duvida com potência e impedâncias

    Autor Mensagem
    Rafael Suarez
    Veterano
    # jul/05


    tenho uma potencia d 500w (de PA) e ela tem dois canais com duas saidas de 8 ohm cada....minha duvida eh a seguinte.....vou comprar 2 caixas de 300w...cada uma c eu ligar em um canal me renderá os 250w, certo...mas a impedancia dessa caixa tem q ser 8 ohms ou 4 ohms???...ligarei uma em cada canal, ai sobrarao duas entradas.....ceu ligar mais dois retornos de palco nessas, tem problema.....desde jah agradeço...

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rafael Suarez
    Tem que ser 8 Ohms. Já lí em alguns sites equivocados onde falam que pode colocar autofalantes de 4 ohms em amplis de 8 Ohms. É mentira, não melhora a potência, só reduz a qualidade e a vida útil do amp.
    Nesse amp você pode usar falantes de 8 a 16 Ohms, sem problemas, mesmo sendo as caixas de potência menor. Só tome cuidado para não aumentar muito o volume, já que os falantes podem distorcer (e até queimar).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rafael Suarez
    Vc´poderá também ligar 4 caixas de 8 Ohms (duas em cada canal), mas só se o teu power suportar 4 ohms. Verifique o manual.
    Abç

    oak
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ou entao 4 caixas de 4ohms (2 em serie em cada canal)

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oak
    Isso aí, fazendo em série não tem problema pois 4 + 4 = 8
    Em paralelo, jamais, pois darão 2 Ohms, e pode usar para fritar ovos durante o uso.

    Rafael Suarez
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    baruch_kata

    valeu pelas tentativas de esclarecimento, mas naum entendi mto bem ainda....eh o seguinte, minha potencia tem 4 saidas d 8ohms cada. E essa potencia eh de 500w certo....c eu comprar 2 caixas d 250 e ligar uma em cada canal da potencia, sobrarão 2 saidas ainda( uma em cada canal). Desde jeito a caixa tem d ser de 8ohms mesmo?.....e se essa caixa tiver mais d 250 cada, tem problema? eu jah li por ai q isso eh ateh melhor pq naum vai ter distorçaum, mas isso não forçaria a potencia?

    e a outra dúvida eh se eu ligar 4 caixas d 8 ohms nela( 2 alen das de 250w) isso vai ter problema? estas outras eu ligaria nas 2 saídas q estão sobrando na potencia ou eh melhor ligar na saída das caixas?(elas tem in e out)

    outra coisa...um conhecido me disse que ele usa duas potencias em serie...ou seja, liga a saida de uma na entrada de outra....isso funciona msmo? naum queima a entrada da q recebe?....

    Mauricio Luis Bertola
    não tenho o manual, mas nas 4 saidas da potencia marca 8 ohms em cada....a minha duvida era s eu ligar apenas duas caixas essas teraum q ser d 8 msmo?

    PS: essa potencia não é de guitarra, eh d equipamento profissional, de PA...... o modelo é da watson DBS2000

    valeu pessoal!!!

    baruch_kata
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: baruch_kata
    · votar


    Rafael Suarez
    outra coisa...um conhecido me disse que ele usa duas potencias em serie...ou seja, liga a saida de uma na entrada de outra....isso funciona msmo? naum queima a entrada da q recebe?....

    Então, a idéia é quase ao contrário:
    Se você colocar duas Lâmpadas, uma em cada tomada, as duas acendem com potência máxima, e gastam dobro da energia.

    Se você liga uma lampada em série com outra e liga na mesma tomada, elas são obrigadas a dividir a tensão (voltagem). O consumo será a metade, pois elas juntas resistem mais a passagem de corrente, e acendem com um quarto da potência máxima.

    A mesma coisa acontece com os falantes... Os de 2 e 4 Ohms forçam mais o amplificador, mas fornecem potência máxima.
    Como seu amplificador é de 8 Ohms nunca pode ligar menor resistência nele, ou seja pode ligar 2 de 4 Ohms em série ou 2 de 16 Ohms em paralelo, que darão 8 Ohms.

    Para ligar nele 4 falantes de 8 Ohms, deve ligar 2 a 2 em série e paralelo, assim:
    _______________
    1 . 3
    2 . 4
    _______________

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida com potência e impedâncias