Vo fazer um Plexi 1959! 50W!

Autor Mensagem
bebm
Veterano
# dez/04


Fala galera, vou fazer um Plexi 50w... já tenho o esquema e tudo mais... mas queria dicas... me falem o seguinte:

1- Trafos(entrada e saída), considerando que vão ser 3 ECC83/12AX7 no pré e 2 EL34 na potência! Deem as voltagens e amperagens deles, falem do Heater tb, que ouvi dizer que é 6,3v e 8A pra alimentar tudo...

2- O Choke, me falaram que ele é de 3H e 100mA, é isso mesmo?! O quanto ele faz diferença no som, pra que EXATAMENTE ele serve.

3- Como regular o Trimpot na melhor regulagem possível! Me falaram que é um trimpot de 50k! É isso mesmo?!

4- Onde consigo comprar as valvulas, os sockets, os trafos e o choke!

No resumo, deem dicas me expliquem... o projeto se encontra aki na net o:

http://www.hoffmanamps.com/images/Plexi50.gif (schematic)

http://www.hoffmanamps.com/instructions.htm (Instruções)

http://www.hoffmanamps.com/Plexiparts.htm (Lista de componentes)

Ajudem please galera!

Valeus!

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Ok... ignorando a anta ae... vamos continuar! Ajudem ae por favor! Vo começar a montar ele semana que vem!

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


bebm

ignorando a anta ae...
huahahua... porque não pega um V-AMP?
huahuauha

inthelight
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
Legal cara! eu ainda estou na fase de pedais, mas depois queria montar uns amps tb, deve ser bem loco!

qto as peças, procura nesses links:

http://www.tubeamps.com.br/pecas.htm

http://py2mok.tripod.com/radios-valvulados.htm

http://www.saoroquenet.com.br/andre/classificados.asp?pagina=11

inthelight
Veterano
# dez/04
· votar


e passa o link do esquema ai, se der!

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Karay... o tanto que o Fly é burro me irrita! ehheaEHAuea n é ele que me irrita é a burrice dele! Só pq eu quero saber como regula o trimpot pra saber como a corrente chega lá no pé lá da valvula quer dizer q é a primeira coisa q eu vo fazer! Karay eAHeAEUaheaueh n sei se eu vo rir ou chorar...

Algum moderador please apaga os posts inuteis ae!?!?!

Intelight olha lá em cima que tem os links! Pra tudo já! É pq o fly fica postando muita merda ae ai o tópico já cresceu só com inutilidade! Vo pedir pro guitarhouse moderar esse tópico aki!

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


BUUUUURROOOOOOO, PQP, BURROOOOOOO!!! PARA DE FALAR BURRICE C TÁ ME IRRITANDO!!! EU N QUERO SABER COMO REGULA NA PRÁTICA, EU SEI GIRAR UM BOTÃO RETARDADO!!! EU QUERO SABER QUAL O KARAY DO VALOR CERTO DE RESISTENCIA QUE ELE TEM QUE FICAR!! NEGO BURRO PQP!!!!

Funkyman
Veterano
# dez/04
· votar


A FLY
eh ? idai ?

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


vou dar uma opinião aqui, acho melhor voce montar tudo primeiro e deixar para ajustar o trimpot no final, de qq forma vou dar uma dica antecipada, voce fica olhando para as valvulas de saida (ligadas) e vá girando o trimpot até o centro das valvulas começar a ficar alaranjado forte, ai voce para de girar e volta o trimpot um pouco até o alaranjado sumir. Mas se sacar um pouquinho mais de eletronica pode fazer o seguinte, meça com o multimetro (escala em volts) com a ponta de prova preta no chassi e a vermelha no pino do meio do trimpot e gire até obter 10% da voltagem maxima da fonte do ampli. agora existe outras maneiras (de mais frescura) para regular. o valor do trimpot pode ser 10k 47k 50k 100k não faz muita diferença. boa sorte

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/04
· votar


bebm

Vc vai montar ele semana q vem? Olha cara, eu me informaria MUITO BEM antes de começar a construir um plexi desses......... e faria com ajuda profissional......... []s..... no stress pessoal!

