Alguém pode me ajudar em um trabalho sobre DOS?

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06


É um trabalho sobre características do sistema DOS (Processos, Memórias, Usuários, Organização de diretórios) se alguém tiver um link interessante(que não seja o Google) passa aew plz!

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

sei lá, já tentou a wikipedia?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Carlos Henrique 2
já, tem pouca coisa lá

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

mesmo a english version?

rogerzito
Veterano
# mar/06
· votar


sei lah cara naun fumo

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Carlos Henrique 2
sim

rogerzito
??

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


eu estudei tudo isso lá em 1989, mas não lembro mais nadinha

so lembro que todo livro de informatica que eu pegava tinha lá:

o primeiro computador foi o ENIAC...... tinha a altura de um predio de 3 andares... blá blá ...

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Black Fire

Conheço bastante comandos do DOS, mas lembro poucos.


cls, dir, del, copy, rd, md, cd, type, edit, ren, format, fdisk, etc....

Quando eu comecei a mecher com micro, era tudo via dos, sem trocadilhos.

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


fernando tecladista

Eu também estudei em 1989. Na época eram os computadores de 8 bits, e depois passamos pra 16 bits, era o top... fiquei um tempão sem mecher no micro, até que vieram os 386 e os 486 com o Windows 3.11, o Windows mais estável que eu conheci até hoje.

Estudei numa escola gratuita muito concorrida. Aprendi muito nesta escola.

marcio_zav
Veterano
# mar/06
· votar


era tudo via dos, sem trocadilhos.

hahahahah
putz, cara!

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


marcio_zav


hehehehehe infame este heim :p

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mar/06
· votar


manjo tudo de DOS, faz a pergunta ai que eu respondo

asda
Veterano
# mar/06 · Editado por: asda
· votar


Quando eu comecei a mecher com micro, era tudo via dos, sem trocadilhos. 2

Mas não lembro quase nada...

DIR... mostra as pastas... O.o

eeevee
Veterano
# mar/06
· votar


só me lembro do c: format...

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


você pode estudar cada comando, clicando no atalho pro "prompt do dos", digitando o comando com o sinal /?, e ele exibe algumas sintaxes.

Ex.:

C:\>format /?

O comando não formata, mas exibe os atributos do comando, por exemplo: format /q (formatação rápida) ou format /s (formata e copia o cammand.com pro disco formatado.

Outro macete bacana são os caracteres coringas, representado por um *. Com este caractere você filtra a pesquisa.

fernando tecladista
Veterano
# mar/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


LeandroPanucci

eu tinha aula em um famoso CP 500 de 8 bits depois em um 600
no segundo ano passou pro solution 16

e fazia altas programações em basic, cobol, dbaseIII, pascal...

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

vê estes sites se ajuda alguma coisa:

http://piano.dsi.uminho.pt/disciplinas/PAED/msdos/dos2w.htm

http://www.infowester.com/tutdos.php

http://www.ic.uff.br/~aconci/DOS.html

http://www.brasilescola.com/informatica/ms-dos.htm

http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=672

http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows

http://www.widesoft.com.br/users/virtual/parte5.htm


muitos dos sites que vi se resumem a lista dos comandos, pra falar a verdade o sistema operacional antigamente não era uma grande revolução como hoje quando se lança um novo windows

a maioria dos comandos se resume a manipulação de arquivos, copiar, mover, apagar, renomear, listar, arquivar... hoje tudo se faz com o mouse arrastando

o forte nos PC antigos era saber usar as linguagens de programação ou ter algum editor de texto

o que se chama de diretorio hoje se chama de pasta

o comando: md <nome do diretorio> cria um diretorio
o comando: rd <nome do diretorio> apaga o diretorio
o comando: cd < nome do diretorio> você entra no diretorio
o comando cd.. (com dois pontos finais) volta (sobe) um diretorio)
o comando cd\ volta no principal c:\

se você sabia que o arquivo estava em um determinado diretorio era só digitar assim:
cd\arquivos\jogos\corrida\race.exe

que o programa ia direto no arquivo
se não sabia digitava
cd arquivos <enter>
cd jogos <enter>.........

