caixa acustica

    Autor Mensagem
    pklzo
    Veterano
    # fev/05


    alguem manja de dimensões de caixa acustica?
    pra construir com um falante de 12", que tamanho tem que ter?

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    se for de guitarra e com a parte traseira aberta (openback) tanto faz.
    se for fechada eu já não tenho nem idéia...

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pklzo
    Se for pra guitarra não tem tamanho exato. Mede a largura do cabeçote que vai ficar em cima. A altura da caixa e profundidade é a gosto do freguês...

    Randy78
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pegue as medidas de outras caixas, no site da marshall tem caixa 1x12 e no da mesa tem tbem, com caixa aberta e fechada, procure outros fabricantes para ver a medida certa, eu tenho aqui em casa um programa que ensina a fazer caixa acustica, tudo depende do autofalante que vc for usar.

    pklzo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    valew!

    então, as dimensões da caixa não afetam o som?!

    Randy78
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    afeta sim, pra cada autofalante tem uma dimensão, do contrário o falante não vai render tanto quando o esperado, na dúvida faça uma caixa aberta, no site da selenium tem um projeto de caixa para um dos modelos de falantes deles.

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    pklzo
    pra caixa aberta não afetam não.
    pra caixa fechada afetam sim, e muito!

    muskito
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mas que falante vc vai usar????

    pklzo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    muskito

    devo comprar da selenium...

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Fala gente! estou precisando da ajuda d alg... uma das minhas duvidas vcs já ouviram d montão aki..
    o seguinte: gostaria das dimensões d uma caixa 4x10 e d uma 1x15, ambas p/ baixo.. alg pode me passar isso?
    (obs: ñ queria pegar aquele projeto da selenium ñ...)

    a outra pergunta é sobre o tratamento da caixa. ex: caixas seladas - como fazer? alg dica p dutos e tal?! devo "forrar" a caixa?!

    vlw gente; obrigado. c vcs puderem me responder ao menos sobre as dimensões já me ajuda mtão! fui! abçs! ; )

    lespaulbabilon
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen

    Ressucitou, hein? heheh

    Infelizmente não tenho idéia de dimensões para essas caixas, mas o Adolphs deve estar chegando aí...

    Renato gomes

    Esse é da época que o Renato freqüentava o fórum! hehehe

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Renato gomes
    bulldog
    Randy78
    lespaulbabilon
    Buenas, pessoal.Vamos lá.Alguém disse que caixas abertas não tem dimensão definida ? Hummm.Vamos falar então sobre alto-falantes.O alto-falante tem a frente do cone e a traseira do cone, certo?Por que um AF não funciona bem, sózinho, ao ar livre?Acontece que se não ouver uma distância mínima entre a frente e a traseira do cone, a onda traseira cancela a dianteira, e o som fica ruim.Essa distância tem que ser no mínimo igual à meio comprimento de onda da freqüência de ressonância do AF.Isso é uma LEI para o chamado Baffle Infinito( ou caixa aberta).Vamos à um cálculo simples:Vc tem uma Af cuja freqüência natural de ressonância seja 70Hz, para achar o comprimento de onda, então,

    Velocidade do som = 340 m/s
    Freq. do AF = 70 hz

    340/70 = 4,85 m (comprimento de onda)
    Sendo que o mínimo que podemos usar para um bom resultado seria a metade da distância:

    D = 4,85/2 = 2,425.

    Então, a sua caixa aberta teria que ter as medidas necessárias para fazer o ar "caminhar" 2, 425m entre o centro do cone na frente e a traseira.
    Na prática, se sua caixa tiver, do centro à borda , 65 cm + 35 cm de fundo, faça a conta:
    65 + 35 +35(de dentro)+65(de dentro)= 2 m( se acrescentar mais 10 cm em cada medida, vc tem o que precisa.Isso para sua caixa responder aos 70 Hz.Se vc dobrar a freqüência mínima da caixa, para 140Hz( para guitarra tá bom), todas as medidas caem pela metade, poré vc terá uma queda de 6 dB nas freqüências abaixo de 140Hz.Por isso caixa aberta não serve para Baixo, senão ela teria que ser monstruosa.É isso.Um abraço!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Já ia esquecendo, por isso que se usa o recurso de colocar os semi-painéis na traseira, vc vai somando todas as medidas para chegar no valor mínimo.Soma-se todo o caminho externo ao caminho interno.