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio
caraca glei, esse teu método de bias eh de MACHO mesmo...
"se não tá derretendo tudo, e o som ta bom, tá blz"

heheheheeh

b0fh
Veterano
# dez/04 · Editado por: b0fh
· votar


ai ai tópico do bebm eh uma zona sempre rsss.... deixa o cara quieto fly.

pra ajustar o BIAS (o lance do trimpot) manda o cara LER E ENTENDER isto aqui:

http://www.duncanamps.com/technical/lvbias.html

recomendo do método do 'resistor de catodo', que é bico de executar.

se quiser aprender bastante sobre como essas merdas funcionam, leia os artigos desses sites:

http://www.duncanaps.com
http://www.aikenamps.com


ja tá bom pra começar.

o lance dos trafos já te falei no outro tópico lah;
o material vc consegue na santa ifigenia - mult comercial;

ah, e o plexi de 50W eh o 1987, não o 1959... esse eh de 100W.

quanto aos ratings dos trafos, faça com ratings similares aos do 'kit plexi 1987' que tem no site do peregrini ( www.audiolink.com.br )

acho q eh isso.

glaucius
Veterano
# dez/04
· votar


bebm

eu to na mesma situação q tu mas acho q o q tu quer saber é qual a corrente q tem q regular nesse trimpot.......então tu tem q ver o datasheet da valvula q tem essa informação........quanto ao ajuste,eu vou copiar um texto de um topico q o cacildo tinha postado aqui de como regular bias.......segue abaixo o texto......

Ponha um resistor de 1 ohm em série com o catodo de cada válvula de saída.
Com o amp ligado sem nenhum sinal (entradas em curto) e com carga na saida (nem pense em ligar um valvulado sem carga!!), meça a tensão DC sobre cada resistor. Usando a lei de Ohm, calcule a corrente que flui por ele (por exemplo, se medir 40mV, você terá 40mA). Veja que, embora voce esteja medindo a corrente de catodo, é quase o mesmo que medir a corrente de placa, que é o que interessa. Digo "quase" porque a corrente de catodo é a soma das correntes de placa e grade de controle, mas a diferença é pequena, e para o "lado seguro', ou seja, se existir, o erro será para menos (mais seguro).

Agora antes que voce me pergunte: como saber o valor de corrente correto? Para isso, basta saber a classe de operação do amplificador (AB, no caso) a válvula em questão (6L6GC), e a tensão de +B do amp (não me recordo agora, é melhor medir). Uma regra básica para classe AB:

Corrente ótima = (0,7 x dissipação de placa / tensão +B)

Uma 6L6GC verdadeira (cuidado com as chinesas!!) tem dissipação de placa de 30W. Supondo que a tensão sobre elas seja de 480V (comum em amps Fender, que a Giannini costumava copiar) daria cerca de 43mA (43mV sobre o resistor de 1 ohm).

0,7 x 30/480 = 0,043A (43mA)

Esse 0,7 representa 70% da dissipação maxima de placa, valor aceito para classe AB. Na verdade, voce pode usar valores mais conservadores, 50 ou 60%, por exemplo, uma vez que as válvulas que temos hoje em dia não costumam aguentar a "porrada" como nos velhos tempos... Costumo usar a constante 0,5:

0,5 x 30/480 = 0,031A (31mA)

É um valor mais adequado para as válvulas atuais, em especial as de origem duvidosa, e prolonga a vida útil das mesmas.

Se quiser ser preciso, meça a tensão sobre o resistor de grade de controle da valvula (cada) e deduza a corrente que alí circula. Some esse valor ao calculado acima (31mA, no exemplo) para saber então qual o valor exato de corrente voce deverá medir no catodo para ter a corrente de placa desejada. Exemplo: se a corrente de grade encontrada for de 5mA (valor comum em pentodos), voce deve medir 36mV (31+5) sobre o resistor de 1 ohm (catodo) para ter exatos 31mA de placa.

Meça as correntes de grade e placa em cada válvula. Devem ser bem próximas, tire uma media para encontrar o ponto de ajuste ideal do potenciômetro de bias. Se as medidas forem muito diferentes, significa que uma ou mais (as que apresentarem valores discrepantes) estão esgotadas ou são de má qualidade. Descarte.

Feito isso, observe as válvulas de saída e veja se há um brilho alaranjado nos elementos internos (não falo do filamento, é claro). Caso isso ocorra, é sinal de que o ajuste não foi correto, e as válvulas estão trabalhando sobreaquecidas. Refaça as medições.

Por ultimo, mas não menos importante: tenha MUITO cuidado ao trabalhar com válvulas. Elas trabalham com altas tensões, capazes de matar sem muita cerimônia!! Antes de trocar algum componente, desligue o aparelho e descarregue os caps da fonte, pondo seus terminais em curto através de um resistor 100R x 5w. Se não tem experiência no trabalho com esse tipo de equipamento, procure quem tenha.

