Montado Caixas.

    Autor Mensagem
    DUFF OPLON
    Veterano
    # jul/03


    Aproveitado a carona do White Wolf, eu gostaria de esclarecer um dúvida.
    Eu ganhei uma caixa de som daquelas de campeonato de som automotivo, (a caixa está sem os autofalantes), e nela tem lugar de 2 autofalntes de 15 polegadas, 2 cornetas 1 twiter e um autofalnte de 8 polegadas. Minha dúvida é a seguinte:
    Eu coloco só os autofalntes de 15 ou coloco tudo q cabe nela? Se eu colocar 2 autofalantes de 15 e um de 8, tem algum problema?

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    DUFF OPLON
    desculpe, mas sua caixa não tem serventia.
    a caixa é montada segundo as especificações do Falante. Não é uma boa instalar qqer falante em qqer caixa.
    Se vc conseguir arrumar os falantes para os quais essa caixa foi construída, blz! senão, essa caixa não ficará boa com outros falantes.

    O lance é o seguinte. Quando vc compra um falante, junto dele vem uma tabelinha com os valores "Thiele Small" do falante. A partir desses valores vc faz os cálculos para se obter o volume interno ideal da caixa para que esse falante tenha o melhor rendimento dentro das especificações que vc precisa (frequencia de ressonancia, pressão sonora, etc...).
    Deste modo, a caixa é fabricada para este falante ou conjunto de falantes específico. Não sendo então a melhor opção para vc substituir por falantes de outros modelos.

    Colocando qualquer falante em qualquer caixa, vc pode até ter um bom rendimento. Mas a probabilidade maior é de que o conjunto toque com pouco volume ou então o falande quebre por excesso de excursão (amasse o cone ou saia da centragem).

    MKazan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    DUFF OPLON
    esqueci de falar. as cornetas e os tweeters podem ser instalados sem grandes problemas (des de que vc instale os respectivos cross-overs). o problema está nos falantes mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montado Caixas.