V12, GB12, G12-50, Governor

    Autor Mensagem
    Eric Ferreira
    Veterano
    # abr/05


    Fala Galera,

    Pra tocar um hard rock, num JCM800 empurrado por um bom drive, com uma guitarra com hambuckers, qual eh a melhor opcao de falantes (caixa com 2 de 12)

    Eminence V12
    Eminence GB12
    Celestion G12-50
    Celestion Governor

    Essas sao minhas opcoes....quais os pros e contras de cada falante????

    Abraco
    Eric

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tem que levar primeiro em conta a potência do seu JCM 800. É 100 Watts ou 50?

    Se você vai fazer uma caixa 2 X 12, precisará que a potência total dos falantes da sua caixa seja, pelo menos o dobro da potência do cabeçote. Essa "folga" é importante para não detonar os falantes.

    Veja: A caixa Marshall 1960 tem 300 Watts, ou seja, mais que suficiente pra um cabeçote de 100 Watts.

    Veja as potências desses falantes que você citou. Fazendo essa conta de potência já dá pra descartar alguns desses falantes.

    Eric Ferreira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O amp tem 50W!! Valeu

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Potência não é nada sem controle. Qual a sensibilidade média desses falantes? e a freqüência de resonância?

    Fernando
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O Governor é Eminence também... Vai no ste deles www.eminence.com
    Lá tem sons de alguns falantes, quadros mostrando equalização, tipo de som adequado, potência, característica, reviews, além de sugestões para diversos amps famosos.

    ximiapura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tem que levar primeiro em conta a potência do seu JCM 800. É 100 Watts ou 50?

    Se você vai fazer uma caixa 2 X 12, precisará que a potência total dos falantes da sua caixa seja, pelo menos o dobro da potência do cabeçote. Essa "folga" é importante para não detonar os falantes.

    Veja: A caixa Marshall 1960 tem 300 Watts, ou seja, mais que suficiente pra um cabeçote de 100 Watts.

    Veja as potências desses falantes que você citou. Fazendo essa conta de potência já dá pra descartar alguns desses falantes.


    Bullshit!
    Isso é a mais pura lenda.
    As caixas marshall 1960TV usavam Celestion Greenback com 25w ou G12H com 30w cada falante, totalizando 100 ou 120w. Usavam-se Marshalls SuperLeads 100w completamento no TALO com essas caixas (e como sabemos um marshall desses no talo vai alem dos 100w teóricos) e elas funcionavam perfeitamente sem qualquer sinal de fadiga. Folga hoje em dia até que é interessante, pois como tudo na industria, os falantes de hoje nao tem tanta capacidade de operar no limite como antigamente, mas folga demais é ruim tambem. No máximo 50w a mais que a potencia do amp já está de bom tamanho. Colocando falantes muito fortes voce perde o "break up" do falante e nao chega a utilizar todo o potencial harmônico dele.
    Aí alguem vai dizer "Ah mas a caixa 1960A atual tem 300w porque entao". BULLSHIT, essa caixa foi feita pra ser "pau pra toda obra", os falantes originais G12T75 tem o som mais medíocre ja feito pela celestion. Isso nao sou eu que estou dizendo, é FATO, quem se preocupa com timbre e tem uma 1960A troca os falantes, no mundo inteiro é assim. Faça uma caixa 2x12 com 2 falantes de 50w com bom rendimento que já está MUITO bom. Se usar o JCM800 50w no talo ele vai estar dando por volta de 60/63w e voce tem uma margem boa de segurança.
    Só por favor nao use esses lixos feitos no brasil como Selenium, Bravox, Snake, etc. Quanto aos Eminence vai sem medo, eu optaria por 2 GB12 ja que eles possuem 50w cada. Uma boa pedida seria um Private Jack da série nova tambem com 50w, mas ta foda de achar.

    Era isso.

    FeRnAnDo_Z
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ximiapura
    eu to querendo comprar um LifeSound da Horizon, head de 100W, e a caixa com falantes 2X12'' da Eminence tmb, qual seria ideal o FS12?? de 75w...

    ximiapura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O FS12 seria uma boa sim. Voce terá 150w na caixa, com teóricos 30w de folga. Está ótimo. O FS12 ja tem uma vibe diferente do GB12, ele tem um "taste" americano e ficaria ótimo com o Horizon usando 6L6 no power.

    Fernando
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mas ta foda de achar.

    Com certeza, a Torau parece que não vai reabrir nunca...

    Randy78
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    os falantes originais G12T75 tem o som mais medíocre ja feito pela celestion
    qual o problema desse falante? a randall usa, marshall usa, muitas marcas usam nos seu top de linha? será que vc não curte esses falantes por questão pessoal uma vez que ele é um falante com redução nos médios, coisa que os metaleiros curtem?

