Google :: O responsável pelo fim da mídia?

Autor Mensagem
Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05


>> Filme sugere a extinção da mídia pelo Google

O que será que o Google está planejando para amanhã, semana que vem ou daqui dez anos? Ao passo que a companhia se posiciona gradativamente como um provedor de conteúdo totalmente online, questões sobre qual será a sua estratégia a médio e longo prazos começam a surgir, dando origem a algumas previsões absurdas, alarmistas ou mesmo dramáticas. Uma delas, entretanto, parece ser um tanto mais intrigante.

Em "EPIC 2015", um filme de oito minutos criado pelos jornalistas norte-americanos Matt Thompson, do Star Tribune de Minneapolis, e Robin Sloan, da emissora de TV por satélite Current, o Google de hoje é transformado em um império de informações tão influente que ameaça acabar com a mídia, fazendo-a perder o sentido da própria existência por não exercer mais justamente o papel de informar - tudo isso daqui apenas dez anos.

Imagine o cenário: No dia 4 de agosto de 2011, o jornal The New York Times perde uma ação contra o Google na Suprema Corte dos Estados Unidos, na qual tenta impedir que o mecanismo de busca utilize robôs para reescrever notícias e reportagens de acordo com os gostos do leitor, alegando infração das leis de direito autoral.

A decisão marca uma vitória histórica para o Google, que três anos antes havia se fundido com a Amazon.com. Combinando a tecnologia de buscas do Google e o mecanismo de recomendação social da Amazon, as duas companhias criam o Googlezon, um serviço bombástico que permite a personalização total e automática de conteúdos, notícias e propagandas para os seus usuários.

Em uma demonstração de protesto, o The New York Times deixa de publicar notícias online, virando uma espécie de newsletter impressa destinada aos mais velhos e à elite financeira e intelectual, de acordo com o filme.

GoogleGrid

Thompson e Sloan mostram, então, o Google expandindo os seus negócios para depois combinar os recursos do Blogger, do GMail e do Google News - mais o sistema de recomendação da Amazon - para criar o Google Grid, uma plataforma universal que serve para os usuários armazenarem e compartilharem informações.

A companhia refina o seu algoritmo de busca e começa a construir notícias dinamicamente, coletando sentenças e fatos de diversas fontes para depois recombiná-las de acordo com os interesses do usuário.

Em 2014, o Google cria o EPIC - Evolving Personalized Information Construct, um sistema próprio de categorização que filtra e divulga as notícias. Usuários de todo o mundo podem contribuir com novas notícias e dados, sendo recompensados com uma pequena fatia da receita de publicidade do Google, dependendo da popularidade da contribuição.

As informações são entregues ao internauta do futuro de acordo com os hábitos de consumo, dados demográficos, seus interesses e até os de seus amigos mais próximos.

Mistério

Em entrevista ao IDG, Thompson revela que a idéia do filme surgiu de uma troca de idéias sobre como algoritmos avançados de busca poderiam modificar a maneira como a informação é organizada, junto com a possibilidade cada vez maior de misturar todos esses fatos.

Ambos escolheram o Google como protagonista do filme por causa da "aura de mistério à sua volta", que outras poucas companhias possuem, disse ele.

Desde que o filme foi publicado na web, ao final do ano de 2004, diversos blogs e veículos impressos publicaram artigos e matérias sobre o assunto. O norte-americano Financial Times chegou a afirmar que até Rupert Murdoch - diretor da News Corporation, uma das maiores e mais influentes empresas de mídia - chegou a ver o vídeo.

"Mas o New York Times não escreveu nada sobre o assunto", disse Thompson. "E o Google ficou curiosamente mudo".

"Não acredito que eu tenha conversado com um único empregado do Google desde então", afirma ele. "Mas tenho certeza que eles chegaram a assistir".

Mesmo confessando que "EPIC 2014" seja uma coleção de adivinhações - a maioria delas não verdadeiras - ligadas de maneira sensacionalista, Thompson diz que essa era a intenção inicial do filme.

"É o que escolhemos, e o seu sucesso comercial garantiu muita discussão sobre mídia e democracia, ou ética jornalística", diz.

Tendências

Apesar de que os detalhes de EPIC serem muitas vezes exagerados e não passarem de especulação, é possível observar diversas tendências sobre a mídia se fundindo com empresas de tecnologia.

No mês passado, o Google anunciou melhorias no seu serviço de vídeo, que permite aos internautas enviarem seus próprios filmes e visualizá-los no navegador sem ajuda de um software adicional.

Já o Yahoo! divulgou o apoio à Open Content Alliance, uma iniciativa que pretende a criar um arquivo online gigante para coleções digitais de livros e filmes de domínio público. Projeto similar tem o Google, com o Google Print, que busca criar uma biblioteca virtual de livros digitalizados.

O eBay, por sua vez, recentemente comprou o software de Voz sobre IP (VoIP) Skype, deixando-a a um passo de criar serviços de convergência.

"EPIC 2015 é algo que podemos olhar novamente no futuro e saber que capturamos o que se passava nessa época", disse Thompson.

Se você está curioso, as duas versões de EPIC - a 2015 e a 2014 - podem ser acessadas por aqui (http://www.albinoblacksheep.com/flash/epic) e aqui (http://www.robinsloan.com/epic), respectivamente (é necessário ter Flash instalado).

