Navio do Greenpeace percorre a costa brasileira em campanha pela Amazônia

Autor Mensagem
Carla Andréa
Veterano
# mar/06


Expedição promove propostas de proteção à floresta, como a implementação de uma rede de áreas protegidas e de uso sustentável e o consumo responsável de produtos florestais

O navio MV Arctic Sunrise, do Greenpeace, começa a percorrer a costa brasileira nesta semana como parte da campanha global pela proteção das florestas. O objetivo da expedição é levar a realidade de regiões remotas da Amazônia para grandes centros urbanos do nosso litoral. Durante 30 dias, o navio visitará cinco cidades – Porto Alegre (RS), Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), mostrando as belezas e as ameaças que colocam em risco a maior floresta tropical do planeta.

Nos últimos anos, o desmatamento na Amazônia tem sido impulsionado pela expansão descontrolada da fronteira agropecuária capitaneada pela soja, além da exploração ilegal e predatória de madeira. Apesar de suas boas iniciativas na área florestal, o governo Lula acumula o maior índice de desmatamento da história do País: desde o dia de sua posse, a Amazônia perdeu mais de 70 mil quilômetros quadrados de florestas.

O Greenpeace acredita que a solução para a Amazônia passa pelo estabelecimento de uma “barreira verde” formada por áreas protegidas e de uso sustentável nas regiões de floresta que sofrem maior pressão da exploração madeireira e expansão agropecuária. A criação e implementação de unidades de conservação protege a biodiversidade e o direito das comunidades tradicionais, impede a grilagem de terras e serve como contenção ao corte raso das árvores. Durante a expedição, ativistas e voluntários vão coletar assinaturas pedindo o estabelecimento de uma “barreira verde” na Amazônia contra o desmatamento.

A organização ambientalista também debaterá com a população das cidades visitadas pelo barco medidas concretas de ajuda à proteção da floresta. Nas cidades costeiras, o barco servirá de plataforma para o programa Cidade Amiga da Amazônia, que incentiva prefeituras brasileiras a adotarem leis locais que evitem o consumo de madeira amazônica de origem criminosa nas compras e licitações públicas.

As prefeituras consomem grandes volumes de madeira em obras públicas, como escolas e postos de saúde, e podem tornar-se exemplos de consumo responsável. Estima-se que entre 60% e 80% de toda madeira produzida na Amazônia seja ilegal. Atualmente, 28 municípios participam do Cidade Amiga da Amazônia. A adesão da prefeitura de Porto Alegre, primeira parada do navio, ao programa está confirmada para o dia 31 de março.

“Esta expedição mostra que nosso trabalho vai muito além da denúncia”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace. “Estamos apresentando propostas práticas de combate ao desmatamento. Acreditamos que apenas a ação urgente de todos os níveis de governo e da sociedade como um todo podem reverter a atual tendência de destruição do patrimônio amazônico”.

Nos finais de semana, o navio será aberto à visitação popular gratuita. Além de conhecer as instalações do barco, uma exposição fotográfica será montada retratando as belezas, as ameaças, os desafios e o trabalho do Greenpeace na Amazônia.

A expedição do navio Arctic Sunrise faz parte do esforço global do Greenpeace para proteger as últimas forestas do planeta. Além do trabalho na Amazônia, o navio Rainbow Warrior está percorrendo a região do sudeste asiático e do Pacífico e times de ativistas e voluntários do Greenpeace montaram uma base de operações no coração da Papua Nova Guiné para trabalhar com as populações tradicionais pela proteção das florestas da região contra a exploração madeireira.

Veja onde e quando o barco estará aberto à visitação:

PORTO ALEGRE
Data: 1º e 2 de abril
Horário: das 13h às 17h (no sábado) e das 10h às 17h (no domingo)
Local: Entrada principal do Porto, Av. Mauá – Galpão A1

SANTOS
Data: 8 e 9 de abril
Horário: das 13h às 17h (no sábado) e das 10h às 17h (no domingo)
Local: Terminal marítimo de passageiros do Porto de Santos

SALVADOR
Data: 15 e 16 de abril
Horário: das 10h às 17h
Local: a confirmar

RECIFE
Data: 22 e 23 de abril
Horário: das 10h às 17h
Local: a confirmar

FORTALEZA
Data: 29 e 30 de abril
Horário: das 10h às 17h
Local: a confirmar


O texto é grandinho, mas informativo para quem se interessar.
Abraços.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Pega uma carona nessa calda de cometa õ/~~~

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


ou seria cauda oï oï oï

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


Legal, ja tentei me filiar ao Greenpeace mas eles so aceitavam cartão.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Acho q eles deveriam entrar no rio amazonas ali perto de Marajó e navegar até o peru

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Já comi uma kanda em um barco...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Já comi um panda em um barco...

caralho
zoofilia rlz

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants

ahuahauha

man... panda é o apelido da minha namorada. que coisa não?

