Dúvidas na distorçao de power do meu amp

    Autor Mensagem
    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05


    Galera, fiquei com uma dúvida depois de ler um comment do Augusto Pedrone em outro tópico aqui.
    bom, eu montei um combo 2x12' valulvado baseado no jcm 800 de 50w, mas optei por deixar as válvulas operando um pouco "frias", para prolongar a vida útil.
    estou usando tesla E34L, portando válvulas de razoável qualidade.
    o q acontece é q qdo coloco o master acima de 6, o som fica estranho, perdendo um pouco a definiçao e com uma saturaçao feia, enquanto q se uso até o volume 4,5 e carrego os masters das duas válvulas de pré no 7 ou 8, o timbre fica maravilhoso.
    Porque a saturaçao de pré está melhor do q a do power? será q é pelo fato de as valvulas estarem trabalhando com menos wattagem e, qdo abro o potenciomentro, jogo mais sinal do q elas aguentam amplificar?

    help, please.
    ;-)

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek

    obviamente... valvula fria da um som meia-boca.

    deixa de ser mão de vaca :) e bota essas válvulas pra queimar. Se forem aquelas tesla E34L, da pra deixar elas com 24 watts em repouso que elas aguentam. Se for a EL34 normal, 21 watts.

    cheers

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ah, se o som parece que fica 'peidando' pode ser outra coisa (blocking), mas tenta o bias primeiro e vê como fica.

    cheers

    JediKnight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    deixa eu perguntar uma coisa a vcs, a 1ª diferencial é a mesma coisa q a primeira derivada ? Puts eu vim perguntar uma coisa, mas esqueci a palavra...

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    JediKnight
    1a derivada é vc derivar uma vez e acho que é isso mesmo que vc quis dizer, mas 1a diferencial, pode até ser, mas nunca ouvi falar assim

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Passoka
    po passoka, logo vc q tá na faculdade hauhauhaua.

    JediKnight
    diferencial e derivada eh a msm coisa.

    cheers

    Passoka
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    mas chamar de 1a dif, eu nunca ouvi falar :P

    JediKnight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pois é, é q tem um software econométrico q faz relação entre variáveis, e observando elas não posso usá-las por não serem estacionárias, mas se eu escolher a opção "1st diference" eu posso, mas não to conseguindo idealizar algo concreto a respeito do q é isso na prática.

    JediKnight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E eu ainda não to conseguindo lembrar o nome da palavra, tipo na aula de cálculo a primeira coisa q aprende é derivada, depois integral, é o 3° tópico q eu esqueci ...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek
    mas optei por deixar as válvulas operando um pouco "frias"

    O que vc chama de frias ? Quantos watts cada uma dissipa em repouso ?

    o q acontece é q qdo coloco o master acima de 6, o som fica estranho, perdendo um pouco a definiçao e com uma saturaçao feia

    Muito estranho... O capacitor que liga o volume master à inversora está legal ? Sem fugas ? Verifique o estágio da inversora também...tensões e etc....

    enquanto q se uso até o volume 4,5 e carrego os masters das duas válvulas de pré no 7 ou 8, o timbre fica maravilhoso

    Isso é normal....Válvulas boas no pré dão um som bem bacana também

    Veja aí. Confira as tensões DC e sempre desconfie de capacitores....

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek

    Experimente também soltar o resistor de realimentação negativa....Ouça o som sem ele, veja se há melhoras.

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    JediKnight
    haha na verdade no calcula basico eh 'limite', 'derivada' e 'integral'.

    agora quanto ao teu software... sei la rsss... com a derivada vc calcula o slope da reta tangente a tua função em qualquer ponto, só isso.

    JediKnight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    heheh é vero, esqueci da porcaria do limite. Cara, to ficando louco por não conseguir lembrar o nome do negócio, tem até na HP 48, mas q coisa...

    É, mas o software não é de funções. Vou ter q esperar até quarta pra falar com o prof. Mas valeu ai.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    b0fh

    as minhas valvulas sao as tesla E34L mesmo, entao poderia ir até 24w?
    tou usando com 17w-18w em repouso - é muito pouco MESMO?

    qto ao capacitor, presumo q esteja legal, pq é componente de boa qualidade, mas vou dar uma olhada se o bias nao resolver...

    valeu pela força galera, e aviso qdo descobrir se foi isso mesmo ou nao.

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek
    AugustoPedrone
    b0fh
    perguntinha chula; que método de regulagem de bias estão pondo em prática? aquela do resistor de 1r no catodo?

    Se forem aquelas tesla E34L, da pra deixar elas com 24 watts em repouso que elas aguentam. Se for a EL34 normal, 21 watts.


    quando dizem isso estão falando da dissipação de placa? certo?

    desculpem as perguntas bestas....

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek
    cara 18 watts nao eh pouco não... devia tar dando um som legal já. mas dá pra levar até os 24 mesmo... se bem que é o limite. eu deixaria as E34L com uns 21 ou 22 watts, assim elas iriam durar bastante.

