Duovox, Tremendão,etc...-Vintage ou Vantagem?

Autor Mensagem
ALLAN FLY
Veterano
# nov/04


Entrei no mercado livre pois tenho visto muitos amplificadores dos anos 70 sendo revistos e cobiçados.

Quando eu era um garoto, estes amplificadores já eram bem velhos e meu avô possuia vários deles em um brechó do qual era sócio. Meu o pai possuia um tremendão III e me passou.

Vi no ML, um cara vendendo um chassi de um giannini valvulado antigo todo enferrujado um verdadeiro lixo, ele pedia 600 reais.

Um absurdo, leia as minhas razões:

- Vai ter que trocar todas as valvulas para se aproximar de alguma coisa decente, de preferência o par casado;

- Recondicionar o chassi pois está bem mal acabado, parecia um fogão fudido;

- Não se sabe nada sobre os trafos, se eles foram reenrolados,se o serviço foi bom , se eles são originais mas precisam de revisão, se eles não são os originais, etc...

- Os capacitores devem ser trocados. Aí outro problema, como conseguir capacitores à óleo originais? Trocar por equivalentes cerâmicos, poliester, etc...? Com certeza a troca destes por similares vai mudar o timbre original sim, e muito;

- Trocar soquetes, por melhores que eles tenham sido, não podem resistir ao aquecimento durante anos de uso;

- Regulagem geral e ajustes;

- Confecção de uma caixa para ele, mais detalhes de acabamento (Knobs, chaves, lampadas, serigrafia, etc....);

- Custo da mão de obra ou custo de seu tempo para a reforma;

No final, provavelmente teremos um amplificador vintage recondicionado, e certamente bem diferente do original. A grana total empenhada neste troço vai passar dos 1.000 mais o valor do custo ele vai bater nos 2.000. Putz, vc compra um melhor por aí seja ele Laney, Peavey, etc...

Acho que muitos dos existentes no ML, são verdadeiros engodos.

O Vintage é uma grande Vantagem para quem Vendeu.

Sandro Carvalho
Veterano
# nov/04
· votar


Discordo, meu caro !
Acabei de comprar um Tremendão pelo MercadoLivre. O ampli chegou aqui em casa e eu conferi - tudo certo conforme as especificações do vendedor. Válvulas novas (sovtek), totalmente reformado (o ampli é de 1974) e funcionando perfeitamente. Paguei um preço bem justo pelo cabeçote + uma caixa 4x12 e o ampli é ANIMAL ! Muito alto mesmo ... não dá pra pequenos ensaios, afinal são 100 watts de válvulas ...

Sandro Carvalho
Veterano
# nov/04
· votar


Só para completar ... os amplis Gianninis da década de 70 simplesmente não se comparam a estas porcarias nacionais de meteoro e warmmusic atuais ... chegando a custar quase 4 mil reais ... enquanto um Tremendão chega a menos da metade !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Faço minhas as palavras do Sandro Carvalho.
Abç

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


Sandro Carvalho
Paguei um preço bem justo pelo cabeçote + uma caixa 4x12

Depende do que vc chama de preço justo.

Para mim que já vi duovox com caixa 2x12 por 1.600, achei o extorsivo.

Só para completar ... os amplis Gianninis da década de 70 simplesmente não se comparam a estas porcarias nacionais de meteoro e warmmusic atuais ...

Conheço eles cara, e realmente são melhores que muitos (disse muitos mas nem todos) meteoro ou Warm, afinal, é até covardia comparar com estes. Agora os Gianninis originais e não as gambiarras que já vi por aí. Tipo um chassi que está a venda por 600 e outros totalmente adulterados, inclusive nos trafos.

Repito, existem preços extorsivos. Este tópico é de alerta e não para denegrir a qualidade do equipamento.

chegando a custar quase 4 mil reais ... enquanto um Tremendão chega a menos da metade !

Um Tremendão não vale 2.000, nem estando conservadissimo. Por esse preço compra-se um valvulado usado porém bem mais novo e de qualidade internacional (tipo fender Deville) ; Ou compra-se até um hand made novinho.

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY
Comprei um Jet Sound de 1966 de um muleque aqui de minha cidade que queria se livrar do "trambolho" pra comprar, sei lá, um Staner, um combo qualquer. É um cabeçote mais uma caixa com 2 falantes de 12 novik, estava com válvulas novas que o carinha tinha trocado(chinesas, é verdade). O amp tem vibrato e entrada pra reverb. Amp em excelente estado, cópia de um Fender Tremolux. Eu nunca poderia comprar um Tremolux original pelo preço que paguei este: R$ 450,00 (acredite ou não, o cara queria R$ 500,00 e eu dei uma pechinchada). Mas concordo que já vi muito entulho velho anunciado no ML. É preciso ter cuidado e, se possível, ver o amp pessoalmente. Mas no geral vale a pena a compra sim pois estes amps eram cópias fiéis e não fica tão caro dar uma geral neles se estiverem em bom estado.

