me ajudem a montar uma caixa 1x12"

Autor Mensagem
Randy78
Veterano
# out/04


eu não manjo nada de eletrônica (sou formado em contabilidade - nada a ver com parte elétrica), mas to afim de montar uma caixa com um falante de 12" pra ligar num cabeçote, já sei onde conseguir um falante celestion de 12", a princípio estava na dúvida entre dois selenium ou um celestion, acredito que por não precisar de mais de 65w talvez um de 12" com boa qualidade sirva, porém não sei se esses 65W são suficientes, pois o cabeçote tem 60W, só que não vou usar o ampli no máximo. Chega de enrolação, como eu faço pra montar a parte elétrica? a caixa será cópia de uma antiga que tinha em termos de dimenções. Preciso soldar muitas coisas? que tipo de conecção vou precisar usar para ligar o falante no cabeçote?

ramaione
Veterano
# out/04
· votar


que tipo de conecção vou precisar usar para ligar o falante no cabeçote?

tb preciso saber disso, to montando uma caixa com 2x12, da pra usar um jack comum ou é o que?

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# out/04
· votar


ramaione
m explicaraum issu hj..hehehe
qtos Ohms tem cada falante seu e quantos Ohms tem seu cabeçote??

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# out/04
· votar


levando em conta o tópico (1x12) geralmente o falante tem 8ohms e levando em conta q o cabeçote tbm tem...
ai eh soh vc contruir a caixa la colocar o falante...ai vc cata o "-" do falante e solda no "-" do jack e cata o "+" do falante e solda no "-" do jack...ai c o cabeçote nu tivé issu, vc pode fazer o msm..heheh pronto montado..hehehe

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


acredito que tudo terá 8ohms mesmo, a se for só soldar ta muito fácil mesmo, só que reparei que as caixas 4x12 a venda tem uma entrada pra algum tipo de plug e se não me angano não é um plug igual ao de guitarra, mas mesmo assim não deve ser algo difícil e normalmente o cabeçote é mais barato que uma caixa 2x12" (ex. vulcano e vector III), espero com essa diferênça conseguir um bom falante. Agora pra achar o cabeçote ta complicado, ou encomendo um na tube amps, eduas... ou compro um behringer gmx, o falante acho que com 300,00 da pra comprar um celestion que tem boa resposta de médios e graves.

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# out/04
· votar


Randy78
minha opinião eh q vc compre falantes selenium c naum m engano a linha pw3 com 200w rms cada...
cabeçote, c vc kisér valvulado, sem duvidas encomenda um la...

E o plug q vc falo eh o plug P10, eh o q eu explikei na ultima mensagem...
ai c for td 8ohms vc liga td em paralelo q eh todos os "-" no "-" do jack e todos os "+" no "+" do jack, ai ja era..hehe as num eskece d fla pra kem for fazer seu cabeçote q vc vai fazer issu coma caixa..

ramaione
Veterano
# out/04
· votar


ThE_Fe4r_guitar
Cada falante tem 8 Ohms e o cabeçote vai ter chave seletora de 4, 8 ou 16 Ohms.

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


provavelmente vai ter seleção de 4 e 8 ohms, só que o falante celestion se não me engano tem 65W e o ampli deve ter de 60 a 120, ou seja, nesse caso vou ter que usar um selenium mesmo.

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# out/04
· votar


ramaione
intaum eh soh liga los em paralelo...ai fika td 8ohms..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Randy78
Não há mistério em montar uma caixa de guitarra com 1X12. Compre madeira compensado tipo naval de 20mm já cortada nas dimensões que vc vai usar (as boas madeireiras fazem este serviço grátis), junte os lados aparafusando-os e colando-os.
Coloque na parte da frente da caixa sarrafos de madeira maciçã no qual vc va aparafusar a madeira em q vai ficar o falante, q aliás já deve estar cortada com o tamanho adequado para o falante (furo circular). Esta madeira deve ficar para dentro da caixa e coloque a tampa traseira, que podem ser duas, uma vez que caixa de guitarra, via-de-regra -e "open back" (aberta atrás). Coloque nesta caixa um falante Sellenium 12CV3 (compatével com a potência q vc vai usar - 65WRMS) e ligue-o em um plug fêmea P10 direto (pois ele é 8 Ohms) faça um bom cabo e lige-o no amp. Para acabamento, vá a um estofador e peça para encapá-la com courvim, coloque depois umas cantoneiras nas bordas, e alças nas laterais.
Abç