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Arctic Sunrise

Puta nome TRUE hein... diria q é quase nome de uma banda de Super Power MEtal

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Eder ST80
mega mass

Ed_Vedder
ahahah putz man, q brecha

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Pô galera...já tem o conselho prá zoar... Se ficar nessa serei obrigada a fechar o topicuzinho...
=/

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
ahahah putz man, q brecha

em virtude das olheiras manja?

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


teuabreu
ja tentei me filiar ao Greenpeace

Eu tô tentando.

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


muita gente contribui com o Green Peace... mas não estou vendo eles ganharem essa contra os que querem destruir a natureza

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


AlexKidMiracleWorld
muita gente contribui com o Green Peace... mas não estou vendo eles ganharem essa contra os que querem destruir a natureza

Muita gente ainda é pouco. É bem mais fácil milhares sem noção destruirem, doq muita gente preservar ou recuperar.
:)

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa
A salvação está nas armas, sem elas, não irá adiantar nada

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
A salvação está nas armas, sem elas, não irá adiantar nada

Pô man...não acho q seja por esse lado não viu...

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa
EU to achando viu, tudo uma questão de armas.

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
EU to achando viu, tudo uma questão de armas.

Se for assim, será mais fácil vender a amazônia então?

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa
Se o preço ofertante for bom, pode ser uma boa.

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80

Cara não acho.Acho q é abrir mão doq é seu, por natureza. Acho q dinheiro nenhum seria capaz de pagar o valor real da amazônia, é inestimável aquilo alí. E outra, tenho plena certeza q eles seriam INCAPAZES de cuidar bem daquilo lá.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa

Por natureza o mundo não possui fronteiras.
Vish, se vc enveredar pelo caminha da CAPACIDADE ai sim a coisa iria degringolar

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
Por natureza o mundo não possui fronteiras.
vai dizer isso lá no território deles. Vai querer botar a mão num pedacinho de terra deles, vai!

Vish, se vc enveredar pelo caminha da CAPACIDADE ai sim a coisa iria degringolar

Completamente. Oq aconteceria? Eles iriam tirar toda riqueza natural em benefício próprio, com certeza não haveria preservação. Iriam extrair td q pudessem, e sem essa de pulmão do mundo e de biodiversidade perfeita.

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


A natureza é foda, tudo que o homem lhe faz, ela da o troco.
Essa guerra um dia acaba e so quem tem a perder é o homem.

Pete Magrelo
Veterano
# mar/06
· votar


outra, tenho plena certeza q eles seriam INCAPAZES de cuidar bem daquilo lá.

mais capaz do q o Brasil tá cuidando não é dificil

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa
vai dizer isso lá no território deles. Vai querer botar a mão num pedacinho de terra deles, vai!

Ai vc muda o contexto, primeiro vc disse por NATUREZA, o q na minha concepção ultrapassa os limites do homem, seria uma coisa DADA, praticamente divina, algo a ver com a LEI NATURAL, e de difícil compreensão. Diferentemente de ESTADO NACIONAL e soberania, etc...

E coisas do tipo...

Pete Magrelo
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa
Completamente. Oq aconteceria? Eles iriam tirar toda riqueza natural em benefício próprio, com certeza não haveria preservação. Iriam extrair td q pudessem, e sem essa de pulmão do mundo e de biodiversidade perfeita.

O Brasil tá destruindo a Amazonia rapidissimo, fazendo tudo isso q vc tá dizendo

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


O Brasil tá destruindo a Amazonia rapidissimo, fazendo tudo isso q vc tá dizendo

Eu tb vejo por ai... mas é uma questão global.

Carla Andréa
Veterano
# mar/06
· votar


Eder ST80
Ai vc muda o contexto, primeiro vc disse por NATUREZA, o q na minha concepção ultrapassa os limites do homem, seria uma coisa DADA, praticamente divina, algo a ver com a LEI NATURAL, e de difícil compreensão. Diferentemente de ESTADO NACIONAL e soberania, etc...

E coisas do tipo...


Bom, primeiro eu me referi a essa lei natural mesmo.
Depois eu argumentei na visão deles (outros).

Pete Magrelo
O Brasil tá destruindo a Amazonia rapidissimo, fazendo tudo isso q vc tá dizendo

E vc acha q outro país, no caso os EUA, muito mais ambiciosos doq o Brasil, não fariam as coisas piorarem?

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Carla Andréa

Ao mudar de argumento quer dizer q "o mar te engoliu" ?

E vc acha q outro país, no caso os EUA, muito mais ambiciosos doq o Brasil, não fariam as coisas piorarem?

Balela !!!
A Ambição é a mesma, a diferença é que eles são mais capazes em traduzir isso em lucro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Navio do Greenpeace percorre a costa brasileira em campanha pela Amazônia