fonte e pré-amp p/ usar em power de carro!!!

    Autor Mensagem
    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05


    Salve galera!!

    O drama é o seguinte: eu tenho uma potencia pra carro stetsom 500w (deve ser +/- 60w rms) e tô afim de fazer um "ampzinho", detalhe é que eu preciso de uma fonte de 12V e no minimo 30A, fui mandar fazer e me cobraram 180,00R$. e agora??

    Eu desisto?

    ou

    Alguma mente mais conhecedora do assunto me dá uma idéia do que fazer??


    *o pré por enquanto num é problema, eu uso o pedal.

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tenha fé, alguem vai responder.

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    danubio_gpi
    Cara, o problema desses módulos de carro é que trabalham com 12V cravados, por isso precisam de muita corrente, mesmo assim é estranho ele puxar 30A em 12V daria uns 360W RMS de consumo e provavelmente renderia uns 240W RMS.

    Acho que sairia mais barato vc comprar um desses chips TDA xxxx para montar sua própria potência com Valores de alimentação mais baratos.

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Passoka
    pra puxar 30A em 12v precisaria de um falante de 0,4 ohms, o que é inviável... e isso daria 360W.
    será que essas potencias de carro tem algo que eleva essa voltagem de 12v?

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    tem... tem uma parada la dentro que gera tensões simetricas que esses amps precisam pra operar... +-50V, +-12 e +-5 se nao me engano

    JediKnight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    danubio_gpi
    heheh no carro essa pot mandava bem ? qts canais ?

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    ahhhnnn... valeu pela informação...

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Duvido que tenha no módulo um conversor DC-DC, que encareceria muito o módulo, então acho que ele não gasta mais que 4 A.
    Cara compra um trafo de uns 5 Amps monta numa ponte retificadora de 5 amps também, e põe 2 capacitores sarados de 16 V. Mantenha ele refrigerado pois um trafo de 12V chega a dar 18V, se vc não pretende utilizar o tempo todo em volume máximo, use um trafo de 9V, que vai dar uns picos de 13V, aquecendo menos. Também pode ser usado um estabilizador com o 2N3055, mas isso aumentaria muito o consumo e o preço.
    Se manjar de eletronica, monte dois chips TDA2002 ou TDA2003, que tem 8W de potência, que é quase o mesmo que esses módulos de carro dão só que consome menos de 2A.
    Posso te ajudar no que precisar.

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    JediKnight

    2 canais.

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    baruch_kata
    Cara compra um trafo de uns 5 Amps monta numa ponte retificadora de 5 amps também, e põe 2 capacitores sarados de 16 V. Mantenha ele refrigerado pois um trafo de 12V chega a dar 18V, se vc não pretende utilizar o tempo todo em volume máximo, use um trafo de 9V, que vai dar uns picos de 13V, aquecendo menos.

    Opa!! isso aí que vc falou parece ser bem viável. Vamos aprofundar mais um pouco essa idéia.

    1-trafo de 5 Amperes, 9V ou 12V. (ok)
    2-Ponte Retificadora (isso eu num entendi bem, vc quer dizer diodos??)

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    3- 2 capacitores sarados de 16V (que valor vc me sugere? onde eu coloco eles?)

    Tazima
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Olá danubio_gpi, essa "potencia" stetsom 500w é um amplificador com entradas de alta impedancia ou um booster? Que liga na saida de potencia do radio direto?

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tazima

    num entendi bem a pergunta (....com entradas de alta impedancia...... ) mas, acho que ele é as duas coisas, ele tanto é ligado na saida de potencia do radio direto, quanto tem que ter alguma coisa de saida alta pra ser ligado na entrada dele se não ele num funfa.
    Existem uns modulos de potencia pra carro com entrada RCA que a entrada dele é de baixa impedancia, então esse nescessariamente não precisa de um pré pra funfar.

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    baruch_kata

    Kd vc fio!! cara eu tenho a impressão que 4A num "guenta" não, pq ele é feito pra funfar em um carro que tem uma bateria que é de 35A a 70A em média. mas achei tua idéia interessante vamos dar continuidade nisso aqui.

    danubio_gpi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    VIXI!!! upei sem querer!!!