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: baruch_kata
    · votar


    ximiapura
    Bullshit!
    Um jeito delicado de chama-lo de amador.
    bulldog
    Não se ofenda com o fórum e com as respostas. Estamos todos aprendendo.

    ximiapura
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    qual o problema desse falante? a randall usa, marshall usa, muitas marcas usam nos seu top de linha? será que vc não curte esses falantes por questão pessoal uma vez que ele é um falante com redução nos médios, coisa que os metaleiros curtem?

    Randy
    Saiba que até os metaleiros preferem um bom Greenback ou G12H do que esses lixos de G12T75. Ninguem gosta desses falantes. Só quem realmente ta cagando e andando pra timbre. Eles sao agudos demais, nao tem graves presentes, sao "fininhos" harmonicamente falando, nao tem conteúdo nenhum, sao os "genéricos" (modo meio esdrúxulo de dizer) da Celestion, servem pra tocar qualquer merda mas quem realmente se importa em tirar um som bom joga-os no lixo. Se voce quiser coloco aqui topicos de foruns no mundo inteiro e opinioes sobre esses falantes. Nao é questao de gosto pessoal, é gosto mundial.

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Não falei nada...

    Mas acho bom o cara pesquisar bem, pois quem me falou isso foi um cara aqui do fórum mesmo que é bem experiente, o Augusto Pedrone.
    Além disso li sobre esse negócio de potência na Audiolist, onde só tem "fera" (gíria tosca).

    De qualquer forma eu não arriscaria colocar falantes que tenham a mesma potência total do amp e derepente der pau neles e você ter que recondicionar. Aí sim é foda pois o som dos falantes NUNCA mais será exatamente o mesmo.

    Além disso o cara fala que os falantes da 1960 são ruins... francamente...

    ...bullfuckingshit, é a opinião bem pessoal dele.

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bulldog

    eu concordo com ele. o G12T75 não é ruim, veja bem, mas perto dos celestions 'de verdade' (blue, greenback, G12H) ele é bem ruinzinho.

    e sobre o que ele falou dos nacionais... concordo 200%

    cheers

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    b0fh
    Ah... eu sei que tem melhores mas...
    ...pô, sei lá, né. O povo aqui costuma ser meio radical.

    Mal dá pra comprar uns Seleniuns e montar uma caixa 4 X 12 em casa e um amp valvulado hand made. O cara vem falar de "Private Jack da série nova"

    ...aff! Se você tem grana pra comprar uma Ferrari. COMPRE a Ferrari, sem dúvida.

    silvio_rp
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bulldog
    A diferença de preço entre um selenium e um Eminence nem eh tao grande.... e o cara que perguntou nao falou quanto tem pra gastar... entao ta aberto a sugestoes. E o private jack nem deve ser tao mais caro nao...

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    silvio_rp
    Aff.. lá vem o outro, meu conterrâneo. Nem falo mais nada.
    EU SEI que tem Eminence a preço de Selenium. Só quis dar um exemplo bem exagerado.

    Façam o seguinte: Desconsiderem todas as minhas respostas aqui. E boa.

    Compra o melhor Celestion top de linha e boa. Enfia no....




    ...gabinete.

    Ótimo, Grande som. Perfeito. Ulá-lá!

    Fui.

    bulldog
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    [momento de estresse]

    b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bulldog
    estresse? haha

    estressado tou EU que cometi a estupidez de montar uma caixa 2x12 com 2 seleniums... botei ela do lado duma marshall 1922 (com g12t75 'genérico' mesmo) e a coisa ficou ridícula.... putz.

    agora tou eu aqui sem ânimo nem pra ligar o amp... só vou usar essa merda de novo quando conseguir uns eminences pra por ali.

    bah

    Randy78
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ximiapura
    valeu pela dica. Acho que vou desistir do G12T75.
    Vc conhece o Vintage 30? creio que o metallica usa o vintage 30.

    ximiapura
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Randy
    Nao guie-se pelo que seu idolo usa. Ouça opinioes de varias pessoas, inclusive que tocam outros estilos. Achar que porque o cara de uma banda famosa usa, vai ser bom pra voce tambem é ledo engano. Muita gente quebra a cara por causa disso. Procure voce o seu som, esqueça o metallica ou o dream theather ou qualquer outra bandinha da moda.
    Sobre os vintage30, nao são aquilo tudo, de vintage nao tem quase nada, sao ardidoes, tem 50w (nao 30 como muitos pensam), tem agudo forte demais pra gosto de alguns. Tem quem goste, tem quem odeie. Se for pra gaster uma nota num Celestion só pra dizer que tem celestion, mais vale pegar um eminence ou alguma outra opção mais barata. Se é pra pagar caro tem que pegar coisa boa. Greenbacks, G12H30, G12M50, blue bulldogs esses sim são muito bons. Tem som cheio, gordo, rico.
    Procure informações la fora, existem varios foruns com gente muito mais bem informada lá.
    www.google.com
    Procure

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a V12, GB12, G12-50, Governor