AMPLIFICADORES DE GUITARRA PARA GRAVAÇÂO

    Autor Mensagem
    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05


    OLá Pessoal

    Tenho um estudio de gravaçaõ e estou a procura de um um amplificador de guitarra, ideal para gravação, que vá do Country ao HEAVY METAL , passando pelo POP ROCK , PUNK ,Hard Core etc e tal.
    Sei que é díficil conciliar todos esse estilos , mas em vista do alto custo do investimento preciso achar um ponto comum.
    A única certeza que tenho é que este ampli deve ser VALVULADO. Recentemente li alguns artigos que defendem o uso de amplicadores de baixa potência , de 15W a 30 W , pois podem chegar a um som maravilhoso , onde há saturação no pré e na potência somada a distorção do falante,sem precisarmos estar em um volume ensurdecedor, isso procede ???
    Pensei em algumas opções de amplificadores e combinações , e gostaria muita da opiniões de vc ? Qual o melhor relação custo x benefício ?
    Veja Lista de de amplis :

    MESA BOOGIE MARK IV( USADO) -------R$ 7.000
    MESA BOOGIE NOMAD 55 (USADO)------R$ 6.500
    MARSHALL TSL 60 (NOVO)---------R$ 6.500
    METEORO MHA 2000 (NOVO) ---------R$ 3500
    METEORO CRISTALINO (NOVO)---------R$ 2700


    V-TWIN MESA BOOGIE (PrÉ ampli.usado) + METEORO FALCON R$ 3200
    V-TWIN MESA BOOGIE (PrÉ ampli. usado) + METEORO V8 ou V12 R$ 3000

    Alguém já testou essas combinações ? Existe algum outro amplificador que tb seria uma ótima opção ???

    Abraços

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato
    Exatamente, grandes bandas gravam com amp de 5, 8 W, pequena potência, é grande potência para gravação...

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu compraria um head de jcm 800 de 50w.
    ou similar hand-made.
    ;-)

    outra BOA pedida seria um vox AC-30 ou similar hand-made.
    acho o VOX muito bom pra estudio, vc timbra vários estilos com ele, e tem só 30w.

    ps: dependendo do tamanho da sua sala de gravaçao, vc pode usar um de 50w no talo tb... mas é claro q facilita se tiver um pequenino, tipo 5-10w.

    Beatlemaniac
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Michael Vlcek
    acho o VOX muito bom pra estudio, vc timbra vários estilos com ele, e tem só 30w.
    fora a pureza do som do VOX, o treco eh de dar lagrimas

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata

    É possível tirar sons pesados com tão pouca potência ? Desculpe a pergunta mas ainda sou um iniciante quando o assunto é valvulado .

    Michael Vlcek
    Eu conseguiria ir do country ao heavy metal com o Vox ?
    Gostaria de saber de que forma o tamanho da sala influência na escolha do amplificador ? Tenho uma sala de 30 m2 com 3,1 m de pé direito .

    Obrigado

    Beatlemaniac
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato
    olha cara tipo assim com valvulado se tira qualquer porra de som, eh claro q existem os mais indicados pra determinado ritmo mas quem faz o som eh o guitarrista, entaum dah pra tirar sim varios tipos de som com o Vox
    soh axo q heavy metal naum eh mto a cara do Vox, esse amp vai mto bem com som limpo

    Beatlemaniac
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato
    alias eh por isso q existem varios tipos de amps
    marshall - potencial grande pra uso com distorcoes
    fender - excelente som limpo e saturacao de blues sem comentarios
    vox - uma palavra diz tudo sobre o som dele - puro- o som dele eh extremamente limpo e bonito
    e ai vai pelo universo a fora

    navalvula
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Beatlemaniac
    acho que ser por o ac15 talo da pra tirar um metal sossegado
    mais pro caso to Luciano Reginatoque precisa de um valvulado extremamente versatil, seria bom um ampli que tivesse muito ganho sem ter que por ele no talo. um mesa por exemplo.

    silvio_rp
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Os VOX AC tem o som muito limitado. Parece o mesmo som. É um som maravilhoso mas é "aquele" som. Acho que com uns 6000 conto vc consegue 3 hand-mades: um fender Twin, um marshall JCM800 e um Soldano SLO. Tenta pegar eles todos com uns 30W no maximo e manda bala cara. Vai ter mais variedade no seu estudio e sempre com qualidade. E veja bem, quem grava em estudio nao é a molecada que vai só pra falar que tocou num marshall nao, são caras que tao interessados em timbres e nao em nomes e que com certeza nao vao se intimidar pela falta de uma marca famosa na cara do ampli.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    silvio_rp

    nao concordo q o som do Vox AC-30 é limitado.
    e tb nao concordo q o forte dele é apenas som limpo - ele tem uma distorçao aveludada q é o bicho.

    Luciano Reginato

    concordo com a sugestao do silvio sobre pegar 3 hand-made por 6 paus, mas quero deixar registrado aqui q nao dá pra fazer jcm 800 de 30w, pelo q eu saiba, pq 2 el34 rendem em torno de 50w...

    eu tb acho q um fender twin e um jcm 800 resolveriam sua parada.
    mas trocaria o soldano pelo vox
    quem quiser gravar metal ou necessitar de distorçoes mais agressivas, pode dar boost com pedais...

    e respondendo sobre o tamanho da sala, eu sempre li q o ideal é q nao seja muito grande nao.

    eu, por exemplo, gravo minhas guitarras em um ambiente fechado q é um cubiculo, pequeno MESMO.
    deixo um mic na boca do amp e outro captando ambiencia a uns 2m de distancia.
    ponho o volume do amp quase no talo, e o barulho lá dentro é tao alto q nao rola de gravar ali, entao fico em outro ambiente com a guitarra, e o amp dentro do cubiculo.

    qto maior a sala em q o amp está, mais as frequencias se espalham e vc perde pressao sonora... mas acredito q uma acustica bem projetada compensa isso...

