Otimizar StarBlack15 para 1x15" e 2x10"

    Autor Mensagem
    jkdias
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: jkdias


    Para quem entende de amps, se eu ligar (acrescentar) no cabeçote do meu StarBlack15 (alumínio) uma caixa com 2 falantes de 10" de celulose:
    1 - Vou ter um ganho significativo nos médios?
    2 - Qual seria a melhor opção, em série ou paralelo para aproveitar a potência de 240w?
    3 - A relação de volume (altura) entre o cubo 1x15 e a caixa 2x10 seria imprevisível? Quero dizer, tem como saber se o falante de 15" vai falar muito mais alto que os 2 de 10" ou vice-versa?
    4 - Alguém tem sugestão para qual potência de falante de 10" usar?

    Obrigado,
    Jackson Dias

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Cara, eu iria preferir 1 de 15, ele é de aluminio? putz, melhor ainda.. sonzeira... tá doido.. pra quer vai botar 2 de 10.. ?falantes pequenos n combinam com baixo não.

    jkdias
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: jkdias
    · votar


    Krist Novoselic
    Acho que me expressei mal, eu pretendo ACRESCENTAR 2 falantes de 10"...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    a bem... tava até pensando pra esse cara iria fazer isso...

    Se botar 2 de 10 vai dar um som mais legal eu acredito.... O de 15 vai falar mais alto. mais ele deve ser o principal mesmo..Os de 10 vão ser de papel mesmo né.. acho q aí vc ter um som mais moderado.. Se vai ficar mais agudo ou mais grave eu não sei..só sei q em caixa de baixo..quanto mais falantes... mais porrada fica o som.. Dessa forma quando vc for fazer um show com a banda vai poder escolher o som q quer.... se microfona o de 15 de aluminio ou uns dos de 10 de papel.. acredito q de mudanças drásticas;;;

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mais tem q ver a potencia dos falantes q pode colocar pro cabeçote conseguir empurrar legal..Eles tem q ser de baixa potencia eu acho.

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Krist Novoselic

    É, eu também acho que vai melhorar, o falante de 15" de alumínio tem muito grave e muito brilho, mas sinto falta de médios. Quanto ao falante de 15" falar mais alto, queria saber se a diferença seria muito grande pq não vou microfonar.
    E as perguntas 2 e 4 me deixam com dúvidas também:

    2 - Qual seria a melhor opção, em série ou paralelo para aproveitar a potência de 240w?
    4 - Alguém tem sugestão para qual potência de falante de 10" usar?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    não responder a pergunta...

    olha eu acho q esses falantes n vão poder ser muito potentes, aí o de 15 vai soar mais alto,, mais n deve ter problema, vc deve ter mais médios sim,, acho q vai ter mais resposta dos knobs de regulagem do amp, quando aumentar o knob de medios vc deve ouvir melhor essas frequencias.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O falante de 15 tem 240 watts?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Isso se tem q ver com alguem q manja.....a potencia

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Krist Novoselic
    O falante de 15 tem 240 watts?

    Pior que eu não sei a potência do falante, no site não tem... Vou ver qdo chegar em casa.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    blz

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ae galera,

    Quem entende de Amplis e falantes:

    2 - Qual seria a melhor opção, em série ou paralelo para aproveitar a potência de 240w?
    4 - Alguém tem sugestão para qual potência de falante de 10" usar?


    Se alguém puder ajudar eu agradeço !

    upzin hehe

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    jkdias

    Vc sabe dizer se seu amplificador aguenta 4 ohms ? Ou está indicado que é para 8 ohms ?

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone

    No manual não diz isso mas consegui essas informações na net:

    » Speakers de 15" , bobina de 3" , cone de alumínio 169 - MTA
    » Tweeter piezo elétrico 150 watts
    » Impedância: 8 ohms
    » Speaker – Saída para uso opcional de uma caixa externa

    Ms não diz se aguenta 4 ohms...

    Desculpe a ignorância, mas o que isso quer dizer (4 ou 8 ohms)?
    Jackson

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Como vc pretende ligar a caixa nova ? Na saída de speaker do cubo ? Sabe se quando vc plugar algo ali o som da caixa original some ?

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Não sabia disso, mas estive pensando em fazer uma ligação da mesma saída que vai para o alto falante mesmo. Seria possível?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    jkdias

    Olha, complica um pouco...Provavelmente seu falante de 15" (é um só né) está dimensionado para extrair o máximo do seu amplificador.

    Para pendurar mais 2 falantes nesse existente, fica impossível ligá-los em paralelo, pois a impedância cairia muito e poderia danificar seu amplificador.

    Acho que vc teria duas opções - e as duas com resultados meio imprevisíveis:

    1) Fazer uma caixa com 2 falantes de 8 ohms e 10 polegadas ligados em PARALELO e colocar essa caixa em SÉRIE com o falante de 15 polegadas existente.

    2) Fazer a caixa com os mesmo falantes ligados em SÉRIE e ligar a caixa em PARALELO com o alto falante original.

    Se vc já tem os falantes de 10, vale a experiência. Agora, se tiver que comprar, é um risco.

    Vc sente falta de médios graves e médios né ? Geralmente os falantes de 15 não falam bem nessa região, e por isso o sucesso das caixas 4 x 10 para baixo.

    Abraços.

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Exatamente eu sinto falta de médios!

    Olha só, eu tenho duas caixas com falantes de 10" que estou pensando em fazer o teste. Vou testar das duas formas que vc falou, agora só me resta uma dúvida: O teste que farei com 2 caixas c/ 1 falante de 10" serve de base para eu prever o som de 1 caixa c/ 2 falantes de 10"? Os falantes separados falam muito diferente do que se estiverem na mesma caixa?

    Obrigado pela ajuda!
    Jackson

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Basta colocar as caixas juntas e terá o praticamente o mesmo som da caixa com 2 falantes.

    Muito importante nessas ligações é a fase dos falantes, pois se vc inverter alguns deles terá menos graves, já que um estará atrapalhando o outro. Verifique com uma pilha caso tenha dúvidas.

    Abraços e boa sorte.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    No caso não seria melhor ele fazer uma caixa com 4 de 10 não?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Krist Novoselic
    No caso não seria melhor ele fazer uma caixa com 4 de 10 não?

    É um boa opção também. Ele sentiria falta dos graves profundos, mas daí depende do estilo de música que ele toca.

    Por isso a combinação padrão é o 4 x 10 + 1 x 15. Eu uso uma 2 x 12...ahhahahah

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    Muito importante nessas ligações é a fase dos falantes, pois se vc inverter alguns deles terá menos graves, já que um estará atrapalhando o outro.

    Nas caixas tem a indicação das fases, aí já facilita...

    Obrigado pela força.
    Jackson

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Otimizar StarBlack15 para 1x15" e 2x10"