potência e válvulas

Autor Mensagem
Renato gomes
Veterano
# jan/05 · Editado por: Renato gomes


galera, estou procurando um projeto para ser minha primeira montagem de amp valvulado e estou com algumas dúvidas...
estou procurando um projeto simples, e por isso me interessei pelo Hi Octane.
no site ax84 diz que ele fornece de 5W a 7W. pergunta: num power single-ended, o máximo q dá pra conseguir de potência é isso?
mais pra frente pretendo construir um push-pull potente. 50W ou 100W. mas aí eu preciso de choke, etc, não é mesmo? e tb eu iria querer fazer retificação valvulada, então estou querendo ficar no single-ended por enquanto hehehehe

valeu,
Renato.

Renato gomes
Veterano
# jan/05
· votar


ah, outra coisa...
no hi-octane eu estava querendo colocar mais uma 12ax7 e fazer um switch para canal limpo/sujo como tem no pré do amp Renegade (tb na www.ax84.com) será que o trafo de força do hi-octane aguenta essa modificação numa boa?

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


uma 12ax7 a mais não força tanto um trafo que geralmente tem alguma folga de corrente.
pessoalmente acho amplis single ended anti-economico e de pouco rendimento, um push pull pequeno com duas 6v6 fica o mesmo preço e rende mais de 3 vezes mais em potencia.

lula_molusco
Veterano
# jan/05
· votar


tp querendo montar um valvulado tb

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio
Cara, vc colocou uma questão interessante. Podería explicar melhor, por favor (estava querendo montar um "single-ended" mas com válvula 6550).
Abç

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


um single ended o trafo de saida costuma ficar maior em tamanho do que um push pull , o preço que se pagaria seria praticamente o mesmo para enrolar um ou outro trafo. para um push pull o gasto é apenas uma valvula de potencia (e soquete) a mais.
tentar fazer um single ended de maior potencia penso não ser uma boa ideia, single ended é valido para amplis muito pequenos tipo 6bq5 na saida onde o trafo é bem menor e típico para audiofiolos que gostam de amplificar som com valvulas (tipo antigas eletrolas portateis).
pagar um preço por uma 6550 e um trafo grande é melhor usar duas 6v6 ou el84 e um trafo menor e ainda terá mais potencia que a 6550 sozinha.
o sistema push pull foi a revolução no sistema de amplificação e não tem nada de complicado.
com uma fonte bem feita (trafo de força bem enrolado) não precisa choke de filtro.
ao estabelecer como será o ampli que se deseja tem que separar as tres partes distintas do circuito , potencia (duas valvulas de potencia e uma inversora) se for puhs pull , pre (duas pequenas) , e fonte .
a maioria dos amplis que vejo fotos montam tudo junto numa chapa de circuito só e fica embolado, se tiverem oportunidade de ver os gianninis eram mais bem separadinhos (circuito de fonte, pre e potencia) e ate os desenhos dos circuitos eram mais claro e organizados do que os fenders por exemplo (por incrivel que pareça).

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
Mauricio Luiz Bertola

eeeh mas tem o outro lado da coisa... o timbre de uma potência single-ended eh mto mais 'guitar' do que o de um push-pull, onde a propria topologia cancela os benditos harmônicos pares.

outra coisa, esse lance de o push-pull 'render mais' pode ser uma desvantagem... porquê quanto mais potência, mais foda eh saturar legal a etapa de saída, e conseguir um timbre massa. vai muito da aplicação q vc quer usar o amp.

ah, e dá pra conseguir altas potências em single-ended, claro, não fica limitado na potencia de uma válvula só... pode-se construir os parallell-SE da vida com 4 6550 por exempo, vai dar uns 60 watts... hehehe... pouco perto do que se pode conseguir com elas em push-pull (160 watts)...

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
poizeh... o meu receio qto ao push-pull é q eu vou precisar de mais uma válvula inversora e mas uma EL84 de power. (pra conseguir 18W contra menos de 10W do single ended com EL84).
e será que não precisa de choke pra filtrar mesmo? meu medo é fazer o projeto todinho, montar, e aí ficar com aquele hmmmmm insuportável. se choke não é necessário para um trafo de power bem enrolado, pq todos os powers push-pull famosos tem um? (marshall, mesa, soldano, etc..).
e outra... com push-pull eu acho desperdício não fazer uma retificação valvulada, e aí já é mais uma válvula...
depois q eu somei tudo resolvi fazer um single-ended mesmo. ainda mais que não to com tanta grana sobrando... mas ainda to em dúvida.. :/