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lespaulbabilon
    E aê? td blz?? é... realmente dei uma afastada daki, por questão de tempo.. mas sempre gosto d vir! d vez em qnd dou uma pimbada lá no forum d baixo..quase ñ frequento os outros; hehe! abçs kra!! ; )
    -------------------------------------------------------------------

    gente, minhas perguntas continuam...
    carlos adolphs, parece q é vc msm qm vai me responder hein... brincadeira! (qr dizer, pode responder sim!!) vlw

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen
    Buenas!Vc quer pra 4 de 10, então tá:68cm de largura, 68 cm de altura, 44 de profundidade, selada, sem duto.Revestimento interno, sómente se houvesse duto.A 1 x15 é igual, só muda o orifício do Altofalante.As medidas do painel são internas(68X68cm), ao confeccionar as laterais vc tem que adicionar a espessura.Recomendo compensado naval de 25mm.
    Um abraço!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    Poxa, mt obrigado msm!vlw aí pelo tempo q perdeu p fazer as continhas, mas é q sou uma negação em lance d caixa e acustica, e eletronica e tal..gosto d lutheria! vlwzão garoto! ; ) qlq coisa c puder ajudarei! abçs

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen
    Disponha!Um abraço!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    Oi, desculpa voltar mais uma vez, mas é q estava agora calculando as larguras e as alturas das faces das caixas e me deparei com um questionamento: a caixa será totalmente fechada? (desculpe a "ignorância")

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen
    Selada = fechada .O painel que vc fizer para a frente, faz para a tampa traseira igual.Só que o da frente tem os furos para os AF.

    marcelogatinho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen
    a caixa será totalmente fechada? (desculpe a "ignorância")
    carlos adolphs
    selada, sem duto

    segundo oq ele disse sim, sera totalmente fechada!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    Ok! Obrigadão msm! Estou indo agora comprar as madeiras.. Compensado Naval 25mm, né?! Hehe! Tô animado p/ montar as caixas logo!! Vlw msm pelas dicas! qlq coisa estamos aí! ; ) abçs kra!
    --------------------------------------------
    marcelogatinho
    Ok, obrigado! abçs!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    Desculpe-me a insistência e a chatice kra, mas é q... enfim, dúvidas! esta será a última, ok? aheh!
    com relação à "arrumação" dos AF... como devo colocá-los? ql a distancia entre um e outro?! e a distância dos AF em relação à borda da face? pode ser "d qlqr jeito"?!
    (para a caixa com o de 15" tb instalarei um "tweeter"...há alg mudança então?!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mayzen
    Vc traça duas diagonais, formando um X na tampa.Do centro do X, vc mede a distância até a aresta(canto), marque o centro em cada uma desta pernas do X.Será o centro do furo de cada AF.Se vc for usar a caixa do de 15" para baixo, pra que o Tweeter?No máximo de usa um projetor de médios, com divisor passivo.Mas isso quando não se tem a caixa com 4X10, pois ela vai cobrir bem os médios.Um abraço!

    Mayzen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    carlos adolphs
    Fala rapaz! Acabei d chegar. Havia saído p ir em algs madeireiras, comprar o c. naval... só achei a placa inteira, custando 104 reais... mt caro p mim... vô ver o q posso fazer. ah, vlw pela resposta! e o tweeter, ñ é um TWEETER! é um quebra-galho q vai funcionar para mostrar uns medios..hehe!
    obrigado e abçs tb!

    cleto
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Tô entrando de paraquedas na estória. E já consegui muita informação com este tópico. Mas gostaria de saber se posso utilizar MDF ao inves de chapa naval?? E isto influencia do som, perco qualidade???

    Pois o MDF é mais facil de trabalhar e consigo ele mais barato aqui onde moro. Alem disso aparenta ser mais consistende que a chapa naval.

    Abraço!!!

    cleto
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Outra duvida:

    Pretendia fazer uma caixa para AF de 15, para posteriormente fazer a de 4x10. Pq a grana tá curta!! hehehe O uso do tweeter se faz necessario neste caso? Ou posso realizar a fabricação parcial?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    cleto
    Buenas!Pode usar o MDF, sem problemas, mas fica bem mais pesado que com o compensado, ponha rodízios.Não use tweeter.Um abraço!

    cleto
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: cleto
    · votar


    carlos adolphs

    Muito Obrigado!! Abraço.[b][/b]

    cleto
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    carlos adolphs

    cleto
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    carlos adolphs

    Muito Obrigado!! Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a caixa acustica