Quem é o responsável pela interpretação da mensagem?

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# out/12


O emissor ou o receptor?

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


cara, que pergunta complicada

SODAPOP
Veterano
# out/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


depende muito do caso

o emissor é o responsável por deixa-la livre de interpretações dúbias, mas se a intenção dele for deixar dúbio mesmo?
porém, por mais clara que seja uma frase, sempre vai ter um receptor retardado (ou inteligente demais) pra interpretar diferente
De qualquer forma, tem-se por óbvio que quem interpreta é o receptor

relendo a pergunta acho que essa parada de "responsabilidade" tem uma pegadinha escondida
A responsabilidade pela interpretação que for ser feita pelo
receptor é do emissor, mas o ato de interpretar, a mecânica da coisa, é o receptor quem faz.
Ou seja, se o emissor domina a língua, ele pode abrir um amplo leque de interpretações ou restringir ao máximo, dependendo de sua intenção. E o receptor acaba encaixando sua interpretação dentro das possibilidades que o receptor "liberou".

Se o receptor interpretou algo diferente do que o emissor previu, ou o emissor é ruim, ou o receptor é ruim (ou muito filho da puta tipo os advogados interpretando lei).









Isso num mundo imaginário onde todas as palavras e frases tem o mesmo peso em todas as regiões possíveis

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


SODAPOP
cara, que pergunta complicada

Pois é, estou a dois dias indagado com isso.

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Eu me responsabilizo pelo o que eu digo, não pelo o que as pessoas entendem.

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


Quem é o responsável pela interpretação da mensagem?

o pastor

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP
Eu me responsabilizo pelo o que eu digo, não pelo o que as pessoas entendem.

Entende a contradição em que você está metido?

Wanderer on the Offensive
Veterano
# out/12
· votar


Na união soviética, a mensagem interpreta VOCÊ.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


deine mutter ist eine hure.
kein akzent mussen.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Atom Heart Mother
Seine Melone Kopf!

Strato_Master
Veterano
# out/12
· votar


a responsabilidade é de quem mais tem interesse em que a mensagem seja transmitida com sucesso...

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Strato_Master
E quando o maior interesse é de alguém que não é nem emissor e nem receptor da mensagem, mas sim um terceiro que aguarda as consequências de sua interpretação?

ROTTA
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Quem é o responsável pela interpretação da mensagem?

Quem realiza a interpretação é o receptor. Mas quem é responsável por checar se a mensagem foi recebida e entendida é o emissor.

Abraços.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana

tradutor detected.
3ª pessoa é formal, no alemão.

utiliza-se "du", não "sie".

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


ahhhh mano!! que mania vcs tem de dividir o mundo em 1 ou 2!!!

caralho, depende do conjunto da obra!!! abaixo à dicotomia!

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


ROTTA
Por que?

Atom Heart Mother
Google tradutor é o poder!
Mas trema o "r"!
Sem essa de falar alemão igual viadinho.

Slash_1989
No caso é 0 e 1.

Strato_Master
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
E quando o maior interesse é de alguém que não é nem emissor e nem receptor da mensagem, mas sim um terceiro que aguarda as consequências de sua interpretação?

vish.. ai ja não sei...

Headstock invertido
Veterano
# out/12
· votar


Interpretar? Receptor.

O emissor e o canal/meio são responsáveis apenas por seguir algumas regrinhas básicas para que sua mensagem seja passada da forma correta e tenham o efeito desejado. Uma dessas regrinhas é evitar a ambiguidade, a não ser que esta seja intencional.

Konrad
Veterano
# out/12
· votar


Receptor, obviamente.

SODAPOP
Veterano
# out/12
· votar


é que essa frase tem dois sentidos, acho que a galera só pegou um sentido, como se a pergunta fosse "quem que interpreta a mensagem?"

o outro sentido é tipo "se o receptor interpreta de um jeito diferente, de quem é a responsabilidade?"

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/12
· votar


Acho que o conceito de interpretar vai muito além daquilo que as pessoas consideram interpretação...

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
qual a necessidade de encontrar um "responsável"? voce está passando por algum julgamento por mensagem mal interpretada?

não tem que ter responsável, tem que ter comunicação ou não,.

para haver uma boa comunicação, tanto o emissor como o receptor tem que ter consciencia do meio que utilizam e seus ruídos, e tem que ter o máximo de conhecimento possível do repertório linguístico, cultural, social, etc., do outro.
quanto mais o emissor se adequa a essas caracteristicas do receptor, maiores as chances de ser corretamente entendido.

e é sempre bom lembrar que o receptor de uma mensagem é o emissor de outra logo depois.
ou seja, se o emissor foi o "responsavel" por uma mensagem mal interpretada, pode ser porque o receptor, na mensagem anterior quando era o emissor, não soube se expressar suficientemente bem também pra deixar claro qual o seu repertório.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


O SODAPOP entendeu.