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


em push pull pequeno não precisa de choke pois a tensão será mais baixa então da pra por capacitores de maior valor de capacitancia e com tensões menores, mesmo em push pull com duas 6L6 por exemplo já vi amplis sem choke.
o ruido hummm e quase que unicamente proveniente de filamentos , não tendo muita influencia na qualidade da retificação da alta tensão e então logicamente sobra a responsabilidade pro trafo e também na maneira de ligar a fiação de filamentos o mais afastada possivel dos outros fios (com fios torcidos). ao se montar um ampli, montasse primerio a fonte então um bom teste é encostar o ouvido no chassi do lado contrario de onde esta o trafo e ouvir o hummm , trafos bons dão um hummm baixo. não sou expert em trafos mas sei que eles influem muito neste ruido (independente da qualidade da retificação)
se a ideia é um combo bem pequeno um single ended é válido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
b0fh
Renato gomes
Excelente discussão cara, vcs me esclareceram bastante. Quem dera as discussões nesse fórum fossem sempre nesse nível.
Abç

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
agora tá fácil sem o A.F. por aqui pra dizer q qualquer banditzinho da vida humilha um valvuladão... hauhauhauha.

qqr duvida tamos ai... tenho até uma certa experiência em valvulado, já montei um high-octane e fucei um tremendão SL todo... tá 'tunado' o danado hehe.

cheers.

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


ae galera que já montou amp valvulado...

estou montando o meu e estou com uma dúvida: o chassi do bixo.
tenho várias opções... vários modelos de calha galvanizada, chapa de alumínio (dá trabalho pq tem que cortar, dobrar, etc...), o chassi vendido próprio para esse fim (achei meio caro), e por aí vai...
não estou querendo fazer algo meia-boca. quero um aspecto bem profissional no negocio.. mas estou aberto a soluções "criativas" hehehehe.
como vcs fizeram? quais os prós e os contras dos métodos que vcs conhecem?

valeu,
Renato.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


eu fiz a pior tosqueira possivel... catei um amp transistor (park 15 watts), ranquei tudo de dentro e montei o high-octane.

ficou com cara de marshall pelo menos....

da uma bisolhada:

http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps/HiO/

tá meio desatualizada as fotos, botei mais tranqueiras, mas da pra ter uma ideia da encrenca.

cheers

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


po, achei show de bola o chassi hehehehe

eu estou mais tentado a comprar uma chapa de aluminio, que é barata, cortar e dobrar com esse formato.

e aquele monte de captador EMG lá no fundo? vc é revendedor? hehehhe

tosco ficou aquele corte nas laterais pra caber os botõs hehehehe
o resto ficou bem legal.

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


ah, outra coisa...

já vi válvulas montadas em chassi de cabeça pra cima e de cabeça pra baixo, mas nunca vi válvulas montadas de lado. será que tem problema?

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes
aqulas caixas tão vazias, tem 4, botei em 2 guitarras HH (minhas msm)... bem q eu queria ser revendedor, ou pelo menos conhecer algum, tou atras de mais um par e tá embaçado de achar...

eh os cortes na madeira ficaram toscos msm... mas não teve jeito... a quantidade de controle q eu pus nessa tranqueira... hahaha

sobre o material: se fizer de aluminio, eh provavel que você tenha que ser mais cuidadoso ao fazer os aterramentos, porque o aluminio tem uma resistencia eletrica um pouco + alta e acaba gerando ground loops (e ruidos).
já o bom e velho aço, não tem esse problema, pode aterrar tudo no chassis mesmo (foi o q eu fiz, preguiça eh foda).

sobre a posição das válvulas : de pé ou de ponta cabeça não tem erro, mas de lado tem algumas válvulas que tem certas restriçoes a operar nessa posição, inclusive necessitando ficar numa rotação certa quando em operação... suponho que o filamento flexione sob o próprio peso, e corra o risco de tocar no catodo... ou o catodo na grade, se ficar na posição 'errada'.

cheers

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
cara! ficou muito legal (o corte na lateral ficou meio esquisito mesmo) apesar de eu não gostar da montagem em ponte de terminais (dá muito fio) até que ficou bem dividido internamente. voce usou parafuso demais, poderia ter usado uns arrebites.
Renato gomes
se fizer de aluminio use uma chapa ligeiramente mais grossa do que a de ferro (chapa preta 18 ou 20 ) normalmente usada.

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh
ground loop por causa da resistencia do aluminio? com essa espessura toda!? será? virge, assim é capaz de ter capacitancia parasita entre o chassi e a fiação.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
ah cara, mas ponte de terminal eh o bicho pra fazer 'prototipo'... o que eu já mudei nessa praga desse amp... pouca coisa restou do projeto original hehehe.

mas pra 'produto final' eh bem melhor usar uma placa e ilhoses msm.

quanto aos parafusos... acredite se quiser, eles são os terras... hahaha. rebite não ia dar certo, ia acabar dando mau contato.

quanto a ficar bem divido... foi sorte, pq nao projetei nada... tava com pressa e preguiça, fui seguindo o esquema eletrico e montando de tras pra frente... mas ate q ficou razoavel... so tem uns componentes chatos de trocar q ficaram embaixo dos capacitores da fonte, mas não costumo mexer muito ali.

