Comprei um Giannini Tremendão SL - Dúvidas

Autor Mensagem
hillage
Veterano
# dez/04 · Editado por: hillage


Comprei um Tremendão SL, paguei 400 reais... o modelo é aquele q as válvulas ficam penduradas de cabeça pra baixo... o botão master é push-pull, qual a função disso?

Olhando por dentro percebi q o circuito tá bem cuidado... o que fazer pra saber se tudo está perfeito? o que observar?

Tá sem reverb, vale a pena botar uma caixa de molas nele ou vale mais um pedal?

Ele tá com válvulas Samsung-NEC (nunca tinha ouvido falar) mas vou manter elas até queimarem... $$ hehe
Tá sem uma válvula no pré, a terceira da direita pra esquerda... seria do reverb não? algum problema de usar sem essa válvula?
Teria como usar só 2 válvulas no power pra ficar com 50W de potencia, pra usar em ensaios e tal?

Qual seria a impedância da saída dele? tô querendo montar uma caixa pra ele, muda muito entre 2x12 pra 4x12? que auto-falantes vcs recomendam? ouvi falar dos eminence e dos selenium

Valeu

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


o botão master é push-pull, qual a função disso?
em teoria o push-pull coloca a válvula do recover do reverb (acho que somente o segundo triodo) em cascade com a válvula do preamp, pra dar uma distorcida no som... eu pessoalmente achei uma bosta, tanto que desmontei essa parte do circuito no meu TSL, removendo inclusive o master volume... mas testa ai e ve se te agrada...

Tá sem reverb, vale a pena botar uma caixa de molas nele ou vale mais um pedal?

olha, no meu eu coloquei e vale a pena sim... especialmente se tu por um tanque decente (accutronics)... mas tem que pegar o modelo certinho do tanque.

Tá sem uma válvula no pré, a terceira da direita pra esquerda... seria do reverb não? algum problema de usar sem essa válvula?

essa terceira válvula é do driver do reverb (12AT7). Não tem problema usar sem ela, mas obviamente o reverb não vai funcionar sem ela. Caso colques o tanque de reverb, ponha uma 12AT7 ali.


Teria como usar só 2 válvulas no power pra ficar com 50W de potencia, pra usar em ensaios e tal?

sem problema, eu sempre usei o meu assim... economiza $$$ e os meus tímpanos também. Cuidado que com apenas 2 válvulas a impedância de saída muda, em vez de 4 ohms agora você terá 8 ohms.

Qual seria a impedância da saída dele? tô querendo montar uma caixa pra ele, muda muito entre 2x12 pra 4x12? que auto-falantes vcs recomendam? ouvi falar dos eminence e dos selenium

eu montei uma 2x12 com 2 selenium 12cv3... fica legal, mas não é nenhum celestion (e eh barato pra burro, 120 reais cada)... um problema desse falante eh um excesso chato de agudo, mas dá pra conviver.

cheers

hillage
Veterano
# dez/04
· votar


olha, no meu eu coloquei e vale a pena sim... especialmente se tu por um tanque decente (accutronics)... mas tem que pegar o modelo certinho do tanque.

qual seria o modelo do tanque?

Cuidado que com apenas 2 válvulas a impedância de saída muda, em vez de 4 ohms agora você terá 8 ohms.

minha principal dúvida é essa, pensei que as saídas do tremendão eram 8 ohms e 16 ohms... lembro que tem algo a ver com a cor dos fios ligados na saída, como é isso mesmo?
como funciona se eu tiver usando as 2 saídas ao mesmo tempo? tem como fazer stereo?

a caixa to pensando em fazer 2x12 da Eminence. pretendo usar com 2 6L6 no ensaio e com 4 6L6 em shows... como fazer pra caixa suportar a mudança impedancia? teria que ajustar o bias cada vez que eu retiro ou adiciono 2 6L6?

outra coisa, o que seria a chave de line ground?

muito obrigado pela ajuda ae =)

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


qual seria o modelo do tanque?
eu usei o accutronics 9AB3C1B... mas basicamente vc pode usar qualquer um que tenha 'AB' como segundo e terceiro dígito no modelo, esse AB indica as impedâncias de entrada e saída do tanque, no caso 10 ohms de entrada e uns 2500 de saída... dá uma olhada nessa página pra sacar:

http://members.tripod.com/~roymal/accutron.htm

minha principal dúvida é essa, pensei que as saídas do tremendão eram 8 ohms e 16 ohms...

aí é que é a merda... não sei o teu, mas o meu TSL veio com o tap de 4 ohms ligado nas DUAS saídas atrás, e o de 8 ohms desconectado, largado no chassis... e o trafo dele só tem esses dois taps mesmo. Uma das coisas que eu fiz foi ligar cada tap em uma saída diferente, pra ter mais opções de caixa... dá uma olhada no teu como tá ligado... o fio verde do trafo é 4 ohms e o amarelo é 8 ohms.


