votação obrigatória?

Autor Mensagem
jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/06


Alguêm ainda é a favor (se é que algum dia alguêm ja foi) da votação no Brasil ser obrigatória?


Tudo o que é obrigatório não é feito com "tesão", acho que hoje em dia as pessoas votam por votar mesmo (ao menos a maioria), acho que devia ser ao contrário, as pessoas deveriam votar para o melhor do lugar onde vivem e seu país.

Este ano acho que vai ser o primeiro que vou poder votar (completo 16 em julho) não quer o pensar que em 2008 serei obrigado a fazer alguma coisa que talvez não queira.

Eu quero votar para, ao menos, tentar mudar meu país, não por que tenho que fazer isso.


Vai das pessoas ignorantes (maioria no nosso país) que se vendem por tão pouca coisa - para nós pouca coisa - de pensar um pouco mais, e ao menos TENTAR escolher o que acha que será melhor.

Esperamos que com toda MERDA acontecendo na praça dos 3 poderes e suas redondezas, o povo "reflita" um pouco antes de votar, que o voto seja cônsciente e deixemos de ser ignorantes políticos.

The Splinters
Veterano
# jan/06
· votar


Não. Sou contra. É tudo manipulado. \,,/

edu_alenkar
Veterano
# jan/06
· votar


jOe_RaMoNe

Tdo bem q todo mundo eh humano e tem direitos iguais mas fazer as pessoas pobres e ignorantes votarem eh sacangem. Desde quando alguem com a escoleridade dessas pessoas tem cabeça pra pensar sobre politica e votar.

Daew q vem manipulaçao, o cara quer conquistar voto, vai no meio do nada, dah um saco d farinha pra cada um e com isso jah consegue voto e aprovaçao.

Agora vai o barbudinho depois de tres anos inuteis d campanha reformar as estradas brasileiras pra conseguir voto.

Sinceramente nao dah pra fazer as coisas dessa forma.

Tudo nesse pais eh errado infelizmente......

Rato
Veterano
# jan/06
· votar


iiii esse assunto é foda de discutir!

quem viveu a ditadura e vê alguém que queira acabar com a obrigação do voto, fica maluco.

bassbart
Veterano
# jan/06
· votar


n sei

The_ytse_jam
Veterano
# jan/06
· votar


edu_alenkar
Tdo bem q todo mundo eh humano e tem direitos iguais mas fazer as pessoas pobres e ignorantes votarem eh sacangem. Desde quando alguem com a escoleridade dessas pessoas tem cabeça pra pensar sobre politica e votar.

Aham. E desde quando negros tem credibilidade pra votar? Desde quando mulheres tem credibilidade pra votar?

Isso é ridículo cara, se for pra proibir os pobres de votar voltaremos a ser como antes.

Carla Andréa
Veterano
# jan/06
· votar


Nossa esse assunto é foda hein...
Há lados positivos e negativos nas duas opções.
Mas acho q o não obrigatório aqui está muuuito longe de rolar.

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


Carla Andréa
Há lados positivos e negativos nas duas opções.
Mas acho q o não obrigatório aqui está muuuito longe de rolar.

Exatamente.

Há problemas sérios de legitimidade quando o voto não é obrigatório.

Nos EUA, às vezes somente 50 a 60% das pessoas votam, o que significa que um Presidente pode ser eleito com a aprovação de somente 30% a 40% dos votos.
Sim, o restante da população estaria aprovando o eleito por tabela, visto que não poderia "reclamar" sem ter votado.

A questão é que aí você cria uma grave crise de legitimidade, porque a representação vai por água abaixo e a participação não é fomentada.
Como você vai representar 100 milhões de pessoas se somente 20 milhões votam? É preciso forçar o voto para que o povo seja representado.

E se as pessoas votassem por livre e espontânea vontade? Aí sim nós poderíamos tirar o voto obrigatório, que atrapalha a vida de muita gente. Mas antes disso seria necessário fomentar uma determinda cultura política dentro do país, o que está sendo feito mas ainda não alcançou os resultados necessários para tal ato.

Carla Andréa
Veterano
# jan/06
· votar


Philipius
Sim, o restante da população estaria aprovando o eleito por tabela, visto que não poderia "reclamar" sem ter votado.

