Duvida: Valvulas potencia

    Autor Mensagem
    HellAangel
    Veterano
    # set/06


    qto de potencia teria em um ampli com uma ecc83 no pré e 4x el84 na saida?

    lespaulbabilon
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Uma válvula EL84 fornece cerca de 8w em classe A. Esse amp, deve ter em torno de 30w.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    a válvula ECC83 é um duplo triodo de alto ganho,ela é amplificadora de tensão,têm no máximo 1 watt cada triodo,e a potência dela não se soma com a potência de saída.

    cada válvula EL84 têm 12 watts no máximo,ela é uma válvula de média potência
    4 válvulas EL84 podem dar no máximo 48 watts,podendo variar o rendimento para mais ou para menos de acordo com a classe do amplificador.
    geralmente o rendimento em áudio é inferior a potência da válvula

    o rendimento diminui em classe A,mas a qualidade aumenta.
    o rendimento aumenta em classe B,mas a qualidade diminui.

    HellAangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes

    e no caso desse layout vc saberia me dizer qual a potencia eu conseguiria?

    sou iniciante....e gostaria de saber tbm se esse é um ampli facil de se montar....

    link... Layout El84

    vlw pela ajuda....

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    vai depender de suas habilidades e conhecimentos,para quem sabe ler um pingo é letra.deve estar na faixa dos 25watts

    esse esquema está muito cheio de embromação por parte do desenhista.
    e falta algumas coisas,como por exemplo a fonte de alimentação
    não passa de um classe A com quatro válvulas EL84 em paralelo e com um duplo triodo em cascata com pré-amplificador.
    se vc me ensinar como colocar figuras no site eu te passo coisa melhor e mais fácil.

    HellAangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    o site naum é meu e de alguem do forum......mas se puder mandar um esquema melhor pra min...pode ser no meu email....ccabecaoo@hotmail.com

    vlw pela ajuda cara......

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    coloca as imagens no www.imageshack.us

    kelson
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    eh isso ki eu ia falar é um single-ended com tudo junto, em paralelo... nao rende quase nada de potencia.. fora o tanto de energia ki consome! oeahhaoe se montar um desses.. se prepare pra conta de luz! =)

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    o problema é que sou péssimo em inglês,têm algum upservidor em portunhol?

    não adianta ter um esquema sem ter as válvulas
    arranja algumas válvulas que eu lhe arrumo um projeto para elas.
    têm muitas válvulas legais de televisão que não custam nem um real no comércio,vamos aproveitar esse material abandonado

    HellAangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    so sonheço em inglês =(

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    opa electrontubes me interesei hein!

    Oq dá pra fazer com uma 6dq6gt?O carlos me disse q da pra fazer um single ended legal com elas mas não sei projetar nada então.........

    da uma olhada topico das valvulas estranhas (o do penta blues)

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/142338/p1

    Achei o topico da uma olhada ai.

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/140549/

    Olha o outo ae!Valeu pelas contribuições tecnicas cara.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    felipe reis
    caracteristicas da válvula 6DQ6gt(é um pentodo de feixe dirigido)
    têm otima qualidade

    pino 1 desconectado
    pino 2 filamento
    pino 3 desconectado
    pino 4 screen(grade de blindagem)
    pino 5 grade de controle
    pino 6 desconectado
    pino 7 filamento
    pino 8 placa defletora e catodo

    tensão de filamento 6 volts
    corrente de filamento 1,2 amperes
    potência maxíma 18 watts
    tensão de placa máxima 770 volts
    tensão de screen máxima 220 volts
    trancondutância 7300
    corrente de placa máxima 0.345A
    resistência de placa 18.000 ohms

    essa válvula se parece um pouco com a 6L6,só que eu acho que a 6DQ6 é ainda melhor,pois ela é de baixa resistência de placa,e válvulas de baixa resistência de placa têm maior qualidade sonora na saída áudio.ou seja se comporta melhor no transformador de áudio
    se você tiver duas,pode montar em push-pull
    tem que ver o transformador de áudio que você têm

    um abraço

    HellAangel
    Veterano
    # set/06 · Editado por: HellAangel
    · votar


    electrontubes
    o q vc acha do Hi-octane?
    um bom ampli?
    achei um passo-a-passo la´no handmades.com.br
    link

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu gostei mais da vasilha de plástico adaptada como chassis,o projetista é um artista talentoso,realmente têm um dom.
    seria legal se utiliza-se a vasilha dentro da caixa de som
    nunca tinha pensado nisso.
    se a coisa tiver muito feia em questão de conseguir chassis para montar o amp.
    as lojas de ferragens geralmente vendem a *caixa de passagem* que é de metal(latão galvonizado)e é vendido em vários tamanhos,para fazer a furação têm o *serra copo*que é uma serra tipo um copo que encaixa na furadeira como uma broca.