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


Valeu pela aula Mauricio.
se eu preferir pintar ao usar corvim, tem problema? eu tava pensando em usar MDF na caixa pois li a respeito e parece ser uma boa madeira, é mais cara, mas nem tanto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Randy78
Pode pintar sim, mas fica meio "tosco".
MDF não é madeira, mas serragem prensada à altíssimas temperaturas e pressões (é um compensado mais sofisticado). Não gosto de trabalhar com este material.
Não esqueça de uma proteção para o alto-falante!
Abç

gege_correa
Veterano
# out/04
· votar


Dica: uma vez eu queria montar uma 2x12", mandei um email pra Selenium, falando que queria usar falantes selenium e tal (puxando o saco e tal hehe), mas que precisava dum esquema pra montar a caixa, ai eles me mandaram dois .pdf com os esquemas e tal, menos a ligação dos falantes, bem massa! flw! []'s

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


valeu pela dica, até pq vou de selenium mesmo.
só to com um problema, onde encontrar uma tela de tecido ortofônico pra proteger o autofalante?????? se eu não conseguir uma específica pra autofalantes tem algum tecido que sirva ou algum tipo de grade que quebre o galho?

lbergamim
Veterano
# out/04
· votar


gege_correa
vc não tem mais esse pdfs pra distribuir pra galera??

lbergamim
Veterano
# out/04
· votar


achei..
no site da selenium tem os pdfs dos esquemas das caixas...
é só olhar lá: www.selenium.com.br

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Randy78
Eu simplesmente uso filó por baixo de tela de mosquiteiro preta. Fica excelente!
Abç

gege_correa
Veterano
# out/04
· votar


no site da selenium tem os pdfs dos esquemas das caixas...

Massa! eles colocaram lá, qdo pedi ainda não tinha. Flw! Abraço

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


Eu simplesmente uso filó
que é filó?
a tela de mosqueteiro vai ficar boa mesmo, eu tava pensando em deixar uma cruz em madeira para proteger melhor o falante e por cima dessa cruz vou colocar o morqueteiro, pode não ficar estéticamente bonito mas vai proteger o falante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Randy78
É um tipo de tecido

Led_Zeppelin
Veterano
# out/04
· votar


Filó ou tecido tipo "segunda pele". Vá numa loja de tecidos finos e peça assim: tecido tipo "segunda pele". Não esqueça de comentar com o vendedor que é pra fazer uma tela de caixa acústica senão o cara vai pensar que você vai montar alguma roupa de mulher :D
Obs: tem tecidos desse tipo mais grossos e mais finos. Prefira mais fino. Faça um teste: Assopre perto no tecido e veja se o ar passa de forma legal. Isso significa que o som também passará, não será abafado pelo tecido.

Led_Zeppelin
Veterano
# out/04
· votar


Uma cruz de madeira na frente do falante???????? O som vai fazer essa cruz ficar vibrando.

Randy78
Veterano
# out/04
· votar


a cruz ficaria fixada na caixa de madeira em frente ao falante, seria só pra evitar pancadas, algumas caixas de rádio tem uma barra de madeira ou plástico para proteger.

Melodic Man
Veterano
# out/04
· votar


caraio, ótimo topico.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# nov/04
· votar


Randy78
é, mas Rádios não tem 120 Watts rms :-)
o deslocamento de ar e vibração neles são mto menores do que vão ser no teu amp :-)
abraço!

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


o falante acho que com 300,00 da pra comprar um celestion que tem boa resposta de médios e graves.

Cara, isso é dólar? se for dá pra comprar um bom celestion, se for reais, vc comprar meio celestion.

gege_correa
Veterano
# nov/04
· votar


se for reais, vc comprar meio celestion
Ou um selenium, acho q dá com R$ 300...

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Ou um selenium, acho q dá com R$ 300...
Na verdade, com 300R$ vc compra um par de seleniums

123abc
Veterano
# nov/04
· votar


Na verdade, com 300R$ vc compra um par de seleniums
de 12"?

Randy78
Veterano
# nov/04
· votar


que acontece se colocar numa caixa um falante de 12" mais um de 8" ambos com mesma potência? creio que não fica bom, se não alguém ja teria feito, mas pergunto só por curiosidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a me ajudem a montar uma caixa 1x12"