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cacildo poncio

    eh, eu sempre uso o resistorzinho de 1 ohm básico no catodo :)

    e yes, eh a dissipação de placa, em repouso, com o amp em silencio, etc, etc :)

    cheers

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    cacildo poncio

    sim, o método é o do resitor de 1 ohm
    na verdade, descobri hj qdo abri o amp q tinha feito as contas errado e cada valvula estava rendendo apenas 12watts
    por isso o som morto
    troquei uma resistencia (pq o trimpot já tava no máximo) e agora deixei as E34L com 21w
    caras, o som melhorou muito, sinistro...
    esse negócio de primeiro valvulado é foda, eu nao tenho referencias, entao tem q ir batendo cabeça mesmo pra aprender...
    vou fazer novos samples e daí posto aqui

    falou

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    b0fh
    cara, não é bem isso...
    diferencial e derivada não são a mesma coisa, não..
    diferencial é a variação infinitesimal de uma grandeza... o diferencial mexe com uma grandeza só, por isso que qdo vc trata com diferenciais (por ex dx/dy) vc pode passar o dy pro outro lado e ter uma equação diferencial (ta errado quem diz equação derivada).

    a derivada é como se fosse a "parte prática" da diferenciação. é o quociente de dois diferenciais: dx/dy por exemplo.. (na verdade não é, mas tratamos como se fosse hehehe). ela transforma uma equação em outra.

    no calculo 1 isso fica meio nebuloso, mas a diferença fica mais clara em calculo 3, qdo vc trabalha com várias variáveis.. pelo menos pra mim foi assim :)

    off-topic total hehehe

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Michael Vlcek
    eh 12 watts devia tar dando um som bem xoxinho mesmo :)

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes

    tem razão, eh isso ai q vc escreveu mesmo. :)

    mas pra que complicar haha... pra finalidade do nosso amigo jedi ali (que queria saber o que é 'primeira diferencial'... ai eh a msm coisa... dx/dy... derivada).

    cheers

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    ainda assim é diferente hehehehe
    2a diferencial de x é d^2x e a 2a derivada de x em relação a y é d^2x/dy^2.

    ^ = "elevado a" (tb não é mas tratamos como se fosse hehehe)

    realmente as pessoas falam que é a mesma coisa pra nao complicar hehehe mas na verdade não é... e pra quem quer calcular não faz diferença alguma mesmo... coisas de matemático, desculpe :)

    abraço,
    Renato.

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    vc é matemático? rsss... esse negocio de chamar derivada de diferencial não eh nada perto dos absurdos que nós engenheiros fazemos com a sua nobre ciência rsss... tem umas de fazer pitágoras se revirar na tumba :D'

    cacildo poncio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    b0fh
    Michael Vlcek
    e yes, eh a dissipação de placa, em repouso, com o amp em silencio, etc, etc :)


    cada valvula estava rendendo apenas 12watts
    por isso o som morto
    troquei uma resistencia (pq o trimpot já tava no máximo) e agora deixei as E34L com 21w


    agora entendi, quer dizer....fiquei confuso......

    esta dissipação de placa é fixa, o que se altera é sua porcentagem de dissipação, posso estar enganado ou trocando as bolas, segundo "fórmula" básica do Edu Silva (audio list);

    0,5 x 30 / 450 = 0,033 A (33ma)

    0,5 = porcentagem de dissipação de placa
    30 = dissipação de placa (obtido por datasheet da mesma)
    450 = tensão de b+

    esta margem de 50%, diz ele para válvulas fabricadas hoje ou não muito confiáveis, trabalhem com folga, uma margem de segurança.

    deesculpa se eu estou chovendo molhado (essa eu busquei longe eim!! :) ou se eu não entendi mesmo!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tá certo, cacildo !!!! Isso aí !!!!

    50% de dissipação nelas...

    Também é legal usar um osciloscópio (quem possuir) para ver se há distorção de crossover na transição do sinal.

    Abraços.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    a minha tensao de placa está em 400v
    por isso tb tive de aumentar a corrente negativa para conseguir chegar nos 21w..

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mas o importante é q agora posso ir com o knob do master até o 10 q a valvula nao faz mais aquele ruido de falta de potencia, e a placa nao está ficando vermelha mesmo após 1h de uso, entao creio q o problema está resolvido...

    b0fh
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AugustoPedrone
    cacildo poncio
    Michael Vlcek

    50% em repouso eh coisa de mulherzinha... :) funciona legal em amps onde se usa mais distorção no preamp, tipo os mesa-boogie da vida, mas num JCM800, onde vc quer botar as válvulas do power pra gritar, tem que regular em 70% ou até mais (sacrificando um pouco as válvulas) pra dar 'aquele' timbre. Mas claro, usem sempre válvulas de qualidade pra fazer isso. Se for válvula vagabunda melhor fazer como o Edu falou, 50%, mesmo porque o timbre delas vai ser meia-boca mesmo...

    cheers

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas na distorçao de power do meu amp