Equalizador de som doméstico

    Autor Mensagem
    glauber
    Veterano
    # abr/05


    Aí gente, encontrei um equalizador de 3 bandas, estéreo, na placa, prontinho, mas com 1 problema, ele é ativo!! e eu não sei qual fonte usar.
    será que uma 12 volts resolve? se eu usar o trafo original do aparelho que eu encontrei o eq., resolve???

    Outra: Se eu usar esse equalizador no lugar do pré do meu rx100, como um pré ativo, dá jogo???? respondam por favor!!!!

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber
    Veja o ci. Deve ser tipo 741 generico. Precisa de V+ e V-, ou V+, Vref e terra.

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    penso que deveria fazer um estudo mais minucioso da placa, identificando entradas e saidas de sinais e de tensão, se a fonte já está na placa (faltando apenas o trafo) ou não, se o CI é operacional comum ou especifico para equalizador.

    glauber
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: glauber
    · votar


    Entradas e saídas: R.I, L.I, B+, GND, R.O, L.O (nesta ordem)
    Identifiquei capacitores, resistores, 3 potenciometros, transistores(2, que tem as seguintes inscrições:C458 C 3A 4), e só...

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber
    Acho que é o seguinte:
    RI - Right Input - Entrada da Direita
    LI - Left Input - Entrada da Esquerda
    RO - Right Output - Saida da Direita
    LO - Left Output - Saida da Esquerda
    GND - Terra ou Negativo
    B+ : Aí é que complica pode ser algo entre 3 e 300V. Eu chuto que seja uns 12V.

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    Ótimo, isso já me esclareceu uma boiada!
    Quanto ao trafo que veio, eu posso ligar direto ele no eq??

    as entradas e saída, seriam como o Positivo e negativo do falante??

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Posso usar o trafo que era do mesmo aparelho q eu tirei o eq???

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber
    É o mais óbvio, junto com ponte retificadora e capacitores.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    a entrada é aquela redondinha, com um pino? aí o negativo é fora e o positivo é dentro, vc liga o equalizador num amp e o amp no falante...

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ponte retificadora e capacitores.
    isso por acaso, é uma placa que tem alguns resistores e uns capacitores que fica junto do trafo??

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bem provavel que seja principalmente estando separada do restante do circuito, identifique se há ponte ou diodos (pretos) e onde entra o trafo e sai o +B, este equalizador parece ter apenas transitores então penso que a tensão podera estar entre 9 a 16 v sem problemas. estranho é não ter nenhum CI.

    glauber
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: glauber
    · votar


    O diodo seria uma peça tipo um resistor, só que preta, e com as partes metálicas isoladas por um tipo de camisa ???
    Porque se for, é só ligar o trafo no equalizador???

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber
    o trafo direto não, tem que passar por esses diodos (2 se o trafo é de 3 fios ou 4 quando tem 4 fios), resistores de ceramica redondinhos e resistores servem para filtragem, bem como grandes capacitores. Se vc puder ler o valor do capacitor e a voltagem maxima ajudar saber uma porção de coisas, bem como se vc medir com um multimetro a voltagem do trafo. Pelo jeito vc não sabe usar bem o multímetro, não é? mas sabe quando se lê AC e quando é CC?
    Se a placa não puder ser aproveitada, o que acontece em muitos casos, podemos providenciar uma solução...

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    tá escrito "AC" perto dos fios que vem do trafo e entram na placa que fica junto dele.
    e na saída, tem o B+ e o B-.

    na placa, são 4 peças parecidas com resístores, só que com forma cilindrica, de cor preta e a inscrição "J05"(ou JO5), com uma borda de cor cinza ( esses seriam os diodos???), e 4 capacitores peguenos, (inscrição"103")

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Acho que vc deve usar a saída B+ e B- para conectar lá na B+ e no GND. Mas eu mediria com um multímetro CC para ver se está tudo ok...

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    AAAAAAAAAAAA
    Precisa de pelo menos um Capacitor Grande!!! Não têm?
    Tem que estar escrito tipo: 2200uF 25V

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    AHHHHHHNNNNNN TAAAHHH... naum, naum tem!

