O homem nasce bom? "ah ta... sei"

Autor Mensagem
AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
mas eu n entendo como aquela abobrinha la de "bom selvagem" dura ate hj
de onde você tirou isso?

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Bom Selvagem é Rousseau.
Estado de Natureza Hobbesiano é o que vocês acreditam.
Ambas são teorias de 1600 e "bolinha", a vida real é diferente.

O homem se transforma de acordo com o meio, não tem jeito.
Somos massas de modelar que se moldam com as influências de familiares, do local onde vivemos, da cultura na qual estamos inseridos e do conhecimento que a nós é oferecido ou que nós conseguimos.

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
mas acho que sobre uma mesma situação, dois seres humanos podem reagir de maneira diferente, não apenas da forma como foi modelado e sim de uma já predisposição

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


AlexKidMiracleWorld
mas acho que sobre uma mesma situação, dois seres humanos podem reagir de maneira diferente, não apenas da forma como foi modelado e sim de uma já predisposição
Predisposição nesse caso seria influência de limitações físicas no comportamento. Mas seriam processadas pela mente e enraizadas no ser antes de agirem.
Ainda não conseguiram me convencer de que, salvo distúrbios, o ser humano nasce condicionado.

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
que isso, gemeos univitelineos não são a iguais em personalidade, é muito mais do que só experiencias diferentes

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


AlexKidMiracleWorld
que isso, gemeos univitelineos não são a iguais em personalidade, é muito mais do que só experiencias diferentes
Se fosse a "genética", gêmeos univitelinos teriam o mesmo condicionamento, mas isso não acontecem porque as experiências deles são diferentes, mesmo que eles façam as mesmas coisas sempre.

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Tem de tomr carpano desde cedo e fica td blz

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
não é so a experiencia kra, as vezes um pode ter uma predisposição boa e outro má,
ou você acha que não?

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


AlexKidMiracleWorld
não é so a experiencia kra, as vezes um pode ter uma predisposição boa e outro má,
ou você acha que não?

Acho que não, somente aceito esse argumento em casos de distúrbios psicológicos, quando pessoas perdem certas capacidades por causa de limitações físicas (perda de certa parte do cérebro, por exemplo).

No mais, acho que tudo é construído socialmente e assimilado pela mente do indivíduo.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


Se o cara nasce e é educado como um cachorro ele vai agir como um cachorro...

se é educado como uma vaca vai agir como uma vaca...

se nao é educado diretamente vai apenas reagir aos impulsos q recebe... e dessa forma vai ser educado pelos impulsos...

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius

esse determinismo todo ai q vc ta falando é q foi um dos artificios ideologicos q os nazistas usaram para se afirmare. N acredito nessa historia de moldar nao, acho q a pessoa ja nasce com determinadas tendencias, e o "meio" so iria agir de maneira a estimular ou inibir tais tendencias. Alem do q esse determinismo é uma maneira vagabunda de isentar de suas responsabilidades quem faz cagadas, é o famoso "e tudo culpa da sociedade".

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Digao

Se o cara nasce e é educado como um cachorro ele vai agir como um cachorro...

So se ele realmente for um cachorro, isso se chama adestramento. O homem e dotado de discernimento, isso significa q se ele tiver pais bandidos, nao significa que ele va ser bandido

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
esse determinismo todo ai q vc ta falando é q foi um dos artificios ideologicos q os nazistas usaram para se afirmare. N acredito nessa historia de moldar nao, acho q a pessoa ja nasce com determinadas tendencias, e o "meio" so iria agir de maneira a estimular ou inibir tais tendencias. Alem do q esse determinismo é uma maneira vagabunda de isentar de suas responsabilidades quem faz cagadas, é o famoso "e tudo culpa da sociedade".
Prefiro o determinismo social do que o determinismo biológico. Estudo a sociedade.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
Philipius

1º - é impossivel saber qual o comportamento de um ser humano sem interferencia externa nenhuma... entao tudo q for falado a respeito disso é pura especulacao...

2º - A sociedade adestra mesmo... da mesma forma q um cachorro... só q o homem é um pouco mais rebelde...

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


e mesmo na hipotese de um ser humano q nao tenha nenhum tipo de educacao o conceito de bem e mal é furado...

matar é mal??? pq???

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


AlexKidMiracleWorld
mas acho que sobre uma mesma situação, dois seres humanos podem reagir de maneira diferente, não apenas da forma como foi modelado e sim de uma já predisposição

Mesmo que dois seres sejam criados aparentemente da mesma forma, não são. Cada ser tem seu exclusivo tempo-espaço, por isso todos os seres são diferentes e iguais.

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


stratopeido
esse determinismo todo ai q vc ta falando é q foi um dos artificios ideologicos q os nazistas usaram para se afirmare. N acredito nessa historia de moldar nao, acho q a pessoa ja nasce com determinadas tendencias, e o "meio" so iria agir de maneira a estimular ou inibir tais tendencias. Alem do q esse determinismo é uma maneira vagabunda de isentar de suas responsabilidades quem faz cagadas, é o famoso "e tudo culpa da sociedade".

As pessoas são moldadas sim cara, porém quando chegam a sua idade adulta, cabe a elas se auto-educarem mais, e se sabe q alguma hora elas vêem o " brilho da caixa dourada" porém viram os olhos e não a abrem, por esse motivo, adultos são responsáveis por seus atos. Não é desculpa não, embora possa ser atenuante para a misericórdia, o meio ambiente em que a pessoa viveu.

Ps: Esse "brilho da caixa dourada" q citei, significa q elas vêem um "flash" desse alerta da auto-educação, de que algo está errado no seu comportamento e "sem-vergonhamente" viram o rosto, por serem desleixadas.

