A dificuldade de preservar amizades duradouras e significativas ao longo do tempo

    Autor Mensagem
    de Gaulle
    Membro Novato
    # fev/22


    Todos nós possuímos calorosas memórias de momentos de amizade. Elas, contudo, se desvanecem. Para mim, elas deixaram de se renovar com o passar do tempo. Os instantes de fraternidade tornaram-se cada vez mais raros; os amigos, cada vez mais escassos.
    Hoje em dia, é difícil encontrar as pessoas de que gosto presencialmente – algo que foi agravado pela pandemia, mas que já era notável antes disso. Eu sinto que os outros não se importam mais tanto com a socialização presencial; tenho a impressão de que preferem as conversas informais e descompromissadas em grupos de WhatsApp, que podem ser interrompidas a qualquer momento e que não demandam maiores formalidades.
    O surgimento da Internet exacerbou esse fenômeno da fragilização dos laços pessoais, mas as redes sociais parecem ter levado esse acentuado dramaticamente esse processo.
    A dificuldade de preservar amizades duradouras e significativas ao longo do tempo é um problema da nossa época?

    Wanton
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    de Gaulle
    O surgimento da Internet exacerbou esse fenômeno da fragilização dos laços pessoais

    Nada. O que fragiliza os laços de amizade é um troço chamado vida adulta.

    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    de Gaulle

    Editei seu título de tópico, pois você tentou escrever algo muito longo que foi cortado. Se quiser uma construção de frase diferente da que coloquei me avise.


    Sobre o assunto:

    Acho natural que ao ficarmos mais velhos seja mais difícil não apenas manter, mas principalmente fazer novas amizades duradouras. Eu tenho amigos de juventude (e até um pouco depois) com quem mantenho muito contato, mas não faço mais novos amigos como antes. As ocupações com família e trabalho dificultam demais manter esses laços com presença física constante. Mas estou satisfeito com os amigos que fiz e mantenho.

    Se por um lado as redes sociais permitiram reatar contato com pessoas mais afastadas fisicamente, também parecem ter dificultado a interação direta (é o fenômeno de um grupos de pessoas juntas mas que cada um olha seu próprio celular). Mas tem momentos que acho que reclamar disso só prova que eu mesmo estou ficando velho e descolado das práticas sociais atuais da juventude.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    ISSO QUE É MODERAÇÃO

    de Gaulle
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Editei seu título de tópico, pois você tentou escrever algo muito longo que foi cortado. Se quiser uma construção de frase diferente da que coloquei me avise.

    Ficou ótimo!

    Se por um lado as redes sociais permitiram reatar contato com pessoas mais afastadas fisicamente, também parecem ter dificultado a interação direta (é o fenômeno de um grupos de pessoas juntas mas que cada um olha seu próprio celular). Mas tem momentos que acho que reclamar disso só prova que eu mesmo estou ficando velho e descolado das práticas sociais atuais da juventude.

    Concordo! Acredito que essa seja uma outra nuance problemática: a distância mesmo na proximidade causada pelo uso compulsivo do celular. A Internet nos entretem de uma maneira mais fácil e direta, muitas vezes, do que uma conversa.

    Acho complicado, ao mesmo tempo, diferenciar se o cansaço mais rápido que sentimos em interações sociais é uma decorrência dos meios de entretenimento modernos ou da passagem do tempo e a chegada à fase adulta.

    Durante minha adolescência, os celulares começavam a se popularizar, mas foi apenas na faculdade que eles se tornaram onipresentes e passaram a servir como computadores de bolso. A percepção de que as amizades eram mais fortes na infância pode derivar do fato de eu confundir um período sem celulares simplesmente com a maior facilidade de formação de laços sociais durante a juventude.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    de Gaulle

    "A dificuldade de preservar amizades duradouras e significativas ao longo do tempo é um problema da nossa época?"