    O maior do esquema todo é um 1uF 50v

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Que coisa... Por via das dúvidas é melhor ligar um capacitor de 100uF 50V com o negativo no B- e a outra perna (positivo) no B+. Isso é uma grande garantia de funcionar bem...

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    vo vê se eu tenho um desses na minha caixa de óculos/porta pecinhas inúteis...Depois eu posto aki e falo se queimou ou se o eq virou um pedal (ou o novo pré do meu amp)...

    Valeu
    baruch_kata e macaco veio

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    baruch_kata
    eu só tenho 470uF 16V, e 100uF 16V... acho q amanhã eu saio e vejo isso

    macaco veio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    verifique na placa se não há algum espaço vago destinado a esse capacitor de alto valor (e tamanho físico) pois está muito esquesito não te-lo na placa, poderia ser considerada a hipotese deste cap estar fixo no chassi metalico de onde foi retirado este circuito (conectado na placa por fios) porque não dá pra funcionar sem ele. a principio penso que poderia usar este de 470uF por 16v q voce ja tem, deverá arrumar um espaço que ele possa ser soldado na placa. observe outros caps eletroliticos do circuito pra ver se existe algun de 16v de voltagem , se não tem como medir o trafo e se no trafo não tem nada escrito, a voltagem dos caps costumam dar uma pista.

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    macaco veio
    acho que esse capacitor fica junto de outro circuitos dentro do aparelho de som, aí como está tudo em paralelo, ele funciona para o equalizador também.
    glauber
    Pode ligar sem o capacitor, para ver se dá certo, mas talvez tenha o ripple, ruido de 60hz... Acho que qualquer capacitor de 50V entre 20 e 470uF tira o ruido... nem é tao grande...

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    vou testar sem o capacitor (porque nessa cidade de merda {Valinhos} não vendem capacitores, acha??) e eu tenho que comprar uns p10 fêmeas pra ligar o bicho...
    então depois eu falo...

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: beto crazy
    · votar


    antes de mais nada para a utilizacão de fontes em equipos de audio as mesmas devem ser do tipo "REGULADAS" para se reduzir o zumbido não basta colocar um capacitor de grande valor, utilize para regulagem de os CIs 7809 e 7909 (9v) lembrando que no caso de ampops a fonte deverá ser simetrica (+Vcc; -Vcc)

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tipo, eu só queria saber unma coisa...
    Como eu ligo o baixo nisso?? junto o L e o R I, e faço o IN, e o L e o R O, faço o OUT??
    se for assim, como eu ligo o negativo??? é só aterrar??

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: beto crazy
    · votar


    glauber

    você pode ligar o baixo em 1 ou outra entrada ou mesmo nas 2 porem vc nao pode ligar as 2 saídas juntas, isso vai danificar o seu circuito. O que eu quero saber é o seguinte vc conseguiu resolver o problema com a fonte de alimentação??? Caso a resposta seja positiva, vamos a seguinte: preciso saber agora se vc já conseguiu identificar as entradas e as saídas de audio ???

    beto crazy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    glauber

    Faça o seguinte teste selecione apenas 1 canal (R.In) conecte o baixo nesta entrada (sempre faça ligações com circuíto "desligado" p/ não danificar os componentes), em seguida selecione R.out e conecte à entrada do seu amplificador, ligue a fonte (se quiser tb vc pode testar com "as pontas dos dedos" na entrada sendo que ai´deve surgir um zumbido; 1 sinal de 60 Hz no amplificador), e atue sobre os controles bass, mid e treble e veja se o e EQ funciona legal.

    glauber
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    beto crazy
    o problema da fonte, já foi resolvido, Brigadão por perguntar..

    Sim, as entradas e as saídas já foram identificadas (I-entrada) (O-saída)...

    Só vou poder testar na semana que vem pois eu tenho prova até sábado, e espero testar sábado a tarde, e lá pras 6, eu respondo, e quem sabe eu ponho uns sons com a diferença entre os sons...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizador de som doméstico