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Esse negócio de amplificador pra isso, amplificador pra aquilo está meio que ultrapassado hoje em dia...
    O Wander Taffo (não lembro como escreve) e o Edu Ardanuy estão gravando as guitarras de um CD gospel pro estúdio onde eu trabalho, e o Wander falou que ele usa qualquer amplificador, e depois joga no pc, e usa um simulador pra adaptar o timbre da guitarra a necessidade da música...

    Mas se você não quiser, acho que deve escolher um amp com um som limpo do caral***, como o Vox AC-30 ou um roland Jazz Chorus, e comprar alguns pedais para os efeitos.

    navalvula
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    faça como o silvio_rp falou pega treis hand made ou pega só o soldano ele é versatil pra caramba
    www.buscamp3.com.br/soldano
    www.buscamp3.com.br/buzz
    esses sons eu gravei com meu, ele foi feito pelo cacildo poncio aqui do forum é um amplificador super versatil. eu não troco nem vendo o meu por nada. as gravações não são da melhor qualidade por que usei só um microfone vagabundo ligado direto na placa de som.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber

    isso tb é verdade.
    o sansamp faz alguns milagres na ediçao no micro.
    mas é bacana ter várias opçoes de estilos na fonte..

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Beatlemaniac
    navalvula
    silvio_rp
    Michael Vlcek
    glauber
    Obrigado a todos pelas dicas , estou realmente considerando a compra de um Vox , mas preciso checar o preços , tb ouvi falr muito do bem do Fender Blues Junior , alguem ai já teve algum contato com esse amplificador ?

    Beatlemaniac
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato
    olha cara o fender blues junior eh legal mas ele naum eh um all-tube, ele tem transistores no caminho de amplificacao.

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Beatlemaniac

    baruch_kata
    navalvula
    Michael Vlcek
    glauber
    silvio_rp

    Ontem fui a Teodoro disposto a testar e comprar o ampli , tinha intenção de testar quatro amplis : Vox ac 15 ou 30 , Laney 15R , Peavey classic 30 e Fender Blues Junior, Infelizmente , não encontrei o Peavey e nem Vox ,
    mas consegui testar O Laney e Fender Blues .
    Primeiro testei o Fender , achei o som maravilhoso , depois testei o Laney ,que ao meu ver ficou pequenininho perto do Fender .
    Então não tive outra escolha comprei Fender , está semana estarei fazendo varios testes , vou grava-lo de varias formas , som limpo, drive só do ampli e drive usando pedais como o GT2 e o Meteoro Dr. Drive .
    Não vejo a hora . Depois posso tentar colocar esses audios na net, eu só não sei como, se alguem puder me dá uma dica , valeu a força .

    theborges
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    de preferencia pega um ampli equipado com el84, tenho uma potência de 15 watts baseada no modelo pro junior (fender)que detona!! outro aspecto importante é a escolha do alto-falante. Prefira marcas como celestion, jensen, black shadow, pois de nada adianta um bom ampli se voce tiver um falante inadequado...outra dica seria o ac-30

    DJ ROMZYH
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    É MAIS FACI COLOCAR O MICROFONE NA FRENTE DO ALTO FALANTE E GRAVAR..HE..HE

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    DJ ROMZYH
    Do que vc tá falando ? O problema não é gravação , eu perguntei se alguem podia me dar umas dicas de como disponibilizar os arquivos na internet .

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    entra no palcomp3 que é aqui do cifraclub... é só fazer upload do arquivo...

    luisgirardi
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato

    Concerteza o Mesa Boogie triple rectifier irá te atender muito bem, consigo um para vc por apenas R$10.150,00 um "novo" pode perguntar para qualquer guitarrista o que esse head é capaz de fazer. Em outros lugares vc não compra esse head por menos de R$15.000,00 um novo.
    luisgirardi@hotmail.com

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    luisgirardi
    Tenho certeza que este Mesa supriria todas as minhas necessidades , mas no momento ele esta fora da minha realidade .

    glauber
    Terça vou estar fazendo o upload

    luisgirardi
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luciano Reginato
    Compreendo. Não tinah lido que vc ja tinah comprado o que estava buscando.
    Abraços.

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    luisgirardi
    você importa equipos??

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    luisgirardi
    Valeu , obrigado pela dica

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aqui estão as amostras de sons do fender Blues Jr
    http://www.buscamp3.com.br/amostrasdesons

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ehhehe
    cara, tá muito comédia vc falando antes das amostras.
    e essa versao light/lenta de Knockin on Havens Door tá muito figura
    ;-)

    ****
    os timbres tao legais, cara
    acho q vc comprou um amp legal.

    mas nao esqueça de guardar uma graninha pro Vox no futuro
    o som dele é fodão.

    PS: Doctor Drive é meio caído...

    navalvula
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara, tá muito comédia vc falando antes das amostras. (2)

    o bem legal o ampli só esse seu gt2 que ta com muito ruido.

    Luciano Reginato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Michael Vlcek
    navalvula

    Eu mesmo dei muita risada enquanto tava fazendo , mas não tinha outro jeito pois só podia colocar 2 músicas naquele site , e como eram varias amostras , Teve que ser assim,
    Por que se acha o Doctor Drive meio caido ?
    Tanto o gt2 como Dr Drive são emprestados , mas realmente tem muito chiado , outra coisa hj a tarde ligue o Fender Blues Jr numa caixa 4 12 , focou pesadão dá até para tocar um heavy metal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AMPLIFICADORES DE GUITARRA PARA GRAVAÇÂO