programa Panico hoje

Manticore
Veterano
# abr/06
· votar


Eu cruzei os dedos pro foguete virar fogos de artificio, mas não adiantou :/

kaus
Veterano
# abr/06
· votar


Eu cruzei os dedos pro foguete virar fogos de artificio, mas não adiantou :/

ahahahhahaha

fernando tecladista
Veterano
# abr/06
· votar


eu tinha um golzinho 83 e dificilmente levava o carro pra lavar
uma vez encontrei um feijão nascendo no porta mala já que a borracha da porta do portamala esta solta e entrava agua quando chovia

no meu caso foi um experimento com feijão em super gravidade (do estado do carro)

e não ganhei um centavo com isso, este acontecimento seria um pequeno passo para mim, mas seria um grande passo para a humanidade

ROTTA
Veterano
# abr/06
· votar


fernando tecladista
no meu caso foi um experimento com feijão em super gravidade (do estado do carro)

Feijão com tétano (pela ferrugem do carro)?
Modificação genética revolucionária!
Abraços.

Locohawa
Veterano
# abr/06
· votar


Os caras fazem testes aleatórios lá. Mais ou menos como:

- Olha que legal, funciona desse jeito aqui, mas e se fosse no espaço?

¬¬'

fernando tecladista
Veterano
# abr/06
· votar


Feijão com tétano (pela ferrugem do carro)?

devo ter criado o primeiro feijão trangenico, com indices normais de nutrientes mas com um alto valor em ferro

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta

Muitas ferramentas simples que temos hoje são graças a tecnologia espacial, desde uma simples lata de spray.

fernando tecladista
Veterano
# abr/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Muitas ferramentas simples que temos hoje são graças a tecnologia espacial

isso lembra a historia da caneta esferografica (caneta bic)

os americanos gastaram muito: profissionais, pesquisa, dinheiro, tempo...... pra inventar uma caneta que desse pra escrever em todas as direções, uma caneta que não precisa da força da gravidade como é o caso da caneta tinteiro

os russos na primeira viajem deles levaram um simples "LAPIS"

Beto Carneiro
Veterano
# abr/06
· votar


O cabra estuda a vida inteira pra depois ir lá pro espaço plantar feijãozinho.

Astronarta brasileiro (cuspi)

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# abr/06
· votar


Vocês realmente acham que ele só levou isso mesmo de experimentos, tah mais que na cara que não...provavelmente tem muita coisa [[[confidencial]]] que foi levada para la tambem....

Un Perro
Veterano
# abr/06
· votar


ja foram macacos, cachorros... pro espaço
agora vai o brasileiro XD

Admin
Moderador
# abr/06
· votar


Marco Alan Rotta
Li numa reportagem que o objetivo com o experimento com feijão não é para valor técnico, mas sim, para levar experiência de jovens brasileiros ao espaço (a sugestão é de alunos do interior de SP, se nao me engano) para despertar o "espírito de pesquisa" dentro dos estudantes.

fry potato
Veterano
# abr/06
· votar


UHAHUAHUA, isso é uma piada mesmo, que coisa ridícula cara.

Mas já mandamos alguns engenheiros pro espaço com um foguete, pena que foi antes do lançamento devido a explosão do mesmo, por falha em um dos componentes isolantes... Motivo: Corte de custos do projeto, pelo nosso grande presidente Mula da Selva.

Bramires
Veterano
# abr/06
· votar


Se montarem uma comunidade na estação espacial, já sabemos quem vai ser o agricultor...

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/06 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Beto Carneiro
O cabra estuda a vida inteira pra depois ir lá pro espaço plantar feijãozinho.

Astronarta brasileiro (cuspi)


Mesmo que fosse pra coçar o saco e bater uma pünheta em gravidade zero, só o fato de estar lá e vivendo esta experiência, pra ele já vale todo o tempo de estudo que teve.

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/06
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
provavelmente tem muita coisa [[[confidencial]]] que foi levada para la tambem....

com certeza

cao fofo
Veterano
# abr/06
· votar


o marcos pontes poderia ser mais serio ne, ele parece um bobo alegre, tudo ele ta rindo, os outros astronautas sao mais serio, na revista isto é tem uma foto dele, de uma propaganda do senac eu acho, mostra ele com uma roupa de astronauta e voando igual o super homem, achei ridiculo

Philipius
Veterano
# abr/06
· votar


fernando tecladista
Me comovi com a sua história. hehehe

Iniciaremos uma campanha para te dar o Prêmio Nobel.

Marco Alan Rotta
Acredito que muita gente aqui conhece, já fez ou já viu o célebre experimento primária de cultivar um pequeno grão de feijão em um algodão umedecido, para ver a plantinha nascer e crescer. Não sei se ainda hoje, mas o experimento certamente fez parte do currículo de muitas escolas primárias (a minha inclusive).
Pense nos professores de escolas primárias.
Todos os anos eles fazem os alunos se dedicarem à atividade citada sem possuirem muitas novidades para contar.

Agora eles poderão citar que ese experimento até já foi feito por astronautas! Aposto que 14% das crianças que escutarem isso vão chegar em casa e pensar: "olha só, eu também posso ser astronauta".
Essa experiência servirá como fermento para nossa ciência!

(Da série: "vai ser otimista assim lá no espaço").

maggie
Veterana
# abr/06
· votar


A imprensa americana destacou que o brasileiro só está lá por um acordo com os russos.
Compararam ele com aquele milionário que pagou pra "ir pro espaço".

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/06
· votar


cao fofo
os outros astronautas sao mais serio

Tem um lá que parece a minha ex-professora de gramática (quando eu fazia o ensino médio) chamada Selma.... o maluco tem a cara toda estranha, toda esticada, sei lá

Claudio Natureza
Veterano
# abr/06
· votar


isso foi coisa do FHC, o car já tá a sete anos se preparando.

PSDB TORRA MESMO NOSSA GRANA.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Feijãozinho no algodão. Custo: R$ 10 milhões.