Eu penso exatamente nesta questão. Aqui no Brasil, muitos são analfabetos, por um milagre o voto não é obrigatório nesse caso, mas conheço muitas pessoas q não votam pq simplesmente não estão de acordo com nenhuma ideologia partidária. Acho q é falta de cidadania, e não conhecimento dos direitos do cidadão.
Brasileiro, precisa aprender a ser cidadão.

Rato
Veterano
# jan/06
· votar


é engraçado ...

tem maior galera q nem lembra em quem votou na eleição passada ...

se voto não for obrigatório, uma boa % nem iria sem importar

Midgard
Veterano
# jan/06
· votar


eu nom votei mas queria te votado :(

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


Rato
se voto não for obrigatório, uma boa % nem iria sem importar
É fato.
É difícil se importar com o voto quando não se tem o que comer no jantar.
Entretanto, pior ainda é deixar que outras pessoas decidam por você.

GuitarHouse
Veterano
# jan/06
· votar


No Brasil infelizmente tera de ser obrigatorio por um bom tempo..Ruim com ele, pior sem ele

Melodic Man
Veterano
# jan/06
· votar


se não for obrigatorio eu nem saio de casa, assim como mais da metade da pupulação faria

cadastro1
Veterano
# jan/06
· votar


tópico polemico

teuabreu
Veterano
# jan/06
· votar


mina grunge cobain

Te adoro!!!!!!


jOe_RaMoNe

Hoje a compra de votos é fato, em todo lugar acontece, não sendo obrigatorio pra mim a proporção de votos comprados e voto conciente vai permanecer a mesma, pois muita gente que mora em locais remotos que se deslocam as custas de politicos para conseguirem votar, ficariam em casa sem nenhum medo de ter as sanções que o não voto traz!Sou a favor da não obrigatoriedade!

Fodius
Veterano
# jan/06
· votar


Sou contra.

teuabreu
Veterano
# jan/06
· votar


Se é democracia temos o direito de exercer ou não o nosso direito ao voto! Se é obrigatorio fere a base ideologica democratica .

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/06
· votar


Insistiram e lutaram pelo direito do voto, agora votem.ok.

Sem mais.

Carla Andréa
Veterano
# jan/06
· votar


Insistiram e lutaram pelo direito do voto, agora votem.ok.

Muito bem lembrado.
Mas ainda não tenho opinião definida qto a isso, são muitos pontos a serem pensados e pesados. E acho q para não ser obrigatório, o povo teria q amadurecer politicamente, pois acho q o povo tem q ser participativo sim.

Christina Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


Pra quem faz 16 anos esse ano, só vota quem fizer aniversário até que dia?

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/06
· votar


Carla Andréa
Bem nessa, Carlinha :)

Carla Andréa
Veterano
# jan/06
· votar


Rafael Walkabout
Bem nessa, Carlinha :)

;)

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06 · Editado por: AgemiroValadão
· votar


O que aconteceria se ninguém votasse, quem iria administrar o país:

a - O Governo que já está no comando?

b - As forças armadas?

c - O congresso (heheuhheha) ?

d - O senado?

e - Um rei (descendente de D. Pedro) ?

f - Um estranho eleito por uma minoria que não se absteve do direito de escolher seu representante?

g - Ou ninguém no poder, uma terra sem lei, sem representantes?

Carla Andréa
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão

não sei, dei uma peneirada, particular, e acho q esss são as opções mais prováveis:

As forças armadas?
O congresso (heheuhheha) ?
Um estranho eleito por uma minoria que não se absteve do direito de escolher seu representante?

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão
O que aconteceria se ninguém votasse, quem iria administrar o país:
Está na Constituição.
Se ninguém votasse, acho que o Presidente da Câmara assume e tem alguns dias para convocar nova votação.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Não seria então mais uma questão de consciência política do que obrigação?

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão
Não seria então mais uma questão de consciência política do que obrigação?
Idealmente sim, praticamente não.

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


Philipius

Por que praticamente não?

Philipius
Veterano
# jan/06
· votar


AgemiroValadão
Por que praticamente não?
Pois muita gente deixaria de votar com o tempo.

Se hoje o voto deixasse de ser obrigatório, imagino que 90% das pessoas continuariam votando por mais 2 eleições.
Depois existiria uma grande chance desse número ir diminuindo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a votação obrigatória?