Michael Vlcek Veterano |
# ago/05
· votar
Centauro
catei isso aqui no google.
Para que serve?
O equalizador paramétrico é uma ferramenta poderosa para a correção de problemas de sonorização. Deixe-me dar um exemplo: imagine que você está “passando” o som de um evento quando o orador sobe ao palco para os ajustes de voz. Quando ele começa a falar você observa que, em função da dicção do orador, há um problema de puf (b, d e p rachando). Normalmente esse tipo de problema ocorre na região entre 80 e 100 Hz. Bom, você pensa: “vou atenuar essas freqüências no equalizador gráfico”. Você pode fazer isso, claro, mas alterará a resposta de todo o sistema, podendo prejudicar o restante do trabalho. Aí você diz: “Vou tentar corrigir o problema nos controles tonais da mesa”. Só que em função da faixa de atuação do filtro ser grande, você também vai alterar freqüências que não queria.
“O que é que vou fazer então?” Use um equalizador paramétrico, claro! Coloque-o insertado no canal do orador, posicione o controle de freqüência central em 90 Hz (no meio da faixa entre 80 e 100 Hz), ajuste a largura de banda de modo a abranger a faixa em questão e atenue o nível do sinal até corrigir o problema.
Veja, essa é apenas uma aplicação para o paramétrico... há muitas outras.
Aí você vai me perguntar: qual é, então, o melhor dos dois? Nenhum, vou responder. Cada um tem sua aplicação específica, cabendo a nós, operadores e técnicos, saber como e quando utilizá-los.
eu acho q pra amps de guitarras eq. paramétrica é um luxo dispensável, pois na maioria dos casos, se o amp é bom, a guitarra é boa e os falantes são bons, bastam os controles comuns de bass, mid, treble e presence para vc tirar um ótimo som.
uma outra opção muito vista sao os ditos pedais de equalização. Eu até tenho um pra guitarra, mas raramente uso, pois nao vejo grande vantagem para compensar colocar + um pedal (q come algum sinal) no meu set.
falow
|