Fonte: Jeremy Kirk, do IDG News Service, da Inglaterra

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


só li isso : Fonte: Jeremy Kirk, do IDG News Service, da Inglaterra

Digao
Veterano
# nov/05
· votar


puta merda... da parte q eu li só vi baboseira...

o google só reune informacao...

credibilidade é o q faz um jornal hj em dia...

vc nao lembra la por 97 qd diziam q a midia impressa ia acabar com a internet???

Coldplay
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
E ae seu bunda...
texto grande, se for lê minha vista vai embaçar, to morrrendo de sono aki

stratopeido
Veterano
# nov/05
· votar


credo, quanta besteira

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


John Frusciante
só li isso : Fonte: Jeremy Kirk, do IDG News Service, da Inglaterra

Normal man, nem eu consegui ler tudo sem pular algumas partes.. hehe

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Digao
stratopeido

Mans, concordo que é muito ridículo msm, ainda não acredito que um site de internet possa exercer tanto poder assim. Se fosse possível, a Microsoft já teria dominado tudo..

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Coldplay

Fala rapariga do mangue! Como está? Sumiu do messenger msm heim.. :P

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
um provedor de conteúdo totalmente online

WOW, que inovador!

Coldplay
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
Tenho tempo mais não! Hj mesmo cheguei 21hr aki em casa!

ow, oq aconteceu com o Arturo? fala verdade porra!

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
um provedor de conteúdo totalmente online

WOW, que inovador!


Cara, de certo modo é inovador sim! Não existia nenhum modelo de portal de internet com tamanha grandiosidade e rapidez nos resultados, antes do Google ser lançado..

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
mas num é óbvio que um provedor tenha conteúdo online?

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Coldplay

Eu estou chegando tarde tbm.. trabalho, estudos e namorada.. tomando todo tempo livre.. hehe
Bem cara, o Arturo, pelo o que sei, vendeu o micro.. :$

Digao
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun

é q essas coisas alarmistas viram polemica e vendem noticia...

nao importa muito a coerencia... o importante é a polemica... pra quem vende noticia...

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
mas num é óbvio que um provedor tenha conteúdo online?

Em partes.
No caso, a informação diz que o sistema do Google é capaz de atualizar-se automaticamente, online. Coisa que os outros sites ainda não conseguem, isto é, ainda precisam de operação humana para atualizar-se. ;)

Coldplay
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
é... foi oq pensei mermo!

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
mas essa frase é redundante

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Digao

É essa a intenção msm, nota-se pela fonte, IDG, o maior vendedor de alarmes e "previsões" do mundo.. =)

Não há motivos para pânico! hehe

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Coldplay
é... foi oq pensei mermo!

;)

Dogs2
mas essa frase é redundante

Ok Ok.
Concordo.. xP

Coldplay
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
ow.. mas akela frase do provedor on-line.... hehehehe

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
êÊEêÊÊÊÊ!!!
\o/\o/\o/

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2

É tu q mora em Santos? =P

Coldplay
ow.. mas akela frase do provedor on-line.... hehehehe

hehe.. poizé.. redundante msm como o mlk disse ae.. ^^

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun
eu não...
deve ser aquele tal de Digao, o nick dele é parecido com o meu

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2
eu não...
deve ser aquele tal de Digao, o nick dele é parecido com o meu


Ahhh.. malz ae.. é o Johnny Be Good q mora por aki.. hehe.. eu sempre confundo.. :P

pedrunk
Veterano
# nov/05
· votar


hehe o video eh bem legalzinho, mas tem q entender ingles, mas sei la viajem dahora dos caras haha apesar de axar dificil isso acontecer

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


já falaram isso que determinada coisa vai acabar com tudo trocentas vezes e o mundo continua...

já fizeram a caveira da globalização, do ms-dos, do windows, da internet, do vhs x betamax, do cd, do dvd, do mp3, do P2P, da pirataria, da pianola, do teclado com sequenciador, do sampler, da guitarra, do home studio, do lula, do carro a alcool, do cartão de credito, da amway, da globo, da tv por assinatura, da musica popular x erudita, venda on-line, mc donalds, coca-cola, EUA, amazonia... ... ..... ....

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Eu não duvido do crescimento do Google... a mídia está se transformando muito e a internet é um poderoso meio de comunicação... muitas pedras ainda vão rolar.

Ghost Of The Sun
Veterano
# nov/05
· votar


pedrunk

Eu estou tentando, mas incrivelmente o video não roda no meu pc.. pqp..
Como é??

fernando tecladista

É.. eu concordo ctg.. acho muito alarme para algo que não é tão perigoso assim!!

LeandroPanucci

Mas ninguém duvida, cara!
O problema é que estão criando muita publicidade encima do Google! Imagina, criaram filmes para prever o fim da mídia por causa de um motor de busca! Isso é patético d+..

Pai Ambrósio
Veterano
# nov/05
· votar


discutir sobre o Google é atestado de nerd

pedrunk
Veterano
# nov/05
· votar


Ghost Of The Sun

é um documentário, normal tipo eh soh a narraçao e vai aparecendo umas coisas nada ave, n tem tipo personagens nem nada ele fala do google aparece o simbolo do google e por ai vai saca hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Google :: O responsável pelo fim da mídia?