prá quem quer montar ou recuperar amplis valvulado

Autor Mensagem
kaskudo
Veterano
# abr/04


este link tem muuita informaçÃo sobre construçÃo e restauraçÃo de amplificadores valvulados, e tem tbem muita coisa sobre eletrônica e áudio...

http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq.htm#service

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
OS CARAS SÃO FERAS!!!!!

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


é, ali sabe tudo...

dá vontade de desmanchar meu true reverberIII e montar de novo (pela enésima vez) ehehe...

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
o que me espanta, é o grande conhecimento do edu, cara que estuda e corre atrás, o resultado é este, e além disso, é super humilde e gente fina....

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
é, ele parece ser das antigas... e nÃo "amarra" o conhecimento...

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
mudando a "prosa", voce já abriu um dr. drive, achei interessante o som, conheço um endorsser, ele tem o primeiro um dos primeiros dr. drive......ele ligou no destroyer dele (mexido) e que distorção!!!! voce sabe de quem a meteoro copiou?

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


se não me engano, é o v-twin, da mesa boogie... eu tenho o esquema dele.

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
ele é híbrido, usa valvulas e amp/op. qdo tiver tempo quero tentar algo semelhante, tipo: primeiro estágio valvulado, um operacional p/ levar o ganho lá em cima e mais uns dois ou tres estagios valvulados, e malha de equalizaçÃo e etc etc etc...

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
Se for igual ao V-Twin, ele usa amp-op somente para a saida de fone e para as simulações de caixa para gravação em linha. Se usar como pedal, é só valvula mesmo

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
é um bom projeto o seu, mas como sou valvulista chato! arrancaria este op seu!!!...!o)
o equema do v-twin eu tenho aqui, ouvi falar tão mau dele, mas nunca tive a portunidade de testar um.
Passoka
essa era minha desconfiança, só valvula

sabe de uma coisa, vou conversar com o amigo meu, pedir pra ele deixar eu abrir o bixo, se conseguir, vou tirar umas fotos também, ai eu passo informações pra voces, já que esquemas da meteoro "são trancados à sete chaves" (em tom sarcástico).....

abraço,

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka

desculpe, mas pelo esquema que eu tenho, fora os amp/op de saída e fones existem mais 4 jfets no circuito. inclusive o primeiro estágio é um tl072, e existem, antes do 3o estágio valvulado, 5 diodos na funçÃo de clipagem.

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
já que esquemas da meteoro "são trancados à sete chaves" (em tom sarcástico).....

que nem a giannini e a staner, que lixavam os ci's de seus equipamentos. Fiquei com um pedal "analog delay" da giannini bem uns 5 anos parado até que um colega me passou o nome do maldito ci.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
estava olhando agora, estes fets são chaveadores, mas o sinal passa por um op, dependendo da seleção do switch, e ligado em modo guitar amp...

esta raspagem é de doer, já vi até em cis de telefones, e se voce pegar um esquema da giannini deste pedal delay, não tem o valor do mesmo....

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
estava olhando agora, estes fets são chaveadores, mas o sinal passa por um op, dependendo da seleção do switch, e ligado em modo guitar amp...



Sim, desconfio até que agora devem estar usando fotoacopladores.

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka
kaskudo
por falar nisso, este u9 no meu esquema tem o pino6 solto, ele é desligado mesmo, ou meu esquema tá apagado?

kaskudo
Veterano
# abr/04 · Editado por: kaskudo
· votar


cacildo poncio
dê uma olhada no esquema e me corrija se eu estivar errado:

ele tem 2 valvulas, mas elas nunca trabalham juntas, a de cima seria o canal clean e a de baixo o crunch.

o drive dele vem dos diodos antes de saturar a segunda válvula.

aqueles fet's podem ser substituídos por chaves comuns.

aquele esquema de diodos é o mesmo do jcm900.

kaskudo
Veterano
# abr/04 · Editado por: kaskudo
· votar


cacildo poncio
ele é desligado mesmo...

Passoka
aquele u9 é justamente um fotoacoplador...

esse v-twin se tirar a frescuragem do bypass, as saídas line out e phones, num fica quase nada... eles poem um monte de coisinhas inúteis só pra encarecer o produto!

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


kaskudo
cada vez que olho o esquema sinto arrepio!!!! hehe....
os fets tinha pensado em substituir por relés (velha implicancia à transistor)

esse v-twin se tirar a frescuragem do bypass, as saídas line out e phones, num fica quase nada... eles poem um monte de coisinhas inúteis só pra encarecer o produto!

e dizem ser uma melhora da engenharia! o triste é que aplicam isto em amplis também, maculam o perfeito timbre à vácuo....

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


cacildo poncio
Cacildo, eu nunca usei relê mas tenho receio de usar por causa do bounce que ele gera. Aquela vibração da haste quando fecha o contato deve gerar ruído.

Com o foto acoplado, acho que o máximo que pode acontecer é perder um pouco de amplitude do sinal que vc pode corrigir no ganho talvez. Acho que timbre não muda não pq não tem capacitância nenhuma neles e tão pouco participam na modulação do sinal.

Passoka
Veterano
# abr/04
· votar


Olha, acho que já tem material aqui para abrir uma fábrica de amplis valvulados hehehehe

cacildo poncio
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka
é só colocar uns filtros.......

que bom!! com as informações que temos, podemos montar uma "corporation of tube amps", e concorrer com os grandes nomes de hoje, que em minha opinião, só tem nome......

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


Passoka
Cacildo, eu nunca usei relê mas tenho receio de usar por causa do bounce que ele gera. Aquela vibração da haste quando fecha o contato deve gerar ruído.


eu utilizo nos pedais que montei e nÃo gera ruído nenhum. é necessário sim é um diodo invertido em paralelo com a bobina, para evitar o contragolpe, que pode queimar o transistor que acionar o relé.

podem tbem ser usadas chaves analógicas (ci 4013, eu acho) sÃo muito utilizadas nos pedais boss.

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


acabei de ver o esquema e realmente tem um tl072 logo no inico mas tá mais como buffer mesmo, não? tá com ganho 1x.

Esse negócio do rele é interessante, qqr hora faço um teste, boa dica kaskudo.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
Passoka
fiquei com vontade de fazer este v-twin, só pra ver como ficaria......(na verdade vou trair um pouco as valvulas!!!)
voces já montaram um? conhece quem montou?

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


eu não conheço não, mas deve ficar interessante, já ouvi bastante gente que tem o original falar bem dele.

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


e este u9 (4n33p)? será uma dor de cabeça encontrar.....

Passoka
Veterano
# mai/04
· votar


acho que qualquer foto acoplador deve funcionar

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


cacildo poncio
ahh... elimina esses caras e bota chave mesmo... esses fotoacoplador só serve p/ dar trabalho!

cacildo poncio
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
Passoka
ok, vou terminar outros projetos aqui, quando tiver tempo e verba, faço um destes "atrativos ao consumo influenciado"
hehe

abraço,

JACKS CRAZY GUITAR
Veterano
# mai/04
· votar


Ae estava vendo que vcs estão com algumas duvidas sobre o Vtwim da Mesa Boogie. Bom usei um deste na gravação do cd de uma antiga banda minha e depois testei o doctor drive mas infelizmente não deu p/ colocar lado a lado p/ uma melhor comparação mas deu p/ perceber que o doctor drive tem a equalização um pouco mais ampla. No Vtwin para mudar o timbre vc tem que mexer muito na equalização sendo que no Doctor drive este problema não é tão intenso. Espero poder ajudado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a prá quem quer montar ou recuperar amplis valvulado