Magnata compra latifúndio para preservar a Amazônia

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# mar/06


Um executivo milionário sueco comprou um grande pedaço de terra na floresta Amazônica para prevenir o desmatamento da área. Johan Eliasch, 43 anos, vive na Grã-Bretanha, onde é presidente da empresa de equipamento esportivo Head. Ele também é vice-tesoureiro do Partido Conservador britânico.
Em entrevista à BBC, Eliasch não revelou quanto pagou pelo terreno de 1.618 quilômetros quadrados, localizado ao norte do rio Madeira. Mas, de acordo com o jornal britânico The Sunday Times, a área - maior do que a cidade de Londres - vale cerca de US$ 8 milhões (R$ 17 milhões).

"É um pedaço de terra com muitas árvores. Como eu gosto de árvores, fiz parar todo o desmatamento e quando me perguntam o que vou fazer com a terra a resposta é simples: nada", disse. "A Amazônia é o pulmão do mundo", disse à BBC. "Ela fornece 20% do oxigênio do mundo e 30% da água limpa".

Exemplo
Eliasch está tentando convencer outros milionários a seguir seu caminho. "Há uma relação direta entre o aumento dos furacões no golfo do México e a devastação da floresta Amazônica", disse.

"Conversei com um executivo de uma das maiores seguradoras do mundo e ele me contou que o setor perde US$ 150 bilhões por ano com os furacões", disse. "Então, se seguradoras comprassem pedaços da Amazônia, o retorno seria rápido pelo impacto que isso teria na incidência de furacões, como o Katrina".

Eliasch negou que esteja praticando o que vem sendo chamado de "colonialismo verde", quando executivos ricos de países desenvolvidos compram áreas de países pobres para garantir sua preservação.

"É o contrário de colonialismo. Você está comprando algo para garantir que uma coisa muito, muito valiosa não será destruída."

FONTE

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


Grande idéia!!!

Mas como as terras estarão improdutivas os imbecis vagabundos do MST irão aparecer e invadir ¬¬ (sei que isso não vai ocorrer, foi uma piada).

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


Aliás, um dos motivos que me deixariam contente em ter muita grana seria pra utilizar em causas especiais, como esta.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Achei muito sinistra essa matéria.

Em primeiro lugar não diz exatamente "onde" localiza-se as terras que ele comprou, em segundo, não diz quem vendeu.

Enfim, se for mesmo verdade, abre um precedente muito perigoso...

Se a intenção do barah realmente é preservar, ótimo. Mas já pensaram no que pode acontecer se ele por ventura resolve vender esta area no futuro?

Jason Voorhees
Veterano
# mar/06
· votar


Rafael Walkabout
(sei que isso não vai ocorrer, foi uma piada).

ah bom....c vc naum tivesse explicado que foi uma piada eu nem ia rir...!! :)

ahuahuhauhuah.!!!

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Rafael Walkabout

Quero crer que o cara realmente esta querendo ajudar.

A brecha é que nós nem temos moral de reclamar, visto que não fazemos quase nada para preservar este território, que é nosso.

Jason Voorhees
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
vc já assistio o episódio dos simpsons quando eles vem para o Brasil..??
caraca tem muita critica sobre a amazônia que nós destruimos....eh essa visão que os gringos tem de nós...e pior que naum deixaum de ter razão.!!

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Poisé cara.Pode ocorrer de pessoas se dizerem interessadas em preservar mas comrparem pra desmatar =/

A brecha é que nós nem temos moral de reclamar, visto que não fazemos quase nada para preservar este território, que é nosso.
Outra verdade :(

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


Jason Voorhees
(sei que isso não vai ocorrer, foi uma piada).

ah bom....c vc naum tivesse explicado que foi uma piada eu nem ia rir...!! :)

Claro, eu eplico exatamente por saber que existem cidadãos como você :)

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rafael Walkabout
· votar


Jason Voorhees
vc já assistio o episódio dos simpsons quando eles vem para o Brasil..??
caraca tem muita critica sobre a amazônia que nós destruimos....eh essa visão que os gringos tem de nós...e pior que naum deixaum de ter razão.!!

Eu já vi.Tenho ele aqui e postei no OT certa vez:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/102492/

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Jason Voorhees
vc já assistio o episódio dos simpsons quando eles vem para o Brasil..??
caraca tem muita critica sobre a amazônia que nós destruimos....eh essa visão que os gringos tem de nós...e pior que naum deixaum de ter razão.!!



Não assisti não, mas cá entre nós, os americanos não tem moral nenhuma para nos dar puxão de orelha, os caras cagam e mijam encima de vários acordos ambientais.