a caixa to pensando em fazer 2x12 da Eminence. pretendo usar com 2 6L6 no ensaio e com 4 6L6 em shows... como fazer pra caixa suportar a mudança impedancia? teria que ajustar o bias cada vez que eu retiro ou adiciono 2 6L6?

hmm o ideal pra esse amp é ter uma caixa de 8 ohms, pra fazer isso que vc quer... e ligar os 2 taps do trafo nos jacks de saída... aí você usaria a caixa na saída de 8 ohms quando estiver usando 4 válvulas, e na de 4 quando estiver usando 2 válvulas apenas... Agora sei lá, acho besteira usar com as 4 válvulas... com duas somente ele já dá um volume absurdo.

agora sei la como fazer uma 2x12 em 8 ohms... acho que só com 2 falantes de 4 ohms em série.


outra coisa, o que seria a chave de line ground?
eh uma chavinha que liga o chassis num dos polos da tomada (vc pode trocar, pra que fique no neutro em vez do vivo), através de um capacitorzinho. é uma bela arapuca pra te dar um belo choque quando esse capacitor entra em curto... recomendo desmanchar esse circuito (simplesmente arranque o capacitor)... e se der faça um terra de verdade.

hillage
Veterano
# dez/04
· votar


hmm
hoje eu abri o tremendão e notei que só o fio amarelo tava ligado num jack, com fios azuis ligando os 2 jacks.... (se não entendeu, eu tenho fotos) eles tão ligados em série né?

então devo fazer o seguinte... ligo o fio verde num jack e amarelo no outro, o que com 4 válvulas na potência daria 4 ohms e 8 ohms respectivamente
se eu deixar só 2 na potência, as saídas vão dobrar para 8 ohms e 16 ohms

assim, não daria pra fazer uma caixa com 2 falantes de 8 omhs em série, resultando em 16 ohms?

não faria mal pro trafo usar 16 ohms de impedância? eu preciso regular o bias quando tiro 2 válvulas?

parece que um componente vazou também, é um daqueles capacitores grandes do lado do transformador (o "teto" do cabeçote logo acima tava meio chamuscado, e logo abaixo do capacitor parecia ter havido um vazamento (também tenho fotos))

valeu =)

maurice
Veterano
# dez/04
· votar


Amigos, Tenho um thundersound SL 50W
Não tem Reverb são 2 12ax7 e duas 6L6. O meu tem stand by e line ground. As 6l6 são svetlana e as 12 ax7 não tem marca. Qual é a melhor válvula 12axt para ele?
Ele tem a entrada 1 e 2 elas tem ganhos diferentes? Qual a melhor? Ele não tem drive(não há como distorcê-lo, acho que é um modelo para baixo. Vale a pena mexer?
Abraço

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


hillage
na verdade tão ligados em paralelo... engraçado o teu estar ligado o amarelo (8 ohms)... vai ver os caras escolhiam a olho.

eh, o ideal é ligar o verde numa saída e o amarelo na outra mesmo... dá mais possibilidades...

caixa de 16 ohms com 2 falantes de 8 em série eu já tentei, e não gostei... o grave fica muito xoxo, sobram agudos... eu acabei mudando a minha pra 4 ohms (2 de 8 em paralelo) e ligo na saída do fio verde... como a impedância ali deveria ser 8 ohms e tou ligando 4, fica com muito grave, mas prefiro assim.

se o bias estiver certo, não precisa mexer quando tira as válvulas não.

cara se o capacitor tá bichado, melhor trocar logo... hehe

cheers

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
qualquer 12ax7 de boa qualidade serve... das feitas hoje acho que a JJ é a melhor 12ax7.

cheers

maurice
Veterano
# dez/04
· votar


Sobre o thundersound SL 50W. Será que é cópia do Bassman?
Ele não tem drive(não há como distorcê-lo, acho que é um modelo para baixo.
Vale a pena mexer? Aonde?
Valeu,
Abraço

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
não há como distorcê-lo
poe ele no maximoq ue vc ouve a distorção

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
esse thunder é o mesmo circuito do fender bassman sim.

fcruzhp
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
Eu tb tenho o msm problema(Duovox 120B), mas eu tava conversando com o cacildo ai tive a ideia de fazer um pré amp. Copiar o pré do JCM ow Soldano, e fazer um rack, ai vc liga ele no loop do ampli (que vc tem que mandar fazer)

Assim vc naum altera o seu ampli do orginal, tirando o loop
mais as alterações saum minimas

Eu ainda naum terminei de fazer meu pré, quando eu terminar eu coloco uns sons aki!!!
falows

Ah!! liga assim eh claro!! Guitar-Preamp-Return do Loop

maurice
Veterano
# dez/04
· votar


Ouvi dizer que O SRV distorcia seu som com dois tubescreamer. Então provavelmente ele não usava a distorção de seu amp? Dizem que ele usava os TS para injetar mais volume no amp. Tenho uma pedaleira Ibanez com um TS. O que acontece se aumentar o ganho de saída dela? Uma distorção de Pré? O que acontece no Amp qundo injeto mais volume(que venha de um pedal por ex) nele? Eu colocaria menos ganho no ts e mais saída para o Giannini.

