Equalização paramétrica, presence, ganho?

    Autor Mensagem
    Centauro
    Veterano
    # out/04


    Eu ainda não entendo muito sobre equipamentos e já vi em aguns amps controle de presence, equalização "paramétrica" e ganho. O ganho mais parece um segundo volume, é isso mesmo? Equalização tudo bem, mas PARAMÉTRICA...é de comê? E presence ???
    * Detalhe, percebi estes controles mais comuns em amps de baixo.
    O que realmente influi no som estes controles?

    Centauro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Já vi que tem gente aqui no fórum que manja de eletrônica e até monta amps, além claro de tá acostumado a mexer e regular amps, então, alguem tem alguma explicação funcional e também técnica para estes controles? eles realmente fazem diferença?

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Centauro
    catei isso aqui no google.

    Para que serve?

    O equalizador paramétrico é uma ferramenta poderosa para a correção de problemas de sonorização. Deixe-me dar um exemplo: imagine que você está “passando” o som de um evento quando o orador sobe ao palco para os ajustes de voz. Quando ele começa a falar você observa que, em função da dicção do orador, há um problema de puf (b, d e p rachando). Normalmente esse tipo de problema ocorre na região entre 80 e 100 Hz. Bom, você pensa: “vou atenuar essas freqüências no equalizador gráfico”. Você pode fazer isso, claro, mas alterará a resposta de todo o sistema, podendo prejudicar o restante do trabalho. Aí você diz: “Vou tentar corrigir o problema nos controles tonais da mesa”. Só que em função da faixa de atuação do filtro ser grande, você também vai alterar freqüências que não queria.

    “O que é que vou fazer então?” Use um equalizador paramétrico, claro! Coloque-o insertado no canal do orador, posicione o controle de freqüência central em 90 Hz (no meio da faixa entre 80 e 100 Hz), ajuste a largura de banda de modo a abranger a faixa em questão e atenue o nível do sinal até corrigir o problema.

    Veja, essa é apenas uma aplicação para o paramétrico... há muitas outras.

    Aí você vai me perguntar: qual é, então, o melhor dos dois? Nenhum, vou responder. Cada um tem sua aplicação específica, cabendo a nós, operadores e técnicos, saber como e quando utilizá-los.


    eu acho q pra amps de guitarras eq. paramétrica é um luxo dispensável, pois na maioria dos casos, se o amp é bom, a guitarra é boa e os falantes são bons, bastam os controles comuns de bass, mid, treble e presence para vc tirar um ótimo som.

    uma outra opção muito vista sao os ditos pedais de equalização. Eu até tenho um pra guitarra, mas raramente uso, pois nao vejo grande vantagem para compensar colocar + um pedal (q come algum sinal) no meu set.

    falow

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização paramétrica, presence, ganho?