ah, e essa foto eh meio antiga... agora tem uns circuitos a mais la dentro (filtro conjuntivo na saida e um 'led clipper' no terceiro triodo)... qdo eu desmontar de novo tiro + fotos e boto lá :)

quanto ao chassis de aluminio... os caras la do site que tem esses projetos (ax84.com) é que dizem que com chassis de alumínio é bom fazer o tal do 'star ground' pra evitar ground loops... eu nunca fiz nenhum com aluminio, então só tou repassando o recado dos negos... com chassis de ferro eu sei q não dá muito ruido (tremendão e outros gianinnis tem aterramento no chassis, e eh bem silencioso), e esse meu ampzinho tem um aterramento todo bagunçado e msm assim eh bem silencioso.

cheers

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Montei meu chassi com chapa galvanizada e não tive até agora nenhum problema. Eu tinha feito um prototipo com ponte de terminais, para testar o circuito, mas tinha um pouco de ronco 60hz e realimentações, os ruidos apareceram porque montei de qualquer forma os componentes.....hehe, mas agora montei tudo em placa de circuito impresso de fibra de vidro. Interliguei os potenciometros com cabo manga(com blindagem), aterrei somente um ponto da placa no chassi e as valvulas interliguei com fios simples. Liguei o amplificador e notei que o som tá bem limpinho e sem realimentações. Depois vou ligar um osciloscópio e verificar se todo o ckt está em ordem.

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
esse é justamente o problema da ponte de terminais, fios se cruzão, componentes não mantêm um padrão de angulo na colocação paralelos um ao outro ou a 90 graus, ainda que se faça um unico fio terra interligando em cada pino da ponte este fio não ajuda a blindar o componente. num circuito impresso com a trilha terra mais larga e espalhada ela ajuda a blindar o componente colocado na outra face, e ao contrario do que muitos dizem que o circuito impresso dá margem a ter capacitancia parasita é justamente o que não acontesse pois as trilhas estão achatadas na placa.
voce fez como manda o figurino, é isso ai.

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


macaco veio

Estou contente com os resultados do circuito impresso, coloquei quase todos os componentes na placa, só ficou de fora as valvulas e os capacitores da fonte.Este tipo de montagem demora mais, fiquei quase um dia desenhando e organizando os componentes na placa, mas fica com resultado mais profissional.Fiz também ha algum tempo atrás, um prototipo sem chassi, montando ponte de terminais em uma placa de circuito impresso, simulando um chassi....digo que gerava mais ruido e realimentações do que som de guitarra.Parecia maquina de fazer assobio!!!
Aproveitando o assunto, qual é a corrente de repouso das 2 x EL34 no Marshall 2240 de 50W??
Obrigado

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


? talves o bofh saiba

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
não seria 2204? foi ele q vc montou?

enigmabox
Veterano
# fev/05 · Editado por: enigmabox
· votar


Renato Gomes,
Ops...digitei errado....é 2204 !!!!
Já montei o 2204 e agora estou testando, mas desconfio que tem algo estranho com o trafo de saída ou é porque deixei bem baixa a miliamperagem de repouso das EL34, porque o som tá baixo......
Aproveitando.....Alguem sabe em media qual é a resistencia ohmica do enrolamento primario para um trafo de 50W para duas EL34 com tensão de operação de 500Vdc?
O meu trafo tá dando de primario 122ohms + 122ohms(resistencia ohmica).
Obrigado

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


a corrente de repouso das el34 depende, é claro, da tensão de placa...
vc falou em 500 volts, então deve deixar no máximo 40mA de corrente (dissipação estática = 20 watts)... se for desses EL34 parrudas novas da JJ/Tesla, que aguentam até 30 watts, pode ir até uns 46mA (23 watts).

Note que esses valores que eu passei são 'quentes' pra burro... máximos absolutos, não passe deles senão vai avermelhar a placa fácil fácil.

O melhor eh trabalhar um pouco abaixo disso, lá pelos 18 watts.

enigmabox
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh

Conforme eu ajusto o bias, a tensão varia entre 470V e 500 V. Estou testando com um par usado de EL34 RCA, mas comprei um par novo de EL34 JJ/Tesla.
Obrigado pela informação.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


enigmabox
normal isso... quando vc começa a puxar mais corrente, a fonte 'arreia' e a tensão cai um pouco mesmo. Cosidere no cálculo da potência estática sempre a tensão x corrente 'atuais'.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


opa,
e se manjas de ingles, leia isto... fala tudo q vc precisa mais um pouco:

http://www.duncanamps.com/technical/lvbias.html

enigmabox
Veterano
# fev/05
· votar


b0fh


Muito bom o site do Duncanamps.....
Aproveitando,sabe mais ou menos qual é a resistencia ohmica do enrolamento primario para um trafo de 50W para duas EL34 com tensão de operação de 500Vdc?
O meu trafo tá dando de primario 122ohms + 122ohms(resistencia ohmica).
Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a potência e válvulas