    Aquela amizade (não falo de colegas, falo de amigos) sólida, forte... é um tipo de amor, tão poderoso quanto um amor romântico, o amor por um filho, ou outra coisa especial.

    Então, não é algo que se faz fácil ou rotineiramente como se faz "colegas". E, via de regra, está ligado a uma fase da vida onde estas amizades se entrelaçam e solidificam.

    Faço colegas com facilidade, vou no boteco tomar um café e alguém já puxa um papo. Mas, amigos mesmo, são meia dúzia e uma amizade que perdura até hoje e há mais de 30 anos.

    Mas, como disse o Wanton, a vida adulta nos separa. Quando um esta solteiro o outro namorando, quando um esta casando o outro separando, quando um esta separando o outro tendo filho... outro arruma trampo em outra cidade, outro em outro País...

    Não há mais tempo e quando há não encaixa o de todo mundo. Mas, a amizade é algo incrível, não acaba com o tempo, não se desfaz. Fico 1 ano, até 2 sem ver um amigo dessa "meia dúzia", mas quando nos vemos parece que foi ontem. E tenho certeza que se eu ligar prá qualquer um deles e falar: "cara, eu realmente preciso de você"... o cara sai de onde tiver para me atender.

    Gostaria de vê-los mais, eu os amo, mas só por ter amigos assim, me considero um cara de sorte.

    Quando iniciamos nossa amizade fomos a alguns enterros de avós de alguém de nós. Hoje, já fomos ao enterro de um de nós.

    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    ProgVacas
    ISSO QUE É MODERAÇÃO

    SIMPLESMENTE A MELHOR.

    Wanton
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    de Gaulle
    Acho complicado, ao mesmo tempo, diferenciar se o cansaço mais rápido que sentimos em interações sociais é uma decorrência dos meios de entretenimento modernos ou da passagem do tempo e a chegada à fase adulta.

    Acho bem simples. Tantas gerações já passaram por isso. Talvez, essa coisa das tecnologias tenha coincidido com o amadurecimento da sua geração, mas o problema é anterior e posterior a ela. Qual a sua idade?

    JJJ
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Wanton
    Qual a sua idade?

    De Gaulle nasceu em 1890. Tá com 132 aninhos.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22
    · votar


    JJJ

    "Tá com 132 aninhos."

    Corpinho de 100?

    JJJ
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Lelo Mig

    Não sei. Tem tempo que não o vejo...

    Wanton
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    JJJ
    De Gaulle nasceu em 1890. Tá com 132 aninhos.

    Então, a revolução tecnológica que o marcou na transição para a vida adulta foi a invenção do avião!

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    de Gaulle
    A percepção de que as amizades eram mais fortes na infância pode derivar do fato de eu confundir um período sem celulares simplesmente com a maior facilidade de formação de laços sociais durante a juventude.

    Verdade, essa ideia que internet fodeu as amizades é uma teoria bem Milenial.

    Na minha família mesmo, as únicas relações que realmente perduraram são as que tem laço familiar. Meu pai até tem uns amigos de longa data mas são parente de parente, não perde o contato nem se quiser.

    Cidade pequena também consegue fazer amizade durar, talvez por falta de opção. Mas o que mais rola é vizinho mudar e nunca mais se ver, apesar de ter amizade a 30, 40 anos. Eu vi isso rolando com familiares também. "Ah eu via o fulano todo dia mas depois q mudou fiquei 10 anos sem ver".

    Idem com colega de trabalho. Antigamente era normal trabalhar 20 anos na mesma empresa. Hoje é raridade.

    foca2
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Wanton
    Então, a revolução tecnológica que o marcou na transição para a vida adulta foi a invenção do avião!


    Marcou tanto que o cara montou um aeroporto e deu o próprio nome.

    Wanton
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    foca2
    Marcou tanto que o cara montou um aeroporto e deu o próprio nome.

    É caso de se perguntar se o isolamento involuntário não deveu-se à vaidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A dificuldade de preservar amizades duradouras e significativas ao longo do tempo