Edu Silva

glaucius
Veterano
# dez/04
· votar


esse texto foi tirado da audiolist......

se eu falei alguma besteira por favor os entendidos me corrigiam......

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


cara, isso da um trabalho danado, faça como eu falei lá em cima, só esqueci de dizer que é 10% da tensão total, só que é 10% negativo.
será que lá na merdeoro eles ficam pondo resistor de 1 omhs em cada um dos amplis?

glaucius
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio

"merdeoro"hahuahuahuhauhauhau

e é garantido esse teu metodo?........posso confiar? ;)

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


esse método de por um resistor de 1 omhs ce vai achar o ponto ideal, mas se tiver que trocar uma valvula ai teria que fazer tudo de novo, e tem outra coisa, ce faz com o resistor certinho hoje, dai um ano de uso as valvulas já se desgastaram um pouco então teria que fazer de novo.
E mesmo se voce fizer certinho com o resistor, o ideal seria aumentar um pouquinho a tensão negativa como se fosse uma folga justamente para prever o desgaste, uma tensão negativa um pouco maior dá uma pequena sobrevida a mais nas valvulas. agora faça o teste, sempre dará proximo de 10% negativo (as vezes um pouco menos).

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Calma galera! N to construindo sozinho n! Eu to ligado em todos os riscos... n eskenta! Eu já me informei bem até DEMAIS... eu já tenho TODAS as informções eu to perguntando aki pra confirmar com a galera que saca mais mesmo!

Meu pai que meche com isso tem muito tempo vai montar comigo! Por isso que eu já to lá no final! Perguntando detalhe pq o resto eu já sei tudo... já encomendei as valvulas, vo comprar as peças quinta... já mandei fazer o chaci e a caixa de madeira! Tudo bonitinho, com design bonitinho!

Em 3 dias tá pronto! :)
Valeu pra quem tá dando informação ai!

Parte pro FLY:

Velho, juro a sua burrice é solida... da pra apalpar ela! Olha como a explicação do macaco velho foi simples! Pronto agora já sei, o glacius tb explicou, otimo já sei... vc n sabe e ao inves de ficar na sua quetinho na miuda vem fingir que sabe mais q n quer falar! :/
De boa fly, some do tópico... ele tá ajudando muito mais gente que quer montar tb... vc aki tá SÓ atrapalhando!!! E falando merda, é muita burrice pra uma pessoa só falar!!! MUITA!!!

EU N TENHO QUE ADMITIR Q EU N SEI!!! É VC QUE TÁ PREOCUPADO COM ISSO RETARDADO!! A PARTIR DO MOMENTO QUE EU VIM AKI NO FÓRUM E PERGUNTEI TÁ IMPLICITO Q EU N SEI!!! PRA Q EU IA FICAR PERGUNTANDO ALGO Q SEI!!! KARAY NEGO BURRO, BITOLADO PQP!!! É TIPO AKELES BURRO DE CARGA COM VISERA!!! SO ENCHERGA NA FRENTE DELE!!!

guitarRox_fpl
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
Olha cara da uma lida nesse site, (eu tb to nessa de amp valvulado), http://www.plexilandia.cl/index.html (no site tem alguns esquemas de marshal plexi) e ñ desiste ñ cara, só pesquisa muito antes de construi... converse com alguem q faz amp pra ñ sai tomando choque por bobera e nem perde componente atoa...
falow t+

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Meu pai já fez ums 30 amps valvulados na vida! To em boas mãos aki... ele só pediu pra mim confirmar o projeto direitinho com vcs pra ele ENTENDER... pq pra vc entender um projeto desse vc precisa de uma série de informações... e oq eu consegui na internet é poko saco!??! Ai ele quer saber tudo certinho pra dar menos trabalho só isso!! Agilizar o processo pq final do ano tenho um show bem legal e grande já e quero tocar com ele! :) Eu vo postar fotos e soms aki pra vcs dele assim q eu comprar a caixa tb! To na duvida c mando fazer a caixa com 4x12 ou se compro uma pronta! Oq vcs acham!?!?

Site rox esse q vc me indicou! Valeus cara! Eskenta n que o moderador vai deleter os posts do fly aki! Ai o topico vai ficar 100% mais eficiente!

guitarRox_fpl
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
onde vc encomendo o chassi, foi em alguma loja especializada ou foi em serralheria mesmo??? e os trafos??

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Seguinte... eu moro em BH... quem mora aki talvez conheça... os Trafos quem vai fazer pra mim é um cara que fica ali na Praça da Estação... o Lara! Ele é até anormal cara... ele rebobina um alto-falante pra vc original Fender por exemplo q vc nem fica sabendo! Ele é loko! Ele vai fazer os trafos e o choke pra mim!