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


Led_Zeppelin

No seu caso aparentemente foi barato, porém se fosse vendido no ML, estaria por mais de 1.200. Amplificador antigo é que nem casa velha, conforme se mexe é que se encontram os problemas.

aratohendrix
Veterano
# nov/04
· votar


Eu soh penso q:

alguns, eu disse alguns amps vintages eram fabricados pra durar mto, tinham peças boas, etc.., alem de q alguns ficam anos parados, claro, pega humidade e sei lah mais o q, mas de qualquer jeito, as vezes ateh sai um negocio legal, mas realmente eh indicado pra algum q entenda um minimo de eletronica, pq pra um garoto(olha soh quem fala, unica diferença eh q eu entendo um pouquinho de eltronica pq meu pai eh tecnico, claro q naum chega nos PHDs deste forum que brigam tanto) um amp desses se da pau eh furada.

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04 · Editado por: Led_Zeppelin
· votar


ALLAN FLY
.

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04 · Editado por: Led_Zeppelin
· votar


ALLAN FLY
Caramba, esse fórum tá dando muito "too many conections", acabei mandando a mesma coisa várias vezes

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY
Esses amps tem uma vantagem: Tem procura! Vende fácil! Eu já tive um Tremendão e estava em estado ruim e vendi ele fácil! exatamente pelo fato de serem valvulados e custarem bem menos que um similar importado muita gente tem interesse. Mas vou ser sincero eu não pago mais de R$ 1000,00 num amp Giannini desses. Até R$ 1000,00 e olhe lá, vai depender muuuuito do estado de conservação, da marca das válvulas e se estiverem novas!

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


hummmmm Allan Flyyyyy....... isso me lembra alguém

Comprei meu true reverb por 400,e um Duovox 120B por 50 conto
acho que foi o melhor negocio que eu ja fiz, o True reverb era o mais mal conservado de todos, tive que restaurar todo o esquema eletrico (gastei uns 40 conto, inclusive nos cap da fonte, hehe) e ainda veio com valvuas Miniwatt e duas Ge

O Duovox so tenho que trocar as valvulas, o resto ta novinho!!!!!

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04
· votar


e um Duovox 120B por 50 conto
Cinquenta????????? Se pagou isso realmente foi o melhor negócio da sua vida! Ou é 500?

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


Led_Zeppelin

kra foi 50 conto msm!! O kra naum tinha ideia do que ele tinha, ele só sabia que as valvulas naum estavam funcionando. hehehe

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


ou o cara era muito panaca ou era ladrão, tinha roubado e tava passando por qq preço.

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


fcruzhp
hummmmm Allan Flyyyyy....... isso me lembra alguém
Comprei meu true reverb por 400,e um Duovox 120B por 50 conto

Lembra sim, o cara que detesta mentirosos.

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


ALLAN FLY

Vei c ta com falta de muie num eh possivel, nunca vi um cara pegar tanto no pé de tanto homem assim. ehehehehe

eh brincadeira hein!

Ow foi 50 conto msm, eu coloquei akilo pq vc fica mudando mudando de Nick direto


O pessoal aki do Forum ta mto nervoso, calma aeeeeeeeeeee
Jesus no coração!!!! hehehe

ALLAN FLY
Veterano
# nov/04
· votar


fcruzhp
Ow foi 50 conto msm

Sortudo. Aqui na minha cidade, um cara me pagou 500 contos para retirar uma tralha da casa dele, chegando lá entrei no galpão e ele me apontou para um Mesa Boogie Dual Rectifier e me disse "é aquela merda ali", leva tb os racks Rocktron e Evintude.

Fernando Bello
Veterano
# nov/04
· votar


É eu fui pra São Tomé das Letras, chegando lá o próprio Jimi Hendrix me deu duas Fender e um wha-wha e falou:
" Filho, meta a mão que sai som...."

esses caras desse fórum.....

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


eu já dispensei o Clapton 3 veses querendo que eu dou aula pra ele.

kaskudo
Veterano
# nov/04
· votar


tem muita gente no mundo que não sabe que guitarra usa amplicador, muito menos valvulado. vai ver o cara pensou que era um rádio véio pifado.....

Led_Zeppelin
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo
hahaha...tem nêgo burro mesmo. E tem nêgo sortudo que de vez em quando aparece por aí, que achou uma gravação inédita dos Beatles no porão, que achou um quadro do Picasso no sótão.
Eu nunca tive esse tipo de sorte...

