Caixas encaixáveis

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: francisco2004


    Não sei se alguém já pensou nisso, mas tive essa idéia hoje.

    Alguém já inventou uma caixa 1x12" na qual seja possível encaixar com outra de mesmo modelo para formar caixas 2x12", 3x12", 4x12", etc?

    Vantagens:

    - imaginem poder empilhar caixas das mais diversas formas, sendo que elas poderiam ser encaixadas por cima, por baixo e pelos lados, permitindo experimentar efeitos diferentes de ambiência; com uma extensão, poderiam ser espalhadas pelo palco. Ideal para amplis stereo, por exemplo;

    - quem nunca foi muito fã de caixas 4x12", simplesmente porque não tem uns 2 roadies para levá-las ao palco, poderia ter grande interesse na idéia. É muito melhor para a coluna carregar 4 caixas 1x12" de cada vez do que uma 4x12" de uma vez só.

    - poder enfiar uma caixa 4x12" dentro de um carro popular sem destruir o estofamento ou a coluna :)



    Como nem tudo é perfeito, existem alguns problemas:

    - 4 caixas 1x12" encaixadas não formam uma 4x12" real, já que em uma 4x12" o espaço da caixa acústica é compartilhado... que implicações isso teria?

    - como as caixas se comportariam encostadas umas nas outras? o encaixe deveria ser muito forte para evitar trepidação, zumbidos, etc.

    Uma coisa parece certa: não vai soar exatamente igual a uma 4x12", mas talvez a pressão sonora seja boa... talvez exista até mais definição no som, já que o som dos 4 falantes não "embola" dentro de uma mesma caixa... bom, aí já são chutes meus. Os físicos e engenheiros de plantão poderiam dar uns palpites. O que acham dessa idéia? Conhecem alguém que já as tenham fabricado? Se não tivesse muitos pontos negativos, acho que seria uma mão na roda para o guitarrista que ainda não é "celebridade" e não tem vários roadies à disposição... iria terminar com o problema de ter uma caixa 4x12" no estúdio pessoal, quarto, etc e uma caixa menor para levar para shows, por exemplo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Todas as marcas sérias de caixas tem uma espécie de encaixe para se colocar uma em cima da outra.
    Abç

    mclasta
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Caixas 1x12
    Cara, a idéia é legal sim, na teoria a caixa 4x12 tem a mesma funcionalidade de 4 caixas distintas 1x12. logo, é perfeitamente viável.....
    inclusive pra quem tem um quarto de música, colocar uma caixa em cada canto seria legal. pq se vc tiver uma ligação stéreo chorus e delay ficariam animais........

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixas encaixáveis