Viram como é difícil isso aê!

kiki
Não há necessidade, mas eu só quero alguém pra por a culpa, entende?

Vamos supor o seguinte:
Se o receptor interpreta uma mensagem de um jeito diferente do que o emissor planejou, e essa interpretação não gera muitas consequências agradáveis, de quem é a responsabilidade? Do receptor que interpretou essa mensagem de forma diferente do que o emissor quis, ou do emissor que não foi claro o suficiente para fazer o receptor interpreta-la corretamente?

Headstock invertido
E se a ambiguidade acontece e não é intencional, de quem é a responsabilidade?

Konrad
Por que?

Headstock invertido
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
E se a ambiguidade acontece e não é intencional, de quem é a responsabilidade?

Emissor. Estava implícito aqui:

O emissor e o canal/meio são responsáveis apenas por seguir algumas regrinhas básicas para que sua mensagem seja passada da forma correta e tenham o efeito desejado. Uma dessas regrinhas é evitar a ambiguidade, a não ser que esta seja intencional.

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Vamos supor o seguinte:
Se o receptor interpreta uma mensagem de um jeito diferente do que o emissor planejou, e essa interpretação não gera muitas consequências agradáveis, de quem é a responsabilidade? Do receptor que interpretou essa mensagem de forma diferente do que o emissor quis, ou do emissor que não foi claro o suficiente para fazer o receptor interpreta-la corretamente?


entendi, mas não dá pra fechar a resposta assim tão simples como voce quer.
genericamente, eu acho que é impossivel dizer se há uma culpa.

vamos ignorar ambiguidades propositais e interpretações erroneas propositais motivadas por más intenções.

uma frase formulada gramaticalmente ambigua pode ser um "erro" do emissor.
aquela famosa "o pai o filho matou".
quem matou quem?
a frase está mal formulada, se o objetivo era ser claro.

mas a ambiguidade pode vir de outros lugares que nao a gramatica.
por exemplo se houver uma expressão regional que o emissor desconhece, mas ao receptor ela é comum, pode ocorrer uma interpretação errada.
um exemplo que não é exatamente isso, mas da a ideia, é a "banda de maça/outra banda de reggae" que o gilberto gil canta. na bahia, banda de maça é metade de uma maça, e eu nunca entendia isso por que em sp nao se usa essa expressão.

podem haver muitas outras formas da coisa se tornar ambigua.
o emissor nunca tem conhecimento de todo o repertorio do receptor.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Headstock invertido
kiki

Então é obrigação do emissor pensar em possíveis interpretações que o receptor poderá ter e então deixar a mensagem clara para que o receptor possa interpreta-la corretamente?

Se o receptor interpretar qualquer outra coisa diferente do que o emissor queria, a responsabilidade é do emissor por não ser claro o suficiente?

Petúnia
Veterano
# out/12
· votar


Quem é o responsável pela interpretação da mensagem?

Só sei que não sou eu u.u

Headstock invertido
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Então é obrigação do emissor pensar em possíveis interpretações que o receptor poderá ter e então deixar a mensagem clara para que o receptor possa interpreta-la corretamente?

Teoricamente, sim.

Mas na prática você não vai conseguir responder essa pergunta da forma exata, como você quer. Vai sempre depender do caso, de quão clara foi a mensagem ao ponto de uma interpretação 'errada' não ser relevante. Se uma única pessoa enxerga racismo em uma peça publicitária não significa que a peça deve ser retirada de circulação. Nesse caso, os responsáveis (CONAR) julgarão que a 'culpa', neste caso, foi do receptor. Se um milhão de pessoas enxergam racismo, o buraco já fica mais embaixo. Não há exatidão, sempre vai caber julgamento.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Headstock invertido
Entendi.
Valeu!

Konrad
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Por que?

Por definição. Quem pode interpretar (no sentido amplo do termo) uma mensagem é quem a recebe. A contraparte (emissor) pode codificá-la, somente.

Se ele se perde em interpretações do que ele próprio quer dizer, nunca "enviará" a mensagem. Não existe meia mensagem. Existe meia interpretação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem é o responsável pela interpretação da mensagem?