    sobre o áudio desse amp eu faço noção como é,pois eu não encontrei o esquema eletrônico desse amplificador nesse site.e não consegui baixar a gravação mencionado por ele.

    se for possível,poderia me explicar melhor como é que se configura o servidor de uploading,mas na questão de direcionar o arquivo para esse post

    um abraço

    HellAangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    electrontubes
    me manda os arquivos q hospedo e coloco os links aki

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    valeu pelas infos, mas vc tem ai um projeto de trafo de saída pra elas? Ou um circuito single ended com ela ? Pq dai a projetar um amp não é pra qualquer um né...........

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    projetar um transformador de áudio dá trabalho pra caramba,se você é iniciante não vale apena construir sem ter noção,até para conseguir material para construí-lo é difícil,arruma um transformador de áudio para válvula,corre atrás em feiras do gênero,pesquise em lojas de eletrônica
    a maioria dos transformadores de áudio para válvula servirão.se tiver duas válvulas de saída,dê preferência a um trafo que seja em push-pull

    *o melhor seria você arrumar um cabeçote com defeito em feira e depois consetar*
    sai muito mais barato

    um abraço

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Opa perae não sou tão iniciante assim tb né. Consertei um trafo de saída um thunder sound bass já. Tenho noção das formulas e tudo mas não tenho muita certeza de como usa-las, quanto ao material tenhos varios tamanhos de ferragens aqui no meu "acervo" hehe, e é difícil não achar uma q sirva pelo menos. Como assim a maioria dos trafos servirão eles não tem o tão falado casamento de impedâncias??? Sim sempre dou preferencias a amps. push pull até pelo custo beneficio mas nesse caso não vai dar pq só tenho uma valvula dessa.Prefiro montar na raça mesmo pra depois ter o prazer de dizer q fui eu q fiz isso não tem dinheiro q pague por mais difícil q seja.é acho q é isso então,valeu

    electrontubes
    Veterano
    # set/06 · Editado por: electrontubes
    · votar


    geralmente a impedância do transformador está mais associada a classe de saída e com rendimento.
    só pra você ter uma idéia,eu tenho um amplificador onde eu utilizei um transformador de força para funcionar como transformador de saída de áudio.
    o transformador de áudio desse meu amp é um transformador de força de 110/220 para 12v
    ou seja,o popular transformador de força
    o problema é que a impedância desse transformador é muito baixa,então utilizei 8 válvulas pentodos de baixa resistência de placa.
    o som ficou maravilhoso,o áudio ficou com um graves pesado e com um brilho cristalino.e com ótimo realismo
    as 8 válvulas de saída que eu utilizei foram as compactron 31JS6.

    o conselho que eu dou é o seguinte,se a impedância do transformador de áudio que você conseguiu é mais baixa do que deveria,é só ligar mais válvulas em paralelo até casar a impedância.

    *pois os recursos são escassos e leva a ter que tomar decisões*
    têm que amprender a adaptar as coisas

    um exemplo para facilitar a compreensão

    EL34
    resistência de placa=15k
    6L6
    resistência de placa=22,5k
    EL84
    resistência de placa=38k
    31JS6
    resistência de placa=5.6k

    você pode ligar 2 ou 3 EL84 em transformador feito para uma EL34 que funcionará,pois se aproximará da resistência de placa de um EL34.

    ou então ligar duas EL84 em um transformador para uma 6L6.

    se o transformador que você conseguiu têm a impedância mais alta,pode ligar que funciona,é só tomar cuidado com a potência do transformador.
    em alta impedância é até melhor a qualidade,pois a válvula trabalha com reserva de potência,distorcendo menos
    se o transformador que você conseguiu têm impedância baixa demais para a válvula,é só ligar mais algumas válvulas em paralelo até casar

    essa válvula 6DQ6 que você mencionou é tipo uma 6L6,é só arrumar um transformador para 6L6

    se tiver mais dúvidas pode enviar para o meu e-mail que eu respondo
    electrontubes@oi.com.br

    um abraço

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/06
    · votar


    como assim é só arrumar um trafo pra 6l6? Trafo single ended ou trafo push pull? Explica melhor isso.

    electrontubes
    Veterano
    # set/06
    · votar


    se você tiver o par de válvulas(2 válvulas),é melhor montar em push-pull,pois têm maior rendimento e melhor resposta de agudos.
    se tiver apenas uma válvula,só dará para montar single ended(saída simples)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida: Valvulas potencia