Jason Voorhees
Veterano
# mar/06
· votar


Rafael Walkabout
:)

FBassist
Veterano
# mar/06
· votar


então esse pedaço da floresta não petence mais a nos certo?

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


FBassist

Segundo a matéria acima, não.

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Notícia:

Nova fábrica da Head instalada na Amazônia.

Foi inaugurada hoje, no município de Pombalzinho, uma fábrica da marca inglesa de material esportivo Head.

Jason Voorhees
Veterano
# mar/06
· votar


como dizia o velho Rauzito:

- Nós não vamos pagar nada
É tudo free, tá na hora
Agora é free, vamo embora
Dar lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá pra alugar

Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico, tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar deles paga o nosso mingau

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Mas a Amazônia tem dono pra ser comprada? O_o'

*musiquinha da quinta dimensão ao fundo*

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Alessandra
Mas a Amazônia tem dono pra ser comprada?

pois foi a mesma pergunta que eu me fiz...

sem contar que não disseram exatamente onde estão localizadas as terras.

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Pois é cara.... Esse excesse de altruísmo aí é suspeito, quando a esmola é grande, o santo desconfia...

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Alessandra

Pois é... imagina se essa onda benevolente vira moda?

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Pois é... imagina se essa onda benevolente vira moda?
Daqui há pouco comprarão o traseiro do ëdio pra evitar o desmatamento à cera.

asda
Veterano
# mar/06
· votar


A-CRE-DI---TO !

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


desmatamento à cera.
Isso foi... ilustrativo.

aiauiahiuahuahuiahuah

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


achei legal este texto...



Ricos criam o colonialismo verde - 21/03/2006

Local: São Paulo - SP
Fonte: O Estado de S.Paulo
Link: http://www.estado.com.br/

Estrangeiros compram florestas para evitar derrubada
Quando o milionário Johan Eliasch decide ir para sua casa de campo no fim de semana, tem de viajar mais do que a maior parte das pessoas. Depois de sair do escritório, no bairro de Mayfair, em Londres, são 12 horas por ar e terra antes de ver o terreno de 161.874 hectares no coração da floresta amazônica. A propriedade tem o tamanho da área metropolitana de Londres.
Eliasch, de 43 anos, banqueiro, produtor de cinema e executivo-chefe da empresa de equipamentos esportivos Head, comprou a terra de uma madeireira para proteger as plantas e a vida selvagem. Membro dos altos escalões do Partido Conservador, ele faz parte de uma tendência crescente de "colonialismo verde". Os novos colonizadores compram vastas porções de terra nos países pobres e em desenvolvimento ou alugam os direitos de madeireiras para impedir que as árvores sejam cortadas. É uma revolução nos métodos que caracterizaram o movimento de conservação internacional nos últimos 50 anos.
A abordagem tradicional consistia em convencer os governos de países em desenvolvimento a criar parques e reservas. Agora, pessoas e organizações estão assumindo responsabilidade direta pela terra. Eliasch, cuja fortuna é estimada em US$ 623 milhões, teria pago US$ 14 milhões pelo seu parque selvagem no Brasil.
"A Amazônia é o pulmão do mundo", diz ele. "Fornece 20% do oxigênio e 30% da água."
Seguradoras
Eliasch está fazendo lobby com as empresas de seguros para que sigam seu exemplo. "Na teoria, pode-se talvez comprar a Amazônia por US$ 50 bilhões", calcula. "Um furacão como o Katrina custaria às seguradoras uma quantia semelhante em indenizações. Pode-se estabelecer uma correlação direta entre corte de árvores e aquecimento global que leva a desastres como o Katrina."
Ele está fazendo campanha para que conservacionistas recebam créditos pela preservação de árvores, semelhantes aos bônus pagos a madeireiras por plantar mudas. Vai usar o dinheiro para comprar mais floresta.
Eliasch também tem convidado cientistas - para pesquisar vida selvagem e plantas com extratos benéficos à medicina - ao seu próprio pedaço da Amazônia.

Maurice Chittenden - The Sunday Times, Londres

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


besteira ninguem tem posse da amazonia para vende-la assim a qualquer um...

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn

o segundo texto informa que o tal sueco comprou uma area que antes pertencia a uma madereira...

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


estamos fumados mesmo
areas na amazônia deviam pertencer ao governo

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Pergunta bem pertinente essa de quem vendeu a parada...

LOW Fl
Veterano
# mar/06
· votar


"A Amazônia é o pulmão do mundo"
Ainda tem gente que acretida nisso

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80

LEU O SEGUNDO TEXTO?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Magnata compra latifúndio para preservar a Amazônia