Ajuda com impedâncias!

    Autor Mensagem
    bulldog
    Veterano
    # fev/05


    É o seguinte: Tenho um cabeçote e uma caixa com 2 X 12.
    São dois falantes de 8 ohms (especificado nos próprios falantes)
    Estão ligados em paralelo (como aprendi recentemente, hehe) portanto a caixa é de 4 ohms. Isso significa que a saída do meu cabeçote é 4 ohms, ao invés de ser 8 ohms como eu pensava? É comum essa impedância (ou era comum)?

    OBS: É um Giannini antigo (1966) e a caixa é dele mesmo. Alguém pode me afirmar se estes cabeçotes eram 4 ohms. Pois tudo me parece original, inclusive os falantes da caixa (2 Novik).

    Obs: como saber a impedância do cabeçote já que não está escrito atrás? Tem algum teste? Quais os problemas caso estes falantes não sejam os originais da caixa e a impedância esteja errada em relação ao cabeçote?

    Agradeço qualquer ajuda, lembrando que eu sei quase nada de eletrônica!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bulldog
    Geralmente os amps Gianninis valvulados tinham impedância de saída em 8ohms, o ideal portanto é que sua caixa tenha essa impedância, ou vc forçará o trafo de saída.
    Abç

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Putz, o pior é que eu já liguei até um outro amp Peavey nessa caixa uma vez e estou usando esse cabeçote Giannini há tempos nessa caixa. Como saber a impedância do cabeçote? Tem onde ver dentro ou fora ou qualquer pessoa que mexa com eletrônica pode me dizer?

    Mandei um e-mail pra Giannini agora mas, tenho poucas esperanças que eles me respondam. Como a maioria das empresas brasileiras provavelmente me darão uma resposta que não irá me responder. Mas não custa tentar.

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se alguém puder me dar mais respostas eu agradeço...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Consegue abrir seu Giannini ? Veja que o trafo de saída tem cores padronizadas assim:

    Preto - negativo
    Verde - 4 ohms
    Amarelo - 8 ohms
    Preto/Amarelo - 16 ohms

    É só ver qual fio está ligado no jaque de saída.

    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    É isso aí, mas geralmente eles vinham de fábrica chaveados para 8 ohms.
    Abç

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    AugustoPedrone
    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu pela ajuda!

    Então, eu falei por telefone com o cara de São Paulo que fez revisão no meu cabeçote e ele me disse pra mudar a ligação dos falantes de "paralelo" para "em série", ou seja, 16 ohms, que pode trabalhar assim tranquilo, sem forçar o transformador, sei lá. Alguém confirma isso???

    Em todo caso eu vou abrir o cabeçote sim e dar uma olhada pra confirmar, mas ele me disse também que é quase certeza que é 8 ohms mesmo.

    MagoMerlin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bulldog
    É, vai funcionar com menos potência !!!

    Se a saída dele é de 8 Ohms e você ligar os falantes em 16 Ohms, não obterá a potência máxima do amplificador. Por outro lado, se for o contrário: (alto-falantes com impedância final inferior a 8 Ohms, vai superaquecer o trafo, aumentar o nível de distorção e adeus Trafo !!!

    De acordo com a Lei de Ohm, se a tensão permanecer a mesma, sempre que a potência aumenta é porque a resistência diminuiu. E, se a resistência aumentar, a potência vai diminuir.

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MagoMerlin
    humm... bem, pelo menos diminui a potência mas não detona, né? Bem, valeu pela ajuda. Eu vou abrir e dar uma olhada na "parada" dos fios que o Augusto falou. Se for o caso ou eu pego dois falantes de 16 ohms ou então deixo só um desses aqui ligado.

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    quando vc liga uma saida de 8 ohms em uma caixa de 4 ohms detona sim, pq pela lei de ohm, a voltagem continua a mesma e a resistência (impedancia) cai pela metade, então a corrente dobra! (consequentemente a potencia tb dobra).. se essa corrente for maior do que a corrente suportada pelo trafo, adeus trafo!

    se vc aumentar a impedancia de 8 pra 16 ohms, a corrente vai cair pela metade, por isso a potencia nominal cai pela metade tb.
    o melhor é sempre ligar na impedancia certa.

    GuitarHouse
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    e tenho dito...hehe

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    GuitarHouse
    hehehe, vou levar em conta a sua opinião pois foi a mais concisa, porém a mais esclarecedora de todas.

    Mauricio Luiz Bertola
    AugustoPedrone
    MagoMerlin
    Posso ligar os alto-falantes da seguinte forma, pra ter 8 ohms no gabinete?:
    (OBS: usando os 2 falantes de 8 ohms)
    1 fio: + do conector no + do falante 1
    outro fio: + do mesmo conector no + do falante 2
    outro fio: - do conector no - do falante 1
    outro fio: - do mesmo conector no - do falante 2

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ou isso também significa ligar em paralelo?

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bulldog
    isso significa ligar em paralelo e vc vai ter 4 ohms de impedancia no seu gabinete....

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    Mauricio Luiz Bertola
    AugustoPedrone
    Bem, novamente agradeço as respostas pois foram de grande ajuda. Abri hoje o amp e realmente está ligado o fio amarelo, ou seja, 8 ohms.
    Olha a foto: http://www.geocities.com/gianninivintage/

    Tem o fio preto (que não aparece na foto pois vai pra outro lugar), o verde (cortado mais curto), não tem o preto/amarelo de 16 ohms. E na ligação aí, como dá pra ver na foto ainda tem um fio azul que vem de um outro lugar (capacitor ou resistor, não sei), e um fiozinho vermelho ligando a outra saída de caixa (na verdade era originalmente uma saída pra reverb).

    Que merd*, portanto eu estou usando há um bom tempo (uns 2 anos) esse cabeçote 8 ohms ligado numa caixa de 4 ohms e o antigo dono também! Putz, e eu que não entendo quase nada de eletrônica saquei esse erro.

    Só uma pergunta: Usando outra saída pra caixa (que está ligada pelo fiozinho vermelho) eu posso ligar mais uma caixa em 8 ohms, pra ter 2 caixas ligadas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com impedâncias!