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


Isso ai galera!
ZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZ

Fla ae, quanto vc pagaria num ampli, tipo Giannin ow Duovox sem valvula??

kaskudo
Veterano
# nov/04 · Editado por: kaskudo
· votar


fcruzhp
depende, se for só o chassis com os trafos ok, uns 100 conto. agora se tiver o gabinete, falantes... tem que ver.

fcruzhp
Veterano
# nov/04
· votar


kaskudo
O Duovox era so cabeçote, ja o giannini era combo. 50 conto eh barato, mais tb num eh esse negocio da china que o pessoal fica falando, neh verdade?? hehe

E tem gente que fica agitando aee, afffffffffff

Vai chupa limão!! huauhahuauha

Redsnake
Veterano
# nov/04
· votar


se quiser vender por 60,00 eu compro...

aenima
Veterano
# nov/04
· votar


é, realmente, falar que os giannini valvulados da decada de 70 nao valem mais de R$1.000 ou o cara vendeu antes de saber a joia que tinha em maos e se arrependeu ou nao entende bulufas de amps decentes. os circuitos eram praticamente os mesmos dos melhores amps da epoca, porem com um preço bem mais em conta. vai ver quanto q ta custando um amp fender da mesma epoca similar a um giannini da decada de 60/70. absurdo o que agente tem que ler desses iniciantes...

silvio_rp
Veterano
# nov/04
· votar


Realmente se a gente for pensar no que tem que mexer pra deixar em ordem e tudo mais fica até meio caro . Daí vcs falam: "Pega um peavey, laney que eh melhor". Mas na hora de comprar um Fender Bassman 5F6 do mesmo ano dos giannini, R$5000,00 ta barato, mesmo que tenha que refazer o amp inteiro. Tem diferença no som ?? Tem sim... mas se fizer o mod pra transformar e reformar, ele ainda vai ter diferença mas vai ter tanta qualidade quanto os das marcas pq como eram circuitos simples de copiar, a giannini copiou com bastante perfeição, diferente dessas coisas copiadas pela meteoro ou warmmusic.

A FLY
Veterano
# nov/04
· votar


nao valem mais de R$1.000 ou o cara vendeu antes de saber a joia que tinha em maos e se arrependeu ou nao entende bulufas de amps decentes

No ML a galera que anuncia, troca tranquilamente estas "jóias" por qualquer Laney, Peavey ou Marshall Hibrido ou semi-profissional. Pergunte a eles e terá uma surpresa.

vai ver quanto q ta custando um amp fender da mesma epoca similar a um giannini da decada de 60/70

Uma fortuna, entretanto ele como amplificador não vale a fortuna. É o valor histórico da marca Fender que escreveu parte da história do Rock e variantes, estes amplificadores antigos da Fender carregam toda uma tradição de pioneirismo na música. Giannini, Phelpa, etc... embalaram a galera da Jovem guarda que querem passar longe deles e não pagam nem o valor de um Knob do Fender original.

O grande problema é que daqui a vinte anos, muita gente vai dizer: "Pô aqueles Meteoros Valvulados e WarmMusic eram muito bons, Ardanuy tocava com eles, e fulano, cicrano, beltrano, uma verdadeira Jóia".

Mas na hora de comprar um Fender Bassman 5F6 do mesmo ano dos giannini, R$5000,00 ta barato, mesmo que tenha que refazer o amp inteiro.

Claro, é uma questão de investimento.




Tem diferença no som ?? Tem sim... mas se fizer o mod pra transformar e reformar, ele ainda vai ter diferença mas vai ter tanta qualidade quanto os das marcas pq como eram circuitos simples de copiar

Me responde uma coisa colega. Pq os nossos grandes músicos não usam estes amplificadores vintage nacionais?

Pq será que eles geralmente pertencem a quem não pode comprar coisa melhor e com a potência que eles possuem?

Pq a Giannini não volta a fabricar eles e coloca o preço lá em cima?

Como vc falou o circuito é simples, logo é fácil treinar um grupo de funcionários para montar, e pelo salário e desemprego do nosso país, irão se formar enormes filas prá ganhar R$ 300 por mês.

As peças são fáceis de se encontrar, as válvulas pode-se importar com certa facilidade e aos lotes saem baratas. Os trafos podem ser terceirizados e os gabinetes, estrutura e falantes tb.

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


seria dificil fazer um tremendão igual ao feito na época, não acharia mais capacitores robustos como os Lorenzetti da época, capacitores não eletroliticos todos de mica, fios que saem do trafo daqueles revestidos com uma especie de porcelana que aguenta altos indices de calor, resitores de carvão enormes que dissipavam muito mais o calor do que este minusculos de agora, trafos enrolados pela wilkason que se dava o luxo de cravar no metal o nome wilkason, alem do chassi de chapa grossa resistente.
as peças são faceis de encontrar hoje, sim são, só componente ruim de baixa qualidade (agora deram pra falsificar até transistor) e com os miseros salarios de hoje o trabalhador já trabalha puto, se não tiver ninguem olhando ele faz uma kgada de raiva.
a familia giannini já tá velha e cheia de dinheiro, não quer mexer com isso mais não. Nome eles fizeram, se entrassem rebentando no mercado com coisa de primeira mesmo se tornariam um nome mundial não só em violões.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duovox, Tremendão,etc...-Vintage ou Vantagem?