O chassi eu mandei fazer com chapa dobrada um cara que meu pai conhece tb!

Isso tudo ae é nego de 70 anos que meu pai conhece das epoca que ele fazia os amps dele! Ai é bom que ele já tem os eskema todo! Pra quem é de BH eu posso indicar o Lara! Mas ele não tem nada pronto ele faz por encomenda!

Ele é engraçado demais... eu liguei pra lá virei e falei assim... Lara aki é o filho do Chico Pereira, tudo joia?!?! Eu queria um trafo de 350-0-350 com ums 300mA ou mais um poko... ele viro assim:

C vai matar quem!??!

EHaEAUehAUEhAEUAHEUAeh pqp eu ri demais! :)
Eu vo levar o projeto pra ele pq ele vai calcular direitinho de quanto precisa ser os trafos pq ele saca BEM de amp valvulado intaum ele olhando o projeto ele faz tudo na medida certinha! Dps que tiver tudo pronto eu vo postar o eskema organizado pra galera em zip aki!

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Fly, tu e mau educado demais cara... tu entro no topico SÓ pra encher o saco... rele os topicos q vc teve briga q vc vai ver q eu nunca entrei falando de vc n, entrei falando do assunto to tópico! Larga de ser retardado mlk! Dps vai chorar pra n tomar ban e vem falar que é o coitado que todo mundo te xinga! Tu n tem nada pra falar sobre o assunto, some! Desaparece, os moredaor tão de saco cheio de vc... para de ficar atrapalhando... quer ajudar blz... sinaum abre um topico pra falar dessa merda desse DSP seu ae! aki é um topico sobre o PLEXI 50W!! E COMO CONSTRUI-LO! Tem alguma coisa pra falar sobre o assunto?!?!? N então SOME, pq se tu continuar perturbando o trem vai fede pro teu lado! Pq a sua atitude tá COMPLETAMENTE errada com oq VC mesmo FALOU e com a advertencia que vc tomou dos moderadores!

guitarRox_fpl
Veterano
# dez/04
· votar


bebm
Vc num ta afim de cria um site de DIY, assim vc pode coloca as fotos e faze uns textos pro pessoal interessado, faz tipo aquele do pisotones q tem o Champ, mostrando todas as etapas de construção......
falow pensa nisso ae......
t+

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Cara eu posso até fazer isso, pq eu tenho a noção básica mais era legal alguem mais avançado em eletronica tipo o B0fh que manja, ou o macaco velho ajudar!! Eu faço sim com maior boa vontade! Eu tenho um monte de coisa organizada aki, pq esses projeto da net são meio zoneados!!

Vc topam galera!?!?
Quem ai topa?!?! Eu mesmo projeto o site, trabalho com isso... mas n vo fazer nada complicado... precisa é de funcionar e ser organizado!
Assim podemos ajudar a galera, quem topa dos nego mais foda em eletronica fala ae! Era legal, um responsavel pela parte mais complicada pra analizar e modificar os projetos, um pela organização(esse sou eu) e um pela parte de procura de coisas!

Mas vamos tentar n desviar do assunto aki!

bebm
Veterano
# dez/04 · Editado por: bebm
· votar


Galera eu vou soltar o eskema do ampli organizado pra galera então eu já tenho a lista de peças, a especificação do choke, e as valvulas e o esquema... e já aprendi a manusear e regular o Bias... então vo falar oq tenho ai vcs completam só pra mim terminar aki e colocar no ZIP!

1- Os trafos:
Power -> Primário é 127/220(acho descenessário akele tanto de voltagem) e o secundário vai soltar 6,3V x 5A(isso pra trabalhar com uma folga) para o Heater, e o outro secundário é 690V / 150MA.

Out -> Primário 3,8k ohms(segundo eu vi no site do Hoffman) e sai pelo secundário 4, 8 e 16ohms! Mas n rolo amperagem do de saida alguem tem ideia de qual seja?!?!

Por favor B0fh e Macaco Veio, confiram pra mim em http://www.hoffmanamps.com/marshall.htm se isso tem sentido... ve se tem sentido oq tá escrito ae! As informações que to colocando aki são baseadas lá! Elas n bateram muito com as do B0fh então quero saber c da na mesma no final e tals! Valeus!


2- Choke:

O choke segundo eu vi num fórum gringo, o original é um de 3H e 100ohm!
Os caras aki do fórum citaram um de 10H e 100 e alguma coisa ohm! B0fh, Macaco veio oq vcs acham!?!?! Muita diferença entre os dois!?!?

