Fonte

    Autor Mensagem
    rafael_kl
    Veterano
    # mar/05


    To precisando de uma fonte pra um amplificador, a fonte tem q ser de 60v simetrica(+60 - 0 - -60), e com 9Amp. To modificando duas fontes de PC, mas tranquei aqui e nao consegui acaba elas, alguem sabe como posso fazer essa fonte? Ou alguem tem o esquema de alguma fonte de computador, de preferencia "VCOM 300W ATX" para q possa me ajudar aqui?
    Valeu!!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Desista já....

    Uma fonte de computador não presta para áudio - ela faz muito ruído e vai estragar seu som.

    Monte uma fonte convencional com transformador e grandes capacitores de filtro.

    Abraços e boa sorte.

    Fernando Bello
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rafael_kl

    Vc tem o trafo?
    Se tem é facil.
    Pegue dois capacitores de 3300uF mais ou menos. Um vai filtrar o positivo e outro o negativo. Eu fiz um assim mas pra 12V e ficou sem ruído nenhum.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fontes de computador são chaveadas, não usam transformador de força.

    rafael_kl
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Fontes de computador por serem chaveadas sao ate mais seguras, porque se der um curto elas se autodesativam, e num amplificador simetrico e com uma fonte simetrica ele nao da nem um ruido, fica totalmente silencioso.

    rafael_kl
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Fernando Bello

    ja pensei em fazer o que me disse, mas um trafo com essa amperagem sairia por volta de 200 reais.
    Se eu conseguisse o esquema dessa VCOM 300W ATX dai seria facil terminar a fonte.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ja ouvi falar de gente que usou fonte de computador em ampli de 12v com sucesso mas penso porque nao eh usado em amplis comerciais, seria a panaceia, acabar com os enormes trafos, numa fonte dessa eh gerada uma frequencia muito alta e injetada num trafinho pequeno (alta justamente pra diminuir o trafo) e retificada igual uma fonte comum, assim o ruido hummm fica acima da faixa de audio.

    rafael_kl
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio

    Valeu..mas vc tem alguma ideia de como fazer uma fonte dessas com um gasto pequeno? sem precisar comprar o trafo?

    Tazima
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rafael_kl
    Rafael, será que compensa fazer essas modificações? Uma fonte de ATX de PC não dá toda aquela potencia real de forma alguma... Coloca uma na bancada e manda 20, 30 ate 40A nos 5V para ver se aguenta, com o especificado... Duvido muito... Outra coisa tambem, voce vai ter que aumentar bem a parte de potencia da fonte, pois um pico de 60A fornecendo 9A vai dar mais de 500W reais de potencia! Ou seja, cada fonte sua vai ter que fornecer essa potencia... Se voce quiser algo robusto, use trafos toroiodais... Tem um rendimento muito bom!

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O ideal mesmo é comprar o Trafo.
    O capacitor, no caso de 9A não pode ser só 3300uF, o ideal seria usar 2 ou 3 deles em paralelo ou maior apesar de mais dificil achar nessa voltagem.
    Que aplicação é esta, mais de 1kW de potência!?!? (como vc pretende dissipar tudo isso?)
    Se quiser mesmo economizar, compre um auto-trafo (deve ser dificil de achar), mas seria bem mais economico.
    Esquece as fontes de computador, elas não aguentam o tranco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fonte