Bom microfone para o Bandit 112, qual?

    Autor Mensagem
    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04


    Seria exagero utilizar um e602 Sennheiser (R$ 1.000) ou seu equivalente da shure PG-57 para capturar o som de um Bandit 112 (amplificador de 1000 e poucos reais se usado)? Seriam razoáveis os resultados usando os tipo 57 da prosound ou TSI? o preço dos últimos fica entre 15 a 20% desses microfones de melhor qualidade. Alguém tem opinião ou experiência sobre este assunto?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    Shure SM57/58 é o padrão de estúdio e ao vivo.
    Abs

    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04
    · votar


    E alinha PG da Shure? Há uma publicação disponível no site da shure com todos os microfones dessa linha para instrumentos. Tal como a Sennheiser, montaram microfones específicos para a faixa de frequência de baixo ou guitarra. Há avelha preocupação com o "feedback" (microfonia). No documento da Shure a forma de disposição dos microfones é apontada. No da Sennheiser, há documentação também, porém apenas os dados de características técnicas. Pode ser apenas uma tirada mercadológica para ganhar mais, ou pode ser que tenham desenvolvido produtos mesmo mais apropriados. No site www.harmony-central.com encontrei comentários apenas sobre o e602 da Sennheiser, nada sobre a linha PG da Shure.
    Quanto ao SM 57/58 um amigo informou que testou ambos em estúdio e com espectrometro e que os resultados dele penderam positivamente para o 57. Quaisquer comentários que os amigos venham a fazer me serão úteis.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    Desculpe mas não conheço esta linha da Shure e os Sennheiser só conheço os para voz, mas sendo produto da maravilhosa indústria alemã creio que sejam bons.

    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Trovao_na_montanha
    · votar


    Mauricio,
    Creio que os Senhhreiser sejam bons (prefiro Shure para voz e Sennheiser para headfones), mas são bem caros, o que me conduz ao problema do custo/benefício e não do preço isoladamente.
    Me falaram de um site de uma engenheira chamada Flavia Calabi, não sei se Calabi com C ou K. Não tenho ainda o endereço do site. Vou tentar fazer uma consulta a ela por email. O paradoxo é que tem gente dizendo que os micros mais baratos (faixa de preço entre 150 a 200 Reais) respondem tão bem quanto os mais caros. O que não me permite concluir facilmente é o fato de que não há muita discussão sobre o assunto mesmo nos sites internacionais. Essa questão da microfonagem precisava ser estudada com atenção e mesmo mereceria um "benchmarking" por revista especializada. O problema aí é que as revistas nunca são neutras a respeito dos assuntos quando se trata de comparar produtos de mercado. Seria bom também a existencia de alguma FAQ sobre o assunto, coisa que infelizmente não encontrei. Pelo visto há pouca gente interessada na questão, visto que apenas você escreveu sobre sua experiência.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    Você tem toda a razão! De fato o assunto mics é meio complicado.
    Tive uma certa experiência nos anos 80 pois trabalhei em um estúdio e em rádio, ademais sou baixista, e geralmente meu instrumento é ligado à mesa através da saída line do amp ou através de Direct Box.
    A questão dos modelos mais baratos é muito relativa. O vocalista de minha banda usa um LeSon imitação do SM58 de boa qualidade, mas ele "racha" nos agudos mais que o original; em compensação tocamos no último fim-de-semana e a guitarra estava microfonada com um LeSon destes e o som ficou muito bom no P.A. (Também o Sandro Carvalho, nosso guitarrista, além de tocar bem tem uma Gibson LesPaul e o amp era um Laney TF200). Ví em revistas de audio q a Sennheiser lançou uma linha para competir com os Shure, vamos ver!
    Mas creio que para um bom som ao vivo não há muito mistério não, a não ser a questão da posição do mic em relação ao alto-falante q deve ser bem estudada.
    Abç

    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bom, explicando mais, estou tentando melhorar a qualidade com a microfonagem de guitarra. Sobre baixo me interessa saber o que fazer para melhorar também.
    Sou guitarrista e uso também uma Les Paul da Gibson e pedais variados Korg, BOSS, Marshall, etc ... (depende da Lua).
    A mesa que estou usando é uma Behringer 1832FX. Uso além de EQ Behringer, um Tube Ultrafex (c/ duas 12 AX7) acoplado à mesa, Microfones Beta 58 Shure para voz e desperdiçando agora deles um com ampli de guitarra. Uso um PA 6000 com 4 caixas VS-600 e mais 2 ativas PSW-212 especifico para abaixo dos 100Hz.