3- Bias(Trimpot):

Vou colocar as duas regulagens a do resistor e a do Macaco Veio... uma como mais detalha outro como metodo rápido!

4- Metodos e Cuidados para montar:

Peguei vários artigos e pela experiencia q vou ter aki com meu pai vou juntar tudo num só, rapido e pratico e que fale tudo de forma clara!

5- Valvulas e Sockets:

ECC83/12AX7WB(9pin) -> Essas são as valvulas do pré, são 3... não precisam ser par casado(ou é bom pedir um trio casado!?)... a 12AX7WB segundo o site da sovtek é uma valvula Hi-Gain diferente da 12AX7 normal ela satura um poko mais... agora queria saber se tem diferença da ECC83 pra 12AX7... pq todo lugar que vejo tá escrito do jeito que escrevi ali em cima com a barra!

EL34(8pin) -> Essas são as valvulas de potência, são 2! É importante é pedir um par casado dessas valvulas!... não tem segredo pelo que vi, é só escolher uma boa marca de EL34! Ex: Sovtek, Philips, Slovtena(um negocio assim) hehehehehehehe...

Pergunta: Existe diferença da mesma valvula só que feito por fabricantes diferentes! Tipo tem a EL34 da EH, da JJ Tesla, Sovtek, etc... qual a diferença!??! Nenhuma!? Essa mesma pergunta vale pras outras valvulas! Expliquem isso ae, falando tudo pra melhor o projeto!!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Bom acho que essas são as questões que mais pegam... tenho o circuito aki mostrando em forma de desenho a posição mais prática e original das peças... tenho tudo pra soltar um projeto excelente! Vamos exclarescer essas ultimas questões pra mim n escrever bobagem aki ai tá blz!!

Vamo lá galera! Flws e valeus!

Abraços!

framerate
Veterano
# dez/04
· votar


vc tem camera digital?
se tiver ,de acordo com a montagem for avançando vai tirando fotos e mostrando pra galera

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


uma ressalva... vc falou que o trafo de power tem o enrolamento com 690v... mas não esqueça que é com center-tap, tipo 345-0-345 no teu caso. Um de 690 sem center tap so vai dar pra montar um marshall major rsss.

o trafo de saida normalmente os negos não falam em corrente, somente na potência. O que rola aqui é que ele trabalha com frequências bem mais complexas (sinal da guitarra, distorcido, etc), e o limitante normalmente é o acoplamento magnético dele, e não os os fios derretendo rsss.

o choke, se o nego falou que é 3H, pode usar... o peregrini fala em 10H... esse componente não é tão critico não. Quanto maior o choke, melhor a filtragem, e menor vai ser o B+ no preamp... mas nada que preocupe.

soquetes, compre os de cerâmica... de fenolite eh uma merda.

válvulas compre todas da JJ tesla. sovtek eh uma merda. as EL34 pode comprar 'SED' também, mas as 12ax7 tem que ser JJ ou NOS.

cheers

A FLY
Veterano
# dez/04
· votar


Velho, juro a sua burrice é solida... da pra apalpar ela! Olha como a explicação do macaco velho foi simples!

O seu grande problema comigo, é que vc é burro prá caralho, demais mesmo. Eu vou postar aqui todas as babaquices que vc falou de novo...

Vc paga mico, não sabe e não adimite. Trimpot, enrolou o máximo que podia. Hahahahahah.......

A explicação foi simples pq o assunto é muito simples, menos prá vc......


vc n sabe e ao inves de ficar na sua quetinho na miuda vem fingir que sabe mais q n quer falar! :/

Trimpot?????? Bias????? quem não sabe é vc, não muda a posição não.....


De boa fly, some do tópico... ele tá ajudando muito mais gente que quer montar tb... vc aki tá SÓ atrapalhando!!!

Vou fazer a mesma coisa que vc fez no meus tópicos....
Vamos ver se vc gosta.....
Pimento nos olhos dos outros é refresco?????

Com uma diferença, vou comentar cada barbaridade que vc fala seu Burrão mentiroso.

EU N TENHO QUE ADMITIR Q EU N SEI!!!

Trimpot?? V=RI???? BIAS????
Vc fala de mim mas não possui humildade nenhuma e pior não sabe porra nenhuma....Hahahahaha....

A FLY
Veterano
# dez/04
· votar


E tem mais o moderador cortou uma porção de coisas que eu escrevi. ele é parcial pois no meu tópico ele deixou vc estragar a vontade.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Vo fazer um Plexi 1959! 50W!