Autor |
Mensagem |
SecoBlues Veterano |
# jul/05 · Editado por: SecoBlues
dae galera!
è o seguinte, tenho um giannini TR-II ha uns 5 anos. E durante todo esse tempo, acompanho o estranho funcionamento de um determinado circuito. Vou explicar assim:
Na parte inferior externa do chassi, há uma componente de tamanho relativamente grande, em formato de um resitor crâmico q parece um charuto verde. em cada extremidade, dois fios verdes são ligados. Um deles no fusível e o outro vai pra chave de fase.
NO ultimo show que fiz, minha potencia caiu bruscamente, assim como o brilho. O resultado foi o que parou de funcionar. Cheguei em casa, tirei o fusivel tava normal (5 A), Mas aquela peça tinha esquentado tanto, que derreteu a solda rompendo o fio em uma extreminade da peça. O que acredito ser a causa do tilt (óbvio).
Examinando aquela peça que descrevi, notei que ela já tá bem baleadinha, meio qu descascando nas extreminades, meio queimadinha tb. O que aconteceu,?!? Por favor me ajudem, tem shows marcados, e não to afim de tocar de mal humor (usando meu backup - transistor)
Agradeço
Abraço a todos
|
AugustoPedrone Veterano |
# jul/05
· votar
Consultei o esquema do TR-II e não deveria existir esse resistor de potência na entrada de AC como descreve.
Ao que parece, alguém colocou esse resistor aí para reduzir a tensão de alimentação, já que os Giannini foram projetados para 110 volts e hj em dia temos 127 volts nas tomadas.
Logicamente esse procedimento de inserir um resistor em série com a rede não é correto. O certo seria a conversão do transformador de força para 127 volts.
Vc pode fazer um teste e ligar os dois fios que estavam neste resistor e verá que o amplificador vai funcionar normalmente. Se deixar assim, vai funcionar com excesso de tensão nos filamentos e erro no bias das válvulas de saída.
Poderá usar seu amp, mas saiba que estará gastando válvula à toa. O ideal é a conversão do seu amp para 127 volts, ou trabalhar sempre com ele ligado no 220 volts.
Abraços e boa sorte.
|
SecoBlues Veterano |
# jul/05
· votar
OWW, cara
bem que desconfiei, tenho o esquema do TR III, e tb não vi esse resistor. Vou mandar ampliar os filamentos da fonte. Se eu soube disso antes... é que eu achei que já estava convertido, pq o trafo de fonte não parece original, ele é revestido de metal preto, e não marron igual aos originais wilkason, sem o encampmento.
Me diga, pode ter fudido mais alguma coisa? Tipo valvulas, capacitores??
Eu tenho o esquema do III, vc poderia me passar o do II
VAleu cara
abraços
|