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Acontece o seguinte:
    O amplificador vai mandar a voltagem da bateria para o falante conforme a música, então ele só pode mandar 14 V - 0,6 (ddp silicio), cerca de 13,5V em 2 falante de 4 Ohms mais a resistencia dos fios e conexões. Isso daria um pouco mais que 6A, dando aí cerca de 90 Watts reais o que é um absurdo (o fabricante anunciaria cerca de 3000W), pois mesmo quando estiver com volume baixo, dissiparia tanto calor que pegaria fogo.
    Quanto aos diodos que formam a ponte retificadora, os da série 1n54** dão conta de 3A, tendo então que usar 2 ou mais (no total seriam 8), compensa mais tentar encontrar uma ponte retificadora pronta, o custo dela não é nenhum absurdo.
    Vc é de São Paulo? Tem uma loja na Santa Ifigenia que posso te indicar, e também tenho uma fontezinha de 2A que poderia testar ver se esquenta.

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Um método (muito imbecil por sinal) que eu uso é o seguinte: pego uma bateria minha de 7Ah, (7A em 1 hora acaba), conto quanto tempo demora para baixar a voltagem para uns 10V, então sei qual "Amperagem" o amplificador deu.

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Capacitor sarado depende do seu bolso.

    Tem desde pequenos capacitores importados até megacapacitores.
    Eu sugiro algo entre 1 de 3300uF, ou 2 de 2200uF ou 1 de 4700uF... até 2 de 4700uF. Se o bolso permitir, escolha os mais caros (não é frescura), use sempre tudo em paralelo e use um pequeno de cerâmica mesmo ou de poliester (mais caro), cerca de 220nF (224), ele filtra ruídos...

    E não deixe que o conjunto fique muito caro, mais pelo jeito a fonte vai valer mais que o amplificador...

    Leonardo Ferro Costa
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    baruch_kata

    Ola, notei seu conhecimento e interesse nessa área e gostaria de lhe fazer uma pergunta na qual estou atras da resposta faz tempo.

    Eu tenho Um par de auto falantes da Sony com essas características
    • Potência RMS: 50W cada
    • Sensibilidade: 90dB
    • Frequência de ressonância: 80Hz
    • Frequência de resposta: 45Hz-20,000Hz
    • Impedância: 4 Ohms
    http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?parentC atId=cat870069&category=somautomotivo&tabNum=1&id=XS-BF170

    eu gostaria de ligar um par desse auto-falante num radio de carro ou aplificador q funcionasse numa bateria por pelo menos 2 horas. poderia me dizer que bateria me recomendaria ?
    uma de carro com 45ah com certeza funcionaria, mas preciso de algo + leve e barato e não entendo nada disso. qtos amperes na bateria seriam necessarios para fazer esses falantes funcionarem por pelo menos 2 horas ? e que tipo de amp seria melhor ?
    radio de carro ? módulo? Fazer um amp?
    bateria de moto serve? bateria de No-Break ?
    Aguardo alguma Luz

    DoctorX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    a banda audio parts tem uma que eles usam para alimentar o sistema inteiro do carro em festas, vou dar uma olhada e posto depois! é mais simples ( e mais garantido ) que fazer!

    DoctorX
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    entra ai
    www.bandaaudioparts.com.br

    procura por vx energia!

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Leonardo Ferro Costa
    Tenho justamente a resposta prática de sua questão.
    É que eu montei um amp de 8W para funcionar com bateria de 12V / 7A (nobreak, sist. de segurança), baterias muito comuns e de preço bem acessível. Existem baterias mais leves, porém custam cerca de 4x mais, dependendo o uso vale a pena. (já que essa bateria pesa mais que seus 2 falantes juntos)
    Quanto aos falantes, eles não mandam no consumo de energia, mas sim o amplificador.
    Acontece que seus falantes têm baixa sensibilidade, apesar de ser 4x mais barato que um de 98 dB/W/m, ocorre que com um de 98 dB/W/m você precisaria de 6x menos potência para ter o mesmo volume...
    Acho que entre 15 e 30W deve ter um volume bom para se ouvir entre 3 e 10 metros de distância e com uma bateria dessas deve durar pelo menos 3 horas.
    Eu faço um pequeno amp de 8W (ou estéreo 8+8W) onde a bateria dura mais de 4 h (e tem um bom volume).

    Enfim: Tudo vai depender do uso que terá...

    djmaxue
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Eu gostaria de ligar um módulo de caro no pc?
    Mas eu gostaria de sabe se com uma fonte de pc ele funciona?
    Quais são os fios que se ligam na fonte e os de entrada e saída

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fonte e pré-amp p/ usar em power de carro!!!