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


Digao
e mesmo na hipotese de um ser humano q nao tenha nenhum tipo de educacao o conceito de bem e mal é furado...

matar é mal??? pq???


Mas como já falado, o meio em que a pessoa viveu pode ser atenuante apenas, pois a pessoa sabe quando faz algo errado, ela sente.

É algo indizível que ela aprende desde pequena, ainda q levemente. É como uma regra não-falada.

Resumindo, se reconhece que o meio tem tremenda força na formação da personalidade e ng é totalmente imune a influência do meio, porém se reconhece tb que o humano deve transcender o meio, pois ele tem essa capacidade e as ferramentas básicas para isso, daí é seguir o passo-a-passo.

E ainda se reconhece q o meio é culpado de sua própria miséria parcialmente, pois sonham se acham que todos irão optar por transcender. A sociedade no geral é burra e fede.

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


e mesmo na hipotese de um ser humano q nao tenha nenhum tipo de educacao o conceito de bem e mal é furado...

matar é mal??? pq???


bobagem, essa percepçao é universal e começa na infancia, ele pode nascer em orion 36, mas com o tempo a noçao do "meu limite começa quando interfere no do proximo", ate cachorros utilizam essas "regras universairs", porem ha pessoas q n desenvolvem essa consciencia por disturbios, q inclusivem podem ser previstos geneticamentes, sao os psicopatas assassinos em serie

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


ele pode nascer em orion 36
huauhauh Comédia huahua

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
porem ha pessoas q n desenvolvem essa consciencia por disturbios, q inclusivem podem ser previstos geneticamentes, sao os psicopatas assassinos em serie

Cara, mas mesmo q levemente, as pessoas podem saber da verdade, então sempre tem alguma culpa.

A não ser q sejam aqueles bem retardados, pois aí já não sei como tá a cabeça deles... já não é minha área hahua

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


ele pode nascer em orion 36

eu sempre uso esse termo, e tipo um "passargada", ou quero descrever alguem alienado totalmente fora da realidade

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido
Saquei, é comédia hahua

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


o cientificismo atual tem descartado o tema da moral de maneira hipocrita, e mesmo hj quando é evidente que a discussao da moral n pode ser ignorada, na propria ciencia (clonage, aborto, celulas tronco), ainda tem gente com papinho besta "anti moralismo"

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


stratopeido

A moral fede, tinha q ter Deus.

A moral fede pq sua base é fraca, o símbolo da moral é o homem. Com um símbolo desses fica difícil de dar crédito.

Não adoto o moralismo.

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


Fodius


tb n sou adepto desse teu teocentrismo (ao meu ver) extremista e cego, a moral nao deve ser delegada a deus, pois assim, cada um interpretaria ela da maneira q ele "pensa" q deus quis, a moral em deus ja foi motivo de guerras, assassinatos e terrorismo (em paises atrasados q ainda adotam esse sistema teocraticos), moral é o senso comum, e essa sim tem bases concretras, ao contrario da interpretacao "divina" q varia de pessoa pra pessoa

Fodius
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fodius
· votar


stratopeido

O q eu adoto é a vontade de Deus, essas guerras não vieram dela, e sim da tolice dos humanos q usaram o nome de Deus exclusivamente para seu próprio benefício.

Deus é a verdade. O que for verdade, será feito:

"Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo."

Seguindo isso aí com sinceridade, tá tudo certo.

A moral é nociva, dela vem muita destruição e preconceito, destroem por moralidade tb, então pq vc fala somente sobre o "teocentrismo"?

A última coisa que minha crença poderia ser, é cega e extremista. Minha crença evolui a cada dia, e procura ver debaixo do q está debaixo. Quer transcender! (isso existe tb, me inclua, to caminhando cada vez mais nessa direção)

Sobre as interpretações das pessoas, aqueles q não tem essa noção básica de consideração e respeito pelos outros, não tem Deus.

Mas quem não tem cão, caça{mal} com gato. ( aí entra a moralidade)

stratopeido
Veterano
# mar/06
· votar


O q eu adoto é a vontade de Deus, essas guerras não vieram dela, e sim da tolice dos humanos q usaram o nome de Deus exclusivamente para seu próprio benefício.

isso e um julgamento seu, para eles veio da vontade de deus. Entende agora a importancia do senso comum?

Deus é a verdade. O que for verdade, será feito:

E a verdade é subjetiva

A última coisa que minha crença poderia ser, é cega e extremista. Minha crença evolui a cada dia, e procura ver debaixo do q está debaixo. Quer transcender! (isso existe tb, me inclua, to caminhando cada vez mais nessa direção)


q as pessoas transcendam ou deem a bunda e problema delas, o problema é quando esse julgamento subjetivo do q julgam que deus quer começa a interferir na minha liberdade

Sobre as interpretações das pessoas, aqueles q não tem essa noção básica de consideração e respeito pelos outros, não tem Deus.


isso ai me parece um engodo do filosofismo xarope do "nao chega a lugar nenhum", do tipo "o buraco é vazio, e sua essencia esta em ser vazio, e n ser buraco". Cabe a quem julgar se as pessoas tem deus ou nao?

pagode nem morto
Veterano
# mar/06
· votar


Onde tem tópico polêmico lá estão Fodius e stratopeido, haeuhauehuaheu!

Fodius
Veterano
# mar/06
· votar


stratopeido

Pelos frutos conhecereis! Se tenho q adotar algo na Terra, é a maior verdade possível, "visível".

E filosofar é procurar entender o todo das coisas, saber nunca é demais. Vc não vê valor nisso, pq ainda está grandemente escravizado pelos conceitos fabricados.

Filosofia comanda , no sentido real, comanda.

Uma frase q gosto muito:

"Não há vida sem verdade, provavelmente a vida é a própria verdade."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O homem nasce bom? "ah ta... sei"