    O baixo vai também à mesa atravez do direct out. O amplificador de baixo não é essas coisas (um Warm BS-12). Me falaram do uso de DI para conectar baixo inclusive direto à mesa, quando necessário. Como você está usando DI e qual? Pensei no da Behringer, naquele box pequenininho, o DI 100 (R$ 240,00 mais ou menos). Haveria vantagem, ao seu ver, no uso de microfone específico para amplificador de baixo (tipo os microfones de bumbo)- veja site da shure e da sennheiser (PG52 Shure)?

    Dentre as alternativas de microfonagem da amplificador de guitarra já me falaram dos seguintes modelos de menos de R$ 200,00:
    1) PDM 57 da Prosound a R$ 220,00
    2) Pro BR da TSI (nacional) R$ 150,00
    3) C3 da TSI R$ 270,00
    Falaram do PDM-57 como equivalente em qualidade ao Shure sm 57. Eu teria que ver para crer. Já vi esse efeito de rachar em altos volumes em certos captadores de violão (tipo Eagle), coisa que não acontece com Ovation, no mesmo equipamento de som.

    A questão não é o valor absoluto e sim o custo/benefício. Por aí está indo minha análise.

    Passoka
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Estes Sennheiser não são os de captação ambiente? se forem, acho que não aguentam o tranco na frente da caixa não. No máximo usar para captar ambiente do alto.

    Trovao_na_montanha
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Os Sennheiser comentados são o e609 ver link http://www.sennheiser.com/sennheiser/icm_eng.nsf/root/04522
    e o e 602 ver link http://www.sennheiser.com/sennheiser/icm_eng.nsf/root/04521

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    Como te falei em outro tópico, ligo meu baixo direto na mesa através da saída line do próprio amp. Na verdade só usei DI uma vez; em um show nosso na Lona Cultural de Realengo. Foi o técnico do P.A. da casa (q era muito bom) que o colocou. Foi um dos pouquissimos lugares daqui do RJ em q tocamos com um som decente (o amp era um GK 800RB e uma caixa 8X10 da mesma marca - som maravilhoso!). Como te disse também , as vezes, microfono minha caixa e para isso uso um do tipo SM57. Pode parecer estranho, mas este mic deixa o baixo com uma espécie de drive interessante (embora eu use o baixo bem grave)

    meiomundo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Trovao_na_montanha
    O Shure SM57 é pau-pra-toda-obra. Serve para microfonar amp de guitarra, caixa e ton de bateria, e até voz. Eu começaria por esse, principalmente se a acústica da tua sala de gravação não for a melhor. Depois pode partir para os mic condensadores. E acho melhor evitar os assemelhados, tipo PG 57, fique com o original, pois é um microfone que tu vai usar a vida toda.

    Prefiro o baixo em linha, exceção se tiver um bom amp (hartke, ampeg, GK, etc.) e um microfone específico para as frequências baixas do baixo, o que é coisa rara. Se ligar no direct out do amp e passar pela mesa, o problema que vejo é o baixo passar por 2 prés diferentes. Acho desnecessário, ligue direto na mesa. Melhor ainda se tiver um bom pré-valvulado, mas é coisa cara demais.

    b0fh
    Veterano
    # out/04
    · votar


    haha galera, sei que o padrão eh o shure sm57 e talz, mas como eu achei ele caro demais pra gravar a tosqueira que sou eu tocando, comprei um tal de shure lyric 8700 msm, que eh uma fração do preço... até agora tá quebrando um galho (gravei num amp de 5 watts, ainda não testei do de 50 watts)... dizem que esse lyric vai 'rachar' em amp mais potente, procede? alguém já usou ele pra gravar guitarra?

    sds

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    b0fh
    Não conheço não, ele é da Shure mesmo? Ou é clone? Quanto custou?

    meiomundo
    Veterano
    # out/04
    · votar


    b0fh
    Nesses casos - falta de grana para um bom amp e microfone - o melhor são os simuladores do tipo plug-in, como o Amplitube. Esse é bem legal e fiel aos sons que ele simula.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bom microfone para o Bandit 112, qual?