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


este também tem alguma coisa:

http://www.cotianet.com.br/bit/hist/DOS.htm

http://geocities.yahoo.com.br/conexaopcpc/artigos/curso_de_dos_6_22.ht m

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


fernando tecladista
valeu aew, vou ver o que eu aproveito nos links e pesquisar mais um pouco na biblioteca(igual antigamente). valeu mesmo.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

cara, eu já abandonei o dos faz muito tempo ehehheeh, então não lembro exatamente, mas o que posso dizer sobre ele é:

- O DOS foi um sistema operacional feito por uma empresa, que vendeu ao Tio Bill por mixaria, que por sua vez forneceu aos PCs da IBM assim fazendo fortuna, o PC e o DOS eram concorrentes dos computadores Lisa da Apple.
- DOS (Sistema Operacional de Disco) foi feito pra falicitar a vida do usuário (!) com comandos simples e estrutura facilitada (pra época é claro, já que os unixes eram monstruosos)
- O DOS não é um sistema multi usuário como o linux, vc poderia implantar esse recurso instalando um programa a parte
- A estrutura de diretório é simples, mas o arquivo mais importante é o command.com, ele é quem interpreta seus comandos e repassa ao computador em si para processar as informações, se vc deletar adeus DOS (a não ser que vc copie novamente).
- Não tenho certeza, mas creio que o gerenciamento de memória do DOS é como o do windows 98, sem proteção, assim ocorrendo vários estouros de pilha (buffer overflow) e crash afetando o sistema inteiro
- O tipo de partição utilizado inicialmente era o fat16 (época de 16 bits), depois passou a utilizar o fat32...
- A Microsoft criou a linguagem de programação BASIC para que as pessoas pudessem criar programas pra DOS, mas existem vários outros como C, Pascal e etc...
- Ele separa os diretórios em letras, A, B, C, D, como o windows.
- Alguns comandos são interpretados pelo command.com, porém outros mais específicos estão em executáveis separados que se não me engano ficam no diretório c:/command (to sem a barra certa no teclado hehe), realmente não me lembro...
- o DOS assim como o windows identifica seus arquivos com extensões, 3 letras após o nome do arquivo separado por um ponto, .exe, .sys, .com são alguns deles...

bom, se lembrar de mais alguma coisa eu digo ae, espero ter ajudado hehehe

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
valeu!!!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


opa, lembrei, mais um aí que é importante, o Windows 95/98 não eram sistemas operacionais, e sim interfáces gráficas!! Eles vendiam como sistema operacional apenas por Marketing, porém a base do sistema continuou sendo o DOS, se vc retirasse o command.com adeus tudo como sempre foi no DOS, por isso eles eram tão ruins, muitas inovações em cima de uma base tão primitiva, acontecendo frequentemente os estouros de pilha que invadiam regiões da memória sendo utilizados por outros programas, travando o sistema inteiro...
já o XP não tem mais DOS, a base dele veio dos NTs antigos, que são bem mais robustos por serem feitos para servidores e já tem gerenciamento de memória mais bem estruturado...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
vc sabe se o Windows 2000 e o ME são interfaces ou sistemas?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

cara, o ME não sei, creio eu que é sim pois trava pra caralho, já o 2000 não, o XP veio dele, possui a base dos NTs antigos também...

se precisar de alguma coisa é só falar hehe... espero poder ter ajudado

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
valeu, sempre soube que aquelas panes tinham um motivo, mas o tio Gates e sacana hein? hehehe

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

sacana é pouco kra! o windows também foi roubo, ele era amigo do Steve Jobs (dono da apple), ia lá sempre só pra ver como estava sendo feito o MacOs (primeiro computador com interface gráfica, mouse e etc) e copiou na cara dura! (Windows), na verdade foi uma cópia mal feita mesmo, já que o MacOs era um sistema operacional idependente, nunca necessitou de outro por trás...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
nunca usei Machintoche(é assim que escreve) vc sabe se é bom?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

NOSSA KRA, o Windows evoluiu bastante com o Xp, mas os Macintosh's são MUITO fodas kra, vc não tem idéia hehe, eu tenho um maczinho antigo, um imac daqueles verdes que é tudo junto (gabinete e monitor), cara, ele tem processador 233 e posso dizer que pega pentium III 700 tranquilo, fora que não trava de jeito nenhum, é muito confiável...
as pessoas só usam pc mesmo porque estão acostumadas, o bill gates foi mais rápido no marketing e no brasil os macs são muito caros, senão o povo já tinha mudado...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/06
· votar


Rodrigo Yoshida
eu vi um mach de 1,33 ghz por 4 mil reais, acho que isso ajuda a espantar os usuários de pc, mas erá que um mac assim supera um pc de 4 conto?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/06
· votar


Black Fire

cara creio que não, os macs são muito caros no brasil, nos eua e aqui no japão o preço é bem mais acessível, pc e mac custam a mesma coisa, aí sim é justo... porém se vc pegar um mac mini g4 de 1,2, hoje deve custar aí em torno de 2 mil reais com certeza vc pega pentium 4 brincando, mas o mais importante nos macs é a confiabilidade, não tem vírus, não trava, vc trabalha tranquilo, é realmente bem melhor...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém pode me ajudar em um trabalho sobre DOS?