Montei meu Hiwatt. Preciso de ajuda...

    Autor Mensagem
    JOPLIN
    Veterano
    # ago/04


    E aê todos...
    Terminei meu DR504 há algumas semanas. Funciona !!! Porém estou batalhando muito e não estou conseguindo resolver alguns pontos :

    1 - O Trafo da fonte esquenta muito ;
    2 - O resistor de 1K/10W que leva a tensão para as EL's fumaçou quando aumentei o volume para um "teste" ;
    3 - Quando aumento o volume surge uns ruídos esquisitos e Hum.

    Alguém tem umas dicas ?

    b0fh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    1) como assim esquenta muito? tipo a ponto de queimar a mão?

    2) meça a corrente nas ELs (quantas são), a corrente no resistor, e veja se tá tudo dentro das condiçoes normais...

    3) Hum significa baixa filtragem na fonte ou um desbalanceamento anormal no estágio de saida... verifique se os dois lados do push-pull tão puxando mais ou menos a mesma corrente. Quanto aos ruídos esquisitos, que ruídos são esses?

    sds

    JOPLIN
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    O trafo esquenta bastante ( após alguns minutos ligado ) a ponto de queimar a mão...
    Já fiz as medições de costume ( bias ) e tá tudo ok
    Como verificar este balanceamento no estágio de saída e a corrente do push-pull ?

    Os ruídos são do tipo de rádio ondas curtas quando aumento o volume e ruído branco quando está baixo.

    b0fh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    como você mediu/regulou o bias?

    JOPLIN
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    http://mhuss.com/Hiwatt/Schematics/DR504OL.gif

    Tensão nos pinos :

    3 - 450 v
    4 - 448 v
    Resistor de 1 R entre os pinos 1 e 8 e o terra - corrente de 32mA

    Também não entendo porque o resistor da fonte ( 1K 10W ) que leva a tensão +B está fumaçando quando elevo o volume.

    b0fh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    po mas 32 ma tá frio pra cacete pra uma EL-34... da 14.4 watts!
    cume que pode isso tar esquentando... deve ter alguma ligação errada.

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    qual trafo tá esquentando? fonte ou saída?
    retire a inversora e verifique se o ruído continua. se parar, verifique as valvulas e as ligações do pré.

    b0fh
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    ih bixo nao tou entendendo mais nada... pelo esquema que vc postou o link:
    B é ligação do screen grid... cume que pode isso estar esquentando só deus sabe;
    eu achei que era a ligação do meio do trafo de saída, que vai para as placas, essa sim eh que puxa forte;
    por que cazzo tem um resistor de 10 watts pro screen grid eh q nao sei tb... esse esquema tá certo mesmo?!?!
    outra coisa, pelo esquema devia ter 506 volts no pino 3 das EL34... tu disse que ta com 450... se o trafo tiver certo isso é uma boa explicação pro fato dele tar esquentando pra cacete, deve ter alguma coisa puxando tanta corrente que tá baixando horrores o B+ rail...
    confere tudo ai meu...

    SDS

    kaskudo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    verifique se com a chave standby desligada o trafo continua esquentando. talvez ele esteja mal dimensionado...

    meça a corrente com um amperímetro em série com tap do trafo de saída. normalmente deve ser algo entre 60 e 80 Ma, em repouso.

    cacildo poncio
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    JOPLIN
    kaskudo
    verifique se com a chave standby desligada o trafo continua esquentando. talvez ele esteja mal dimensionado...


    é isso cara, ,acho que antes de mais nada, até antes de espetar as válvulas no soquete e mandar brasa, tu tem que verificar primeiro fonte, corrente, e ir testando por etapas até colocar as válvulas.

    quais as especificações tu usou pra este trafo? conferiu se não tem capacitor invertido? diodo invertido, etc...

    JOPLIN
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Aê, galera. Valeu pelas dicas, mas mandei o "bicho" para um camarada dar uma olhada. Voltei à ativa ( trabalho ) e não terei tempo suficiente para "quebrar a cabeça" com ele. Quando souber a "merda" que eu fiz eu posto aqui pra vocês.

    JediKnight
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Muito louco esse lance de criar o próprio amp ....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montei meu Hiwatt. Preciso de ajuda...