Moto-Perpétuo: "Blindagem Magnética"

Autor Mensagem
Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06


Sei que terei uma ou duas respostas no máximo, mas não custa nada tentar:

Alguém sabe o que inviabiliza o funcionamento deste moto perpétuo???

Antes de mais nada, moto perpétuo é um motor ou uma máquina hipotética de funcionamento contínuo, ou seja, teoricamente funcionaria pela eternidade sem a necessidade de qualquer fonte de energia alimentando o mesmo.

De acordo com os conhecimentos que se tem da Física, um moto perpétuo é dito como sendo impossível (ao longo do tempo muitos já tentaram, porém sem sucesso, construir algum usando diferentes princípios da Física), geralmente por violar uma das Leis da Termodinânica ou outras leis dá Física.

Pois bem, fiquei sabendo o que era moto perpétuo a pouco tempo (internet também é cultura), mas curiosamente este modelo da figura eu já tinha algo semelhante em mente há muitos anos atrás, tinha uns 10/11 anos, a diferença é que o meu tinha um formato cilíndrico, semelhante a um motor de carrinho de autorama, carrinho de controle remoto ou qualquer outro brinquedo (não sei quantos aqui já tiveram a curiosidade de abrir um). Aliás, esta "fantástica idéia" nasceu justamente quando eu abri um motorzinho desses que eu tinha. Eu havia assistido a uma experiência sobre "motores elétricos" num programa chamado "O Mundo de Beackman" (se lembram disso?), que era um modelo bem mais simples, e fiquei curioso pra saber como era o mecanismo do motor do carrinho. Vi então que nas paredes internas do cilindro havia dois ímãs em forma de "parênteses", e no centro uma bobina metálica com um eixo. A bobina metálica era envolvida com um finíssimo fio de cobre dando N voltas (um eletro-ímã), e ao ligar o fio de cobre na bateria, o eletro-ímã interagia com o íma (permanente) em volta e os movimentos de atração/repulsão gerava uma rotação da bobina em torno do próprio eixo. Então eu comecei a me questionar sobre o que poderia acontecer se ao invés de um eletro-íma a bobina fosse feita de um ímã também permanente. Será que teríamos um motor de movimento constante? Só que nunca pude fazer tal experiência por falta de ímas de formato e tamanho próprio para tal.

E esses dias eu, navegando encontrei nesta página, falando sobre este tipo de moto perpétuo (até então não sabia da existência desse termo) e fiquei curioso pra saber o porquê de não funcionar. Segundo o autor há uma explicação sem recorrer as leis da termodinâmica, e então ele deixa um link onde teria a solução, em inglês, porém a página do link não existe mais... Então pergunto, teria alguma alma bondosa que poderia me explicar o porquê?

O site é este

http://www.ceticismoaberto.com/perpetuum/motoperpetuo18.htm

Alessandra
Veterano
# fev/06
· votar


Já tinha lido isso, interessante...
Sempre achei que fosse possível, na minha mente, tem de existir uma forma, hhehehe

Rato
Veterano
# fev/06 · Editado por: Rato
· votar


como assim?

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Rato
como assim?

É um motor que teoricamente ficaria girando pra sempre

those_who_fight
Veterano
# fev/06
· votar


naum sei responder...

-_-


coloque um imã na cabeça de uma pomba e ela ficara desorientada

?

anonymous4
Veterano
# fev/06
· votar


lembro que uma vez na california vi uma espécie de trilho para bolinhas de bilhar... não sei se era mto moleque, mas elas pareciam não perder quase nenhuma energia então repetiam o movimento... algumas bolinhas eventualmente paravam, mas tinham energia o suficiente para umas duas ou três voltas sem nenhum auxílio motriz...

yuri_slash
Veterano
# fev/06
· votar


falta gasolina

Alessandra
Veterano
# fev/06
· votar


Acho que o maior inimigo de um moto perpétuo é o atrito com o ar, que vai diminuindo a energia dos mecanismos, talvez no vácuo isso se anule e seja plausível um motor por ímãs.
Mas até os ímãs perdem suas capacidades magnéticas depois de algumas centenas de anos, então...

anonymous4
Veterano
# fev/06
· votar


Alessandra
Acho que o maior inimigo de um moto perpétuo é o atrito com o ar, que vai diminuindo a energia

Gravidade tb é fode esquema nessas horas...

Alessandra
Veterano
# fev/06
· votar


anonymous4
Também...