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
o SRV usava amps fender valvulados, sem distorção... o que não quer dizer que ele não usava 'distorção do amp'. valvulado, qdo vc soca o volume acima de um certo limite ele distorce no power e no preamp também, mesmo num amp low-gain tipo um fender vintage.

cheers

maurice
Veterano
# dez/04
· votar


Jóia. Valeu. Acham que vale a pena mexer nele? Bias...? Capacitores...?

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


maurice
isso depende... tá funcionando legal? som tá bom...? se tiver funcionando legal, acho q nao precisa... se tiver com o som zoado, troque todos os eletroliticos dele, teste de novo, se ainda estiver ruim troque as válvulas, ajuste o bias, teste de novo... agora tem q tar bom... hehe

sds

mbolzon
Veterano
# dez/04
· votar


Opa... soh uma duvida ae... vi q vcs tao falando de tremendao e tal... Eu comprei um 1967 e ta parado pq to sem caixa pra ligar ele. E me ofereceram uma caixa 4x12' com falantes (75 rms cada) da Selenium pra trocar num Peavey Bandit 112 q eu tenho... qto sera q vale essa caixa do cara?? sera q vale uma troca dessa? ....
E outra coisa... nunca toquei num falante da Selenium... eles prestam?? imagino q nao passem perto dum Celestion neh... mas quebra um galho?... nao passo vergonha com uns falante dessE? uehuehue....
Valeu ae!
Abraco..

kaskudo
Veterano
# dez/04
· votar


mbolzon

são bons falantes, se estiverem em bom estado. duvido que alguem diferencie um falante selenium ou eros de um celestion num teste cego!!!

o alto falante (principalmente p/ instrumentos) é o componente que menos evoluiu em toda a história da eletronica. a diferença entre um celestion e um tabajara é menor do que se imagina...

mbolzon
Veterano
# dez/04
· votar


kaskudo

hmm... bom saber!.. ate o momento eu tinha um certo preconceito com os falantes nacionais. Nao me arrependo de se usar esses Selenium entao!?.. oq me preocupa eh a durabilidade deles....

Qtos vcs acham q pode valer uma caixa 4x12' em bom estado com falantes selenium??...

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


selenium 12cv3 0 km custa 120 reais cada
madeiras, etc... uns 100 conto?
mão de obra... sei la.

chuto que valha +- uns 600, 700 reais no maximo, zerada.

cheers

mbolzon
Veterano
# jan/05
· votar


Esse selenium 12cv3 eh o mais indicado pra guitarra??
Pq tem outros modelos neh.... qual a diferenca dum modelo pro outro?

mbolzon
Veterano
# jan/05
· votar


mais uma coisa... oq eh aquela chavinha escrito "Fase" q tem na parte de tras do tremendao???

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


a chave fase é a mesma coisa que inverter a posição (o lado) da tomada na parede (só que usando esta chave), e´para diminuir o ruidos que possam vir via tomada.

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


a chave fase é a mesma coisa que inverter a posição (o lado) da tomada na parede (só que usando esta chave), e´para diminuir o ruidos que possam vir via tomada.

kaskudo
Veterano
# jan/05
· votar


mbolzon
macaco veio
é a "fritadeira de músico"

mbolzon
Veterano
# jan/05
· votar


Qual a impedância dum Tremendão...??? nao manjo nd disso... e tem um cara me vendendo uma caixa ae com impedância de 4 ohms... rola no tremendão?? ou se nao rolar tem como eu alterar alguma coisa pra dar certo daí???

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


se a caixa tiver mais de um falante e em numero par de falantes (3 falantes não serve) da pra mudar a ligação para ter impedancia diferente. se não me engano o tremendão é 8 e 16 ohms.

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


Meu thundersond tem 2 12 ax7. Vejo que alguns amps tem válvulas inversoras, retificadoras. Para que servem? é possivel instalar?

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


todos tem inversora, é a última antes das de potencia, digamos que ela já não faz parte do pre amplificador,. já faz parte da potencia, ela distribui o sinal em duas vias defasadas para cada valvula de potencia, a primeira é o pre.
retificadora é uma outra valvula diodo colocada na fonte em alguns amplis (mais pra blues) substituindo diodos solidos, colocar uma num ampli que já é com diodo solido até dá, mas dá um trabalho e muita modificação , não compensa.

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


Realmente. Na verdade não são 2 12 ax7 e sim 1 12ax7 e 1 12 at7. Que amps tem a retificadora? Esta é aquela que funciona como um compressor valvulado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei um Giannini Tremendão SL - Dúvidas