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Alessandra

Além do atrito com o ar teríamos também o atrito com a superfície, que por mais polida que seja, não é totalmente isenta de qualquer atrito, além de possíveis choques físicos onde uma pequena parte da energia mecânica de um corpo é convertida em calor.

Dentro das leis físicas conhecidas, o máximo que se pode chegar é algo com eficiência tendendo a 1, mas nunca igual a 1 (chamado motor ideal), tampouco acima de 1, onde teríamos então uma energia final maior que a energia inicial, ou seja, teríamos gerado energia a partir do nada, contrariando totalmente a 1ª lei da termodinânica..
;)

anonymous4

Com certeza estavam sob uma superfície de muito pouco atrito...
;)

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Mas até os ímãs perdem suas capacidades magnéticas depois de algumas centenas de anos, então...


mas isso é desprezível nesse tipo de análise.......

o que acontece é que a simetria do campo magnético dentro do círculo de ímãs tem com resultado um valor mto próximo de zero, e no centro ele é zero..... então essa força quse nula não é suficiente pra empurrar o dipolo pra qualquer lado........

bem interessante essa teoria, vou dar uma olhada mais a fundo......

anonymous4
Veterano
# fev/06
· votar


Carlos Henrique 2
Com certeza estavam sob uma superfície de muito pouco atrito...

com certeza, mas mesmo assim ela saia de um ponto "A" a uns 2 metros de altura com energia potencial X e voltava ao ponto "A" com energia quase igual, era surpreendente... fiquei uma meia hora olhando aquilo...

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


o que eu não entendi é a interação das linhas de campo magnético com um todo nas partes blindadas do dipolo central

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Alessandra

Você sabe da onde vem a energia magnética de um ímã permanente???

A pourra do meu livro da faculdade tem todo um estudo sobre magnetismo, mas não responde uma dúvida comum como esta.

edit: natural não, permanente

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Carlos Henrique 2

faz engenharia? física?

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Você sabe da onde vem a energia magnética de um ímã permanente???

A pourra do meu livro da faculdade tem todo um estudo sobre magnetismo, mas não responde uma dúvida comum como esta.


daí tu tem que analisar o material, orientação dos domínios magnéticos, etc.....

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Zacarias

engenharia civil, mas simpatizo com algumas coisas da eng. mecânica e elétrica.

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Zacarias
daí tu tem que analisar o material, orientação dos domínios magnéticos, etc.....

eita, falou grego agora..rs.. não sei o que é domínio magnético

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Carlos Henrique 2

hehehe eu faço eng. elétrica

eita, falou grego agora..rs.. não sei o que é domínio magnético

é o alinhamento mútuo de spins atômicos de uma determinada região atômica do material que vc tá analisando........ tipo, os spins se alinham de uma maneira uniforme num determinado volume, e então esse volume pode ser considerado um domínio magnético, estando esse sujeito à interação de fluxos magnéticos externos, naturalmente

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Zacarias

spins alinhados de maneira uniforme seria algo como: girando no mesmo sentido?

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Carlos Henrique 2

acho que sim, não cheguei a estudar até tal ponto

o negócio é pegar um livro de química bom e ver se isso confere

(me deu vontade de estudar)

yuri_slash
Veterano
# fev/06
· votar


(me deu vontade de estudar)

O_O

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/06
· votar


Zacarias

Química? Em livros de Física não se encontra estas coisas?

anonymous4
Veterano
# fev/06
· votar


papo cabeça esse não?

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


Carlos Henrique 2

orientção de spins magnéticos tem a ver com nível atômico e característica do material, acho q vc acha mais certo em livros de química ou melhor, livros de engenharia de materiais....

anonymous4
papo cabeça esse não?

bom né, cara? só pra contrariar um pouco os tópicos dos ot

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


yuri_slash

engenharia é isso velho, vc tem que tomar gosto pelo estudo..... qdo vc consegue, às vezes vc sente falta de estudar, o que no final das contas é uma coisa mto boa

yuri_slash
Veterano
# fev/06 · Editado por: yuri_slash
· votar


Zacarias
pra mim tudo isso q vc estao falando eh grego.
entendo nada.. mais acho legal a forma q vc6 falam :)
eh bem interessante mesmo

yuri_slash
Veterano
# fev/06
· votar


anonymous4
eh mesmo ehehe.. mais eh interessante

Zacarias
Veterano
# fev/06
· votar


yuri_slash

man, pior que é barbada isso..... só dar uma lida num livro de física que contenha tópicos sobre magnetismo, e vc já pode entender o básico da conversa hehe ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Moto-Perpétuo: "Blindagem Magnética"